Viva Para Contar

Viva Para Contar Lisa Gardner

Resenhas - Viva para contar

Paloma Viricio 27/09/2012

Lute para viver até o fim
Por Paloma Viricio

Visão Geral

Se você presencia-se sua família ser totalmente destruída por causa de um crime tenebroso que acabasse com a vida dos membros desta... Menos você. Conseguiria seguir em frente? Acredito que é dificil até mesmo imaginar uma tragédia dessas, né? Entretanto é isso que acontece com Daniele, uma menina que sofria abusos sexuais do pai e teve que viver para contar a história de morte, tristeza da família dela. Ela cresce, forma-se em enfermagem e trabalha auxiliando crianças com perturbações mentais.

Do outro lado está D.D. Warren, uma mulher forte, decidida e detetive exemplar que consegue degustar um mega sanduíche em qualquer situação, inclusive diante de corpos dilacerados responsáveis por compor a cena de um crime recente. Na vida profissional está bem resolvida, a não ser pelo fato que esta sempre está no caminho da amorosa. Afinal, até mesmo uma mulher durona e decidida sente-se carente em algum momento da vida.

E ainda contamos com a figura de Victória, ex- esposa de Michel e mãe de Evan e Chelsea. O filho do casal nasce com um sério problema psicológico que gera a separação dos pais, o cansaço emocional da mãe e ainda pode colocar a vida dela em risco.
Assassinatos hediondos envolvendo a morte de famílias inteiras começa acontecer em Boston e D.D entra em ação. Será que ela conseguirá juntar as peças desse quebra-cabeça? Como esses três personagens principais irão se entrelaçar?

Viva para contar é um livro forte, que trata de assassinatos em série e mostra a realidade de crianças com distúrbios mentais e a dor sofrida pelas famílias dessas que acabam integrando um final surpreendente. Você deve estar se perguntando se vale a pena ler. Claro que vale! Porém é melhor reservar uma dose dupla de fôlego e torcer que Viva para contar.

Designer e Diagramação

O livro é grande(479 páginas), mas a história é tão deliciosa e envolvente que você irá ler sem perceber que está chegando ao final. Ele tem um toque sombrio, ótima dica para fãs de segredos assustadores. A capa diz muito sobre a obra e passa sensação de suspense total. O Kit é composto por uma caixinha (que ajuda a proteger o livro), marcador, um quebra-cabeça e o livro... Sensacional.

Sobre a autora
Lisa Gardner é autora best-seller do The New York Times e já escreveu doze romances. Ela mora com sua família na região da Nova Inglaterra e está trabalhando na próxima história da investigadora D. D. Warren.

O trabalho Lute para viver até o fim de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Georgia Bugov 01/10/2012minha estante
muito bom *-* eu adoro um suspense

Cris21 01/10/2012minha estante
Legal esse livro. Adoro o gênero dele e estou doida pra ler!

Escuta Essa 01/10/2012minha estante
Adoro esse tipo de livro que mistura suspense, assassinatos e tudo mais!
Super resenha
Renata
Escuta Essa

Gabi Suzart 04/10/2012minha estante
Parece ser bem interessante esse livro, ainda não li nada policial, mas minha irmã tem um livro aqui, e eu acho que vou ler para ver se me interesso pelo gênero...
Livros com três histórias, o torna mais interessante e faz com que a gente tente descobrir como os personagens iram se encontrar, pela resenha deu pra perceber que o livro prende bastante a atenção do leitor, mesmo sendo grande.
Beijoos :*

Jess 06/10/2012minha estante
Ganhei esse livro esta semana, sinceramente só li por cima a resenha, para não perder a emoção na hora em que eu for ler (sim eu tenho um pessimo costume), ms enfim pelo que pude perceber o livro nos deixa 'preso' a ele, adoro o genero policial/suspense!

Mari 08/10/2012minha estante
Eu não tinha me interessado muito pelo livro, mas depois dessa resenha, não vejo a hora de ler.

biiahsl 11/10/2012minha estante
Conheço pessoas que já leram e disseram que é mesmo bem forte e marcante. Fiquei muito curiosa para saber o que acontece no final.
Beijos

12/10/2012minha estante
Nossa... Adorei! Esse eu quero ler :D

Beijinhos!

Maristela 23/10/2012minha estante
Já vi que vou gostar muito desse livro. Vou acrescentá-lo na minha lista de desejados. Gostei da resenha, está ótima

Silvando 26/10/2012minha estante
Parece bom gostaria de ler.

