A Startup Enxuta

A Startup Enxuta Eric Ries

Resenhas - A Startup Enxuta

thaisdreveck 27/03/2020

Exaustivo
Bem, se você é iniciante na área, talvez se interesse, mas se você já tem uma base de empreendedorismo e conhece um pouco do modelo Toyota, esse livro não agrega em nada.

Não o achei um livro "enxuto". É cansativo e repetitivo. O autor poderia ter resumido tudo em menos de 100 páginas. A escrita não desenvolve, é chata e torna a leitura extremamente lenta.

Li, li e li e não chegando a conclusão nenhuma de como aplicar essa estratégia de forma palpável. Não gostei.
Léo 02/05/2020minha estante
Super concordo com você !!

Sarah.Signorini 22/08/2020minha estante
Ainda não terminei, mas to com a mesma impressão!

Celina 10/09/2020minha estante
Nossa! Também não terminei, mas acho que ao final, ele ficará devendo em objetividade.

Wellingtton Jorge 14/02/2021minha estante
Pensei que só eu estava com essa sensação, estou demorando pra ler... São conceitos, sob conceitos, e conceitos... quem não possui um pouco de experiência, não entende nada.

Renan 03/03/2021minha estante
Concordo, além de ficar mencionando capítulos futuros e quando passa menciona capítulos anteriores....

Flávia 21/04/2021minha estante
Terminei de ler agora e achei bem cansativo. Não aguentava mais ler

Carolina.Severo 13/01/2022minha estante
E qual bom você indicaria nesse mesmo segmento?

Denis 15/01/2024minha estante
Concordo muito com você. Leitura super repetitiva, para ficar mais agradável tive que pedir ajuda da Alexa para ler pra mim, porque sozinho ler duas páginas já me cansa

Tiago 30/07/2014

Por que 3 estrelas?
Eu vi que a maioria deu 4 e 5 estrelas... Pq classifiquei como 3 estrelas e não 4 ou 5?

1) Qdo leio um livro, eu tenho muita, muita, muita "sede" de conhecimento, de ideias novas, de inspirações, insights de criatividade e eu acabei de sair de um curso de pós graduação que me fez estudar e ler sobre boa parte do assunto que o livro fala, inclusive sobre esse sistema usado na Toyota, ou seja, "matou minha sede" menos do que eu esperava.

2) Tinha necessidade de 276 páginas? O autor conseguiria falar tudo o que ele falou em menos de 150 páginas.

Foi basicamente isso...
Dailton 17/02/2015minha estante
Concordo com a questão da concisão, Tiago. Sem trocadilhos, também acho que o livro poderia ser mais "enxuto" rs. No entanto, ele traz sim abordagens novas para startups que são uteis e valem a pena serem testadas. Gostei do livro e mandei 5 estrelas.

Renata 25/12/2016minha estante
undefined

Concordoooo

Matheus.Finardi 20/08/2017

gente, achei uma merda
sério, fazia tempo q não lia um livro tão ruim. no final ele justifica a teoria com a própria teoria (é tipo falar "minha teoria vai dar certo pq minha teoria disse que vai). na vdd é bom pra quem quer mamar o consumidor de um lado e dar pro venture capital do outro. boa sorte!
PS: empresa pra gente criar bonecos virtuais é um câncer social. as pessoas precisam interagir entre si, no mundo real, e não rumar a mais heterotopias.
José Redson Sena Vital 29/08/2017minha estante
I thought the same thing, it's horrible book anyway, he's surrounding and surrounding the book and never stopped at any, I've tried to read it, I've got a lot of expectation, but when I was reading this one, it's gave me cancer, it's not recommendable book, there is no such thing as " Loan " on this book, he's selling a lot of bullshit and not focusing in a thing properly.

Mariana.Felipe 13/11/2018minha estante
Me indique um bom livro sobre empreendedorismo então. Por favor.

@brunologan7 22/05/2023

Construir. Medir. Aprender.
Comecei essa leitura com muita expectativa, pois sou aluno d'O Novo Mercado e já vi várias citações sendo exploradas nas aulas, pelo Ícaro de Carvalho, mas confesso que foi duro concluir.

