Deslembrança

Deslembrança Cat Patrick

Resenhas - Deslembrança

Naty 05/06/2012

www.meninadabahia.com.br

Apesar do aperto no peito, que me faz odiar os passarinhos cantando e tudo o mais,
sei que precisava ler isso hoje, e que vou precisar ler de novo amanhã.
Para mim, ler é lembrar.
Pág. 194

Quando era mais nova, London e o irmão estavam na van do pai, no estacionamento do supermercado, esperando ele retornar. Seu irmão foi sequestrado e ela começou a gritar desesperadamente. Seu pai pegou a van e foi atrás dos sequestradores, mas eles sofreram um acidente. Foi quando London morreu. Às 4h33 seu coração parou de bater. Logo depois foi reanimada, mas um estranho evento ocorreu.

London se esqueceu do passado. Suas únicas lembranças eram do futuro, do que iria acontecer a partir do dia seguinte. Todo dia, ela anotava as lembranças, porque exatamente às 4h33 sua mente fazia uma limpeza e ela se esquecia de tudo.

O início do livro é confuso. Diferente de Antes de Dormir, a autora nesse livro não explica – de início – qual o problema de London e se você não tiver lido a sinopse ou as orelhas da capa vai se sentir confuso. À medida que a leitura avança e London vai explicando o problema, você começa a entender os bilhetes diários, as confusões na escola e a leitura começa a ficar gostosa. Quando Luke entra em cena e um romance se anuncia, fica ainda melhor. Luke é um fofo e é justamente tudo que London está precisando. Há também sua melhor amiga. Luke, Jamie e a mãe de London são responsáveis por sua sanidade. Adorei a construção dos personagens e do fato deles aceitarem que ela sabe qual será o futuro deles, mas não estão nem um pouco ansiosos para saber qual será e nem a pressionam sobre isso e outras coisas, como por exemplo qual o número da mega sena, rs.

Uma coisa que gostei em London é que, se algo ou alguém a magoou naquele dia, ela simplesmente não escreve no bilhete, simplesmente para não lembrar e sofrer novamente. Ela é corajosa, determinada. E tenta levar uma vida normal, à medida do possível.

Meu rosto queima quando caminho até a frente da sala para pegar o passe da mão do S. Ellis. Deixo a sala de aula e, no corredor, meu constrangimento diminui rapidamente. Esse é o tipo de mancada que sempre vou odiar: os pequenos erros que me fazem parecer uma idiota.
Mas, hoje não.
Hoje tem neve no pátio.
Hoje tem Luke.
Pág. 50

Outro ponto alto da história é quando ela lembra algo do passado. Desde o acidente é a primeira vez que isso acontece e esse fato serve de base para o que irá acontecer no restante do livro. Você fica curioso para saber o que é e vai lendo com aquela vontade gostosa de descobrir logo.

Gostei bastante de Deslembrança, de Cat Patrick (Intrínseca, 256 páginas, R$ 24,90). O final supera o início confuso, apesar dele ser bem corrido. A autora poderia ter se alongado mais na história, mas acho que por não ser uma história policial ou de suspense, ela preferiu não se aprofundar nesse quesito. Recentemente a autora deu entrevista para a Revista Magazine e disse que está escrevendo seu próximo romance. O enredo é bem original.

Você já está escrevendo seu próximo livro, “The originals”. Como ele será?
CAT: Ele é sobre três clones que vivem como uma pessoa para evitar seus passados. Eles dividem os dias em três turnos: um vai à escola de manhã, o outro à tarde e o último assiste a aulas à noite e tem um trabalho noturno. É um livro sobre pessoas que tentam se encontrar, quando você se sente apenas como mais um na multidão. Tem romance e mistério.

Cat também conta sobre o andamento da adaptação do livro para o cinema.

A autora comentou que escreveu Deslembrança depois de ter as gêmeas. Ela passava muito tempo acordada, estava cansada e esquecendo-se das coisas. Resolveu colocar no papel e o romance saiu. Lembrei de Chelsea Cain, durante a gravidez, ela teve muita insônia e dessa insônia resultou a série Archie & Gretchen.

Laura P. 09/12/2012

O livro é legalzinho até a metade, mas um tanto quanto parado. Quando finalmente alguma coisa realmente começa a acontecer, o livro simplesmente acaba, sem dar grandes explicações ou qualquer tipo de aprofundamento.

