O Espião Clive Cussler

Resenhas - O Espião

stsluciano 22/06/2012

Para começar, nos romances policiais, considero os detetives tão ou mais importantes que o enredo. Construa um detetive chato e eu não o lerei. Cada detetive tem que ter um charme especial, algo que o faça diferente em um universo de colegas de profissão que habitam a literatura policial, e, neste ponto, Isaac Bell, o protagonista de “O Espião”, se sobressai, pois é diferente da maioria deles. Estou acostumado com os detetives clássicos do noir, como Philip Marlowe, caras do tipo que adoram um trago e vendem o almoço para ter o que comer no jantar, coisas assim. Isaac Bell é o oposto. Ele toma champanhe, ele nada em dinheiro, ele dá gorjeta de 10 dólares em moedas de ouro lá nos idos de 1900 e pouco. É algo que foge a realidade que o gênero policial – e também de espionagem – sempre representou para mim; e só recebemos uma explicação disto, tanto dinheiro em um bolso só, em um diálogo para lá da metade do livro.

Claro que Bell é sedutor como todos os bons detetives devem ser – exceto Poirot, que não é média para ninguém, pois é incomparável – mas até mesmo essa beleza loura estonteante incomoda. Culpa do autor? Claro que não, foi apenas uma questão de eu me habituar ao cenário que me era oferecido. Acostumado com a Los Angeles úmida nas madrugadas, e bares escuros e cheirando a bebida barata, os salões de grandes hotéis e vagões-restaurantes de trens luxuosos me assustaram um pouco, mas, admito, combina perfeitamente com um livro onde a espionagem é tema principal. Bell é diferente de seus colega, e tudo o que é diferente assusta um pouco.

Mas o livro é muito bem construído, tem um vilão diabólico como poucos, inteligente, sagaz, e dez passos à frente do destemido detetive durante quase todo o tempo. Ele não tem um rosto, mas sua presença é tão marcante que você começa a conjecturar quem ele é, e acaba percebendo que a dupla de autores dispôs o texto, e contou sua estória de tal forma que ele pode ser qualquer um, exceto o próprio Isaac Bell. Poderia até mesmo ser a bela diretora de cinema, namorada de Bell. Mas, se há uma coisa que Cussler e Scott não são, são óbvios.

Mais no blog: http://www.pontolivro.com

Biah @garotapaidegua 18/06/2012

Gosta de Espionagem? Vai gostar de O Espião
Este livro de espionagem se passa em 1908, época em que vários países vivem a tensão de um guerra naval pelo controle dos oceanos, e por isso mesmo todos buscam construir os melhores navios, com os melhores canhões e etc. Quando um dos maiores projetistas de canhões morre em um aparente suicídio, sua filha procura uma agencia de detetives particulares para investigar a morte de seu pai, pois ela não acredita que ele pudesse ter se suicidado. É quando entre em cena Isaac Bell, que ao investigar um possível assassinato disfarçado de suicido se envolverá num trama bem maior do que imaginava.

O Espião te deixa totalmente intrigado durante a leitura. Isso por quê não dá para deixar de imaginar quem é (são) o(s) vilão(ões) , como Isaac Bell resolverá o caso, e até mesmo quem será o próximo a morrer. É um estória bem detalhista, mas bem simples de entender. O modo como os autores descrevem a tensão pré-guerra é tão real que dá quase para sentir essa tensão no ar entre os países envolvidos na corrida pelos melhores navios bélicos.

Isaac Bell é cativante. Inicialmente parece ser um detetive bem comum sabe? Nada como meus xodós Sherlock Holmes e Hercule Poirot. Mas a verdade é que os métodos deles são bem diferentes dos 'clássicos' eu diria. Apesar da mente dele ser engenhosa o suficiente, ele não faz tudo sozinho, conta com uma equipe eficiente e sabe liderá-los. Tem confiança em si mesmo e na sua capacidade, e tem um lado romântico singelo e adorável. É um perfeito cavalheiro e grande detetive.

Esse livro é realmente muito bom. É um caso de espionagem que te deixa totalmente envolvido. Não consegui parar e li em uma tarde só! É muito interessante variar de gêneros de vez em quando e quando você acerta no livro então, é demais! Totalmente recomendável para amantes de qualquer gênero literário. Quer escolher um livro para mudar um pouco de ares? Escolha O Espião.

