Viva Para Contar

Viva Para Contar Lisa Gardner

Resenhas - Viva para contar

Ana Pettres 27/03/2023

De tirar o fôlego
Foi o primeiro livro que li da Lisa e já me apaixonei pela escrita dela. Já no primeiro capítulo eu queria mais e mais? não é daqueles livros que você demora para pegar gosto pela estória ou se identificar com os personagens.
É uma estória forte, principalmente para quem é mãe ou pai, pois nos faz avaliar até onde iríamos por nossos filhos. Será que nossas escolhas são as melhores? Ou somos tão cegos pelo amor que a realidade não consegue ser percebida?!
Até uns 80% do livro tinha várias desconfianças de quem poderia ser o assassino, porém sem dados para relacionar aos crimes em si, foi uma surpresa a forma como o final foi apresentado, sem pontas soltas, explicando cada um dos envolvidos.
Quando estava em uns 60% da leitura descobri que esse livro é o segundo de quatro livros abordando a estória da detetive D. D. Logicamente já estou com os outros 3 prontinhos para serem lidos!!
Recomendo muito a leitura para quem quer um suspense de verdade, que te faça pensar nas loucuras e perturbações que a mente humana pode sentir e causar.

Maiara W 12/02/2020

Ótimo
Impossível parar de ler antes de terminar.

Jaqueline 24/03/2021

Este foi o terceiro livro da autora que li e o que mais tinha expectativas por envolver um hospital psiquiátrico infantil e por abordar traumas da infância. Embora eu tenha gostado do mistério e da forma com que a autora trabalhou os personagens principais, senti que o desfecho não recebeu a merecida atenção, ficando fácil descobrir quem estava envolvido nos crimes. A detetive D.D. estava mais tolerante e a interação dela com os outros investigadores e até com os suspeitos é feita de uma forma mais humana do que nos outros livros. Acredito que ela ficou sensibilizada por algumas histórias com que teve contato. Das personagens principais, gostei bastante da Danielle e do carinho que ela tinha por todas as crianças com que trabalhada. Acredito que um dos méritos do livro é possibilitar a reflexão das pessoas acerca do que é um tratamento humanizado quando o assunto é doença mental, um assunto tratado como tabu por tanto tempo.

Mari 17/12/2020

Uma desenvolvimento muito bom, mas final nem tanto
É um livro de 400 e poucas páginas que te prende ao ponto de ler em 2 dias. É um desenvolvimento incrível, em cada parágrafo um novo detalhe que você vai conectar lá na frente e faz todo o sentido.
Mas acho que pelos 80% poderia ter sido um pouco melhor desenvolvido, não tirando o mérito da trama, eu indico de olhos fechados, mas o final foi um pouco previsível, e com poucos detalhes, diferente da trama. Foi meio que de 'última hora' o final.
Mas vale muito a leitura!!

Nayarapeixoto 31/01/2023

Viva para contar
A temática do livro não é para qualquer um. É um livro pesado, que fala de doenças mentais em crianças. Ao mesmo tempo, traz uma conscientização sobre esse tema e acho que ajuda as pessoas a buscarem ajuda para seus filhos.
O enredo principal, que traz as história de Danielle, Victoria e D. D. se encaixam de uma forma que você nem imagina. E conforme vai chegando no final do livro, onde tudo realmente se encaixa, fica impossível de largar e você só quer descobrir o que aconteceu.

Vladia Castro 10/07/2021

Viva para contar (Lisa Gardner) ****
Suspense bem legal. Danielle vê sua família toda ser morta pelo pai e, mesmo 25 anos depois, sofre por ter sido a única sobrevivente. Ela trabalha em um setor de tratamento de crianças com problemas psiquiátricos, em um hospital. A detetive D.D. começa a investigar casos de duas famílias em que todos os membros foram assassinados. Um serial Killer? E o q esses assassinatos teriam a ver com a ala em q Danielle trabalha? #vivaparacontar #lisagardner #novoconceitoeditora

Stela Nowakovski 22/11/2022

Este livro me surpreendeu positivamente. Os personagens são bem construídos, com histórias plausíveis. A Abordagem de alguns temas foi, às vezes, excepcional e outras medíocres, porém o resultado final foi muito satisfatório.
A maneira que a autora descrevia certas cenas foi genial, nos fazendo acreditar que a história tomaria certo rumo ou que se tratava de certo personagem e no fim, ocorria uma volta surpreendente.