Uma pena, a história tinha grande potencial, mas o final foi extremamente corrido e forçado.

Liz 01/09/2012

Na surpresa de uma lembrança
Confesso que tenho um certo preconceito com livros com capa com fotos de gente. Não sei porque, mas tenho. Então quando fiquei sabendo sobre a história de Deslembrança, fui correndo ver que livro era esse afinal. Toda a ideia de só lembrar do futuro e nunca do passado fazia minha cabeça ficar tão curiosa quanto confusa. Mas daí me deparei com a capa. Gente. Fiquei na dúvida, enrolei, enrolei, li uns três livros até que ( felizmente ! ) minha curiosidade venceu.

No começo não fiquei muito animada. Não sei se foi meu ensino médio chato e o fato de ter acabado de me livrar dele, mas voltar ao high school foi bem chatinho. Todo aquele negoço de garotinhas populares não me convenciam mais. Apesar de na faculdade não ser tão diferente assim XD. Pulado isso, continuei o livro mesmo assim. E ainda bem.

Do nada o livro começa a te prender. As dinâmicas do colégio ficam de lado e London e seu '' talento'' ganham o plano principal. Do nada você se apaixona por Luke. Do nada você começa a pensar nas visões de London enquanto toma café. Do nada você se surpreende sendo surpreendida por aquele livro que era tão menininha no início.

Cat Patrick trabalha bem o dom de London, sem deixar bordas mal feitas ou contradições. O que é impressionante porque toda a coisa é bem confusa. Me peguei várias vezes me perguntando coisas como '' Como ela faz as provas do colégio? '' ou '' Como ela sabe aonde é a escola? '' . Mas depois de um tempo, sempre a resposta vinha na minha cabeça. Só acho que o final poderia ter sido mais incrementado. Talvez uma diminuída no colégio feliz e uma alargada no final seria bem legal. Queria muito ver a ultima visão de London no livro se tornando verdade. Mas enfim, o livro é ótimo, recomendo a todos que gostam de um mistério e um romance fofo :D

Marla 14/01/2013

"Um livro com um romance super fofo, mas carregado de mistérios!"
Sobre o livro: Em Deslembrança, a autora Cat Patrick, nós apresenta um enredo leve, com pitadas de romance e de drama, onde conhecemos a estória de London Lane. London é um adolescente de dezesseis anos, que vive apenas com a mãe, desde a separação dos pais, com quem ela não mantêm contato. London freqüenta o Meridan High School, ao lado de sua única melhor amiga Jamie Connor, até ai tudo, London parece ser uma adolescente normal, porém ela possui um segredo, digamos que ela tenha um problema de memória. A memória de London sempre se apaga as 4h33 da manhã, fazendo com ela esqueça tudo que aconteceu em seu dia, por isso ela sempre faz anotações em forma de bilhetes, para se lembrar dos acontecimentos importantes, mas há um problema ainda maior, London lembra tudo que irá acontecer no futuro, fazendo com sua vida seja bastante complicada, ao tentar fazer o que acha que é certo.

“ E então o tempo para. Primeiro, vejo o sorriso. Há uma inconfundível doçura em meio à provocação. Minha armadura começa a desmoronar antes mesmo que eu chegue aos olhos; o que sobrou dela se derrete quando os vejo. Cintilantes, um tom claro de azul com pontinhos mais escuros, rodeados por cílios que qualquer garota invejaria. Olhando para mim.”

As coisas começam a ficar um pouco diferentes, quando London conhece Luke Henry, um garoto lindo, que acaba de se mudar de Boston. Luke e London logo iniciam um relacionamento, apesar dela nunca se lembrar dele, fazendo com que Luke a conquiste todos os dias. Enquanto a vida amorosa de London vai muito bem, sua relação com Jamie vai muito mal, chegando ao estremo de acabarem a amizade, para piorar London começa a ter sonhos estranhos, que ela não consegue entender. Será que London estar começando a se lembrar ou ela estar prevendo um futuro que será doloroso quando se realizar?

“ Você foi minha primeira paixão e, agora , é meu primeiro amor.”

