O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas - O Guia do Mochileiro das Galáxias

Ivan.Paiva 26/01/2021

Decepção, é essa a sensação que sinto ao terminar de ler este livro. O livro começa legal, porém não demora muito pra ficar uma leitura chata e entediante. As piadas ao longo de todo o livro me deram a mesma sensação de estar vendo um stand up americano no qual rio das três primeiras piadas e a medida que avança nada faz sentido ou possui algum tipo de graça. Esperava mais pela fama do livro. Que nenhum jovem leitor comece a prazerosa arte da leitura por esse livro, assim não correm o risco de ficarem com trauma de ler.
Tatiane 26/01/2021minha estante
Nossa, que crítico kkkkk

Ivan.Paiva 26/01/2021minha estante
Kkkkkkkkkk

gabriel 17/04/2021minha estante
Mesma coisa, não gostei muito não

bia jordem 07/12/2021

Sensacional
Douglas Adams era um gênio. Esse livro é engraçado, inteligente e encantadoramente humano. Me fez pensar muito sobre o quão insignificantes todos nós somos. Recomendo para quem gosta de reflexões sobre a existência humana e de boas risadas.
felpspovoa 07/12/2021minha estante
Que resenha, meu pai. O bom gosto, tem nem o que falar, incrível.

bia jordem 07/12/2021minha estante
Te amo, querido

felpspovoa 07/12/2021minha estante
Também te amo, querida

Vivian 31/05/2020

Bem bobinho na realidade. Sei lá, acho que na infância a leitura seja mais prazerosa
Contos e Tal 31/05/2020minha estante
Quando li achei meio viagem tb kkkkk

Natiara @leiturasdanati_ 07/06/2020minha estante
Achei muita viagem ?

Contos e Tal 07/06/2020minha estante
Natiara, não sei se vc curte muito sci fi, mas um que eu achei bem melhor e que se encaixa nesse tema é o Shada, da coleção do doctor who

Domenica Mendes 28/07/2010

A primeira obra da "trilogia de cinco volumes" de Adam Douglas, um ícone da ficção literária, é realmente fascinante. A obra, adaptada para o cinema no ano de 2005, apresenta as aventuras de Arthur Dent, um terráqueo e seu amigo Ford Prefect, vindo de Beltelgeuse, um planeta do Universo e Mais Além e Tudo o Mais Não Sei Mais do Que. Com ironia, simpatia, ótima escrita, humor sadio e críticas sutis e espetaculares, Adam Douglas nos coloca diante de nós mesmos e do Universo e Tudo o Mais Não Sei das Quantas e o Que Mais Você Quiser e o Que Você Não Quiser Também. Um livro de fácil e divertida leitura, que nos faz rir e refletir e etecétera e tal! Recomendação!
Aviso: Após o início de minha viagem pelo Universo 42 de Adam Douglas, permito-me, mesmo que você não se importe ou que você se importe, isso não é problema meu e sim seu, e não me venha com burocracias e afins, eu me permito como eu disse, ativar o Marvin e chamar novos amigos para a viagem. Por pura vontade e nada mais deixo algumas dicas para uma viagem segura, lá vai: Para viajar pela Galáxia pegue seu exemplar de O Guia do Mochileiro das Galáxias e sua toalha para que possa sobreviver e se destacar, conquistar o respeito intergaláctico e alcançar seus objetivos! Faça uma boa viagem! E não se esqueça de antes olhar o horário em seu relógio digital, leve uma xícara e um pouco de chá de sua própria casa e esteja atento aos avisos que o Guia lhe enviar. Jamais, sob forma ou hipótese alguma permita que um Vogon leia poemas para você! Não se esqueça de colocar o peixe em seu ouvido! Por fim, Até Mais e Obrigado Pelos Peixes!
Domenica Mendes 28/07/2010minha estante
Só para fins de esclarecimentos: o nome do autor é na verdade, Douglas Adams.
Observação 2: Ele apenas fala sobre a Vida, o Universo e Tudo o Mais, o restante foi apenas uma singela opinião própria.
Observação 3: Veja as observações anteriores e boa leitura!

Demetrio Alexan 01/08/2010minha estante
Minha estimada amiga Meg:
Eu quero aproveitar esta ocasião e parabenizá-la por esta resenha. Ela ficou muito interessante, e acredito que estimulará muitas pessoas a fazerem a leitura do livro, assim como eu também fiquei estimulado para conhecer a obra.

