@brunologan7 22/05/2023
Construir. Medir. Aprender.
Comecei essa leitura com muita expectativa, pois sou aluno d'O Novo Mercado e já vi várias citações sendo exploradas nas aulas, pelo Ícaro de Carvalho, mas confesso que foi duro concluir.
Entendo que não sou o público alvo do livro, mas insisti na leitura porque tem algumas sacadas muito boas para quem é empreendedor ? ainda que não necessariamente na criação de produtos e serviços em extrema incerteza.
Embora prolixo, os conceitos ensinados pelo autor dão um bom direcionamento para quem precisa conduzir o próprio negócio.
O destaque do livro, na minha opinião, é o ciclo de feedback ?construir, medir, aprender?, onde o autor defende a ideia de que o negócio precisa ser conduzido com sensibilidade e objetividade.
Entendi que oferecer múltiplos serviços de uma vez só, no começo, não é o melhor caminho, pois gera um gasto desnecessário de energia não focada. Eric aconselha começar rápido, ainda que pequeno, para errar rápido e saber quando mudar de direção para acertar o que o cliente realmente precisa.
O livro é recheado de cases de sucesso, insucessos e reviravoltas. Acredito que quem for da área de administração e startups poderá aproveitar melhor o conteúdo por completo. Eu foquei nos insights aplicáveis ao meu empreendimento ? designer freelancer ? e segui em frente.