Genilda Silva 26/10/2012minha estante
O livro parece enorme, mas a estória pelo jeito faz jus ao número de páginas.

Saleitura 27/10/2012minha estante
Maravilhosa Resenha! Viva para contar é uma história envolvente e muito emocionante. Realmente é isso que você colocou Paloma "o importante é lutar parta viver até o fim."

joão 29/10/2012minha estante
Uma resenha incrível, espero que o livro me mostre tudo isso que você conseguiu transmitir.

Daiane 22/01/2014minha estante
Muito boa sua resenha! Excelente!!!

Hester1 14/04/2016minha estante
Peguei este livro estes dias, li apenas as primeiras páginas, mas já percebi que terei que ler lentamente para poder absorver o impacto. Está me parecendo tb muito interessante, pois vejo um outro lado de uma estória. Nao é o primeiro livro desta autora, e esta parece ser uma habilidade dela. Nada é o que parece ser.

Michela Wakami 28/01/2024

Muito ruim
História mal construída, cheia de furos e com um final ridículo.
Quanto mais a história avançava, pior ia ficando.

Que decepção!
Deise 28/01/2024minha estante
Tbm achei esse péssimo, amiga. Dei 1,5 estrelas kkkk

Michela Wakami 28/01/2024minha estante
Perdi até a vontade de ler os outros. ?

Vanessa 28/01/2024minha estante
Personagens sem carisma nenhum, e a sargento é uma das piores personagens que já vi.

Michela Wakami 28/01/2024minha estante
Ela está muito chata nesse livro! Aff?

Gleidson 29/01/2024minha estante
Estava ansioso pra ver o que vc ia achar do final. ?

Michela Wakami 29/01/2024minha estante
Gleidson, infelizmente não gostei.?

Gleidson 29/01/2024minha estante
Eu li há muito tempo! Hj em dia não sei como seria minha reação. Mas foi bom ver a sua reação, assim não preciso pegar os outros dela pra ler. ?

Michela Wakami 29/01/2024minha estante
Eu gostei do sangue na neve, mas não sei se ele sobreviveria a uma releitura.?

Gleidson 29/01/2024minha estante
Pois é... Digo o mesmo. Tem um nesse estilo que ainda gosto que é o Lee Child. Conhece?

Michela Wakami 29/01/2024minha estante
Não, mas vou pesquisar depois. Obrigada pela dica.?

Pri.Kerche 29/01/2024minha estante
Nossa! Obrigada pelo alerta, Michela, esse nunca vai p minha lista de leitura kk

Michela Wakami 29/01/2024minha estante
Pri, eu estou até agora chocada com esse livro.??

A.Paula.Sz 29/01/2024minha estante
Me recomendaram esse livro tantas vezes e agora estou feliz por não ter lido kkkkk

Paula, sortuda!?

Ju 22/01/2013

Viva Para Contar
Eu adiei por muito tempo a leitura desse livro. Sinceramente, achava que a história não era para mim. Que ia me deixar extremamente assustada e talvez até me fazer ter pesadelos. E eu realmente odeio quando passo por isso.

Mas me enganei muito a esse respeito. Viva Para Contar tem uma história fascinante e, embora tenha algumas partes nojentas e outras bem aterrorizantes, me prendeu do início ao fim.

O assunto me interessa, fala sobre a mente humana. Trata de crianças com problemas psiquiátricos, um tema sobre o qual eu não conhecia nada. É um ótimo livro para abrirmos nossa cabeça e nosso coração, e para aprendermos a ver uma criança, aparentemente desobediente ou teimosa, com outros olhos.

Quem dá título à história é Danielle Burton. Uma garota que, aos 9 anos, teve que lidar com o assassinato de sua mãe e de seus dois irmãos por seu pai, e o posterior suicídio deste. Ela nunca conseguiu entender porque ele não a matou.

"Será que aquilo significava que me amava mais do que aos outros, ou me odiava mais do que aos outros?"

Agora, com 34 anos, Danielle trabalha como enfermeira em uma unidade psiquiátrico-pediátrica, e procura ajudar crianças que, em sua maioria, já passaram por vários traumas familiares. E eu senti um calafrio já na página 10 do livro, quando ela afirmou:

"Eu sei o que você está pensando. Você acha que escolhi essa carreira para salvar crianças perdidas, assim como eu. Ou, talvez, de maneira ainda mais heroica, você acha que escolhi essa profissão para evitar tragédias como aquelas que aconteceram à minha família. Entendo o que você está pensando. Mas você ainda não me conhece."