Entendo que não sou o público alvo do livro, mas insisti na leitura porque tem algumas sacadas muito boas para quem é empreendedor ? ainda que não necessariamente na criação de produtos e serviços em extrema incerteza.

Embora prolixo, os conceitos ensinados pelo autor dão um bom direcionamento para quem precisa conduzir o próprio negócio.

O destaque do livro, na minha opinião, é o ciclo de feedback ?construir, medir, aprender?, onde o autor defende a ideia de que o negócio precisa ser conduzido com sensibilidade e objetividade.

Entendi que oferecer múltiplos serviços de uma vez só, no começo, não é o melhor caminho, pois gera um gasto desnecessário de energia não focada. Eric aconselha começar rápido, ainda que pequeno, para errar rápido e saber quando mudar de direção para acertar o que o cliente realmente precisa.

O livro é recheado de cases de sucesso, insucessos e reviravoltas. Acredito que quem for da área de administração e startups poderá aproveitar melhor o conteúdo por completo. Eu foquei nos insights aplicáveis ao meu empreendimento ? designer freelancer ? e segui em frente.
Pedro1298 06/05/2024minha estante
Faço adm, trabalho como designer, comecei hoje, espero saber colocar em prática noque é ensinado

Karisma 17/02/2020

Metodologia.
Apresenta o meio de constituição e trabalho em uma startup. Mas meio chatinha a leitura.
Achei exaustivo

Arlete.Lety 30/08/2019

Leitura chata e massante
O autor só fala das próprias teorias aplicadas na empresa dele. Esperava que usasse mais empresas como exemplo. Leitura cansativa não prende a atenção do leitor.
thaisdreveck 27/03/2020minha estante
Além q só repete a mesma coisa. Achei um tédio

alvsalmeida 14/04/2024

Nada enxuto
O livro trás uma metodologia para o desenvolvimento de produtos e aplicação de recursos sem desperdício e perda de tempo, já que esse é de fato o maior vilão dentro dos negócios hoje em dia sendo fácil ver uma empresa ou até um segmento interno ser nocauteado pela falta desse entendimento.

Mas se formos depender do livro de Ries, alguns poderão o considerar como um leve soco no estômago. De fato o livro é inteligente sobre o assunto, mas na hora de abordar o seu contexto falta aquela maestria. Você começa e compreender erros pessoais e entender o que se está falando e, ao virar a página, se perde em inúmeras explicações e exemplos que bagunçam o que se havia entendido.

Em outras partes, ao ver que o vislumbre volta a mente do entendimento e ao crer que logo se veria uma conclusão do assunto, descobrimos que o livro quase se torna infinito ao repetir em inúmeros momentos coisas já ditas e nada posta às claras. E nessa falta de uma aplicação mais inteligente que muitos fecham o livro sem saber como de fato empregar esse sistema que tem muito para salvar empresas e pessoas que o aplicam de forma errada (ou nem o aplicam).

Por si só, Ries ensina um método enxuto, faltando aprender a ser enxuto nas palavras para trazer a lógica apresentada às claras dos que vivem na escuridão do receio sem saber onde pisar para dar o próximo passo.

Bernardo Obadia 08/05/2013

A STARTUP ENXUTA
Consegue resumir sua excelente ideologia de forma didática e rápida.

Exemplos reais que ajudam a fazer associações com os momentos vividos por qualquer empreendedor em suas startups. Agora é colocar em prática todo o conhecimento adquirido.

Serge 21/05/2013

Construir, medir e aprender e para inovar
Na minha ignorância, eu achava que esse livro era muito focado em startups de tecnologia, focadas em negócios para internet. Na minha busca de conhecimentos sobre Inovação, reparei no subtitulo "Como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas". Comprei.

Tive a grata surpresa que constatar que as ideias de Eric Ries se aplicam não só a qualquer tipo de empreendimento, mas a qualquer tipo de empresa. É possível, mesmo numa organização gigante, ter projetos inovadores tocados por equipes organizadas como uma "startup interna".

Neste livro bem escrito, fruto da sua própria experiencia como empreendedor, a ideia central é que não dá para trabalhar com as metodologias/técnicas/ferramentas tradicionais, considerando o cenário de incerteza enfrentado pelas startups.

