A Startup Enxuta

A Startup Enxuta Eric Ries

Resenhas - A Startup Enxuta

CDL 02/07/2022

Livro Técnico
O livro é bastante técnico e não tem muita profundidade, eu considero um livro nichado para quem trabalha com tecnologia (como eu), como eu já conheci as técnicas achei interessante, mas se você não trabalha com tecnologia e não conhece um pouco do mundo das startups, vai ficar meio perdido.

O princípio principal do livro é encontrar maneiras de evitar o desperdício de tempo das pessoas e processos burocráticos.

Gabis 25/02/2021

Bíblia de startups
Carreguei esse livro como um guia durante 4 meses. Tudo o que aconteceu comigo na minha primeira experiência em startup é descrito no livro. Eu tive a teoria aliada a prática em um estudo de caso da vida real!

Terminei a leitura, mas não o livro. Continuará de cabeceira no escritório.

Mariana 05/02/2021

Biblia das Startups
Para quem deseja ter/ tem uma Startup esse é o livro inicial que precisa ler. Ele trás casos reais sobre os erros e acertos dessas startups que estão iniciando, mostra técnicas e fala sobre métricas. Leitura fácil, rápida e ótima.

Arlete.Lety 30/08/2019

Leitura chata e massante
O autor só fala das próprias teorias aplicadas na empresa dele. Esperava que usasse mais empresas como exemplo. Leitura cansativa não prende a atenção do leitor.
thaisdreveck 27/03/2020minha estante
Além q só repete a mesma coisa. Achei um tédio

Alini10 13/09/2020

Enxuto só no título
O livro aborda questões essenciais para sobrevivência das startups e apresenta alguns processos ou métodos que são fundamentais para o desenvolvimento de produtos digitais, no entanto, o estilo de escrita não torna a leitura estimulante, é repetitivo e cheio de exemplos cansativos.

Glauber Rosendo 06/02/2022

Leve, instrutivo e didático.
Olha, já li vários artigos e livros sobre gestão de projetos e posso dizer que "A Startup Enxuta" foi o mais prazeroso.

De início, preciso dizer que fui um pouco prejudicado na experiência total do livro, pois já conhecia outras metodologias (como SCRUM e Design Thinking) e não me surpreendi com muitas das ferramentas apresentadas pelo autor (de aplicabilidade semelhante).

Desse modo, para que a experiência seja absoluta e te deixe maravilhado, será ideal ter este livro como ponto de partida para os estudos sobre métodos ágeis.

Certamente, nem tudo é redundante para quem já está familiarizado. Outros conceitos e ferramentas desenvolvidos no texto são novos e complementares, tais como: a classificação e avaliação dos motores de crescimento; o uso dos 5 Porquês; o catálogo de pivotagem; as métricas 3A, entre outros.

Tá, mas esse é só o aspecto técnico do livro. Obviamente ele não deixaria a desejar. Algo de valor tem de entregar, certo?

Contudo, a melhor coisa nele é a "fluidez". O texto é repleto de estudos de caso e a forma como o autor apresenta as ferramentas, se dá através de vários exemplos práticos de situações reais (orquestradas por empresas e startups que ele foi consultor).

Diferente de outros livros mais técnicos, coloquemos assim, este parece mais com uma história de vários personagens (empresas). Em que na construção narrativa, são trabalhadas as ferramentas que importam e definem o método Lean Startup.

Talvez se este fosse meu primeiro livro sobre o tema, a nota seria maior. No entanto, avalio conforme minha experiência, sendo a falta de "impacto informativo massivo" uma expectativa que tive e não foi atendida.

Seja você entusiasta da área ou não, acredito que este é o melhor livro para mergulhar na nova configuração de produção. O presente e principalmente o futuro, estão definidos no que, de forma simples, Eric Ries escreveu aqui.

Vinícius 29/01/2018

Interessante, mas limitado
É um bom livro pra quem deseja iniciar uma startup e não tem formação em Administração e áreas correlatas. Para os já iniciados, é um livro bastante superficial e que expõe alguns conceitos óbvios.

A narrativa é mais um relato de experiências próprias do autor na IMVU com várias dicas e passos para se levarem em conta na abertura de uma Startup. O livro, além de tudo, explica e condensa muito bem esse termo que é tão erroneamente utilizado por aí.

Nathalia569 11/01/2023

ótimo para iniciantes!
Meu primeiro livro lido sobre o universo das startups. gostei bastante, tanto conteúdo quanto a forma de escrita.

