A Startup Enxuta

A Startup Enxuta Eric Ries

Resenhas - A Startup Enxuta

Rômulo 22/04/2020

Espetacular
O livro é muito completo, ensina a metodologia de maneira muito prática. Provavelmente ao terminar esse livro você vai se sentir mais apto a validar sua ideia. Mesmo que trabalhe dentro de uma empresa, leia! Pois vai te dar insumos para fazer as coisas acontecerem. Recomendo muito!

yagotorres 10/10/2021

Bom livro com dicas interessantes
Tema interessante pra quem quer empreender, possui dicas valiosas e comparações reais de grandes empresas.

Renato.Germanny 18/02/2023

Um bom começo.
Não é um livro profundo sobre startup, mas pode lhe dar uma base sobre como fazer um bom MVP ou saber como se comportar diante das pequenas demandas de clientes e etc.

Leitura boa, me ensinou algumas coisas que não entendia da área, e me mostrou como fazer um bom produto funcionar no mercado.

Elber 18/11/2021

Para empreendedores
É um livro que precisa ser lido vários capítulos sem Interrupções, porque ele dispersa a explicação (através de muitos exemplos), fazendo que fique um pouco difícil entender o processo.
Por isso, as vezes é difícil entender as ideias e os conceitos diretamente.
Não o achei um livro "enxuto".
A leitura nos capítulos finais parece mais arrastada e prolixa.
Foi daqui que surgiu os conceitos de MVP e Persona.

Frases interessantes:
?As startups não morrem de fome; elas se afogam.? Sempre existe um trilhão de ideias de melhorias, mas a dura verdade é que a maioria delas não faz tanta diferença.

?Sucesso não é desenvolver um recurso, é descobrir como resolver o problema do cliente.?

Sarah.Signorini 22/12/2020

Muito completo
Livro imprescindível para quem está entrando nesse mundo. Eu particularmente achei a leitura cansativa, mas ele com certeza cumpre o papel dele.

Matheus.Finardi 20/08/2017

gente, achei uma merda
sério, fazia tempo q não lia um livro tão ruim. no final ele justifica a teoria com a própria teoria (é tipo falar "minha teoria vai dar certo pq minha teoria disse que vai). na vdd é bom pra quem quer mamar o consumidor de um lado e dar pro venture capital do outro. boa sorte!
PS: empresa pra gente criar bonecos virtuais é um câncer social. as pessoas precisam interagir entre si, no mundo real, e não rumar a mais heterotopias.
José Redson Sena Vital 29/08/2017minha estante
I thought the same thing, it's horrible book anyway, he's surrounding and surrounding the book and never stopped at any, I've tried to read it, I've got a lot of expectation, but when I was reading this one, it's gave me cancer, it's not recommendable book, there is no such thing as " Loan " on this book, he's selling a lot of bullshit and not focusing in a thing properly.

Mariana.Felipe 13/11/2018minha estante
Me indique um bom livro sobre empreendedorismo então. Por favor.

alvsalmeida 14/04/2024

Nada enxuto
O livro trás uma metodologia para o desenvolvimento de produtos e aplicação de recursos sem desperdício e perda de tempo, já que esse é de fato o maior vilão dentro dos negócios hoje em dia sendo fácil ver uma empresa ou até um segmento interno ser nocauteado pela falta desse entendimento.

Mas se formos depender do livro de Ries, alguns poderão o considerar como um leve soco no estômago. De fato o livro é inteligente sobre o assunto, mas na hora de abordar o seu contexto falta aquela maestria. Você começa e compreender erros pessoais e entender o que se está falando e, ao virar a página, se perde em inúmeras explicações e exemplos que bagunçam o que se havia entendido.

Em outras partes, ao ver que o vislumbre volta a mente do entendimento e ao crer que logo se veria uma conclusão do assunto, descobrimos que o livro quase se torna infinito ao repetir em inúmeros momentos coisas já ditas e nada posta às claras. E nessa falta de uma aplicação mais inteligente que muitos fecham o livro sem saber como de fato empregar esse sistema que tem muito para salvar empresas e pessoas que o aplicam de forma errada (ou nem o aplicam).