Nina 16/06/2012

O Espião - Clive Cussler
"Como se uma estrela cadente tivesse apagado os últimos vestígios de escuridão no céu da manhã, Isaac Bell viu o poderoso couraçado pelo que ele poderia ser... uma visão grandiosa de homens vivos e um monumento aos mortos inocentes." (p. 114)

Estamos no ano de 1908 e o mundo se prepara para uma guerra inevitável. As disputas tensões entre os países estão insustentáveis e o conflito pode começar a qualquer momento. É nesse contexto assustador que o aclamado projetista de canhões e couraçados Arthur Langer morre misteriosamente, enquanto tocava seu piano. Tudo indica que foi suicídio porém sua filha Dorothy Langer se recusa a acreditar que seu pai tiraria a própria vida. Para tentar resolver esse mistério, ela procura a Agência de Detetives Van Dorn com a missão de descobrir o que realmente aconteceu a um dos maiores inventores da marinha norte americana.

Isaac Bell, o melhor investigador da agência, vai se incumbir da missão e não será necessário muito tempo até que ele descubra que o que envolve a morte de Arthur está muito além do que o assassinato de um homem inteligente. Na verdade, trata-se de uma trama internacional que pretende prejudicar prejudicar o preparo bélico dos Estados Unidos para a guerra, matando seus gênios. Dessa maneira, esses homens não poderiam usar suas invenção e a marinha norte americana não poderia criar o maior e mais poderoso couraçado do mundo, o Casco 44.

"Não está vendo, Bell? Estão sabotando o Casco 44 assassinando mentes. Estão atacando as mentes que criam as entranhas vitais desse navio de guerra: canhões, blindagem, propulsão. Considere o aço e as placas de blindagem que estão faltando ali. O Casco 44 não é mais do que as mentes dos homens que ainda trabalham nele e as mentes daqueles que morreram. Quando os sabotadores matam nossas mentes, eles matam os pensamentos e as novas ideias que ainda não brotaram. Quando matam as nossas mentes, eles sabotam os nossos navios." (p. 112)

A partir daí, o livro se transforma em uma aventura louca e cheia de ação em que Isaac Bell corre contra o tempo para tentar salvar vidas e ajudar seu país. A história é intensa e cheia de reviravoltas e ninguém é o que parece ser e a quantidade de mortes e mistérios que aparecem no decorrer das páginas é de tirar o fôlego. Os autores conseguem recriar os EUA do início do século XX com maestria, e é fácil nos imaginarmos em cada um dos locais descritos.

Porém a narrativa é extremamente cansativa, cheia de detalhes e descrições. Cada detalhe, de cada arma, canhão, couraçado estão lá, e isso torna a leitura bastante cansativa e lenta, o que prejudica demais a leitura, principalmente de um livro como esse, que tem dezenas de personagens e é preciso ter uma certa rapidez para se acompanhar os acontecimentos e não perder o ritmo.

Talvez por isso eu tenha gostado tão pouco desse livro.

Confesso que literatura policial nunca foi meu estilo preferido. Aliás, eu nunca gostei muito de livros com crimes e detetives, e com certeza, as minhas preferências pessoais pesaram muito na hora de julgar o livro, mas mesmo assim, as dificuldades que tive com a narrativa pioraram ainda mais as coisas.

Mas, por outro lado, a história é mesmo muito boa e devo parabenizar os autores por terem conseguido criar algo tão surpreendente. Ficou tudo muito bem amarrado de modo que tudo o que acontece tem um porquê e muitos dos personagens aparecem novamente mostrando quem realmente são.

É um livro para todos os público e tenho certeza de que, se você gostar um pouquinho mais de policiais do que eu, vai amar o livro. Isaac Bell é um personagem muito carismático e vai ganhar você com uma facilidade impressionante. Educado, romântico, inteligente, ele usa dos métodos mais improváveis para desvendar os mistérios. A capa é maravilhosa e conseguiu reunir vários elementos do enredo. A diagramação é ótima e, como sempre, a Novo Conceito fez um trabalho impecável.

B-jussss! ♥
;-p

Resenha postada no meu blog, Pronto.Falei!

Rafaela 08/06/2012

O Espião - Clive Cussler e Justin Scott
Minha Opinião:

O Espião é o terceiro livro da série do detetive Isaac Bell, escrito por Clive Cussler numa parceria com o também escritor Justin Scott. A série é composta por cinco livros, sendo o primeiro escrito só pelo Clive e só o terceiro foi publicado aqui no Brasil até agora.