Willian 19/09/2010minha estante
Ótimas as suas resenhas, parabéns.

Bruneco 07/12/2010minha estante
Só pra constar: Betelgeuse não é um planeta, e sim uma estrela.

04/01/2021

O segundo livro da saga consegue ser ainda melhor que o primeiro. Há momentos que você não entende bulhufas do que tá acontecendo, mas mesmo assim não sente vontade de largar o livro. Eu tô indignada. É ISSO???? Tão óbvio. O Guia do Mochileiro das Galáxias explode sua mente de tão genial que ele consegue ser. Me peguei contemplando o universo e a existência humana em vários momentos do livro.
mariana 04/01/2021minha estante
aaaaa to ansiosa pra ler e continuar a saga

04/01/2021minha estante
mariiiiii, eu amei demais!!!! as primeiras paginas do primeiro livro me deixaram meio dispersa, engata só um pouquinho depois, mas esse aqui eu realmente leria do inicio ao fim, sem pausa, se pudesse

Renato 08/08/2009

Fazia um bom tempo que eu não lia um livro tão inteligente e divertido, e ainda mais isso ao mesmo tempo! Mal posso esperar pra ler o próximo.
Bruneco 07/12/2010minha estante
Divirta-se, ou tente...

Renato 20/03/2011minha estante
Nem precisei tentar. Qualquer pessoa com um mínimo de bom humor e sensibilidade para humor inteligente é capaz de gargalhar com esse livro.

Vinicius 10/01/2013

Mais genial impossível.
Uma pessoa em sã consciência só não vai gostar desse livro em 3 casos: ou não tem senso de humor, ou não entende/não gosta de física e astronomia, ou tem apatia por coisas nerds.
Dudi 10/01/2013minha estante
astrologia? eu acho que seria astronomia ^^

Vinicius 10/01/2013minha estante
Obrigado, corrigido!

Marcela115 07/04/2021

É tipo uma pira. Não sei nem se consigo resumir de forma clara o que acontece na história. Tem elementos absolutamente geniais e divertidamente ácidos. É, no mínimo, um livro único. Só não dou 5 estrelas porque tive dificuldade em acompanhar a pira em alguns momentos (não é culpa do livro mas a resenha é minha). Se tiver esse tipo de dificuldade também, recomendo só aceitar que você não tá entendendo o que tá rolando e surfar na onda.
claudia.giulia 07/04/2021minha estante
Concordo plenamente

Picininbea 07/04/2021minha estante
Amo a pira desse livro shsuhs

Carol 19/01/2021

Um humor atemporal
"A ideia do título pipocou na minha cabeça pela primeira vez quando eu estava caído, bêbado, no meio de um campo, em 1971." Quando um cara genial está bêbado, num dia merda, qualquer ideia que surge, pode virar lenda. Douglas Adams era um cara que honrava suas ideias. Se você quer rir, se precisa rir, se consegue rir e mesmo assim não pretender perder seu lado consciente e lúcido da vida o universo e tudo mais... Este livro é para você! Incrível em sua simplicidade e inesquecível em suas questões existenciais totalmente hilarias, se fosse para dar uma nota, seria 42. Até mais, e obrigado pelos peixes!
Leticia colleto 19/01/2021minha estante
Um dos meus livros favoritos da vida

Carol 19/01/2021minha estante
Meu também! Acho que é o livro que li mais vezes.

Larinha || @nefelibatando_ 06/01/2021

Horrível! Tentei três vezes, mas nenhuma o suficiente para passar da página 44. Não vejo graça alguma
Htfgy 05/07/2021minha estante
Talvez você não goste desse gênero de livro. Mas tem graça sim

Larinha || @nefelibatando_ 29/09/2021minha estante
Eu não gostei rs para mim a obra é horrível e minha opinião permanece a mesma

Felipe1503 10/08/2020

O guia do mochileiro das galáxias
Livro totalmente sem graça e sem nexo.
O autor força a barra demais.
Edison.Eduarddo 10/08/2020minha estante
O filme é péssimo...

Felipe1503 10/08/2020minha estante
Kkk igual o livro. Ja vi o filme tb. São muito sem graça e totalmente sem sentido.