HugoVella 02/10/2022

Quem quer vai e faz
Um livro (bastante repetitivo) mas que passa um passo a passo minucioso para quem deseja abrir e levar em frente uma startup. Ao ler este livro você já estará sendo um pequeno empreendedor pois o conteúdo é belíssimo e cheio de ideias e insights.

Juliana Amaro 27/03/2020

Um bom livro para ser lido.

JoAo.Kroeff 14/08/2023

Repetitivo...
O livro no primeiro tópico conseguiu resumir todo o resto. Conta diversas histórias de empresas que acabam sendo repetitivas, e portanto, tornando uma leitura chata. O método "enxuto" de startups do autor é realmente interessante, mas pra quem se interessa vale mais a pena olhar palestras dele (na Apple é bem bom, tem no Youtube) qual ele explica todo o método "Startup Enxuta"

Pamela Florentino 02/03/2020

Aborda pontos importantes
O autor aborda os principais pontos que merecem atenção na hora de iniciar uma startup, além disso, também cita inúmeras experiências próprias e como resolveu problemas.

A leitura é interessante, pois lendo sobre a experiência do autor podemos ver onde ele errou e dar atenção para aquele ponto quando for a nossa vez de abrir uma empresa ou criar um produto.

Conrado Lourenço 05/04/2023

Excelente
O autor propõe uma abordagem inovadora para criar e gerenciar startups de forma eficiente, conhecida como "lean startup" ou "startup enxuta".

A principal diferença entre os processos tradicionais, conhecidos como waterfall (cascata), e os processos ágeis propostos pela metodologia lean startup é a abordagem de desenvolvimento de produtos. O modelo waterfall é um método sequencial e linear, onde cada fase do desenvolvimento, como o planejamento, o design, o desenvolvimento e o teste, ocorrem em uma ordem fixa e só avançam para a próxima fase após a conclusão da anterior.

Esse modelo é caracterizado por ser lento, burocrático e com alto risco de retrabalho, já que mudanças são difíceis de serem implementadas após uma fase ser concluída.

Em contrapartida, a metodologia lean startup propõe um modelo de desenvolvimento de produtos mais ágil e adaptativo, que se baseia em ciclos curtos de aprendizado e feedback contínuo. A abordagem ágil permite que as empresas experimentem, iterem e aprendam rapidamente com o mercado e os clientes, fazendo ajustes constantes no produto com base nos dados obtidos. Isso permite que as startups sejam mais flexíveis, se adaptem às mudanças e otimizem seus recursos de forma eficiente.

Uma das principais ideias do livro é o conceito de "construir-medir-aprender", que é a essência da abordagem lean startup. Em vez de gastar muito tempo e recursos em um produto completo, a metodologia propõe construir um MVP (Produto Mínimo Viável), que é a versão mais básica e enxuta do produto que pode ser lançada para o mercado o mais rápido possível. A partir do lançamento do MVP, a startup mede e aprende com os dados obtidos, e com base nesse aprendizado, faz ajustes no produto para atender às necessidades reais dos clientes.

Outro aspecto importante do livro é a ênfase na importância do feedback dos clientes. Eric Ries destaca a importância de ouvir os clientes de forma ativa, coletar dados e informações valiosas e, em seguida, usar esses insights para fazer ajustes no produto. Essa abordagem baseada em dados e feedback dos clientes ajuda a reduzir o risco de desenvolver produtos que não atendam às necessidades do mercado.

Além disso, o autor também aborda a importância do aprendizado contínuo e da experimentação. Ele enfatiza que é importante estar disposto a falhar, aprender com os erros e iterar rapidamente para melhorar o produto e o processo de desenvolvimento.

Russo 08/02/2020

Abrindo o campo de visão
A metodologia apresentada pode, sem dúvida, ser um divisor de águas da forma de gerenciar organizações e processos já bem "consolidados". Mudar as métricas de validação dos processos já vigentes, não seria um grande problema. O problema é não nós questionarmos sobre outras métricas que podem ser importantes nos nossos processos, buscando um maior entendimento do universo de interação dos clientes com os produtos e serviços que fornecemos. Essas metricaas sim, são capazes de dar velocidade na tomada de decisão e permitir que processos, até então, fotos consolidados, encontrarem a inovação e novos caminhos. Resultado financeiro imediato não é tudo. Uma grande espectativa validada várias vezes e levando ao aprendizado é o único meio de desruptar o mundo que vivemos.