Série Isaac Bell:

The Chase -(escrito somente por Clive Cussler) - ano: 2007 - 1º livro da série

The Wrecker - (parceria entre Clive Cussler e Justin Scott) - ano: 2009 - 2º livro

The Spy - (parceria entre Clive Cussler e Justin Scott) - ano: 2010 - 3º livro - (O Espião - Lançado no Brasil em 2012)*

The Race - (parceria entre Clive Cussler e Justin Scott) - ano: 2011 - 4º livro

The Thief - (parceria entre Clive Cussler e Justin Scott) - ano: 2012 - 5º livro

Apesar de pertencer a uma série O Espião pode ser lido mesmo sem se ter lido os outros da série, como eu fiz, pois além de uma ou outra leve alusão a alguns personagens ou aventuras que o Isaac conheceu ou viveu nos livros anteriores (coisa muito leve, dá pra passar por cima), nenhum grande spoiler atrapalha a leitura; o leitor não fica perdido nem nada, é um livro de série mas a trama é completamente independente, dá pra ler tranquilamente.

Continue a ler em: http://cantodemeninas.blogspot.com/2012/06/o-espiao-clive-cussler-e-justin-scott.html

Books 08/06/2012

Minha Visão:
O livro O Espião é um livro clássico de espionagem contado pelo detetive Isaac Bell, no inicio o livro é bem confuso, estremamente estranho, mas depois tudo começa a se esclarecer ao desenrolar da história.
Clive Cussler escreve uma história muito bem detalhada sobre sua passagem pelas ruas por onde foi detetive, de suas investigações até mesmo de armas e navios da Marinha Americana e seus inimigos, a literatura desse livro é bem pesada depois do começa da história ela começa a ficar menos detalhada, mas sempre deixando bem claro o que acontece com todos os personagem que estam a sua volta, principalmente durante as perseguições de Isaac Bell e o tal Espião.O espião é muito romântico como todos do livro, até mesmo os vilões eram cheios de charme e elegância.
Os autores Clive Cussler e Justin Scott conseguiram colocar Drama, Suspense, Aventura entre outras inovações no livro, "O Espião" superou todas as minhas expectativas, eles conseguiram juntar todas as qualidades de todos os livro em um único. Muito Bom o livro. São 416 páginas de adrenalina em simples palavras.

Celle 06/06/2012

O Espião

Fui descobrir que O Espião era o terceiro livro da série Isaac Bell quando já estava na metade da leitura. Fiquei um pouco abalada, mas, bom, não faz diferença. Só que eu quero ler os outros livros da série, porém porque amei o Bell e me apaixonei pela escrita dos autores. Eu esperava que O Espião fosse um livro bom, mas não esperava que eu fosse gostar tanto.

Sim, gostei muito do livro. Não sei se é porque eu acabei de descobrir que sou fã de livros policiais, detetivescos e misteriosos, ou se simplesmente me apeguei ao Bell.

Isaac Bell é um detetive particular da agência Van Dorn, o detetive chefe. Loiro, alto e esguio... mas não é sua aparência que importa, o jeito heroico e valente de Bell é muito apaixonante. Mas também não é isso o mais importante. Em 1908 nenhum país está seguro de uma guerra iminente, todos estão tensos e os espiões tem cada dia mais trabalho a fazer.

A agência Van Dorn pega criminosos, assassinos, não espiões. Mas, em algum momento, as duas coisas acabam se confundindo e Isaac e os outros detetives da agência se encontram na perseguição de um espião, ou seriam espiões?, na perseguição d'O Espião. Vários ataques à Marinha Americana, ataques terroristas, ataques à Marinha Inglesa e os suspeitos são cada vez mais improváveis. Um chinês? Japonês? Irlandês? Qual o sentido desse plano e estariam realmente conectados todos esses acontecimentos?

O Espião é um livro cheio de perguntas, algumas com respostas um tanto quanto óbvias, outras que você só vai descobrir lá para o final. E ação, é claro. Muita ação. Socos e tiros, chutes e saltos.

O romance fica por conta de Bell e sua noiva, sim ele é comprometido, então nada de paixõezinhas por aí. Ele é um homem sério. Então, também não é destaque. A questão principal é quem é O Espião, o que ele quer e qual será seu próximo passo? Além de tudo isso, a história de espiões internacionais se mistura com a história de gangues de rua. Os "gângsters" também parecem estar metidos nessa confusão.

