A Casa das Orquídeas

A Casa das Orquídeas Lucinda Riley

Resenhas - A casa das orquídeas

Gabriela.Jeronymo 09/05/2022

Amo os livros da Lucinda, mas acho que esse não me conquistou tanto igual outros que já li.
Talvez estava com uma expectativa totalmente diferente do que aconteceu, mas não deixou de ser bom.
Mas confesso que fiquei muito triste com a história de Olivia, gostava muito dela.

Debora.Oliveira 05/05/2022

Releitura concluída com lágrimas nos olhos
Lucinda Riley é minha autora favorita da vida e ter o prazer de reler as suas obras é algo único! Concluí esse livro com lágrimas nos olhos e feliz por ter um livro como esse! Me apaixonei de novo pelos mistérios e os protagonistas e recomendo esse livro à todos!

Se você ainda não leu nada da autora, essa é uma excelente escolha! A narrativa mescla presente e passado, com muitos mistérios e um casa que traz muitas histórias!

Quote:

"...sou grata por ter aprendido a lição mais importante que a vida pode oferecer: tudo que temos é o momento presente.""

Carla 29/04/2022

"Quando você mexe em um segredo do passado, é como se abrisse as comportas de uma represa (...)
(...) Porque a água cai e se espalha por lugares que você não esperava.”

Julia é uma pianista muito talentosa e famosa, mas acabou de viver uma tragédia muito grande na sua vida e então resolve retornar para a sua cidade natal, Norfolk, na Inglaterra, já que ela vive na França. Abandonando temporariamente sua fama e fortuna para viver em um chalé em uma pequena cidade, ela tenta recomeçar. Ela faz uma visita a tão amada Wharton Park, onde ela cresceu e teve incríveis experiencias ao longo da sua juventude e reencontra Kit Crawford, um velho conhecido. Kit então lhe entrega um diário antigo da família de Julia e ela mergulha em uma velha história que envolve algo que ela tando ama, Wharton Park.

Lucinda criou uma belíssima história. Incrivelmente bem escrita, bem desenvolvida e inteligente. Como é do seu feitio, ela faz um mix de culturas que eu amo! Nessa história ela envolve Inglaterra e Tailândia.

O talento dela em escrever detalhadamente sobre um lugar, uma cultura e sobre pessoas reais é inegável. Ela escreve e parece que tudo cria vida. Isso faz com que o leitor se transporte para o local onde está sendo contada a história e foi exatamente assim que eu me senti. Eu me envolvo sempre bem mais na história quando ela é inteligentemente bem descrita, fazendo com que eu indiretamente esteja nesse lugar e assim é feito nessa história. Wharton Park não sai da minha cabeça, fecho os olhos e posso ver aquela linda propriedade, o grande terreno e principalmente as orquídeas. Ah, que lugar deslumbrante! E a Tailândia? Terminei essa história louca para conhecer de pertinho. Conhecer a cultura e as pessoas.

"Toda casa tem seus segredos, e todo amor, seu preço"

Ah, mas não se engane, nessa história tem um belíssimo romance! E é belíssimo com todas as letras! É tão simples, leve e principalmente maduro. A personagem principal precisa de espaço, precisa de tempo e o mocinho a entende tão bem, age de forma tão bonita, que simplesmente virou um dos romances mais bonitos que já li. Ele é tão compreensivo, de verdade, que em meio a tantos outros desenvolvimento masculino, acaba sendo uma surpresa. O que não deveria. Eu simplesmente amei o romance, amei que eles são o que são sozinhos e juntos são maravilhosos.
E em paralelo um romance com muita história a ser contada (mais que isso é spoiler :P)

Ao longo de cada história criada por Lucinda, eu me apaixono mais pela forma dela de escrever, de criar e de dar vida. Mas essa, acredito que tenha ganhado meu coração como nenhuma outra ganhou, foi direto pro topo das minhas histórias favoritas! Eu recomendo muito essa leitura, não deixe a quantidade de páginas te assustar hahahah, no final a gente pensa sempre que queria um pouco mais.

“Em meio à dor e à felicidade da jornada que percorri nos últimos dois anos, eu aprendi a lição mais importante que a vida tem a oferecer e fico feliz por isso. Tudo o que temos é este instante."

“A verdade completa de repente fica clara para mim. Porém, ela me consola ou me assusta? Wharton Park não pertence aos Crawford. Nós pertencemos a ela.”

Essa é uma história regada de histórias de amor, dramas e descobertas. Nela, Julia embarca no passado para se reerguer no presente, aprendendo com os habitantes que já passaram por lá. Junto com ela, o leitor embarca nessa longa e deliciosa jornada.
A trama se desenrola entre passado e presente. O passado conta a história da tão amada mansão Wharton Park, que ao mesmo tempo é bem misteriosa e no presente ela está a venda por conta das inúmeras dividas que uma casa tão grande deixou. E é aí que a minha querida Lucinda desenrola uma super história de amor e de dor.

