Deslembrança

Deslembrança Cat Patrick

Resenhas - Deslembrança

Bruuh 21/07/2012

Passado. Presente. Futuro. O que é mais importante?

O que você faria se todas as noites sua mente se reiniciasse e todas as suas lembranças desaparecessem?

London Lane não tem passado, ao menos não um que ela lembre. Todas as noites ela escreve bilhetes para ela mesma (roupas que usou, livros que tem que levar para a escola, onde está seu celular, enfim, todos os acontecimentos do dia anterior e o que ela precisará para o dia atual).
London faz de tudo para que ninguém note que há algo de errado com ela, somente sua mãe e sua melhor amiga, Jamie, sabem sobre os problemas de memória dela. Então London conhece Luke.

Parece clichê para você? O filme "Como se fosse a primeira vez" lhe veio à mente?
Definitivamente, esqueça esse filme, London Lane esquece tudo depois que dorme, ponto. As aparências terminam aí.
London pode não saber do passado ou presente, porém ela pode ver o futuro \o/
Sim sim! Ela sabe, por exemplo, que sua melhor amiga irá se relacionar com um cara casado e que isso não vai prestar. Ela sabe que Brad irá quebrar o coração de Page se ela tentar juntá-los. E ela sabe que alguém irá morrer (assim como também ela deve lembrá-la desses fatos em seus bilhetes).
É um livro leve e interessante pelo tema que é tratado.
Particularmente, achei que a autora deveria frisar e tratar com mais delicadeza o problema da London, há certos momentos no livro em que se pede isso.
A London é uma personagem forte, aguenta a "barra" praticamente sozinha e não faz drama! (Já li livros em que personagens fazem drama por muito menos.)
Há momentos em que senti vontade de bater em Jamie e Page, sinceramente, é meio irritante (rs)
Já o Luke... (o que falar dele?) Luke Henry é simplesmente o garoto que tem o poder de mudar tudo e, por incrível que pareça, ele torna London ainda mais forte.
Enfim, eu gostei do livro, mas somente indico se esse livro ter uma continuação. Pesquisei um pouco e meio que 50% diz que a autora descartou uma continuação e 50% diz que terá uma continuação.
Saber se o livro irá continuar é crucial, porque quando você chega nas últimas páginas acontecem tantas reviravoltas que você sabe que não haverá páginas suficientes para sustentar tudo.
Desse modo, o final é cheio de pontas soltas que pedem (PEDEM!) uma continuação.

#Música que me acompanhou na leitura: Third Eye Blind - How's It Going To Be

Adriana 17/07/2012

Esta foi minha sexta leitura Debut Author Challenge 2012 e prova que, apesar do início lento (não li nada em janeiro e me mantive atrasada em quase todos os meses), consegui chegar à metade do desafio um mês antes do previsto \o/

Deslembrança, Young Adult sobrenatural que inicia de forma promissora a carreira de Cat Patrick no meio, fala sobre uma jovem sem as lembranças do passado. London Lane, toda a noite as 4:33hs, esquece tudo que aconteceu durante o seu dia, e vive apenas com os bilhetes que deixa para si mesma e que usa como referência para cumprir as pequenas (e as grandes) tarefas do dia a dia e da escola com a maior normalidade possível.

O detalhe (que diferencia esta obra do filme Como se Fosse a Primeira Vez, da diva Drew Barrymore), é que London tem lembranças apenas do futuro. Ou seja, ela se lembra do que irá acontecer na sua vida a partir do próximo dia, mas esquece de tudo que já passou. Confuso? Pode apostar que é assim que você se sentirá nas primeiras páginas.

Este, aliás, foi o maior ponto negativo do livro na minha opinião. A dificuldade de Cat em situar o leitor na trama logo no início do livro. Até a página 100 eu ainda não tinha assimilado direito o contexto da vida de London. Apesar de entender que esta era a intenção da autora, isso acabou prejudicando a avalição do livro, que acabou ficando mesmo nas 4 estrelinhas.