O livro está muito recomendado, na verdade, eu fiquei muito feliz por ler um livro bom. Adoro quando isso acontece, dá uma sensação de realização, sabe? haha. Enfim, aproveitem o lançamento da Novo Conceito!

Andressa 06/06/2012

O Espião - Clive Cussler e Justin Scott
Estava precisando de uma leitura com menos romance e mais ação e foi neste livro que encontrei o que queria. O Espião é praticamente pura ação e deixa o lado mais romântico de lado, apesar de termos algumas – poucas – cenas que em nosso querido detetive aparece com sua noiva. Mas em nenhum momento o livro foca no relacionamento entre os dois e isso foi um ponto positivo para mim no momento em que comecei a leitura.

Como já dito, é um livro repleto de ação, e que por isso nos deixa aflito em várias partes. Os autores narram com clareza a eficiência de Bell como detetive, sendo sempre ágil, inteligente e dificilmente passado para trás pelo tal espião. Não é um dos personagens principais em livros que mais me cativou, já que em nenhum momento mostra algum tipo de sentimentalismo maior e por isso é sempre um pouco mais frio, reservado e calculista, mas gostei do personagem principalmente por se encaixar perfeitamente nesse papel. Suas características peculiares, como modo de se vestir e frieza no olhar me fizeram imaginá-lo facilmente como um detetive real.

Apesar de o livro ter me agradado nesse aspecto e em momentos até ter me deixado sem fôlego com seus acontecimentos, algumas partes dele deixaram um pouco a desejar em minha opinião: não que o livro tenha sido de todo ruim, eu só esperava algo a mais que o que encontrei. O que esperava na verdade era um grande mistério que rondaria a trama. Pensei que junto com Bell iríamos descobrindo pouco a pouco quem era o tal espião, aquele tipo de história que nos engana até o fim, fazendo o leitor imaginar algo diferente do que realmente é. Mas o que acontece na história não é bem assim: já no começo no livro somos apresentados ao espião e, apesar de não deixar de ser interessante ver suas artimanhas para enganar o detetive e todos os outros personagens envolvidos, me decepcionou um pouco por esperar algo diferente e com maior participação do leitor.

Além disso, achei algumas partes um tanto cansativas e confusas por ser um livro mais voltado para a Marinha e seus navios e couraçados. Como sou extremamente leiga quando se trata disto, nos momentos em que a trama ficava mais focada nas peças e utilizava termos mais técnicos para explicá-las, me perdia completamente e entendia muito pouco do que estava acontecendo. Obviamente, com os acontecimentos que sucediam as explicações, na maioria das vezes podia ter uma ideia mais clara do que os personagens estavam querendo dizer naquele momento anterior, mas achei que a linguagem utilizada poderia ter sido um pouco mais simples, a fim de facilitar a leitura de quem não entende bem o assunto.

O desfecho do livro foi basicamente o que eu esperava. Muita ação, sangue e disputa que nos leva a acabar a história bem rápido e que me agradou bastante. Para ser sincera, foi uma das partes do livro que mais gostei: principalmente o último capítulo, onde vemos o futuro dos personagens que sobreviveram e que a meu ver ficou bem interessante e curioso, considerando tudo que acontece no desenrolar da história.

Com todos os pontos positivos e negativos, e depois de pensar por muito tempo sobre o que realmente achei do livro, acabei considerando-o como bom. A parte que realmente achei que valeu a pena da história além do desfecho, foi como por vezes os autores conseguiram me deixar sem fôlego e esperando pelos próximos acontecimentos. Mas a história não me surpreendeu e nem me agradou como pensei que fosse. Mesmo assim, principalmente aos que se interessam por navios, guerras e disputas, é uma boa leitura.

Bru 06/06/2012

Isaac Bell é o melhor detetive da renomada agência Van Dorn. Tudo começa a mudar quando a morte de um projetista da marinha é dada como suicídio, mas sua filha, Dorothy, não consegue acreditar que seu pai seria capaz de algo tão extremo e recorre até a agência de detetives Van Dorn em busca da verdade sobre a morte do seu pai.
E o que parecia ser somente mais um caso como outros para o detetive Bell, acabou se mostrando o maior do que ele jamais imaginou. Envolvendo outros assassinatos, roubos e espiões de outros países em sua busca por navios e armas de últimas gerações, e Bell precisa descobrir quem está por trás de tudo isso.
A leitura do livro se tornou um pouco maçante por conta dos detalhes das embarcações, algumas vezes enquanto o autor descrevia, eu me via completamente perdida nas nomenclaturas usadas. E como o livro é bem extenso então esses detalhes o deixou bem cansativo.
Demorei bastante tempo para ler e somente chegando no fim livro que fui entrando no clima e me emocionando com as descobertas, os confrontos e tudo mais. Nunca tinha lido nenhum livro sobre detetives antes e achei bem interessante, pena que o assunto tratado no livro –couraçados, armas- não me interessou nem um pouco.
Enfim, apesar de não ter me agradado muito o livro merece uma chance.
Júlia Karine 20/06/2012minha estante
Amei a resenh do livro *o*