Biel 17/09/2012

Viva para contar aborda uma temática contundente, que nos envolve do início ao fim neste emaranhado de suspense, intrigas e crimes inimagináveis. Em uma noite quente de quinta-feira em Boston, um crime suspeito acontece. Toda a família foi assassinada de modo digno a uma pessoa experiente. O pai - e possível suspeito - está entre a vida e a morte; D. D. Warren com sua equipe investigativa entra em ação, buscando soluções para este crime. Danielle Burton é uma enfermeira especializada no tratamento de crianças psicóticas - almas antigas, como diria um certo curandeiro - e tem seu passado manchado por uma tragédia familiar quando era criança, tendo-a como única sobrevivente e ainda assim traumatizada. Victoria Oliver é uma mãe que abandonou uma carreira de sucesso a fim de tratar do filho, uma criança psicótica e que sofre de distúrbios mentais. A vida dessas três mulheres - D. D. Warren, Victoria Oliver e Danielle Burton - se cruzam, sobretudo quando uma série de assassinatos vem acontecendo em tão pouco tempo; será um serial Killer à solta? E o que estas crianças tem a ver com isso? Este é um caso que D. D. pesquisa profundamente em busca de respostas.

Algo muito interessante é como o livro é decisivo; é evidente que houveram muitas pesquisas concernentes a este tema; Diria que "Viva para contar" é um livro que ora você está quase dormindo e ora você está arfando em meio a tanto mistério.

"-Ele tentou me salvar.
-Talvez. Ou talvez não. A telefonista perguntou a ele o que aconteceu.
Você sabe o que ele disse?
Eu balanço a cabeça, chocada.
-Ele disse que foi o diabo que o mandou matá-la. E disse que era melhor que a ambulância viesse depressa. Porque ele ainda não favia terminado." pág.339

É de fato impressionante todo o enorme livro se passar em apenas quatro dias - O livro é divido em blocos que são os dias, e cada bloco possui inúmeros capítulos.- Repleto de informações adicionais o livro é uma fonte inesgotável de conhecimento.As crianças psicóticas estão em um dilema; em um minuto amam inexoravelmente seus pais, em outro estão blasfemando as piores injúrias que uma pessoa pode desejar em relação à morte da outra. A insensibilidade pertinente a algo anormal é também um fato presente no livro.

"Recoloquei dedos deslocados no lugar, fechei cortes profundos com cola Super Bonder(falaram sobre isso no Discovery Channel) e cobri costelas quebradas com fita adesiva. Tudo o que preciso é de alguns produtos do dia a dia, e posso ser uma ótima paramédica." pág. 407

A editora Novo conceito teceu um trabalho fabuloso nesta obra, com ótima diagramação, o mínimo de erros ortográficos e capa muito fisgante, condizente com a obra. Lisa Gardner uma autora Best Seller cria uma história convincente e além disso explora um tema que raramente e abordado em livros de ficção; Gardner tem um sucesso em suas mãos. É por estes motivos que "Viva para Contar" entra para a lista de livros favoritos. Uma obra muito recomendável, Leiam !
Bisonho 25/09/2012minha estante
Ótima resenha, apesar dos erros de digitação sua resenha está ótima, vc falou das partes interessantes do livro
Execelente

Juliana ;* 18/11/2012minha estante
Oi Biel!
Parabéns pela resenha, gostei bastante!
É realmente muito impressionante que todo o livro se passe em apenas quatro dias, mas gostei demais disso no livro.
Essa leitura mexeu bastante comigo, principalmente por tratar de crianças que são mesmo o meu ponto fraco.
Muito favorito meu também apesar de me decepcionar um pouquinho com o final.
Gostei muito mesmo da resenha! Parabéns! *-*
Um beijo ;*

Helen247 21/01/2022

De tirar o fôlego
Essa foi uma leitura tensa, perturbadora, mas fascinante até a última palavra. Esse é o terceiro livro da autora que leio e também o terceiro que me deixou sem palavras.

A história possui três pontos de vista. No início, não conseguimos entender onde cada ponto de vista se conecta com os outros e esse sentimento pendura ao longo do livro, nos fazendo ficar cada vez mais curiosos sobre cada personagem.

Eu consegui deduzir quem era o assassino, porém apenas quase no final do livro. Mesmo assim, os capítulos finais foram chocantes.

Esse é um livro pesado e, por isso, não é para todos. Mas para aqueles que amam o gênero, recomendo de olhos fechados!

