Deslembrança Cat Patrick

Resenhas - Deslembrança

Amanda Azevedo 06/07/2012

Deslembrança - Cat Patrick

Quanto suas lembranças são importantes pra você? Quanto o seu passado diz sobre você? Sei que existem fatos de sua vida que você ficaria imensamente feliz se pudesse simplesmente apagar da memória, assim como existem aqueles que você sente um prazer enorme quando se recorda. Nossas lembranças são a nossa vida, elas representam quem nós somos, quem nós fomos. E se você não tivesse nada disso? Se o dia que se passou fosse uma enorme página em branco? Se você não fosse capaz de lembrar-se das coisas que já viveu? A vida da London é assim. Seu passado não existe — não em sua memória —, pois, todos os dias às 04h33min seu cérebro apaga e ela não consegue se lembrar de seu dia.

London não é capaz de se lembrar do que já aconteceu, mas em compensação ela se “recorda” de fatos que ainda acontecerão. Não que ela tenha a capacidade de prever o futuro, ela não escolhe o que quer saber, algumas coisas simplesmente aparecem em sua mente sem que ela saiba por quê. Para levar sua vida tão normalmente quanto possível, ela escreve bilhetes para si mesma, nesses bilhetes ela anota partes importantes do seu dia e seus compromissos futuros. E é assim que ela vai levando a vida: com o auxílio de seus bilhetes, lembretes no celular, com o apoio da mãe — Bridgett — e da melhor amiga — Jamie.

Não nego que London é uma boa protagonista. Conhecer a história sob sua perspectiva foi algo interessante. A narrativa fluía bem. Mas como toda boa adolescente, ela teve seus momentos de crise, no entanto, não foi nada que tornasse a leitura chata ou cansativa. Aliás, os personagens, de um modo geral, são bem carismáticos. É possível criar um vínculo com eles, realmente nos importamos com o futuro que terão.

A proposta da história é, sem dúvidas, interessante. Mas a forma como ela foi desenvolvida deixou a desejar. A autora teve a ideia, mas não soube incrementá-la. Algumas coisas não foram explicadas e as que foram receberam explicações óbvias, previsíveis, convenientes... O que foi frustrante. O ponto alto do livro — pra mim — foi o romance. O envolvimento de London e Luke (♥) foi algo que valeu a pena ser lido, mas a história em si não foi muito rica em detalhes, fatos que poderiam ter sido explorados foram deixados de lado o que deixou o livro sem emoção.

PS: Segundo o jornal O Globo já tem uma roteirista trabalhando na adaptação do livro para as telonas. Já temos, inclusive, o nome da atriz que interpretará a London — Hailee Steinfeld.

RenataSara 10/06/2012

London não se lembra de seu passado, lembra apenas de seu futuro, coisas que ainda vão acontecer. Toda vez que ela dorme, suas lembranças do dia anterior são apagadas, o que a faz viver situações bem inusitadas. Para se lembrar de sua vida, London escreve bilhetes todas as noites, dizendo como foi seu dia anterior, ou até mesmo coisas importantes que aconteceram até aquele dia, as únicas pessoas que sabem de seu problema, é sua mãe e sua melhor amiga Jamie. Ela já foi a diversos médicos, que não sabem dizer o que ela tem, já que ela desfruta de uma boa saúde. London leva sua vida normalmente, até que conhece Luke e se apaixona por ele, juntos eles irão desvendar os mistérios de seu passado e tentar achar as explicações que London tanto busca.

“De alguma forma, em meio a tantas emoções conflitantes, o sono segura minha mão e me puxa.
E tudo o que não foi escrito desaparece.” Pag. 39

Deslembrança foi uma leitura super agradável, porem bastante confusa. O livro se inicia com London contando seu dia a dia, mostra sua rotina no colégio e como ela lida com a sua doença, a narrativa é rápida, a autora escreve de uma forma leve que não te deixa com vontade de largar o livro. No começo me diverti muito com a leitura, pois parece que London é uma amiga sua, contando sua historia. É divertido ver os bilhetes que ela deixa para si mesma, e aos poucos ir desvendando seu passado. Achei a ideia central do livro bem interessante, pois esse tema sempre me chamou atenção, principalmente pelo fato da personagem lembrar de seu futuro, o livro ganha uma dimensão ainda melhor com o romance de London com Luke, ele é aquele personagem que você se apaixona logo de cara, e que se tornou um de meus personagens prediletos, o segredo que ele esconde também foi bem elaborado e sua postura diante da doença de London me deixou enfeitiçada por ele.