O enredo é muito bom, embora mude de forma do meio para o final. O mocinho, Luke, é absolutamente irresistível, e o romance do livro é tão fofo e doce quanto um algodão doce *-*

Outro aspecto positivo que precisa ser comentado é a edição belíssima da editora Intrínseca. Essa capa é linda demais e me conquistou de cara. A diagramação e revisão também são impecáveis (sempre dá gosto de ler um livro assim).

Fiquei bastante empolgada com o final e com o rumo mais adulto que a autora deu ao livro, o que me deixou super ansiosa pela continuação (Intrínseca, não demore, pleeease)! Com toda certeza é um livro que eu recomendo, apesar de fazer uma ressalva: talvez se você já esteja saturado do gênero não valha a pena ler agora…

UPDATE: olhem só como o final do livro engana, hahaha! A autora deixa a história tão em aberto que achei que era uma série. Porém, durante a 1ª Turnê Literária da Intrínseca a Helô, que trabalha na editora, nos falou que é um livro só (fiquei meio decepcionada, a história não tem final)!!!!

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=3854

Tais Bruna 26/05/2012

Deslembrança
Esse livro já me chamou atenção logo de cara por sua capa e sinopse e assim que chegou aqui em casa fui correndo pegar para ler.
London é uma adolescente que frequenta o colégio, tem sua mulher amiga e até aquele menino lindo que faz o seu coração disparar toda vez que o vê.
Sua vida seria absolutamente normal se não fosse por um detalhe, todas as madrugadas ela perde completamente a memória e as únicas lembranças que aparecem em sua cabeça são cenas do futuro, de coisas que ainda vão acontecer com ela e com as pessoas próximas a ela.

Para tentar levar uma vida comum todas as noites antes de dormir ela escreve bilhetes e mensagens no celular com as coisas e fatos importantes que aconteceram em sua vida ou que apareceram em suas visões do futuro.
London lida muito bem com esse "problema" e apesar de perder a memória todos os dias para ela é natural acordar e ler os seus bilhetes, ir para o colégio e tocar a sua vida como se fosse igual a todas as outras garotas de sua idade.

Uma das melhores coisas da história é o romance dela com o Luke, um personagem extremamente fofo e carinhoso que com certeza faria qualquer garota suspirar.
As melhores cenas do livro para mim sem dúvida nenhuma são as dos dois juntos e algumas até me fizeram lembrar aquele famoso filme "Como se fosse a primeira vez" do Adam Sandler que eu já assisti mais de mil vezes na sessão da tarde e adoro.

A narrativa é leve e a leitura é bem rápida, a única coisa que senti falta foi de uma explicação mais detalhada de algumas coisas, senti que a autora correu um pouco com a história no final e deixou fatos importantes sem explicação.
Mesmo assim gostei bastante da história e o livro entrou para a categoria dos livros fofos para você ler em uma tarde que está a procura de algo leve e de um romance bonitinho.

Visitem: http://www.leitorafashion.com.br

Moonlight Books 02/11/2012

Deslembrança, resenha de Cida Oliveira
Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, em http://www.moonlightbooks.net/

Sem passado, o presente é um fugitivo, mas o futuro é certo.

Deslembrança nos apresenta London Lane, uma jovem que todos os dias às 04:33 horas, perde a memória, ela reinicia completamente, o que viveu hoje será uma grande novidade amanhã. Para que consiga manter sua vida o mais próximo do normal, escreve bilhetes, ali anota quem conheceu, com quem conversou e o que conversou. A cada manhã London revisa os bilhetes e dá continuidade a sua vida. Ela é uma menina bem inocente, no sentido de não ter a vivência que garotas da sua idade teriam, uma personagem que me cativou logo de cara.