Anna.Alves 30/08/2020

Final me decepcionou
Desfecho meio óbvio ao meu ver. A história foi muito bem construída, mas não gostei do final. Esperava algo mais chocante. Mas a leitura é fluida, boa, e escrita boa.
biaroza 21/09/2020minha estante
Senti o mesmo

Géh @gessicaelivros 21/09/2020minha estante
Tbm gostei muita da narrativa da autora, porém tbm esperava mais do final. Um livro tão grande em descrições e o final não surpreende.

Thais 02/07/2020

Livro bem mais ou menos
A história começou muito bem e me prendeu, mas desandou do meio em diante.
Previsível o desfecho, percebi logo quem era o assassino e achei bem viajado. Não gostei.

Susu 10/03/2022

Eletrizante
Estou apaixonada pelos livros da Lisa, não ia com a cara da DD mas nesse ela foi menos rabugenta rsrs, a história é maravilhosa e eletrizante do início ao fim!

Eli Coelho 24/06/2012

Investigação + Crianças Psicoticas + 3 narrativas instigantes = O melhor de 2012
Narrativa agil e inteligente, capítulos curtos e com muito suspense.
Acompanhamos 3 personagens em capítulos que se alternam.

DANIELLE BURTON: sobrevivente de um massacre no passado. Hoje trabalha na ala psico-pediátrica de um hospital. Narrado em primeira pessoa.

VICTORIA ORSI: uma mãe que vive um drama familiar com seu filho. Narrado em primeira pessoa com muito suspense e emoção.

D.D WAREN: investigadora de um caso de massacre familiar.O pai da família é o principal suspeito mas outro caso semelhante dá indícios de que pode ser um serial Killer que extermina famílias em seus crimes.

Inteligente representar o ceticismo de algumas familias com a medicina convencional através do personagem Andrew Lighfoot e seu tratamento mistico e alternativo.

Faltou estrela para esse livro. SIMPLESMENTE ÓTIMO.

Cris Paiva 16/05/2014

Esses livros da Lisa Gardner são nervosos. Tanto no clima quanto no tema.

Quando eu comecei a ler, me surpreendi quando a autora abordou a questão de crianças psicóticas. Eu não espera isso, e não pude deixar de fazer um paralelo, durante a leitura, com o caso do menino Marcelo Pesseguini.

A autora, na nota final, disse que fez uma extensa pesquisa sobre o tema, e eu acredito. Apesar do tema forte (que chegou a me dar mal estar), as situações são verossímeis. É difícil acreditar que crianças possam agir dessa maneira, mas quando você se lembra de casos que saíram nos jornais, passa a compreender que a infância tem seu lado obscuro.

A psicose infantil serve como tema de fundo para os assassinatos de famílias inteiras cometidas no livro. E logo fica claro, que há uma pessoa envolvida nos crimes, e que este tem ligação com um massacre que aconteceu no passado. D.D. tem de ligar as pontas, e unir os crimes para achar o/a maluco/a que está fazendo isso. Ao mesmo tempo ela tem de dar um jeito de transar com urgência!! A falta de sexo e o aparecimento de um novo investigador bonitão a estão fazendo subir pelas paredes feito uma lagartixa. Ela precisa dar um jeito de desvendar esse crime rapidinho, para que possa partir rapidamente para o que interessa: SEXO!!

D.D. tem uma maneira própria de desvendar crimes. Ela não é o novo Sherlock Holmes e nem o detetive Poirot. Seus métodos investigativos não tem nada a ver com os dos detetives famosos da ficção, são bem mais mundanos. Ela escolhe um alvo e tenta descobrir as motivações da pessoa para o crime, enche a pessoa de perguntas irritantes e joga toda a culpa do mundo em cima dela. E quando a sua teoria se prova errada,ela parte para a próxima vítima. É um método de eliminação de suspeitos bem controverso, mas até que funciona, apesar de as vezes parecer um joguinho de adivinhação e não uma investigação policial. Mas quem disse que os policiais não agem assim na vida real?

Só ganhou 4 estrelinhas por que queria que a autora tivesse explorado mais o lado pessoal da DD e do investigador bonitão que sabe cozinhar. Os dois tem uma química ótima e eu quero ver mais deles nos próximos livros.

Avilla Giovanna 24/04/2020

Um bom suspense mas eu esperava muito mais. A premissa foi ótima mas a execução não atendeu às minhas expectativas.