Os personagens que dão vida a essa história, são carregados das sua próprias histórias e experiências, que ao longo da leitura nós vamos tendo mais acesso, vamos mergulhando mais em cada um deles. O mais legal é que ao fazer um paralelo entre passado e presente, podemos ver os elementos em que definem ou não a personalidade de uma pessoa. A carga emocional, os traumas, as experiências e vivencias que levam as pessoas a serem o que são e, também, aquilo em que podem ser, não facilmente, mas podem, modificadas ao longo do tempo e de novas experiências e relações. O que a história nos passa é que, apesar das coisas ruins, das pedras de tropeços, não devemos deixar essas coisas definir o rumo das nossas vida. Não devemos perder o tão pouco tempo em que temos aqui nesse mundo. Recomeçar é preciso! E eu percebi lendo as passagens do passado e o rumo em que tomou e o que a personagem se tornou e em contra partida o momento em que Julia estava, ela podia escolher o que seria dali pra frente, uma vida amargurada ou criar uma bela e nova história.

“Ele não sentia mais que cada amanhecer simplesmente anunciava outro dia a ser suportado. Pela primeira vez na vida, estava feliz de verdade.”

Rhayssa Andrade 25/04/2022

A casa das Orquídeas ?
Primeiro livro que leio da autora e gostei bastante. Só não dei 5 estrelas porque percebi em alguns mentos que a autora queria colocar a propriedade Wharton Park como um "personagem" na história assim como o café é Gilmore Girls mas eu não consegui captar isso mesmo ela tendo a sua importância no enredo.
Fiquei triste durante a parte das guerras e achei desnecessário o fim de Olivia. Ela poderia ter tido um fim mais agradável. Achei injustiçada.
Gostei de viajar nas páginas do diário e gostei da Lídia vozinha.
Um ótima leitura mas não perfeita.

Amanda 23/04/2022

História muito boa
A história do livro é bem diferente do que imaginei. Ela intercala entre presente e passado de forma clara e intrínseca, e é cada plot twist que você nem imagina. Recomendo muito a leitura, e estou ansiosa pra ler mais histórias da autora.

Bruna 21/04/2022

a casa das orquídeas
Tudo o que temos é este instante.

?O melhor que podemos esperar é ter momentos de felicidade e aprender a
aproveità-los enquanto podemos.?

?Qualquer que seja a maneira
como a morte vem, a perda é
inaceitável para quem fica.?

?Cada um reage de uma maneira diante das
tragédias. Nenhuma maneira é errada.?

Dayla 13/04/2022

Fiz bom proveito da leitura
Simplesmente maravilhoso! A maneira como as histórias familiares se enrolam e desenrolam do começo ao fim é empolgante e enternecedor, trazendo um quentinho para o coração com um final melhor do que você imagina - porque aliás, quase nada é previsível nesta história! Os segredos e surpresas ao longo do livro me fizeram ficar de boca aberta um atrás do outro com aquela expressão de - ?não creioooo!!!?
A autora escreve com delicadeza sem perder a riqueza, lê-la torna fácil navegar pelos capítulos até perder a noção do tempo. ?Um bom livro é que você começa a ler com interesse e termina com proveito?, este livro foi assim para mim.

Thaís 11/04/2022

Arrasando mais uma vez
Lucinda Riley não decepciona né
Esse livro foi um misto de emoção
O presente desde o início me prendeu muito, mas o passado..., pra mim foi difícil, a primeira metade do passado foi de boa, mas quando o Harry começa a narrar depois da guerra eu não aguentava mais, fiquei com um ódio, mas daí quando ele (o Harry) volta pra Inglaterra melhora ent sucesso, fingimos que o surto não aconteceu!
Quando eu comecei a ler o plot do final achei desnecessário, mas depois eu gostei e achei importante
Gosto muito da escrita da Lucinda, como ela entrega um romance sem ser clichê, e como você percebe que todos os personagens tem diversas camadas e são humanos
No geral foi uma leitura muito boa, recomendo ??

Mariana 01/04/2022

Eu comecei a ler os livros da Lucinda ano passado, o primeiro que li foi "As Sete Irmãs".
Amo como ela nos leva até o lugar sem muitos detalhes...
Recomendo a escritora, sem dúvidas! Ela era realmente muito boa no que fazia.
Agora falando deste livro "A casa das orquídeas'', vou confessar que ele foi até agora o que eu menos gostei dela, mas não chego a odiar hehe.. amei a escrita, mas no final, imagino que ela tenha viajado um pouco.
A história é legal, envolvente e considerando que tem 500 e poucas páginas, eu li bem rápido.

Adri.Cajado 26/03/2022

Tudo que temos é o momento presente!
Uma casa, duas gerações de uma família, passado e presente, a guerra, amor e traição, segredos e sofrimento.
Amei os temas nessa história – a música com os pianistas e as orquídeas que são levadas do Oriente para a Inglaterra..... realmente lindo isso!