Roberto 10/08/2020

Uma obra confortavelmente absurda
Apenas um autor foi capaz de compreender a verdade por trás da vida, do universo e tudo mais. Infelizmente, ele nunca divulgou a descoberta, estava ocupado demais com a data limite para entregar seus projetos. Douglas Adams é o alquimista responsável pelo melhor, ou pelo menos o mais popular, casamento entre comédia e ficção científica da literatura.

Desenvolvido originalmente como um programa de rádio para a BBC em 1978, O Guia do Mochileiro das Galáxias foi traduzido para várias mídias, tendo uma adaptação seriada em 1981 e um longa-metragem de 2005, mas foi através de sua “trilogia” de cinco livros que a história teve uma vida mais longa, e foi onde o autor dedicou a maior parte da sua carreira. Com uma proposta absurda e uma execução ainda mais louca, Douglas Adams criou um fenômeno literário e um marco da cultura pop.

Há tantos elementos essenciais para a obra que fica difícil poder sintetizar uma simples premissa, mas eu vou tentar. Tudo começa com Arthur Dent, um britânico infeliz e entediado que faz uma enorme descoberta: a Terra está para ser destruída por uma raça alienígena, os Vogons, que pretende tirar o planeta do caminho para construir uma supervia intergalática. Mas Dent é salvo da destruição por Ford Prefect, outro alienígena infiltrado no planeta para estudar os humanos e registrar as suas observações no “Guia do Mochileiro das Galáxias”, a mais bem-sucedida enciclopédia jamais publicada pelas editoras de Ursa Menor.

Assim, acompanhado de Ford e levando consigo apenas o roupão de banho que estava vestindo, Arthur segue em uma jornada espacial, conhecendo figuras cada vez mais excêntricas. Uma delas é Zaphod Beeblebrox, o presidente do Governo Imperial Galáctico que acabou de roubar a nave Coração de Ouro, equipada com um gerador de improbabilidade infinita, um conceito tão bizarro que precisou de um capítulo próprio para ser definido. Com ele, viajam a humana Tricia McMillan, apelidada de Trillian, e um depressivo Marvin, o “andróide paranóico”.

Como deu para notar, a proposta do autor não é apenas uma sátira dos elementos narrativos da ficção científica, como também é uma grande piada com o cotidiano da vida na Terra, usando do bom e velho humor britânico para expressar da forma mais trivial possível a importância de coisas como toalhas, poesia alienígena ou o número 42. Douglas Adams tira inspiração de dois grandes patrimônios culturais para os ingleses, a ciência de Doctor Who e a comédia do grupo Monty Python, dois projetos com o qual ele já chegou a colaborar com seus textos.

Mesmo brincando com o gênero, alguns conceitos de Douglas para a obra acabam reforçando sua habilidade de construir mundos loucos, porém consistentes. Idéias como o peixe-babel, um aparelho auditivo que traduz qualquer língua através das ondas sonoras, é um dos exemplos que mostra como o autor não só usa a ciência como alvo das piadas, mas procura uma maneira inteligente de introduzi-la na narrativa. O que ele faz de brincadeira, muitos escritores sequer fazem questão de salientar em suas histórias, e isso é mais um indício de como a comédia pode ser um excelente recurso para elaborar uma crítica, mesmo que a principal intenção seja fazer o público rir.

Por mais que os personagens de Guia sejam memoráveis e divertidos, a escrita de Douglas brilha mais quando está construindo as situações cômicas na qual insere esses personagens, mas o autor não entrega, e nem parece ter a intenção, uma carga dramática eficaz. Se por um lado é impossível parar de rir com a narrativa, a leitura pode ser comprometida pela forma que negligencia entregar arcos dramáticos mais complexos para seus personagens.

É compreensível que Adams queira usar seu livro mais como uma análise bem humorada de figuras políticas, da burocracia do cotidiano ou o absurdo e aleatoriedade da existência, mas desenvolver melhor seus personagens poderia deixar a obra ainda mais completa.