Por si só, Ries ensina um método enxuto, faltando aprender a ser enxuto nas palavras para trazer a lógica apresentada às claras dos que vivem na escuridão do receio sem saber onde pisar para dar o próximo passo.

Vitor Hugo 21/09/2015

Grandes ensinamentos!!!
O livro trás grandes ensinamentos para empreendedores de todos os setores da economia. Se engana quem acha que os ensinamentos do livro, só podem ser praticados por empreendedores no setor de tecnologia.
O Eric conseguiu trazer motivação + inovação para empreendedores e potenciais empreendedores...
A palavra que mais se repete em todo o livro é: Feedback. Que significa: Ouvir mais o seu cliente ou potencial cliente. Na minha opinião, dar e e receber críticas sejam elas positivas ou negativas, é o alicerce que vai fazer qualquer negócio crescer sustentavelmente.

O único feedback negativo que tenho sobre o livro é: achei o livro muito cansativo, o Autor apesar de excelentes ensinamentos, não conseguiu me prender muito na leitura, mas tirando esse pequeno detalhe, RECOMENDO à todos os empreendedores que queiram aprender mais sobre o modelo Startup Enxuta!!!

Rafael.Mansano 30/12/2021

Bom, nada além disso
Para quem já está habituado com o trabalho nesse modelo, não agrega muito. Mas ainda assim tem boas informações.

Tiago 30/07/2014

Por que 3 estrelas?
Eu vi que a maioria deu 4 e 5 estrelas... Pq classifiquei como 3 estrelas e não 4 ou 5?

1) Qdo leio um livro, eu tenho muita, muita, muita "sede" de conhecimento, de ideias novas, de inspirações, insights de criatividade e eu acabei de sair de um curso de pós graduação que me fez estudar e ler sobre boa parte do assunto que o livro fala, inclusive sobre esse sistema usado na Toyota, ou seja, "matou minha sede" menos do que eu esperava.

2) Tinha necessidade de 276 páginas? O autor conseguiria falar tudo o que ele falou em menos de 150 páginas.

Foi basicamente isso...
Dailton 17/02/2015minha estante
Concordo com a questão da concisão, Tiago. Sem trocadilhos, também acho que o livro poderia ser mais "enxuto" rs. No entanto, ele traz sim abordagens novas para startups que são uteis e valem a pena serem testadas. Gostei do livro e mandei 5 estrelas.

Renata 25/12/2016minha estante
undefined

thaisdreveck 27/03/2020minha estante
Concordoooo

Tiago Fachiano 04/04/2022

Construir p cliente
Nesse livro muito comentada a questão evoluir pensando na necessidade do cliente e sempre entregar valor. Geralmente as empresas possuem métodos analisar internamente suas necessidades e depois desenvolver e implementar que vai ver a reação dos clientes. Nesse livro o autor cita método de construir, medir e executar de acordo com as necessidades do cliente em curtos períodos de feedback. O que cliente precisa? Entregue aos poucos, mas sempre entregando. E a cada entrega receba ideias e alimente o sistema para novas entregas. Sempre gerando valor.

Karisma 17/02/2020

Metodologia.
Apresenta o meio de constituição e trabalho em uma startup. Mas meio chatinha a leitura.
thaisdreveck 27/03/2020minha estante
Achei exaustivo

Jady 18/12/2022

Achei muito bom para as pessoas que querem aprender mais sobre o modelo de uma startup. O autor descreve bem as metodologias e traz bons exemplos.

Fernando 27/11/2020

Aplicação imediata
Li várias resenhas em que o leitor julga o livro como repetitivo e pouco prático... A minha leitura foi extremamente proveitosa, talvez em parte por ter pouco conhecimento nesse mundo de empreendedorismo e em parte por estar ao mesmo tempo montando meu primeiro negócio.
Criar as estratégias de negócio durante a leitura deste livro foi algo esclarecedor! Ir lendo e ao mesmo tempo desenvolvendo o modus operandi tornou a experiência muito pratica.