Deslembrança, é um livro com um romance super fofo, mas carregado de mistérios, que no inicio é um pouco confuso, mas depois a leitura fluiu naturalmente. Conhecemos os fatos pela visão de London, o que me deixou em parte chateada, já que eu gostaria de saber o que se passava tanto na mente da mãe dela, quanto da mente de Jamie e Luke. Por falar nele que um mocinho super fofo, a London também não fica atrás , apesar de seu problema de memória, ela e super otimista e decidida. Com um enredo quase perfeito e personagens cativantes, Deslembrança é um livro super gostoso de se ler, que eu super recomendo!!

Publicada no blog Louca por Romances
(http://loucaporromances.blogspot.com.br/2013/01/resenha-deslembranca-cat-patrick.html )

Renata Linhares 19/11/2012

A história é razoável. Enrola, enrola, enrola.... e quando finalmente tem alguma coisa importante para acontecer, acaba! Mas eu curti.

Marilena Drigo. 12/07/2012

Adorei, apesar de ter me decepcionado com o fim.
O livro se trata de uma garota que vive com lembranças de seu futuro, mas não tem a mínima ideia do que aconteceu em seu passado. London está acostumada a enganar a todos com suas memórias todas escritas por meio de bilhetes deixados na sua cabeceira antes que sua memória se reinicie. Bilhetes que contêm informações de seus dias anteriores, a roupa que usava e talvez com alguns avisos sobre possíveis acontecimentos que possam não ser tão agradáveis… As únicas pessoas que sabem do que acontece com ela são a sua mãe e sua melhor amiga, Jamie. Tudo vai bem, até que conhece Luke Henry, um garoto novo em seu colégio. Apesar de suas constantes interações, ela não tem lembranças futuras do envolvimento dos dois.
Tudo que fica fora do bilhete que London escreve antes de dormir, será esquecido para sempre. Suas lembranças são do futuro, algumas coisas que são muito traumáticas, ela também não se lembra. A lembrança de um funeral em um dia chuvoso, começou a assombrar seus pensamentos e sonhos e London não ficará tranquila enquanto não descobrir de quem é o corpo que está sendo enterrado.
Cat Patrick soube caracterizar bem sua personagem principal por meio da narrativa feita em primeira pessoa. Acompanhamos desde o princípio London e suas descobertas por meio de bilhetes deixados a si mesma, dessa forma, por vezes também nos vemos perdidos com alguns acontecimentos ou comentários relacionados ao seu passado. O enredo é leve e despretensioso. Há em London todas as características esperadas em uma adolescente comum, mas com um certo amadurecimento devido às memórias que ela possui de seu eu futuro. No início é um pouco confuso entender como funciona a memória dela e o porquê de ter ficado assim, mas com o tempo começamos a nos familiarizar com a personagem e o desenrolar da narrativa se torna óbvio.
Há a inserção de suspense e romance no livro. Aliás, essa foi uma característica que me deixou realmente bem contente com a escrita de Cat Patrick: o romance de Luke e London é cheio de química e muito, muito carinho. Luke foi construído maravilhosamente, ele á realmente apaixonante.
Luke é um dos personagens literários masculinos mais fofos que já tive o prazer de conhecer. Apaixonante, carinhoso, compreensivo, excentrico, verdadeiro e lindo, muito lindo!
Do meio do livro para o final senti que a autora se apressou na narrativa, deixando muitos fatos sem explicação e alguns com o desenrolar muito acelerado. Terminei o livro cheia de questionamentos sobre alguns acontecimentos do enredo. Os personagens são muito bem-desenvolvidos, mas o desenvolvimento da trama deixou muito a desejar… Na minha opinião Deslembrança merecia 100 páginas a mais.

Bitinha 08/09/2012

Deslembrança é um livro que eu estava desejando antes mesmo de ser lançado. Além de morrer de amores por essa capa, o nome me pareceu interessante e a sinopse intrigante.

"É engraçado como uma possibilidade pode levantar o astral de uma pessoa; É engraçado como a realidade pode jogá-lo para baixo."