O livro é narrado em primeira pessoa por London, conseguimos perceber o quanto ela é insegura e ansiosa, quando perde um bilhete, ela mostra uma aflição que toca profundamente o leitor. Conforme eu fui conhecendo a estranha situação que ela vivia, eu ficava tentando saber se era uma doença, um dom ou uma maldição. Seus bilhetes me deixavam triste, imaginem depender deles para continuar uma conversa, lembrar dos amigos, para viver, mesmo ela não reclamando, não afirmo que ela era feliz, mas sim conformada.
No começo a naturalidade com que sua mãe tratava este problema parece muito absurda, mas conforme o tempo vai passando, percebemos que ela tem seus motivos para agir assim. Este comportamento da mãe até que é um fator positivo, pois não temos em London uma menina super protegida e alienada.

London tem sonhos onde o futuro se apresenta em vislumbres, ela sabia o que estava por vir sempre e muitas vezes tentava mudar o futuro para ajudar as pessoas. Seu coração é enorme, inclusive para considerar Jamie, uma colega de escola, sua melhor amiga. Esta menina é super egoísta, eu tive vontade de sacudir London, para que ela não fosse tão boa com a outra.

Claro que temos romance no livro, um dos mais fofos que conheço, Luke Henry é o namorado de nossa protagonista, um menino maravilhoso, juntos eles nos brindam com um relacionamento super meigo. Esta parte do livro me lembrou o filme Como se fosse a primeira vez, pois da mesma forma que acontece no filme, o rapaz precisa conquistar sua amada todos os dias. Eu que sou apaixonada por este filme, fiquei encantada.

Ao lado do namorado, London tenta entender o que suas visões significam e também tenta redescobrir seu passado, mesmo com todas as dificuldades que ela possui, nada a desanima, e logo muitos segredos virão a tona.

Misturando romance e também mistério, Deslembrança consegue nos passar uma bonita mensagem de fé e esperança, faz acreditar que podemos sim tirar o melhor de nós e ver o melhor nos outros, apesar de tudo, London mostra que existe muita bondade no mundo, e que mesmo com uma vida cheia de dificuldades, podemos realizar nossos sonhos.

A capa do livro é a descrição perfeita da protagonista, ela é bem novinha e ruiva, a narrativa é leve, são 250 páginas de entretenimento garantido. Foi um livro bem gostoso de ler, é muito bom sentir carinho pelos personagens, London foi como uma irmã caçula.

Eu recomendo com certeza.

"Não tenho passado. Minhas únicas lembranças estão no futuro"

Renata 29/06/2012

Não lembrar do dia anterior, lembrar de coisas que acontecerão no futuro. Uma rotina muito diferente a de London. A London de hoje deixa recados pra esquecido London de amanhã sobre o que ela vestiu, o que aconteceu, coisas importantes a lembrar e a fazer.
Um romance delicioso e suave de ler com uma pitada de um suspense.

Não achei que o livro acabou sem fim como já li em outros lugares.
Acaba justamente quando devia acabar.
Muito bom. Li em um dia tranquilo.

Recomendo demaaaais.

AndyinhA 29/07/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

A história até tem uns momentos legais quando ela de propósito ou por esquecer-se de anotar o bilhete acaba sem querer esquecendo das pessoas ou assuntos comentados, geralmente nesses casos era quando dava uma pequena reviravolta sobre a situação dela e criava um mini caos.

Mas nos capítulos finais, a autora desistiu de fazer algo leve e sem compromisso para algo mais ousado e seguindo a linha investigativa e sinceramente não deu certo, a coisa ficou super fraca seguindo essa linha de policial (fraca, sem nexo e até sem contexto com o que ela vinha apresentando) e acabou terminando de um jeito insatisfatório.