E, no capítulo seguinte, somos apresentados a Victoria. É um capítulo completamente perturbador, com um final surpreendente.

A história é eletrizante, muitíssimo bem escrita e realmente nos coloca dentro de um mundo desconhecido por quem não pertence a ele. É impressionante o jeito que a autora amarra a história de várias personagens, e o final é de perder o fôlego.

Recomendo a leitura para quem gosta de um bom suspense, e também para todos os pais. Doenças mentais são um tema complicado e delicadíssimo, mas que precisa ser encarado de frente, para que suas consequências possam ser ao menos minimizadas.

"Você se esforça quando é pai ou mãe. Você ama além de qualquer defeito. Você luta além de qualquer dificuldade. Sua esperança vai muito além de qualquer decepção. Mas você nunca pensa, até o último minuto, que tudo isso pode não ser o bastante."

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/10/resenha-viva-para-contar.html
Lua 23/03/2013minha estante
Investigação policial, suspense *--* já é um bom motivo para lê-lo , adorei a trama mostrando a vida de três pessoas diferentes e como algum acontecimento essas vidas se cruzam. Bem o tipo que prende o leitor do inicio ao fim.

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
Já curti o livro, sem nem mesmo lê-lo.

:D

Thaís 07/04/2013minha estante
Amo livros de suspense \o/ não sei porque sempre que eu leio um eu fico imaginando como seria um filme do livro kkkk a resenha só enche a gente de mais curiosidade, por isso a ada dia minha lista de desejados cresce mais e mais ^^

Baah 14/04/2013minha estante
sou apaixonada por suspenses,, fico naquela expectativa de saber o desenrrolar dos fatos, esse livro é otimo!!

Dani 15/04/2013minha estante
''A história é eletrizante'' é basicamente o que li milhares de vezes a respeito desse livro rsrs
Sua resenha me fez o favor de me deixar ainda mais obcecada por esse mistério rsrsrs

Sueli 22/08/2020

Razoável...
O livro começou de forma muito interessante mas, exatamente por isso, eu fiquei esperando que ele ficasse ótimo no final, porém não foi o que aconteceu...
Sempre digo que gosto é muito pessoal e tenho absoluta certeza que ele deve ter sido uma leitura espetacular para outros leitores.
Acontece que eu detesto o "assassino" que durante a narrativa parece ter poderes incríveis e consegue alcançar seus objetivos de forma espetacular, deixando todos que estão em seu encalço confusos.
Por outro lado, também não gosto de policiais arrogantes que sempre quebram a cara com suas teorias precipitadas. Difícil, não é mesmo? :/
Embora eu tenha apreciado bastante a pesquisa feita pela autora sobre crianças com perturbações psiquiátricas e seus respectivos tratamentos, isso não me ajudou muito a apreciar a leitura.
Para mim não chegou a ser um livro espetacular, mas quem sabe você não adoraria? ;)
Claire Scorzi 22/08/2020minha estante
Tem na biblioteca. Fiz "leitura dinâmica" dele, justo porque suspeitei que não valia uma leitura integral, linha a linha. Só confirmei minha avaliação com a l.d. e com a sua resenha.

Sueli 23/08/2020minha estante
Você poupou um tempo precioso para ótimas leituras. Bom domingo, Claire ?

Claire Scorzi 23/08/2020minha estante
Bom domingo :)

Daniele 31/08/2020minha estante
Li faz um tempão e lembro que também não curti, até apaguei da memória o livro rs não me marcou.

RUDY 16/06/2012

CITAÇÃO: “Sobrevivi. E, mesmo que não consiga me lembrar sempre do que aconteceu, eu vivo. Viver é a principal obrigação do sobrevivente.” (pág. 9)

RESUMO SINÓPTICO: “Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar.

Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo.

Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa.

Na obra de suspense mais emocionante de Lisa Gardner, autora best-seller do The New York Times, a vida dessa três mulheres se desdobra e se conecta de maneiras inesperadas. Pecados do passado são revelados e segredos assustadores mostram a força que os laços de família podem ter. Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós.”

Deixe seu comentário.

