A Startup Enxuta

A Startup Enxuta Eric Ries

Resenhas - A Startup Enxuta

Renan 03/03/2021

Excelente conteúdo, porém cansativo!
O conteúdo do livro é muito interessante, com metodologia e exemplos reais, isso ajuda a entender como aplicar na prática, indico para QUALQUER empreendedor. A parte negativa é que poderia ser mais rápido, pois o autor menciona muitos capítulos a todos momento e repetições de contextos...

Gabis 25/02/2021

Bíblia de startups
Carreguei esse livro como um guia durante 4 meses. Tudo o que aconteceu comigo na minha primeira experiência em startup é descrito no livro. Eu tive a teoria aliada a prática em um estudo de caso da vida real!

Terminei a leitura, mas não o livro. Continuará de cabeceira no escritório.

suuuzi 28/02/2021

Cansativo
Para quem já trabalha na área de produtos digitais, o livro acaba sendo cansativo. A leitura não flui e muita coisa é mais do mesmo.

Recomendo para iniciantes na área que querem entender um pouco mais sobre estratégias de empresas e marketing.

Bernardo Obadia 08/05/2013

A STARTUP ENXUTA
Consegue resumir sua excelente ideologia de forma didática e rápida.

Exemplos reais que ajudam a fazer associações com os momentos vividos por qualquer empreendedor em suas startups. Agora é colocar em prática todo o conhecimento adquirido.

Dylan Moraes 25/01/2014

Puxando o aprendizado acerca de produtos e serviços diretamente de quem vai comprá-los...
... é do que trata, na prática, a obra A Startup Enxuta, de Eric Ries. Talvez o próximo divisor de águas no modo como se observa o desenvolvimento de produtos e serviços e a própria produção industrial no capitalismo, como foi a obra de Taylor. Recomendadíssimo, para qualquer um interessado em administração e empresas, de tecnologia ou não.

site: https://twitter.com/moraes_dylan

Chewie 17/11/2016

O livro é muito bom pelo conceito estratégico apresentado. O conteúdo é útil e apresentado de forma prática que facilita a compreensão.

O autor peca quando desce para o nível tático e operacional. Por estar focado num nível estratégico, ele traz entra no operacional do ponto de vista estratégico e, nesse momento, nem um e nem outro é explicado direito. Sua experiência se baseia em empresas de tecnologia (que são 99% das startups), então é de se esperar que grande parte dos seus exemplos estejam nesse campo. Mas pode ser diferente da realidade de algumas pessoas / empresas. Ele tenta trazer outros cenários, mas também não traz muita propriedade para essas empresas no nível tático / operacional.

Acredito que ter bem separados conceito estratégico e tático / operacional pode ser interessante e por isso, do ponto de vista operacional, acredito que o livro Value Proposition Design apresenta propostas mais interessantes que este livro. Juntar os livros pode ser bem interessante para ter o melhor dos 2 mundos.

Má Marinho 11/06/2017

Excelente guia para quem está iniciando as aventuras no mundo do empreendedorismo, startups e inovação.

A explicação de uma metodologia simples a ser utilizada no mar da incerteza. Se precisa de uma luz no seu negócio, aqui está.

Utilizado como base por muitos.

Caio.Vinicius 03/09/2017

Lições na medida certa
O livro ensina o conceito de startup enxuta de forma simples e sem mostrar que é o único e melhor jeito de se conduzir uma empresa. Eu particularmente gosto muito quando o autor mostra pontos positivos e negativos, onde é possível melhorar, porque mostra que é mais aplicável ao mundo real, por isso minha nota máxima!

keika 14/08/2018

Realidades
Toda vez que eu leio esse livro eu fico meio indignada o quão distante nós sempre estamos de onde poderíamos chegar.
Os caminhos sempre estão prontos.

Daniel.Martins 07/01/2019

Sensacional
O livro traz um bom equilíbrio entre a parte conceitual e os exemplos. Tem insights muito bons e um conhecimento q pode ser aplicado nos mais diversos modelos de negócios.

Leitura obrigatória!

Carla.Zuqueti 12/01/2019

Opinião
Livro escrito por Eric Ries, ?A Startup Enxuta? é leitura obrigatória, tanto empreendedores, quanto para intraempreendedores. O livro aborda conceitos como a importância do MVP, métricas aceitáveis de medição, a métrica da vaidade e o quanto ela corrompe a verdade, a importância da aprendizagem validada e do feedback construir - medir - aprender. É um livro muito bom e com muitos conceitos.

Irineu.Dias 17/08/2019

O modelo enxuto
O livro é uma bela introdução a metodologia do trabalho enxuto, sendo voltado mais para startups. Suas metodologias também podem ser aplicadas em outros segmentos.

Marquete 12/01/2021

Indispensável para envolvidos em uma startup
O livro traz uma visão interessante e muito rica de exemplos de como encarar e dirigir uma startup, que nada mais é que que um conjunto de pessoas que trabalham em um produto ou serviço em um cenário de extrema incerteza. Ou seja, não se resume a iniciativa privada e a empresas que estão começando. Aprendizagem validada, ciclo construir-medir-aprender, trabalho em pequenos lotes, MVP (Mínimo Produto Viável), testes A/B e a decisão de pivotar são alguns dos conceitos bastante enfatizados na obra. O livro irá ensinar que algo é verdade sobre um produto até que os clientes deste produto digam isso e que a melhor forma de obter essa resposta é por experimentos, utilizando métricas apropriadas. Portanto, é melhor envolver o cliente desde o início e evitar o desperdício de tempo, esforço e dinheiro. Isso porque pior que fazer algo de forma ineficiente, é fazer algo de forma eficiente, mas que ninguém queira. A leitura nos capítulos finais parece mais arrastada e prolixa, mas nada que prejudique o todo a ponto de eu não recomendar a leitura. Bom livro!