Para saber mais, acesse: http://ow.ly/czN1k

Amanda Azevedo 06/07/2012

Deslembrança - Cat Patrick

Quanto suas lembranças são importantes pra você? Quanto o seu passado diz sobre você? Sei que existem fatos de sua vida que você ficaria imensamente feliz se pudesse simplesmente apagar da memória, assim como existem aqueles que você sente um prazer enorme quando se recorda. Nossas lembranças são a nossa vida, elas representam quem nós somos, quem nós fomos. E se você não tivesse nada disso? Se o dia que se passou fosse uma enorme página em branco? Se você não fosse capaz de lembrar-se das coisas que já viveu? A vida da London é assim. Seu passado não existe — não em sua memória —, pois, todos os dias às 04h33min seu cérebro apaga e ela não consegue se lembrar de seu dia.

London não é capaz de se lembrar do que já aconteceu, mas em compensação ela se “recorda” de fatos que ainda acontecerão. Não que ela tenha a capacidade de prever o futuro, ela não escolhe o que quer saber, algumas coisas simplesmente aparecem em sua mente sem que ela saiba por quê. Para levar sua vida tão normalmente quanto possível, ela escreve bilhetes para si mesma, nesses bilhetes ela anota partes importantes do seu dia e seus compromissos futuros. E é assim que ela vai levando a vida: com o auxílio de seus bilhetes, lembretes no celular, com o apoio da mãe — Bridgett — e da melhor amiga — Jamie.

Não nego que London é uma boa protagonista. Conhecer a história sob sua perspectiva foi algo interessante. A narrativa fluía bem. Mas como toda boa adolescente, ela teve seus momentos de crise, no entanto, não foi nada que tornasse a leitura chata ou cansativa. Aliás, os personagens, de um modo geral, são bem carismáticos. É possível criar um vínculo com eles, realmente nos importamos com o futuro que terão.

A proposta da história é, sem dúvidas, interessante. Mas a forma como ela foi desenvolvida deixou a desejar. A autora teve a ideia, mas não soube incrementá-la. Algumas coisas não foram explicadas e as que foram receberam explicações óbvias, previsíveis, convenientes... O que foi frustrante. O ponto alto do livro — pra mim — foi o romance. O envolvimento de London e Luke (♥) foi algo que valeu a pena ser lido, mas a história em si não foi muito rica em detalhes, fatos que poderiam ter sido explorados foram deixados de lado o que deixou o livro sem emoção.

PS: Segundo o jornal O Globo já tem uma roteirista trabalhando na adaptação do livro para as telonas. Já temos, inclusive, o nome da atriz que interpretará a London — Hailee Steinfeld.

Mia Fernandes 18/08/2023

A Dory literária
"Mas não se lembra de verdade. Sabe, você pode dormir e se esquecer de tudo. Eu não tenho esse luxo."

Sabe aquele filme, Como se fosse a primeira vez ?. Então se você amou aquela comédia romântica, é praticamente certo que vai amar esse livro. Caso contrário, passe longe. Pq eu queria ter esquecido .

Talvez seja até por isso que adiei fazer a resenha. Para esquecer que nem a protagonista.

Como coloquei no andamento da leitura, os meus sentimentos era bem montanha russa. Tinha hora que gostava dela (quando ela queria descobrir sobre o seu pai) e horas que detestava (quando ficava só babando pelo boy e bancando a bola de cristal ).

Lá pelo final, houve um plot que salvou a leitura. E te deixa querendo saber mais. Um certo encontro que ficou pra a nossa imaginação.

Será que é bom você esquecer todo seu passado, o seu dia anterior, mas saber o que vai acontecer no seu futuro ?

Xoxo
Mia fernandes.

Sonia 27/04/2012

Quando vi deslembraça fiquei louca de vontade de ler o livro e também tava com medo de me decepcionar, pois o ultimo livro que li me decepcionou muito, pelo contrario adorei a historia, uma historia apaixonante, quando comecei a ler me veio o filme "como se fosse e a primeira vez" mais e totalmente diferente.
Toda noite quando London Dorme ela perde as lembranças do aconteceu no dia, toda noite antes de dormi ela faz anotações e bilhetes do que aconteceu de importante no seu dia para se lembrar quando acordar das pequenas coisas como fazer dever de casa ou o mais apropriado para vestir no outro dia. London esquece o passado mais também consegue ver o futuro. Tudo muda completamente quando ela conhece Luke, o garoto novo da escola, mais London a cada dia esquece de Luke, e também não consegue ver o futuro de Luke e quando ela começar ter estranhas visões que a assusta e perturba, e a deixa insegura quando ao seu futuro com o Luke e mudanças que ocorrerá em sua vida
Me apaixonei pelo livro mais final ficou meio que aberto como se houvesse continuação. Mais no mais o livro e perfeito