“Achei que estava preparada.
Li meses de bilhetes hoje de manhã. Passei por dezenas de fotos.
Mas, na vida real, Luke é outra coisa.
Na vida real, Luke é algo para o qual nenhuma quantidade de bilhetes poderia me preparar. Meu namorado que vive, que respira, é incrível.” Pag. 101

O livro tem uma boa dinâmica, e estava para se tornar um dos melhores livros lidos do ano, porem do meio para a frente a autora se perdeu, o livro ganhou folego, com ela desvendo os mistérios, e contando mais sobre o passado de London tudo parecia bem amarrado, mas quando chegou nas ultimas partes, a autora simplesmente correu com o livro, não desenrolou as historias que ela mesma tinha criado, não deu maiores explicações, correu com o livro, parecendo que tinha que termina-lo naquela hora, quando li a ultima pagina, senti aquela sensação de cadê?, acabou? Pensei sinceramente que estava enganada e que aquele não era o final, que tinham me vendido um livro faltando paginas, porque não conseguia entender, como um livro tão gostoso, podia se perder de uma forma tão estranha, mas foi exatamente o que aconteceu. Entendo que seja o livro de estreia da autora, mas se ela leu o livro até o fim, é simplesmente impossível ela não ter notado que o livro faltou muita coisa. Porem, apesar do final ter sido tão estranho, recomendo a leitura para um fim de tarde, pois a leitura é rápida e o livro bem interessante, a narração da autora é maravilhosa, e a leitura flui, porem tenha paciência com o livro e não espere grande coisa para o final, mas para uma tarde chuvosa, o livro vai ser de grande utilidade, principalmente pelo romance central do livro que é lindo.

“Ontem à noite foi incrível. Queria que você pudesse lembrar, mas farei o possível para ajudá-la.
Ah, e PS.: Ninguém beija tão bem quanto você.
Com amor,
Luke” Pag. 177

O livro ganhou 3 estrelas somente pelo seu final.

Gostou da resenha? Então acesse: amordelivros.blogspot.com

Sonia 27/04/2012

Quando vi deslembraça fiquei louca de vontade de ler o livro e também tava com medo de me decepcionar, pois o ultimo livro que li me decepcionou muito, pelo contrario adorei a historia, uma historia apaixonante, quando comecei a ler me veio o filme "como se fosse e a primeira vez" mais e totalmente diferente.
Toda noite quando London Dorme ela perde as lembranças do aconteceu no dia, toda noite antes de dormi ela faz anotações e bilhetes do que aconteceu de importante no seu dia para se lembrar quando acordar das pequenas coisas como fazer dever de casa ou o mais apropriado para vestir no outro dia. London esquece o passado mais também consegue ver o futuro. Tudo muda completamente quando ela conhece Luke, o garoto novo da escola, mais London a cada dia esquece de Luke, e também não consegue ver o futuro de Luke e quando ela começar ter estranhas visões que a assusta e perturba, e a deixa insegura quando ao seu futuro com o Luke e mudanças que ocorrerá em sua vida
Me apaixonei pelo livro mais final ficou meio que aberto como se houvesse continuação. Mais no mais o livro e perfeito

Psychobooks 12/06/2012

Resenha Dupla

A premissa do livro é inovadora: uma garota que vive com lembranças de seu futuro, mas não tem a mínima ideia do que aconteceu em seu passado. London está acostumada a enganar a todos com suas memórias todas escritas por meio de bilhetes que deixa a si mesma. Bilhetes que contêm informações de seus dias anteriores, a roupa que usava (adolescente repetindo roupa na escola não dá, né gentes?!) e talvez com alguns avisos sobre possíveis acontecimentos que possam não ser tão agradáveis… As únicas pessoas que sabem do que acontece com ela são a sua mãe e sua melhor amiga, Jamie. Tudo vai bem, até que conhece Luke Henry, um garoto novo em seu colégio. Apesar de suas constantes interações, ela não tem lembranças futuras do envolvimento dos dois.