Para ver a análise do livro e da autora, visite os blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/06/resenha-33-viva-para-contar-lisa.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/06/resenha-viva-para-contar-lisa-gardner.html
Escuta Essa 24/06/2012minha estante
Ótima a sua resenha, bem completa e desenvolvida.
Estou bem curiosa para ler esse livro!! *-*
Ele já está na minha lista de livros desejados.
Beijinhos
Renata
@blogescutaessa

Rafaella 30/07/2012minha estante
Adorei sua resenha.
Estou ansiosa para ler essa obra. Parece ser muito interessante. Tudo o que você abordou sobre o livro me intrigou e me deixou com muito mais vontade de ler Viva Para Contar.
E a citação é bastante verdadeira. Adorei.

Michelle 31/01/2023minha estante
muito interessante

Juliana Vicente 15/05/2012

Sabe quando você começa a ler um livro sem grandes expectativas e simplesmente é arrebatado?! Isso aconteceu comigo quando comecei a ler Viva para Contar, esse é o primeiro livro que leio dessa autora, mas espero que não seja o ultimo.

Durante toda a história fui surpreendida diversas vezes. No livro temos três histórias paralelas que estão ligadas de alguma forma, mas só consegui descobrir como quase no final do livro, quando a autora permite visualizarmos a trama completa.

A leitura flui facilmente, me senti dentro de um daqueles filmes policiais emocionantes e impactantes.

Fazia muito tempo que não lia um livro policial que me envolvesse tanto. Esse livro faz parte de uma série onde o elo de ligação entre os livros é a personagem D.D. Não senti dificuldade nenhuma em compreender a história, ainda que esse livro não seja o primeiro da série. (Não tenho idéia dos motivos da editora não começar a série do inicio, mas espero que continuem publicando os demais livros)

A autora fez um trabalho incrível apresentando a realidade das famílias e profissionais que trabalham com crianças com problemas mentais, mais especificamente, com crianças psicóticas. Lisa Gardner ainda adentra na questão espiritual como explicação para alguns fatos que acontecem na vida dos personagens, não sei se acredito nas questões abordadas nesse sentido, mas é assustador pensar que algo assim possa realmente existir.

Um livro difícil de deixar de lado, espero que vocês curtam tanto a leitura quanto eu. Vou parar a resenha por aqui, pois nada melhor que descobrir os segredos durante a leitura.

Acessei o site da autora e conferi a ordem certa de publicação dessa série:

1 – Alone. (Não Publicado no Brasil)

2 – Hide. (Não Publicado no Brasil)

3 – The Neighbor. (Não Publicado no Brasil)

4 – Live To Tell – Viva para Contar.

5 – Love You More. (Não Publicado no Brasil)

6 – The 7th Month. (Não Publicado no Brasil)

7 – Cath Me. (Não Publicado no Brasil)
Flaveth 06/06/2012minha estante
ju, sua linda!

acabei de comprar o livro e espero não me arrepender! amei sua resenha! bj

Juliana Vicente 18/06/2012minha estante
Flaveth, tenho certeza que você não irá se arrepender!

Depois me diz o que vc achou.

Jaque - Achei o Livro 12/03/2024

Viva para contar é uma trama investigativa que aborda psicopatia infantil.
Aqui temos a estória contada em três pontos de vista diferentes.
A detetive D.D. Warren é chamada para um cena de assassinato em massa. Uma família inteira foi morta em casa e o pai está em estado grave na UTI. A princípio ele é o principal suspeito mas dois dias depois, outra família é encontrada morta.
A detetive precisa descobrir o ponto em comum entre esses casos e chegam numa clínica psiquiátrica especializada em cuidados infantis.
Aqui entra a enfermeira psiquiátrica Danielle, que há 25 anos foi a única sobrevivente de sua família morta pelas mãos de seu pai.
E por fim, temos a narrativa de Victoria e sua luta para cuidar de seu filho de 8 anos que sofre de transtornos gravíssimos. Ela abriu mão de tudo para cuidar de Evan da melhor maneira possível, mas agora ela percebe que está ficando cada vez mais impossível controlar os seus impulsos.