Veneella 12/06/2012

Mais em http://www.bookpetit.com/
Resenha no blog: http://www.bookpetit.com/2012/06/deslembranca-cat-patrick.html

Já na onda de livros sobre "desmemoriados", Deslembrança gerou repercussão. Com a capa bonita e a premissa interessante, admito que foi uma leitura fácil e fluida, mas que não causou um grande impacto. Foi um livro bom. ponto.

O cérebro de London 'reinicia' todas as noites, exatamente às 4h33min. Parece uma coisa estranha, não? Uma hora tão exata para um evento desses? Porém, mais tarde no livro recebemos explicações sobre o que pode ter levado a garota a sofrer com esse pequeno distúrbio. Mas se London apenas reiniciasse, era uma coisa, mas o que ninguém imaginava era que, ao invés de simplesmente perder as lembranças do passado, London passasse a lembrar do futuro. Até que ele se concretizasse.

Foi uma ideia um tanto diferente e fiquei bem interessada na rotina da London. Ela sabe onde sentar na aula de Matemática pois se lembra de como vai ser o resto do ano, sabe seus horários porque se lembra de todos os dias em que vai segui-lo, mas no último dia de aula ela é incapaz de se lembrar de nada disso, pois no ano que vem será diferente. Para ajudar nesses detalhes ela tem a amiga Jamie e seus fiéis bilhetes que ela escreve antes de dormir e que, por exemplo, evitam que ela esqueça de entregar uma tarefa ou avisam sobre algum evento que pode ser desconcertante. Ela pode até mesmo escolher o que quer lembrar ou esquecer.

O romance com Luke é uma coisa fofa. Ele deve reconquistá-la todos os dias, pois por alguma razão London não se lembra dele em seu futuro. Porém, o interessante é que, apesar de não se lembrar de que vai conversar com Luke no dia seguinte, ela o faz, e isso faz com que o leitor fique se perguntando o porque de ela não se lembrar. Tudo isso também te lembra de 'Como se fosse a primeira vez', ou sou só eu?

Apesar de todos os ditos mistérios do livro, como Luke e um enterro sombrio que London continua a ver em suas lembranças, isso não torna o livro eletrizante e impossível de largar. Achei que ficaram algumas pontas soltas na história e o fim ficou muito em aberto, mas não de uma maneira que incite o leitor a imaginar, apenas fiquei com um ponto de interrogação na cabeça.

Foi um livro gostoso de ler, mas longe de uma leitura marcante. A escrita é boa e as páginas transcorreram tranquilamente, mas só. Minha dica: vá sem expectativas. Se você busca uma leitura leve e interessante para descontrair, é uma boa pedida, mas o livro poderia ter ido muito além do que foi.

Fernanda 03/08/2012

A sinopse de "Deslembrança" me chamou muita atenção e fiquei curiosa logo de cara.
Afinal, é no mínimo interessante o caso da personagem principal, London; uma a garota que lembra do futuro e esquece o passado.
Sem resenhas lidas, só tinha por base alguns comentários soltos de amigos maus que não deram spoiler (sim, adoro spoilers!), e fiquei fascinada pelo enredo e o romance que ele guarda.