Tudo que fica fora do bilhete que London escreve antes de dormir, será esquecido para sempre. Suas lembranças são do futuro, algumas coisas que são muito traumáticas, ela também não se lembra. A lembrança de um funeral em um dia chuvoso, começou a assombrar seus pensamentos e sonhos e London não ficará tranquila enquanto não descobrir de quem é o corpo que está sendo enterrado.

Cat Patrick soube caracterizar bem sua personagem principal por meio da narrativa feita em primeira pessoa. Acompanhamos desde o princípio London e suas descobertas por meio de bilhetes deixados a si mesma, dessa forma, por vezes também nos vemos perdidos com alguns acontecimentos ou comentários relacionados ao seu passado.

O enredo é leve e despretensioso. Há em London todas as características esperadas em uma adolescente comum, mas com um certo amadurecimento devido às memórias que ela possui de seu eu futuro. No início é um pouco confuso entender como funciona a memória dela e o porquê de ter ficado assim, mas com o tempo começamos a nos familiarizar com a personagem e o desenrolar da narrativa se torna óbvio.

Eu gostei da forma como a autora desenvolveu o enredo. A princípio as coisas e bilhetes parecem confusos, mas aos poucos o leitor vai compreendendo o que está acontecendo sem que a autora tenha que contar nos mínimos detalhes.

Continue lendo: http://www.psychobooks.com.br/2012/05/resenha-dupla-deslembranca.html

Fernanda 03/08/2012

A sinopse de "Deslembrança" me chamou muita atenção e fiquei curiosa logo de cara.
Afinal, é no mínimo interessante o caso da personagem principal, London; uma a garota que lembra do futuro e esquece o passado.
Sem resenhas lidas, só tinha por base alguns comentários soltos de amigos maus que não deram spoiler (sim, adoro spoilers!), e fiquei fascinada pelo enredo e o romance que ele guarda.

Todas as noites ao dormir, London esquece o dia que passou e só lembra do que está por vir. Ou seja, ela não lembra do que vestiu, das conversas que teve e nada do dia anterior. Para facilitar sua vida, London escreve bilhetes para si mesma todas as noites, com informações relevantes do dia que passou para não dar uma de pirada no dia seguinte. As únicas pessoas que sabem de sua condição é sua mãe, e sua melhor amiga, Jamie.
Num dia particularmente ruim na escola, London conhece Luke; um garoto lindo que a encantou logo de cara (e à mim também).
Mas London não se lembra dele enquanto prepara os seus bilhetes para o dia seguinte. Ou seja, teoricamente, Luke não estaria em seu futuro.
Porém, ela o reencontra nos dias seguinte e é sempre surpreendente, encantador e apaixonante vê-lo pela "primeira vez"; até mesmo quando ela passa incluí-lo em seus bilhetes.
É interessante como London consegue lidar com sua situação e ela se sai muito bem. Ela não faz o tipo "vítima", e consegue viver quase que normalmente.
Mas, uma lembrança nova que surgiu a perturba e a assombrará até que aconteça. London se vê em meio a um funeral, num dia de chuva... Alguém morrerá.
Esse lembrança do futuro desencadeará uma série de eventos, descoberta de alguns segredos e explicações para London (e para o leitor).

"Deslembrança" é um livro super fácil e rápido de ler.
Recheado de um romance super fofo e de alguns mistérios, ele prende o leitor num enredo tão gostoso e legal, que quando percebemos já estamos nas ultimas páginas.
O livro é narrado por London, em primeira pessoa, o que nos deixa mais sensitivos com relação aos seus sentimentos.
A capa é linda e chama tanto a atenção quanto a sinopse, sem falar que a diagramação é ótima.
O final do livro é meio corrido (e tenso), mas bem amarrado. Poderia até haver uma continuação (queria mais de meu Luke!), mas não creio que será o caso.
No geral, é uma leitura leve, gostosa e que vale muito a pena.