Assim como a sinopse nos diz, a personagem principal, London, é uma garota que sofre um tipo de amnésia-que-não-é-bem-uma-amnésia. Vocês conhecem o sistema operacional Linux? Se conhece, sabe bem que ao reiniciá-lo, tudo que foi feito e gravado anteriormente será perdido. London é meio que um Linux, que perde todas as informações absorvidas, durante o dia, às 4h33 da manhã. Ela consegue se lembrar até uma parte de sua vida, após isso, não consegue se lembrar de nada que não seja o futuro - London consegue se "lembrar" (lê-se: prever) o futuro. Sua rotina baseia-se em seus bilhetes escritos antes de dormir, o que são, além de sua mãe e sua melhor amiga, seu único auxílio para tentar ter uma vida normal.

Li tantas críticas sobre esse livro, sobre a sua superficialidade, que foi mal contado, mal explicado e bla. Bom, o livro carrega um desenvolvimento legal, a narração é leve e tem desenvoltura. Digo que no começo, senti, realmente, uma superficialidade na narração e na personagem (algo meio: como ela consegue lidar tão naturalmente com esse esquecimento? Tipo, dã) mas logo entendi: London esquece tudo, seu dia-a-dia se desenvolve basicamente a partir dos bilhetes que ela escreve para si mesma todas as noites; E se ela não escreve algo, ela esquece. Então, não é como se pudéssemos exigir uma narração estupenda da personagem, porque ela... não se lembra. Ao meu ver, a narração é impecável para os limites da personagem. Vocês conseguem entender?

Mais legal ainda é como Cat Patrick soube expor o dia-a-dia da personagem e seus pensamentos, as falhas que London traz de vez em quando, como esquecer de escrever alguma coisa em seus bilhetes e isso acabar em uma gafe no dia posterior... London não é chata e nem lhe dá motivos para odiá-la. O contrário de Jamie, sua melhor amiga; Teve horas que eu queria dar um tapa na cara da guria, juro, que personagem mais insuportável! E, claro, Luke... Fofíssimo. Lindo. Tudo de bom. Cat, hello-uuu, onde eu clico para poder comprar um Luke para mim? (Peraí que que eu preciso de um parágrafo só para falar do romance dos dois).

(Ok, pronto, um parágrafo só para o romance). Gente, que coisa mais fofa é esse romance? Digo porque acreditei nos dois. É tão.. conveniente, confortável, lindo e fofo de se ler London apaixonar-se por Luke ao fim do dia, todos os dias. A maioria dos leitores dizem que esse é um livro que lembra o filme "Como se fosse a primeira vez", mas eu total discordo! Não me canso de pensar o quão querido é ler o desenrolar do romance dos dois.

Também há o lance de dizerem o quão mal explicado é o mistério da memória de London. Em defesa da história, eu acredito que foi explicado sim, a autora só não se aprofundou em explicações porque, simplesmente, não era o "x" da questão, no caso, da história - e também não é algo que eu possa comentar aqui, já que seria um mega spoiler. E quanto ao desfecho, não nego que achei estranho, muito estranho, acabar tão de repente. É como se o epílogo estivesse todo escrito mas fosse cortado no meio, finalizando-se em uma frase de efeito. Não tenho tantas defesas para essas pontas que não foram bem amarradas, mas talvez seja a autora querendo que nós voltássemos e lêssemos as entrelinhas desse último capítulo... quem sabe.

Como vocês podem ver, as pessoas dizem muito sobre esse livro, não é mesmo?! Mas, tudo depende do ponto de vista que é usado para ler 'Deslembrança'. É uma leitura leve, que pode ser feita rapidamente em uma tarde, quando você só quer realizar uma leitura gostosa. Avalio em 4 (de 5) porque há prós e contras - repito, depende do ponto de vista, rs; Não há reviravoltas ou mistérios mirabolantes na história, mas há algo que cativa e te faz gostar do livro.

Psychobooks 12/06/2012

Resenha Dupla

A premissa do livro é inovadora: uma garota que vive com lembranças de seu futuro, mas não tem a mínima ideia do que aconteceu em seu passado. London está acostumada a enganar a todos com suas memórias todas escritas por meio de bilhetes que deixa a si mesma. Bilhetes que contêm informações de seus dias anteriores, a roupa que usava (adolescente repetindo roupa na escola não dá, né gentes?!) e talvez com alguns avisos sobre possíveis acontecimentos que possam não ser tão agradáveis… As únicas pessoas que sabem do que acontece com ela são a sua mãe e sua melhor amiga, Jamie. Tudo vai bem, até que conhece Luke Henry, um garoto novo em seu colégio. Apesar de suas constantes interações, ela não tem lembranças futuras do envolvimento dos dois.