Todas as noites ao dormir, London esquece o dia que passou e só lembra do que está por vir. Ou seja, ela não lembra do que vestiu, das conversas que teve e nada do dia anterior. Para facilitar sua vida, London escreve bilhetes para si mesma todas as noites, com informações relevantes do dia que passou para não dar uma de pirada no dia seguinte. As únicas pessoas que sabem de sua condição é sua mãe, e sua melhor amiga, Jamie.
Num dia particularmente ruim na escola, London conhece Luke; um garoto lindo que a encantou logo de cara (e à mim também).
Mas London não se lembra dele enquanto prepara os seus bilhetes para o dia seguinte. Ou seja, teoricamente, Luke não estaria em seu futuro.
Porém, ela o reencontra nos dias seguinte e é sempre surpreendente, encantador e apaixonante vê-lo pela "primeira vez"; até mesmo quando ela passa incluí-lo em seus bilhetes.
É interessante como London consegue lidar com sua situação e ela se sai muito bem. Ela não faz o tipo "vítima", e consegue viver quase que normalmente.
Mas, uma lembrança nova que surgiu a perturba e a assombrará até que aconteça. London se vê em meio a um funeral, num dia de chuva... Alguém morrerá.
Esse lembrança do futuro desencadeará uma série de eventos, descoberta de alguns segredos e explicações para London (e para o leitor).

"Deslembrança" é um livro super fácil e rápido de ler.
Recheado de um romance super fofo e de alguns mistérios, ele prende o leitor num enredo tão gostoso e legal, que quando percebemos já estamos nas ultimas páginas.
O livro é narrado por London, em primeira pessoa, o que nos deixa mais sensitivos com relação aos seus sentimentos.
A capa é linda e chama tanto a atenção quanto a sinopse, sem falar que a diagramação é ótima.
O final do livro é meio corrido (e tenso), mas bem amarrado. Poderia até haver uma continuação (queria mais de meu Luke!), mas não creio que será o caso.
No geral, é uma leitura leve, gostosa e que vale muito a pena.

Recomendo!

Júlia da Mata 06/10/2012

Você conseguiria levar uma vida normal sem ter nenhuma lembrança da tua vida? Você conseguiria levar uma vida normal só com bilhetes sobre o seu dia? Você conseguiria levar uma vida normal só com lembranças do que ainda vai acontecer? Essa é a idéia matriz do livro Deslembrança, da autora Cat Patrick.

Deslembrança, por Cat Patrick
Editora Intrínseca
256 páginas
Minha Nota: 2

London Lane é uma adolescente quase normal. Vai para a escola todo dia, tem uma melhor amiga meio exagerada e não vive sem celular. Além, é claro, de não ter lembranças alguma do passado. Seu cérebro rebobina sempre as 4:33 e as únicas coisas que ela sabe sobre o dia anterior é o que ela anota numa folha de papel antes de dormir. Todas as lembranças que ela tem vem do futuro, e ela se lembra da cena até que ela aconteça e aí, ela a esquecerá para sempre.

Mas um dia ela conhece um garoto novo na escola, Luke Henry, que não fora citado em seus bilhetes, em uma simulação de incêndio. Ela vestindo uma blusa emprestada e realmente constrangedora e um shortinho que se esconde debaixo da camiseta. Ele empresta-lhe a jaqueta que vestia e ela acaba levando-a para casa. Só que London omite de seus bilhetes o dono da camiseta, e continua a não ter lembranças desse garoto.

Além disso, ela começa a ter sonhos, lembranças de um enterro, mas ela não sabe quem era o morto. E a cada dia, o mistério desse enterro a perturba mais e mais.

"Eu me lembro do que ainda vai acontecer.

Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou.

Todas as minhas lembranças, boas, ruins ou tanto faz um dia vão se concretizar.

Então, goste ou não – e eu não gosto –, vou continuar me lembrando de estar em pé num gramado recém-aparado, rodeada por pedras e pessoas vestidas de preto, até que isso se torne realidade. Vou me lembrar desse funeral... até que alguém morra."