Eu gostei muito que a autora tenha abordado esse tema na estória e fiquei vidrada nas narrativas, principalmente da Victoria. A estória de Danielle também é muito pesada e seu convivio diário com crianças com transtorno trouxe uma outra visão para a trama.
Porém a parte investigativa não foi tão interessante quanto eu gostaria. Achei a detetive mais preocupada em saciar seus desejos físicos que resolver os crimes. Seu método investigativo é pobre, ela apenas acusa até não poder mais o suspeito e quando não dá em nada ela parte pro próximo. Ela mesma não resolve nada, o culpado que acaba de revelando sozinho.
Aliás o culpado não é surpresa e sua motivação é muito fraca.
Eu gostei mais do livro por causa das personagens Victoria e Danielle. Ou seja, gostei mais da parte psicológica que da parte policial.
Um livro rápido de ler e recomendo para quem gosta do gênero.
Monica Monte 13/03/2024minha estante
Eu gosto do livro, mas tenho pavor da D. D. Warren, acho ela uma personalidade péssima. A vantagem é que ela não faz tanta diferença na investigação.

Jaque - Achei o Livro 15/03/2024minha estante
Tbém não sou fã dela não.... não vejo nada de especial.

Nina 01/11/2021

Trata-se de um suspense policial que depois dos 30% do livro não conseguia parar de ler. Como eu disse, o início foi um pouco difícil de ler para mim, principalmente os primeiros capítulos que narra uma cena bem violenta, mas depois segue a saga das investigações e fica mais interessante e o envolvimento com a leitura acontece. Vale muito a pena, recomendo.
Cami @leiturizar 02/11/2021minha estante
Doida pra ler esse livro! Amo os livros da Lisa!

Nina 02/11/2021minha estante
Eu gostei, foi o primeiro livro da autora que li, na hora que engrenou, não conseguia mais parar de ler. Espero que vc goste!

Anna.Alves 30/08/2020

Final me decepcionou
Desfecho meio óbvio ao meu ver. A história foi muito bem construída, mas não gostei do final. Esperava algo mais chocante. Mas a leitura é fluida, boa, e escrita boa.
biaroza 21/09/2020minha estante
Senti o mesmo

Géh @gessicaelivros 21/09/2020minha estante
Tbm gostei muita da narrativa da autora, porém tbm esperava mais do final. Um livro tão grande em descrições e o final não surpreende.

Dani 10/09/2015

Uau! Simplesmente... Uau!
Gente!
Que livro bom! Que história boa!
Espero que a editora não pare de lançar os livros da Lisa Gardner no Brasil, porque olha.... Te prende do início ao fim!
História super bem amarrada, viciante mesmo!
Um suspense de tirar o chapéu!
Não se assustem ou se desmotivem pela quantidade de páginas, acredite: quando você menos esperar, o livro já vai ter acabado!

Leitura super válida!
Lucineide 10/09/2015minha estante
Coloquei na minha lista rsrs

Dani 10/09/2015minha estante
Leia, não irá se arrepender!

Biel 17/09/2012

Viva para contar aborda uma temática contundente, que nos envolve do início ao fim neste emaranhado de suspense, intrigas e crimes inimagináveis. Em uma noite quente de quinta-feira em Boston, um crime suspeito acontece. Toda a família foi assassinada de modo digno a uma pessoa experiente. O pai - e possível suspeito - está entre a vida e a morte; D. D. Warren com sua equipe investigativa entra em ação, buscando soluções para este crime. Danielle Burton é uma enfermeira especializada no tratamento de crianças psicóticas - almas antigas, como diria um certo curandeiro - e tem seu passado manchado por uma tragédia familiar quando era criança, tendo-a como única sobrevivente e ainda assim traumatizada. Victoria Oliver é uma mãe que abandonou uma carreira de sucesso a fim de tratar do filho, uma criança psicótica e que sofre de distúrbios mentais. A vida dessas três mulheres - D. D. Warren, Victoria Oliver e Danielle Burton - se cruzam, sobretudo quando uma série de assassinatos vem acontecendo em tão pouco tempo; será um serial Killer à solta? E o que estas crianças tem a ver com isso? Este é um caso que D. D. pesquisa profundamente em busca de respostas.

Algo muito interessante é como o livro é decisivo; é evidente que houveram muitas pesquisas concernentes a este tema; Diria que "Viva para contar" é um livro que ora você está quase dormindo e ora você está arfando em meio a tanto mistério.