Recomendo!

Júlia da Mata 06/10/2012

Você conseguiria levar uma vida normal sem ter nenhuma lembrança da tua vida? Você conseguiria levar uma vida normal só com bilhetes sobre o seu dia? Você conseguiria levar uma vida normal só com lembranças do que ainda vai acontecer? Essa é a idéia matriz do livro Deslembrança, da autora Cat Patrick.

Deslembrança, por Cat Patrick
Editora Intrínseca
256 páginas
Minha Nota: 2

London Lane é uma adolescente quase normal. Vai para a escola todo dia, tem uma melhor amiga meio exagerada e não vive sem celular. Além, é claro, de não ter lembranças alguma do passado. Seu cérebro rebobina sempre as 4:33 e as únicas coisas que ela sabe sobre o dia anterior é o que ela anota numa folha de papel antes de dormir. Todas as lembranças que ela tem vem do futuro, e ela se lembra da cena até que ela aconteça e aí, ela a esquecerá para sempre.

Mas um dia ela conhece um garoto novo na escola, Luke Henry, que não fora citado em seus bilhetes, em uma simulação de incêndio. Ela vestindo uma blusa emprestada e realmente constrangedora e um shortinho que se esconde debaixo da camiseta. Ele empresta-lhe a jaqueta que vestia e ela acaba levando-a para casa. Só que London omite de seus bilhetes o dono da camiseta, e continua a não ter lembranças desse garoto.

Além disso, ela começa a ter sonhos, lembranças de um enterro, mas ela não sabe quem era o morto. E a cada dia, o mistério desse enterro a perturba mais e mais.

"Eu me lembro do que ainda vai acontecer.

Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou.

Todas as minhas lembranças, boas, ruins ou tanto faz um dia vão se concretizar.

Então, goste ou não – e eu não gosto –, vou continuar me lembrando de estar em pé num gramado recém-aparado, rodeada por pedras e pessoas vestidas de preto, até que isso se torne realidade. Vou me lembrar desse funeral... até que alguém morra."

Eu gostei muito da London. Ela não é uma daquelas personagens “mimimi” que só sabem reclamar, e age muito bem com sua situação, principalmente porque ela tem esse problema na memória desde os 7 anos de idade. Eu também curti muito o Luke, sendo ele o meu personagem preferido. Mas eu não entendi o porque de ele não aparecer nas “lembranças” da London. A Cat realmente não explicou esse ponto da historia.

Eu, sinceramente, gostei desse livro. É um daqueles livros ótimos para se ler num dia de tédio, só para distrair, com um romancinho simples e uma historia até que com uma ótima idéia. Ver o futuro não é uma idéia inovadora, mas esquecer o passado e apenas lembrar do futuro é algo inédito. Cat Patrick tinha tudo para fazer um livro maravilhoso, dois personagens ótimos, com personalidades próprias, um mistério envolvendo o passado e o porque do dom de London, mas ela simplesmente não soube usar as cartas que tinha em mãos. Foi como se ela tivesse a idéia inicial, mas não sabia como chegar num bom final. E realmente não ficou tão bom quanto parecia que seria.

Mas apesar de tudo, eu acho que a explicação desse problema da London foi bem feito. Não direi aqui qual é, porque é um spoiler muito grande, mas quem leu, eu acho que concorda comigo.

Apesar de tudo, a Intrínseca como sempre fez um trabalho incrível com o livro. A capa não deixou a desejar e a tradução também foi muito boa. Eu acho que esse livro pode entrar para aqueles que a gente compra pela capa – mas eu já tinha lido a sinopse, então não vou dizer que eu o comprei só pela capa.

Se você quiser ler o livro, leia, não é ruim de todo – mesmo com a nota péssima que eu dei. E eu sei que há quem gostou do livro, também há resenhas muito positivas por aí. Leia-o e me diga o que achou.