Buscando inspiração no Pensamento Lean, da Toyota, Eric Ries sugere um método de trabalho baseado em pequenos lotes e vários ciclos curtos Construir-Medir-Aprender. Com foco em experimentação e construçao de Produtos Mínimos Viáveis que permitam obter feedback constante dos potenciais clientes. Desta forma é possivel eliminar desperdícios construindo "o produto certo", mudando a estratégia ("pivotear") sempre que necessário (e baseando-se em métricas úteis).

Leitura obrigatória para todos os que tem vontade de empreender ou inovar, mesmo que ainda sendo empregados de empresas tradicionais. Como sugestão, neste post tem um resumo mais detalhado das ideias do livro, junto com slides e um ótimo vídeo explicativo:

Dylan Moraes 25/01/2014

Puxando o aprendizado acerca de produtos e serviços diretamente de quem vai comprá-los...
... é do que trata, na prática, a obra A Startup Enxuta, de Eric Ries. Talvez o próximo divisor de águas no modo como se observa o desenvolvimento de produtos e serviços e a própria produção industrial no capitalismo, como foi a obra de Taylor. Recomendadíssimo, para qualquer um interessado em administração e empresas, de tecnologia ou não.

site: https://twitter.com/moraes_dylan

Dailton 17/02/2015

TODO EMPREENDEDOR DEVE LER
Desenvolvimento de clientes, ciclo de crescimento, MVP-Produto Mínimo Viável, motor de crescimento, pivotar... O livro traz muitos conceitos úteis e interessantes para o empreendedor, mas o ponto chave é a importância de se testar as hipóteses sobre o negócio, com o próprio cliente de forma a aprender o que ele deseja. Esse é o fator que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de qualquer empreendimento. Recomendo a todos que se interessam por negócios, particularmente aos novos empreendedores.

Vitor Hugo 21/09/2015

Grandes ensinamentos!!!
O livro trás grandes ensinamentos para empreendedores de todos os setores da economia. Se engana quem acha que os ensinamentos do livro, só podem ser praticados por empreendedores no setor de tecnologia.
O Eric conseguiu trazer motivação + inovação para empreendedores e potenciais empreendedores...
A palavra que mais se repete em todo o livro é: Feedback. Que significa: Ouvir mais o seu cliente ou potencial cliente. Na minha opinião, dar e e receber críticas sejam elas positivas ou negativas, é o alicerce que vai fazer qualquer negócio crescer sustentavelmente.

O único feedback negativo que tenho sobre o livro é: achei o livro muito cansativo, o Autor apesar de excelentes ensinamentos, não conseguiu me prender muito na leitura, mas tirando esse pequeno detalhe, RECOMENDO à todos os empreendedores que queiram aprender mais sobre o modelo Startup Enxuta!!!

Chewie 17/11/2016

O livro é muito bom pelo conceito estratégico apresentado. O conteúdo é útil e apresentado de forma prática que facilita a compreensão.

O autor peca quando desce para o nível tático e operacional. Por estar focado num nível estratégico, ele traz entra no operacional do ponto de vista estratégico e, nesse momento, nem um e nem outro é explicado direito. Sua experiência se baseia em empresas de tecnologia (que são 99% das startups), então é de se esperar que grande parte dos seus exemplos estejam nesse campo. Mas pode ser diferente da realidade de algumas pessoas / empresas. Ele tenta trazer outros cenários, mas também não traz muita propriedade para essas empresas no nível tático / operacional.

Acredito que ter bem separados conceito estratégico e tático / operacional pode ser interessante e por isso, do ponto de vista operacional, acredito que o livro Value Proposition Design apresenta propostas mais interessantes que este livro. Juntar os livros pode ser bem interessante para ter o melhor dos 2 mundos.

Má Marinho 11/06/2017

Excelente guia para quem está iniciando as aventuras no mundo do empreendedorismo, startups e inovação.

A explicação de uma metodologia simples a ser utilizada no mar da incerteza. Se precisa de uma luz no seu negócio, aqui está.

Utilizado como base por muitos.