"-Ele tentou me salvar.
-Talvez. Ou talvez não. A telefonista perguntou a ele o que aconteceu.
Você sabe o que ele disse?
Eu balanço a cabeça, chocada.
-Ele disse que foi o diabo que o mandou matá-la. E disse que era melhor que a ambulância viesse depressa. Porque ele ainda não favia terminado." pág.339

É de fato impressionante todo o enorme livro se passar em apenas quatro dias - O livro é divido em blocos que são os dias, e cada bloco possui inúmeros capítulos.- Repleto de informações adicionais o livro é uma fonte inesgotável de conhecimento.As crianças psicóticas estão em um dilema; em um minuto amam inexoravelmente seus pais, em outro estão blasfemando as piores injúrias que uma pessoa pode desejar em relação à morte da outra. A insensibilidade pertinente a algo anormal é também um fato presente no livro.

"Recoloquei dedos deslocados no lugar, fechei cortes profundos com cola Super Bonder(falaram sobre isso no Discovery Channel) e cobri costelas quebradas com fita adesiva. Tudo o que preciso é de alguns produtos do dia a dia, e posso ser uma ótima paramédica." pág. 407

A editora Novo conceito teceu um trabalho fabuloso nesta obra, com ótima diagramação, o mínimo de erros ortográficos e capa muito fisgante, condizente com a obra. Lisa Gardner uma autora Best Seller cria uma história convincente e além disso explora um tema que raramente e abordado em livros de ficção; Gardner tem um sucesso em suas mãos. É por estes motivos que "Viva para Contar" entra para a lista de livros favoritos. Uma obra muito recomendável, Leiam !
Bisonho 25/09/2012minha estante
Ótima resenha, apesar dos erros de digitação sua resenha está ótima, vc falou das partes interessantes do livro
Execelente

Juliana ;* 18/11/2012minha estante
Oi Biel!
Parabéns pela resenha, gostei bastante!
É realmente muito impressionante que todo o livro se passe em apenas quatro dias, mas gostei demais disso no livro.
Essa leitura mexeu bastante comigo, principalmente por tratar de crianças que são mesmo o meu ponto fraco.
Muito favorito meu também apesar de me decepcionar um pouquinho com o final.
Gostei muito mesmo da resenha! Parabéns! *-*
Um beijo ;*

Rainy Girl 21/06/2012

Viva para Contar
Os capítulos são ligeiramente curtos e intercalados em três narrativas, onde temos a de Daniele Burton, uma jovem enfermeira que se dedica a cuidar e ajudar crianças trabalhando na ala psiquiátrica pediátrica de um hospital, e que também é a única sobrevivente de um massacre ocorrido onde toda sua família morreu. Temos também a narrativa de Victoria Orsi uma mãe que tem um filho problemático que ameaça matá-la, mas que ela tenta protegê-lo de tudo à sua volta cuidando dele sozinha, mesmo o menino parecendo que vai explodir a qualquer momento. E por fim, temos a narrativa de D. D. Warren, uma investigadora linha dura que busca solucionar um caso onde uma família inteira é assassinada e o pai, em estado crítico no hospital, é o principal suspeito.

A trama se desenvolve, principalmente, na ala infantil de um hospital psiquiátrico em Boston onde Danielle trabalha. Aqui vemos o dia a dia das crianças com distúrbios emocionais e mentais e seus diversos tratamentos e também a dedicação de Danielle em ajudá-las, como se de alguma forma ela pudesse ajudar a si mesma e enfim apagar as recordações assombrosas de seu passado e descobrir por que fora a única que o pai não matou. Também sofremos com a dor de Victoria ao tentar cuidar sozinha de seu filho e tentar encarar mais um dia na confusão de sua vida. E somos arrastados para a investigação de D. D. Warren que percorre o caminho para a solução do massacre da família Harrington, que a leva a acreditar que o pai não seja culpado, mas sim o filho mais novo, Ozzie, uma criança com indícios de psicopatia. Com dois casos semelhantes de famílias massacradas e o pai sempre sendo o suspeito número um, D. D. Warren é levada até o hospital psiquiátrico em Boston. E é aí que a vida dessas três corajosas mulheres se encontram.

O thriller de Lisa Gardner faz com que adentremos em um mundo desconhecido, onde nos deparamos com crianças esquizofrênicas e psicóticas. Um mundo cheio de maus tratos, abandono, dor e realidade. A leitura é forte e algumas partes eu cheguei em pensar a largar o livro, mas me mantive forte e li até o fim. Não foi uma leitura prazerosa, mas com certeza esse é um ótimo livro.

tiagoodesouza 06/03/2013

Viva para contar | @blogocapitulo
Eu recebi esse livro para resenha no ano de 2012, poucas semanas depois de seu lançamento. Mas eu só tive vontade de lê-lo neste ano. O que foi realmente bom, porque eu não sou fã de literatura policial. Se eu tivesse lido à época do lançamento, talvez não tivesse apreciado a história o tanto que apreciei lendo neste ano. Um viva ao momento de leitura! Mas confesso que escolhi lê-lo porque tenho acompanhado a série de tevê Castle - uma série policial em que um escritor ajuda a desvendar os crimes.