Adri 27/06/2012

Deslembrança - Cat Patrick
Um livro que eu não tinha ouvido falar muito, peguei pra ler do nada e não tinha muitas expectativas. Li a sinopse e pensei: lembra o filme Como se Fosse a Primeira Vez (que eu amo demais), ai resolvi ler rs. O que dizer? AMEI. Se tornou um favorito.

London Lane poderia ser uma garota comum. Porém, todo dia, às 04:33, sua memória apaga, e ela não se lembra de nada que aconteceu no passado, tudo o que ela "lembra" são coisas que não aconteceram ainda, mas que vão acontecer no futuro. Ela tenta ao máximo levar sua vida normalmente, escrevendo sempre bilhetes contando os fatos mais importantes de sua vida para ela saber, e recorrendo sempre às pessoas em que ela confia, que sabem seu segredo: sua mãe, e sua melhor amiga.

A história começa quando ela conhece Luke, um garoto novo da escola, alguém que ela acha estranhamente familiar, mas que não consegue achar em suas "lembranças" do futuro de jeito nenhum. É engraçado ver a confusão dele quando ele vai falar com ela no outro dia e ela não se lembra dele (porque ela não escreveu no bilhete sobre ele), morro de rir rs.

Ao mesmo tempo, London começa a ter visões estranhas de um velório, ela consegue ver as pessoas que estão lá, mas não consegue entender de quem é o velório. Ela fica muito perturbada com essa "lembrança", e a cada dia ela se esforça para anotar tudo e vai seguindo pistas para tentar descobrir o que isso significa.

É uma história linda, porque a parte principal do livro não é o romance, que por sinal é lindo demais, mas sim a luta da London para seguir uma vida normal, apesar de suas limitações. Mostra a força da amizade dela com Jamie, a confiança que uma tem na outra. Mostra também o amor entre London e a mãe, e tem também o mistério da visão dela, é bem leve, mas é surpreendente.

Um livro super recomendado para todos, ele acabou e eu fiquei: como? eu quero mais!! Correndo para saber de outros livros da autora, adorei.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2012/04/resenha-deslembranca-cat-patrick.html

Camila 17/11/2012

Deslembrança
Fiquei curiosa para ler esse livro assim que li a sinopse. Impossível não pensar que o livro teria alguma coisa a ver com o filme "Como Se Fosse a Primeira Vez", mas as semelhanças se resumem ao fato de que ambas as protagonistas sofreram um acidente e o cérebro delas não consegue mais guardar algumas memórias. Fora isso, o que encontramos nesse livro é uma história totalmente original e fofa!!
London Lane acorda todos os dias e não se lembra de nada do dia anterior e de nenhum antes dele. Tudo o que London já viveu é um mistério para ela e para isso ela precisa recorrer às suas milhares de anotações. Em compensação, apesar de não ter nenhuma recordação do passado, London tem várias memórias do futuro... Como assim?? Pois é... A menina se lembra de coisas que ainda vão acontecer. Isso permite com que ela saiba quem é a mãe dela e também sua melhor amiga, afinal são pessoas que estão no seu futuro...
E então surge Luke e muda tudo!! Luke é lindo e logo os dois se apaixonam... O problema é que London não se lembra dele pela manhã e muito menos tem qualquer lembrança de Luke em seu futuro. O que isso pode significar?
A história é levinha e uma graça... Fiquei encantada com London e em como ela tenta levar uma vida normal apesar de tudo! E Luke é outro fofo!! rs...
Enfim, uma história gostosa de ler e que vale como uma boa diversão!

www.leitoracompulsiva.com.br

naniedias 26/05/2012

Deslembrança, de Cat Patrick
London é apenas uma adolescente, mas de forma alguma pode ser considerada normal. Ela não se lembra de seu passado - todas as suas memórias são de fatos que irão acontecer no seu futuro.
Já visitou médicos e não há explicação para o seu problema - assim sendo, a menina precisa aprender a conviver com isso. Todas as noites, ela escreve bilhetes para ajudá-la a se lembrar de tudo o que é importante.
No dia seguinte, ela já não se lembra de mais nada, a não ser de coisas que ainda vão acontecer. E os bilhetes são sua única ajuda para auxiliá-la a viver.
Agora ela acaba de conhecer um cara incrível - Luke, mas que não consegue ver no seu futuro. Como ela irá fazer agora?