Eu gostei da forma como a autora desenvolveu o enredo. A princípio as coisas e bilhetes parecem confusos, mas aos poucos o leitor vai compreendendo o que está acontecendo sem que a autora tenha que contar nos mínimos detalhes.

Continue lendo: http://www.psychobooks.com.br/2012/05/resenha-dupla-deslembranca.html

Jenifer 27/06/2012

Deslembrança, Cat Patrick
5° resenha para o Debut Author Challenge Brasil - 2012

Deslembrança conta a história de London, uma adolescente normal. Ou quase normal. Todo dia, exatamente Às 04:33 horas da manhã, o cérebro de London “reinicia” , e ela esquece tudo o que aconteceu no dia, consequentemente, ela não se lembra de nada que aconteceu antes de ela acordar, e isso significa que ela não tem nenhuma memória do passado.

Estranhamente, ela consegue se lembrar do futuro.

Essa premissa é muito boa. A autora poderia ter levado isso para um sobrenatural, mas não é isso que acontece no livro. Não sei se a história vai tomar esse rumo nos próximos livros.

Todas as noites, London escreve um bilhete para si mesma, contando tudo de importante que aconteceu naquele dia. London só não enlouquece, por causa dos bilhetes e por cause de seu celular, no qual ela anota tudo, também. Essa coisa dos bilhetes pode ser um pouco confusa no começo, mas, uma vez que você se acostumou, parece tão natural estar lendo o que aconteceu no dia anterior.

Somente a mãe de London, e sua melhor amiga Jamie, sabem sobre a memória bagunçada de London, ou é isso o que ela pensa.

Ao longo da história, a memória de London é uma benção. Já em outras, maldição. Por se lembrar do futuro, London sente a necessidade de contar às pessoas o que acontecerá, mas elas nem sempre querem saber o que irá acontecer em seu futuro. Isso causa brigas feias.

No meio de tudo o que está acontecendo, London começa a se lembrar de coisas misteriosas do futuro... será que é mesmo do passado? O que são essas lembranças? O que elas significam? Quem está nela?

Gostei bastante de London, ela é simplesmente uma típica adolescente, por isso consegui me identificar com ela em algumas vezes.

Luke é o namorado mais perfeito do mundo! É lindo como ele conquista ela todo dia novamente, mas às vezes fica um pouca chato como ela sempre fica caidinha por ele, é um pouco repetitivo. Mas ao mesmo tempo é a coisa mais perfeita!

O jeito como a autora desenvolve o enredo, até três quartos, é muito bom. A leitura flui e é bem leve, mas com toques sombrios aqui e ali. Já o último um quarto do livro... não é muito bom... as coisas acontecem rápido demais! Muitas coisas ficam sem explicação. O livro tem 250 páginas, mas merecia ter 100 páginas a mais. Com certeza!

O livro termina com um último bilhete, ele faz uma pequena conclusão sobre tudo o que aconteceu, mas não dá explicações para nada do que aconteceu. Esse é um bom gancho deixado pela autora para a continuação. Espero que no próximo livro hajam as explicações de que preciso.

Conclusão: Deslembrança, é uma leitura descontraída e rápida. Se você gosta de um romance super fofo e um pouco de mistério, esse é um livro para você. Já se só gosta de livros que tem todas as respostas para suas perguntas, passe esse. Por enquanto, mas quando já tiverem lançado sua continuação, aproveite para ler um depois do outro, isso irá lhe satisfazer bem mais, do que apenas o primeiro livro.

Beijos.
*-*

Paulinha 23/06/2012

Já li melhores
Até gostei do livro, de verdade. Li rápido, a coisa flui, mas a história, que tinha tudo pra ser MUITO boa, é fraca. É uma história de sessão da tarde mesmo, bem levinha e nada profunda.

Erica Carla 08/10/2012

Gracinha
Leitura fácil, leve, bonitinha. Romance Gracinha. Apaixonada por London e Luke!

Segundo a autora uma música que sempre a fará lembra de London e Luke: Kings of Leon - Use Somebody.