Durante sua infância, Danielle Burton perdeu a mãe, a irmã de 13 anos, o irmão de 11 e viu o pai, um ex-assistente de polícia, se matar aparentemente sobre o efeito de álcool. Resgate pelo xerife Wayne do massacre em sua casa praticamente isolada do mundo, Danielle passou a morar com a tia Helen, irmã de sua mãe. Helen nunca teve um filho ou foi casada; era advogada e casada com o trabalho. Vinte e cinco anos depois, Danielle tornou-se enfermeira pediátrica, com especialização em cuidados psiquiátricos.

Pág. 9.

Enquanto Danielle cuida das crianças no hospital, Victoria Oliver tem de cuidar sozinha do filho de oito anos que ela tanto ama. O garoto, Evan, é bastante perturbado e tem alterações de humor; em alguns momentos, ele é simplesmente uma criança adorável, mas em outros parece que uma alma perversa toma conta de seu corpo, tornando-o assustador. Ele chega a ameaçar várias vezes a mãe de morte. Seu marido, Michael, entrou com o processo de divórcio por achar que Victoria o abandonou e à sua outra filha, Chelsea, para cuidar exclusivamente de Evan.

Pág. 108.

D. D. Warren é investigadora da polícia de Boston há aproximadamente doze anos. Ela tem 38 anos, solteira e não tem filhos. Apesar disso, tem seus momentos e se pega lendo artigos sobre casamentos e cuidados com crianças. E até encontros ela começa a marcar com amigos de seus conhecidos. Ela é durona por conta do ambiente cheio de testosterona em que vive. Não se contenta com pouco quando pega um caso para resolver. E o caso que move a história do livro começa quando ela está no meio de um encontro. Uma família inteira é brutalmente assassinada, tendo o patriarca sobrevivido pouco tempo no hospital. O faro de D. D. Warren a faz ter certeza de que há mais coisa naquele crime do que ele aparenta ter.

A princípio, a gente consegue fazer algumas ligações entre as três mulheres por motivos aparentemente óbvios. E é aí que a gente precisa começar a pensar para fazer as ligações necessárias para tentar desvendar o que de fato aconteceu com aquela primeira família. É quando D. D. é chamada a uma outra cena de crime que as coisas começam a tomar novas proporções. O que parecia ser um acerto de contas por causa de drogas acaba se assemelhando ao primeiro crime. E a detetive precisa encontrar um elemento comum que será capaz de fazer com que sua investigação caminhe para a solução o mais imediatamente possível.

(...) Ninguém sabia que ela passava longos períodos sem se ligar a qualquer outro ser humano. Nada de abraços, nada de carinhos pela manhã, nada de beijos no rosto. Ela não tinha um cachorro que pudesse levar para passear ou um gato para acariciar. Ela não tinha nem mesmo uma planta com a qual pudesse relaxar, admirando as folhas verdes.
Pág. 284.

O livro tem narrativa em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Danielle e Victoria, e terceira pessoa, por D. D. Warren. A escrita de Lisa Gardner é bastante envolvente. A todo momento, ela nos instiga a pensar uma coisa para em poucos capítulos modificar todas as nossas teorias sobre quem pode ser o perpertrador dos crimes. Eu só fui realmente sacar quem era quando a autora resolveu revelar. Os personagens são bem construídos, principalmente Danielle e Victoria mesmo mostradas em primeira pessoa.

Viva para contar é o quarto livro da série protagonizada pela Det. D. D. Warren. Eu tenho um "TOC" literário para livros de série que eu não tenho os anteriores. Sempre acho que vou pegar spoilers brabos. Mas não senti que precisava ler os livros anteriores da Det. Warren para entender o andamento dessa história, porque assim como um episódio de série policial é somente de um caso que ele trata. É um livro único, com começo, meio e fim.