O Guia do Mochileiro das Galáxias pode não levar a sério os próprios questionamentos que levanta, mas a diversão está em apenas levantar essas perguntas, que nem sempre passam pela nossa cabeça, mas depois de ler o primeiro livro da série, jamais desaparecem. Toda a trilogia de cinco carrega seus pontos positivos e negativos, mas a jornada é tão rápida, divertida e despretensiosa que você só quer voltar para o início de novo e aproveitar o texto de Douglas Adams, o melhor no que faz.

site: https://www.youtube.com/watch?time_continue=192&v=zBjhFoA6fYw&feature=emb_logo
Patty 10/08/2020minha estante
Ótima resenha! Deu até vontade de tentar de novo, rsrs (tentei ler uma vez e não gostei, sei lá, eu acho que é um pouco o que você falou; senti falta de mais elaboração para os personagens, como se o texto tivesse sido feito as pressas)

Roberto 10/08/2020minha estante
Olá, Patty. Obrigado pelo comentário :D
Eu entendo quem não gosta, e você não está longe da verdade, o Douglas Adams ama escrever correndo e atrasado para entregar os projetos, mas o foco dele sempre é mais no humor do que nos personagens ou no realismo científico. Ainda adoro o livro e me divirto muito, mas esses problemas existem. Abraço!

Nanáh Zoti 05/12/2012

Ao infinito e além?...
Já faz algum tempo que terminei de ler esse livro e esqueci de dizer ou mudar o meu status sobre ele. então me desculpem se eu não for precisa na minha opinião.
A história começa com a história de Arthur quando o mesmo escapa por pouco da destruição da terra graças ao seu amigo alienígena Ford. E é basicamente isso. Eles se salvam, são expulsos de uma aeoronave e são salvos novamente por outra. Apesar do humor negro e das críticas que o autor faz, não vi nada mais que explicasse o "porque" de tanto alvoroço pra série. Irei ler os outros livros dessa trilogia de cinco, mas ela não é uma prioridade.
Panda 05/12/2012minha estante
Ao infinito e além é a definição perfeita pra série =D

Cris 07/12/2012minha estante
É exatamente assim que eu me sinto. Estou lendo o primeiro ainda, mas já na página 70 não consegui entender porque de tanta gente falando sobre esse livro. Parece tão simples, conciso e em partes até bobo. Enfim, não acho q daqui pro final a história vá melhorar muito e me conquistar, não.

Vanessa Amaral 29/04/2021

Bem escrito e cativante
Eu não sei explicar O Guia, tem que ler. Pq as vezes é tanta loucura que a mente buga. Mas é bom. Boa história, boas reflexões, bons plots, ótimo estilo... E assim vai, só elogios.
tori 29/04/2021minha estante
foi um livro que eu botei 0 expectativas e no final amei, mesmo tendo ficado confusa com muita coisa KKKKKK é o tipo de livro que você não entende muito bem mas pensa ?não tem problema porque ele é bom?

Vanessa Amaral 29/04/2021minha estante
É uma loucura só, mas é bom klkk

Nati 16/12/2019

Agora sim posso pegar minha carteirinha de Nerd!
Eu ouvia falar desses livros e sentia vontade de ler, mas nunca havia me aparecido a oportunidade e a conveniência ainda, mas no meio de todo o turbilhão do último semestre da faculdade, abandonei minha costumeira playlist de ida e volta para a faculdade para acompanhar a história do inglês mais doido da galaxia, Arthur Dent, do meu robô e personagem favorito e quase alter-ego, Mavim, simplesmente o melhor personagem e pelo qual eu ansiava a cada página e seus amigos, ou quase isso, Ford Prefect, Tricia McMillan e Zaphod Beeblebrox. Foi o meu primeiro audiobook, que eu consegui ouvir quase inteiramente sem acompanhar o livro, e umas das minhas melhores experiências. Não sei se foi o formato, audiobook ou a deliciosa narrativa do Douglas Admas, que me levou a devorar um livro da série atrás do outro e nem acreditar quando chegou o fim depois das mais loucas aventuras pelos mais estranhos lugares da galaxia e pelo mais amplo espaço de tempo. Para quem tem a louca ilusão de que em um universo tão amplo estamos sozinhos, esse abre as mais fechadas mentes, com seu tom irônico fugaz e tom ácido ao fazer metáforas absurdas de situações tão comuns até os dias atuais, apesar de quando os livros da série foram escritos, acerca das instituições, processos burocráticos, costumes políticos, sociais e filosóficos da dita civilização ocidental. Eu amei a série toda, mais alguns livros do que outros, porém no todo foi maravilhoso, instigante e um bálsamo que me permitiu está com a mente mais crítica em um ano tão turbulento.
Erika 16/12/2019minha estante
Só tem o meu respeito o nerd que conhece o guia hahaha deu até vontade de reler!

Nati 18/12/2019minha estante
Agora eu tenho seu respeito então, rsrsrs.