O que eu achei do livro:
Deslembrança é um livro legalzinho. É, só legalzinho mesmo.
Por um lado, a ideia de Cat Patrick é maravilhosa! Achei muito bacana alguém que só se lembra do futuro e esquece tudo o que está no passado. E, como a própria autora explica, faz todo o sentido que ela se lembre de coisas básicas, como andar, falar e fazer contas de matemática - pois são partes distintas do cérebro que são responsáveis por essas funções e pela memória. A escrita da autora é uma delícia - simples, leve e muito fluidia. Aliada com capítulos bem curtinhos, faz com que a leitura do livro seja bastante agradável e muito rápida!
A edição da Intrínseca ficou uma graça! O livro é um pouco menor do que o padrão da editora e tem uma capa linda demais.
Então, com tantos elogios, como o livro pode ser só legalzinho?
Explicou-me: faltou muita coisa para a história! A autora não desenvolveu bem essa característica da protagonista, não explorou tudo o que havia para ser explorado. Ela explica aos pouquinhos alguns aspectos da vida de London, mas deixa muita coisa no ar. Um exemplo: a garota precisa de bilhetes para se lembrar de tudo - bilhetes que ela escreve na noite anterior; mas quanto tempo ela leva, de manhã, lendo bilhetes?
Além disso, grande parte do livro é focada na vida escolar da protagonista, como é comum em livros YA, e no romance que ela tem com Luke. Quando vi que a menina não se lembrava de seu passado e que iria se apaixonar, eu achei que veria algo como naquele filme Como se Fosse a Primeira Vez (50 First Dates - http://www.imdb.com/title/tt0343660/). Mas não. Não é assim. A menina lê o bilhete que deixou para ela mesma, vê algumas fotos e pronto - já está novamente apaixonada pelo garoto. Se eu já acho estranho esse negócio de amor à primeira vista uma vez, todo dia é quase impossível de engolir. Esse era um aspecto que a autora precisava ter explorado - porque ficou muito irreal ver a London super apaixonada por um cara que, para ela, tinha acabado de acontecer - e isso todo dia! Nem um só dia ela duvidou desse amor.
Outra coisa que me incomodou bastante: logo no início, ela fala que não consegue ver Luke em seu futuro - coisa que nunca tinha acontecido com mais ninguém. E, claro, essa era uma das questões que eu mais esperava ver resolvida e explicada no livro. A autora dá uma meia explicação, super rapidamente, que de forma alguma conseguiu me convencer.
Mas a pior parte é o final do livro. Faltando pouquíssimas páginas para acabar, as coisas começam a acontecer - tudo de forma muito rápida. A autora não desenvolveu nenhum dos acontecimentos do final do livro, não houve uma evolução bacana. Passou a impressão de que as coisas foram meio jogadas, como em um rascunho que seria melhorado depois. No final das contas, eu terminei de ler o livro pensando se era parte de uma série, porque as coisas, de forma alguma, ficaram satisfatoriamente explicadas.
Sabe quando você lê aquele livro de quinhentas páginas pensando que ele seria melhor se tivesse apenas duzentas e cinquenta? Pois nesse caso é o oposto. Você termina o livro pensando "cadê aquelas outras duzentas e cinquenta páginas que iriam explicar tudo e deixar o livro perfeito?".
No final das contas, Deslembrança é um livro legalzinho, mas que precisava ter sido melhor desenvolvido. A autora é realmente muito talentosa e eu quero ler outras obras dela, com a esperança de que nos próximos ela não irá deixar a história com tantas coisas a serem desenvolvidas.

Nota: 5
Dificuldade de Leitura: 5

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com

AndyinhA 29/07/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

A história até tem uns momentos legais quando ela de propósito ou por esquecer-se de anotar o bilhete acaba sem querer esquecendo das pessoas ou assuntos comentados, geralmente nesses casos era quando dava uma pequena reviravolta sobre a situação dela e criava um mini caos.