Essa leitura me surpreendeu. A Autora é incrível na sua maneira de descrever os lugares e as emoções dos personagens.

Júlia e Kit no presente, quebrados e sofridos se reencontram e descobrem como os segredos do passado influenciaram e podem mudar as suas vidas.
Olívia e Harry no passado, uma vida que ensinou a grande lição da história “Tudo que temos é o momento presente”, tendo eles vivido momentos de amor e felicidade cada um à sua maneira mas também sofrimento por conta das suas responsabilidades com a família, herança e nobreza.

A personagem mais incrível e que “costura” tudo direitinho é a Elsie.... de coração e amor imensos, sem deixar de cumprir o seu papel, fazendo o que deve ser feito. Mas vamos combinar que o muito super incrível fofo é o Kit – apaixonante!

Ju * 24/03/2022

Quebrei a cara, mas valeu a pena
Aqui conhecemos duas gerações de famílias, na década de 1940 e nos "nossos tempos".

A história se passa em parte na famosa Wharton Park, uma propriedade na Inglaterra, e em parte em Bangkok, capital da Tailândia.

No presente, encontramos Júlia, uma renomada pianista que acabou de passar por uma terrível perda; e Kit, o herdeiro da propriedade.

Eles descobrem que a casa carrega muitos segredos dos antepassados: o jovem casal Harry e Olivia foi separado pela Segunda Guerra, trazendo dificuldades inimagináveis para suas vidas.

O que Júlia e Kit não sabem é que as consequências podem afetá-los ainda hoje.

É difícil falar do livro sem dar muitos detalhes, porque a trama é bem amarrada - e muito bem escrita.

A autora faz um ótimo trabalho ao descrever os ambientes, personagens, sensações... a leitura fluiu muito bem!

Maaaaas eu tinha ideias do que poderia acontecer com os personagens e quebrei a cara hahaha julguei mal as situações, mas nada que afete a minha percepção do livro.

Por fim, gostei porque a autora abordou temas que eu vejo pouco na literatura, como música clássica (li ouvindo algumas sinfonias) e orquídeas.

Karina 26/02/2022

"Sou grata por ter aprendido a lição mais importante que a vida pode oferecer: tudo que temos é o momento presente".
Amo a forma como a Lucinda Riley consegue unir acontecimentos intergeracionais em suas histórias. É um livro maravilhoso, como todos da autora que li até o momento.

Suh 24/02/2022

Tudo o que temos é esse instante
De início, eu não dava nada por essa estória. Juro. No entanto, já nas primeiras páginas, descobri um livro com uma escrita tão perfeita e bem desenvolvida, que a minha leitura fluiu nas primeiras páginas quando a estória ainda não tinha me prendido. Foi uma leitura tão leve inicialmente, e do meio pro final, muito intensa. Eu pensei que meu coração havia sido arrancado do peito, nas partes emocionantes que me destruíram e parecia que alguém tinha vindo me bater de tanta raiva que eu fiquei em alguns (VÁRIOS!) momentos. O que eu mais amo na leitura é essa capacidade de uma estória me envolver tanto, quando eu nem sonhava que isso pudesse acontecer.
E SÉRIO? ESSE LIVRO POSSUI MUITO PLOT TWIST. MUITOS!! Eu morri a cada um deles. Foi incrível!!!!!!!!!! O que tirei como lição é o fato de que a impulsividade pode resultar em grandes tristezas, não apenas na própria vida, mas também das pessoas com quem se convive e que sempre podemos recomeçar, pois a vida dá muitas voltas, ou seja, nunca é o fundo do poço, embora pareça ser.

Aline 17/02/2022

Lucinda Riley tem uma forma muito cativante de escrever que nos prende a história e nos faz querer saber mais. Muito bom.

Bea 12/02/2022

Surpreendente
Gostei muito da história, ela é leve, interessante e me prendeu, isso fez com que eu terminasse a leitura de forma rápida. Os personagens são muito maduros e tomam decisões boas, decisões em que conseguimos compreender que era o melhor a se fazer. Senti um misto de emoções na leitura, há um mistério que vamos descobrindo aos poucos da qual mostra ser uma história surpreendente.
Gostei dos personagens, dos dramas, dos romances, das reviravoltas (exceto uma em específico, porém não posso detalhar senão será spoiler), da personalidade de boa parte, enfim, a história do início ao fim é excitante e nos fazem querer mais, um livro que recomendei a uma amiga e recomendo para qualquer um que esteja interessado em uma certa fofoca, em mistérios sendo descobertos, traições, superação de luto e um romance maduro, sem muito drama envolvido (pois já basta o que a personagem principal está passando). No entanto, houve partes que li rapidamente e segui ocorridas no final do livro, assim, não li realmente de forma a prestar atenção, pois tais partes eram arrastadas e não me prendeu ao que estava acontecendo. No geral, um excelente livro da qual recomendo muito.