Eu gostei muito da London. Ela não é uma daquelas personagens “mimimi” que só sabem reclamar, e age muito bem com sua situação, principalmente porque ela tem esse problema na memória desde os 7 anos de idade. Eu também curti muito o Luke, sendo ele o meu personagem preferido. Mas eu não entendi o porque de ele não aparecer nas “lembranças” da London. A Cat realmente não explicou esse ponto da historia.

Eu, sinceramente, gostei desse livro. É um daqueles livros ótimos para se ler num dia de tédio, só para distrair, com um romancinho simples e uma historia até que com uma ótima idéia. Ver o futuro não é uma idéia inovadora, mas esquecer o passado e apenas lembrar do futuro é algo inédito. Cat Patrick tinha tudo para fazer um livro maravilhoso, dois personagens ótimos, com personalidades próprias, um mistério envolvendo o passado e o porque do dom de London, mas ela simplesmente não soube usar as cartas que tinha em mãos. Foi como se ela tivesse a idéia inicial, mas não sabia como chegar num bom final. E realmente não ficou tão bom quanto parecia que seria.

Mas apesar de tudo, eu acho que a explicação desse problema da London foi bem feito. Não direi aqui qual é, porque é um spoiler muito grande, mas quem leu, eu acho que concorda comigo.

Apesar de tudo, a Intrínseca como sempre fez um trabalho incrível com o livro. A capa não deixou a desejar e a tradução também foi muito boa. Eu acho que esse livro pode entrar para aqueles que a gente compra pela capa – mas eu já tinha lido a sinopse, então não vou dizer que eu o comprei só pela capa.

Se você quiser ler o livro, leia, não é ruim de todo – mesmo com a nota péssima que eu dei. E eu sei que há quem gostou do livro, também há resenhas muito positivas por aí. Leia-o e me diga o que achou.

Adri 27/06/2012

Deslembrança - Cat Patrick
Um livro que eu não tinha ouvido falar muito, peguei pra ler do nada e não tinha muitas expectativas. Li a sinopse e pensei: lembra o filme Como se Fosse a Primeira Vez (que eu amo demais), ai resolvi ler rs. O que dizer? AMEI. Se tornou um favorito.

London Lane poderia ser uma garota comum. Porém, todo dia, às 04:33, sua memória apaga, e ela não se lembra de nada que aconteceu no passado, tudo o que ela "lembra" são coisas que não aconteceram ainda, mas que vão acontecer no futuro. Ela tenta ao máximo levar sua vida normalmente, escrevendo sempre bilhetes contando os fatos mais importantes de sua vida para ela saber, e recorrendo sempre às pessoas em que ela confia, que sabem seu segredo: sua mãe, e sua melhor amiga.

A história começa quando ela conhece Luke, um garoto novo da escola, alguém que ela acha estranhamente familiar, mas que não consegue achar em suas "lembranças" do futuro de jeito nenhum. É engraçado ver a confusão dele quando ele vai falar com ela no outro dia e ela não se lembra dele (porque ela não escreveu no bilhete sobre ele), morro de rir rs.

Ao mesmo tempo, London começa a ter visões estranhas de um velório, ela consegue ver as pessoas que estão lá, mas não consegue entender de quem é o velório. Ela fica muito perturbada com essa "lembrança", e a cada dia ela se esforça para anotar tudo e vai seguindo pistas para tentar descobrir o que isso significa.

É uma história linda, porque a parte principal do livro não é o romance, que por sinal é lindo demais, mas sim a luta da London para seguir uma vida normal, apesar de suas limitações. Mostra a força da amizade dela com Jamie, a confiança que uma tem na outra. Mostra também o amor entre London e a mãe, e tem também o mistério da visão dela, é bem leve, mas é surpreendente.