Mas nos capítulos finais, a autora desistiu de fazer algo leve e sem compromisso para algo mais ousado e seguindo a linha investigativa e sinceramente não deu certo, a coisa ficou super fraca seguindo essa linha de policial (fraca, sem nexo e até sem contexto com o que ela vinha apresentando) e acabou terminando de um jeito insatisfatório.

Para saber mais, acesse: http://ow.ly/czN1k

Anne 13/06/2012

Deslembrança
- Esse livro narra a história de London, uma jovem com um problema de memória que só consegue se lembrar do futuro.

O que eu achei do livro: a narrativa, não é uma riqueza de detalhes, mas o livro é muito bom e me deixou uma lição com seus personagens principais London e Luke, eles eram muito fofos, ele com sua paciência para lidar com os problemas dela, e ela com sua persistência por uma amizade de uma pessoa difícil. Lindoooooo, amei!

Nota: 9
dificuldade de leitura:3

O Mundo da Mari 07/06/2012

Resenha - Deslembrança
London Lane é uma típica menina estranha que tem sua melhor amiga mais bonita, mais charmosa e que todos os meninos querem. Ela tem síndrome de Bella Swan, sabe? Branquinha, cabelo ruivo, prefere ler do que fazer parte de panelinhas e funciona de maneira diferente. Não lembra nada do passado, mas lembra do futuro. Sabe aquela sensação de que você não sabe se gosta do livro? Quer dizer eu tenho motivos para ambos os lados.

A história começou bem, apesar de ser um tema abordado pelo inverso, inicialmente foi fácil de ler. Em dois dias é possivel terminar a leitura, porque a linguagem é suave, bem adolescente e a história é curtinha. Tão curtinha que ainda estou com raiva do final. A melhor amiga dela é Jamie e eu não sentiria falta dela no livro. Mimada, chata e egoísta.

Dá um pouco de nervoso se colocar no lugar dela, porque deve ser chato e irritante não lembrar o que você vestiu na noite passada, apesar de que nunca lembro o que como. London tem altos e baixos no humor, típico da idade, mas não é uma pessoa infeliz por conta disso.

Duas coisas te prendem na história: O mistério que envolve o desaparecimento do seu pai - a mãe dela age como se ele não tivesse existido - e isso é bem estranho. Principalmente que a falta de memória dela é a resposta para tudo. E tem Luke, o namorado mais fofo da face da terra! Eu fiquei com muita inveja, mesmo quando ele descobriu que London só lembrava dele por bilhetes, o romance foi natural, gostoso, como toda adolescente merece ter.

A história começa a ficar legal quando London acha que está tendo previsões do futuro, quando na verdade, está lembrando de acontecimentos bem sérios do passado. Quando comecei a ficar animada com as investigações sobre a grande bomba que a vida dela, referente ao seu pai, as mentiras da sua mãe e então, o livro acaba.

É isso. Estou com raiva do final. Quando superar, eu volto.

Naty 05/06/2012

www.meninadabahia.com.br

Apesar do aperto no peito, que me faz odiar os passarinhos cantando e tudo o mais,
sei que precisava ler isso hoje, e que vou precisar ler de novo amanhã.
Para mim, ler é lembrar.
Pág. 194

Quando era mais nova, London e o irmão estavam na van do pai, no estacionamento do supermercado, esperando ele retornar. Seu irmão foi sequestrado e ela começou a gritar desesperadamente. Seu pai pegou a van e foi atrás dos sequestradores, mas eles sofreram um acidente. Foi quando London morreu. Às 4h33 seu coração parou de bater. Logo depois foi reanimada, mas um estranho evento ocorreu.

London se esqueceu do passado. Suas únicas lembranças eram do futuro, do que iria acontecer a partir do dia seguinte. Todo dia, ela anotava as lembranças, porque exatamente às 4h33 sua mente fazia uma limpeza e ela se esquecia de tudo.