Recomendo para quem gosta de literatura policial. Mas se você não é um apreciador do tipo, espere estar no momento para ler. Se possível, assista Castle para entrar no clima. Eu juro que você vai gostar bem mais de ler depois de assistir à série.
PolyFlores 02/05/2013minha estante
Gostei da resenha, tb tenho seu TOC para livros de serie...rs. Sabe me dizer se nao foram lançados os livros anteriores no Brasil? Se nao foram, uma pena ne? bjs

Saulo 12/08/2012

A história tinha tudo para ser perfeita. E assim Lisa Gardner fez! O livro tem uma trama intrigante e personagens bem estruturados. Mas então porque não coloquei 5 estrelas? Bem, em alguns pontos, nas ultimas 100 páginas, acho que Lisa Gardner deu pequenas escorregadelas, e a estruturação do texto deixou um pouco a desejar. Mas esse livro não contém apenas 100 páginas, assim sendo, as outras 378 são muito interessantes e prazerosas de serem lidas.
Apesar de ser um livro policial, que deveria englobar investigações, cenas de crimes, necrotérios e muiiiito café na revisão de documentos policiais e blá-blá-blá, VIVA PARA CONTAR não se trata de um livro especificamente policial. Sim, existem partes no cenário Thriller Americano, mas esse livro trata especificamente sobre traumas a serem superados, passados obscuros e como determinados personagens lidam com uma vida trágica e desgastante.
VIVA PARA CONTAR é um livro novo, atualizado, que aborda temas que não conhecemos mas que julgamos (ao final do livro, você entenderá “exatamente desse nosso pré-julgamento) no dia-a-dia.
Sem mais delongas, esse livro é muito bom e deve ser OBRIGATORIAMENTE lido.
Ronaldo 19/11/2014minha estante
Lisa é sempre uma boa pedida, mas eu tenho uma grande implicância coma D.D Warren. Acho-a muito antipática para uma protagonista de série. Viva para Contar é até agora o melhor livro dela que já li. tem algumas cenas bem desconcertantes no início, na qual as atitudes da protagonista mostram um lado questionável de seu caráter. E as cenas finais, dentro do hospital são épicas.

_marice 27/07/2013

Em Viva para Contar somos apresentados a três mulheres completamente diferentes que têm suas vidas cruzadas de um modo inesperado.

Danielle Burton é uma enfermeira que teve sua vida arruinada para sempre. Quando tinha 8 anos, seu pai matou toda a família, exceto a garota (agora, uma mulher). Será que foi poupada por que era muito amada ou porque era muito odiada? Isso, ela nunca será capaz de responder. Para amenizar a dor da perda e do trauma, Danielle trabalha com crianças traumatizadas.

Victória Oliver é mãe e dona de casa. Quando mais jovem, sua vida era praticamente perfeita; viagens, joias e um marido que a amava. Tudo mudou quando seu primeiro filho nasceu. Evan é diferente das crianças de sua idade. O garoto, apesar de ser uma criança de 8 anos, pode ser bastante assustador. Num dia, é uma criança amorosa e brincalhona; no outro, é um verdadeiro psicopata.

D. D. Warren é uma sargento respeitada. Trabalha com homicídios e ama o que faz. No entanto, não tem tempo para sua vida pessoal – se é que existe uma. Após receber uma mensagem no meio de um jantar romântico, ela se vê presa num verdadeiro mistério. Uma família inteira foi morta. O principal suspeito? O pai. Agora, ela terá que investigar a fundo os segredos dessa família e lidar com Alex Wilson, um atraente ex-investigador que está voltando à ativa. D.D, aparentemente, é diferente das outras protagonistas. Na sua vida, nunca precisou se preocupar com crianças com distúrbios ou algo do tipo. Até agora.

Para piorar, outra família é assassinada pouco tempo depois. Ao que tudo indica, há um serial killer solto pela cidade.

Eu não tenho palavras para descrever o quanto amei esse livro. É simplesmente perfeito. Lisa fez uma trama tão envolvente que é impossível largar!

As personagens são bem elaboradas, assim como os casos. Você não tem ideia de quem é o assassino (ou assassina :3) até chegar nos últimos capítulos. O pior é que a pessoa nem é tãããão surpreendente. O surpreendente mesmo é o motivo que a levou a fazer tudo aquilo.

Viva para Contar é um livro brilhante que recomendo fortemente.

site: http://mundo-da-noite.blogspot.com.br/
Cris Paiva 29/07/2013minha estante
Estou lendo Sangue na Neve e pelo que entendi esse livro vem antes. Agora é correr para comprar e não ficar no prejuizo! Hehehehhe