Um livro super recomendado para todos, ele acabou e eu fiquei: como? eu quero mais!! Correndo para saber de outros livros da autora, adorei.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2012/04/resenha-deslembranca-cat-patrick.html

Naty 05/06/2012

www.meninadabahia.com.br

Apesar do aperto no peito, que me faz odiar os passarinhos cantando e tudo o mais,
sei que precisava ler isso hoje, e que vou precisar ler de novo amanhã.
Para mim, ler é lembrar.
Pág. 194

Quando era mais nova, London e o irmão estavam na van do pai, no estacionamento do supermercado, esperando ele retornar. Seu irmão foi sequestrado e ela começou a gritar desesperadamente. Seu pai pegou a van e foi atrás dos sequestradores, mas eles sofreram um acidente. Foi quando London morreu. Às 4h33 seu coração parou de bater. Logo depois foi reanimada, mas um estranho evento ocorreu.

London se esqueceu do passado. Suas únicas lembranças eram do futuro, do que iria acontecer a partir do dia seguinte. Todo dia, ela anotava as lembranças, porque exatamente às 4h33 sua mente fazia uma limpeza e ela se esquecia de tudo.

O início do livro é confuso. Diferente de Antes de Dormir, a autora nesse livro não explica – de início – qual o problema de London e se você não tiver lido a sinopse ou as orelhas da capa vai se sentir confuso. À medida que a leitura avança e London vai explicando o problema, você começa a entender os bilhetes diários, as confusões na escola e a leitura começa a ficar gostosa. Quando Luke entra em cena e um romance se anuncia, fica ainda melhor. Luke é um fofo e é justamente tudo que London está precisando. Há também sua melhor amiga. Luke, Jamie e a mãe de London são responsáveis por sua sanidade. Adorei a construção dos personagens e do fato deles aceitarem que ela sabe qual será o futuro deles, mas não estão nem um pouco ansiosos para saber qual será e nem a pressionam sobre isso e outras coisas, como por exemplo qual o número da mega sena, rs.

Uma coisa que gostei em London é que, se algo ou alguém a magoou naquele dia, ela simplesmente não escreve no bilhete, simplesmente para não lembrar e sofrer novamente. Ela é corajosa, determinada. E tenta levar uma vida normal, à medida do possível.

Meu rosto queima quando caminho até a frente da sala para pegar o passe da mão do S. Ellis. Deixo a sala de aula e, no corredor, meu constrangimento diminui rapidamente. Esse é o tipo de mancada que sempre vou odiar: os pequenos erros que me fazem parecer uma idiota.
Mas, hoje não.
Hoje tem neve no pátio.
Hoje tem Luke.
Pág. 50

Outro ponto alto da história é quando ela lembra algo do passado. Desde o acidente é a primeira vez que isso acontece e esse fato serve de base para o que irá acontecer no restante do livro. Você fica curioso para saber o que é e vai lendo com aquela vontade gostosa de descobrir logo.

Gostei bastante de Deslembrança, de Cat Patrick (Intrínseca, 256 páginas, R$ 24,90). O final supera o início confuso, apesar dele ser bem corrido. A autora poderia ter se alongado mais na história, mas acho que por não ser uma história policial ou de suspense, ela preferiu não se aprofundar nesse quesito. Recentemente a autora deu entrevista para a Revista Magazine e disse que está escrevendo seu próximo romance. O enredo é bem original.

Você já está escrevendo seu próximo livro, “The originals”. Como ele será?
CAT: Ele é sobre três clones que vivem como uma pessoa para evitar seus passados. Eles dividem os dias em três turnos: um vai à escola de manhã, o outro à tarde e o último assiste a aulas à noite e tem um trabalho noturno. É um livro sobre pessoas que tentam se encontrar, quando você se sente apenas como mais um na multidão. Tem romance e mistério.

Cat também conta sobre o andamento da adaptação do livro para o cinema.

A autora comentou que escreveu Deslembrança depois de ter as gêmeas. Ela passava muito tempo acordada, estava cansada e esquecendo-se das coisas. Resolveu colocar no papel e o romance saiu. Lembrei de Chelsea Cain, durante a gravidez, ela teve muita insônia e dessa insônia resultou a série Archie & Gretchen.