O início do livro é confuso. Diferente de Antes de Dormir, a autora nesse livro não explica – de início – qual o problema de London e se você não tiver lido a sinopse ou as orelhas da capa vai se sentir confuso. À medida que a leitura avança e London vai explicando o problema, você começa a entender os bilhetes diários, as confusões na escola e a leitura começa a ficar gostosa. Quando Luke entra em cena e um romance se anuncia, fica ainda melhor. Luke é um fofo e é justamente tudo que London está precisando. Há também sua melhor amiga. Luke, Jamie e a mãe de London são responsáveis por sua sanidade. Adorei a construção dos personagens e do fato deles aceitarem que ela sabe qual será o futuro deles, mas não estão nem um pouco ansiosos para saber qual será e nem a pressionam sobre isso e outras coisas, como por exemplo qual o número da mega sena, rs.

Uma coisa que gostei em London é que, se algo ou alguém a magoou naquele dia, ela simplesmente não escreve no bilhete, simplesmente para não lembrar e sofrer novamente. Ela é corajosa, determinada. E tenta levar uma vida normal, à medida do possível.

Meu rosto queima quando caminho até a frente da sala para pegar o passe da mão do S. Ellis. Deixo a sala de aula e, no corredor, meu constrangimento diminui rapidamente. Esse é o tipo de mancada que sempre vou odiar: os pequenos erros que me fazem parecer uma idiota.
Mas, hoje não.
Hoje tem neve no pátio.
Hoje tem Luke.
Pág. 50

Outro ponto alto da história é quando ela lembra algo do passado. Desde o acidente é a primeira vez que isso acontece e esse fato serve de base para o que irá acontecer no restante do livro. Você fica curioso para saber o que é e vai lendo com aquela vontade gostosa de descobrir logo.

Gostei bastante de Deslembrança, de Cat Patrick (Intrínseca, 256 páginas, R$ 24,90). O final supera o início confuso, apesar dele ser bem corrido. A autora poderia ter se alongado mais na história, mas acho que por não ser uma história policial ou de suspense, ela preferiu não se aprofundar nesse quesito. Recentemente a autora deu entrevista para a Revista Magazine e disse que está escrevendo seu próximo romance. O enredo é bem original.

Você já está escrevendo seu próximo livro, “The originals”. Como ele será?
CAT: Ele é sobre três clones que vivem como uma pessoa para evitar seus passados. Eles dividem os dias em três turnos: um vai à escola de manhã, o outro à tarde e o último assiste a aulas à noite e tem um trabalho noturno. É um livro sobre pessoas que tentam se encontrar, quando você se sente apenas como mais um na multidão. Tem romance e mistério.

Cat também conta sobre o andamento da adaptação do livro para o cinema.

A autora comentou que escreveu Deslembrança depois de ter as gêmeas. Ela passava muito tempo acordada, estava cansada e esquecendo-se das coisas. Resolveu colocar no papel e o romance saiu. Lembrei de Chelsea Cain, durante a gravidez, ela teve muita insônia e dessa insônia resultou a série Archie & Gretchen.

Mia Fernandes 18/08/2023

A Dory literária
"Mas não se lembra de verdade. Sabe, você pode dormir e se esquecer de tudo. Eu não tenho esse luxo."

Sabe aquele filme, Como se fosse a primeira vez ?. Então se você amou aquela comédia romântica, é praticamente certo que vai amar esse livro. Caso contrário, passe longe. Pq eu queria ter esquecido .

Talvez seja até por isso que adiei fazer a resenha. Para esquecer que nem a protagonista.

Como coloquei no andamento da leitura, os meus sentimentos era bem montanha russa. Tinha hora que gostava dela (quando ela queria descobrir sobre o seu pai) e horas que detestava (quando ficava só babando pelo boy e bancando a bola de cristal ).

Lá pelo final, houve um plot que salvou a leitura. E te deixa querendo saber mais. Um certo encontro que ficou pra a nossa imaginação.

Será que é bom você esquecer todo seu passado, o seu dia anterior, mas saber o que vai acontecer no seu futuro ?

Xoxo
Mia fernandes.