Fátima Menezes 30/06/2012minha estante
Preciso ler esse livro, apesar dos aspectos negativos que você levantou. Adoro histórias com espiões e até agora não me decepcionei com uma obra publicada pela Novo Conceito. Espero poder lê-lo logo. :)

Abraços!

Angela Grazi 07/07/2012minha estante
Eu to com este livro aqui em casa
Mas a pilha ta tão grande que eu ainda não tive oportunidade de ler...
Mas amei a resenha

Butterfly kisses 11/07/2012minha estante
uauuuu..amo livros onde há detetives
Preciso urgentemente le-lo..rsrsrs

Butterfly kisses 11/07/2012minha estante
uauuuu..amo livros onde há detetives
Preciso urgentemente le-lo..rsrsrs

Marieli 16/07/2012minha estante
Eu amo livros policiais e thrillers, e logo que vi este fiquei tipo :O tenho que lê-lo... além da capa ser muito linda a história me cativou, nossa tou bastante curiosa, quero muuito :)

Brenda @caminhanteliterario 24/07/2012minha estante
Amei a Resenha

Gabi 06/06/2012

Não entendam mal as três estrelas que atribuí a este livro. Optei por dar apenas essa classificação porque não sou fã de livros policiais, de detetives, perseguições, etc. (ainda mais quando ele envolve fatos históricos e tantos detalhes de navios, submarinos, couraçados e tantas outras coisas que não conheço a fundo). Mas vou explicar melhor.

Nos EUA, esse livro faz parte de uma série de livros com o mesmo personagem, mas as histórias não tem nada a ver uma com a outra (tipo o Robert Langdon de Dan Brown ou o Poirot de Agatha Christie). Muito resumidamente, o livro conta a história do detetive Isaac Bell, um cara muito bom mesmo no que faz. Nesse livro, Bell persegue um espião que está ameaçando prejudicar os EUA. Não vou entrar em detalhes sobre isso por medo de soltar algum spoiler, mas é basicamente isso. E toda a história se passa com ele correndo contra o tempo para encontrar esse espião.

A narrativa é brilhantemente construída, e tenho que dar 5 estrelas aos autores por saberem como conta-la, de modo que tudo o que acontece no livro tem um porquê e muitos dos personagens aparecem novamente, desmascarados, de certa forma, em seus papéis originais de vilões. E chegar àquele ponto do livro em que você descobre quem é, de verdade, aquele personagem, foi algo que me deixou boquiaberta e sem ar. Para esses trechos eu dou todas as estrelas, pelo fato de os autores conseguirem deixar os leitores nesse estado de querer virar as páginas freneticamente.

Porém, as somente 3 estrelinhas se devem pelo fato de que este tipo de literatura não é, nem de longe, meu favorito. Não consigo acompanhar alguns dos acontecimentos nessas histórias, e foi isso o que aconteceu comigo em O Espião. Eu fiquei sem entender grande parte dos planos e estratégias de Bell (porque, como expliquei no começo, não é um assunto do meu conhecimento), e o final foi, pra mim, grego. Não sei se tenho algum tipo de problema, mas essas histórias não despertam a minha atenção e, por isso, demoro pra terminar de ler, e isso prejudica nesse tipo de livro, que deveria ser lido em poucos dias pela grande quantidade de personagens envolvidos. Mas não deixo de indicar essa história pra quem é fã do estilo – é um prato cheio de aventuras, segredos e surpresas.

Resenha publicada aqui: http://fluffy.com.br/2012/06/resenha-o-espiao/

Lay 03/06/2012

Em uma palavra: AMEI! O livro te prende de uma forma incrível. A investigação de Isaac Bell vai nos deixando cada vez mais ansiosos pela descoberta de quem é o ardiloso espião que está orquestrando toda essa eliminação em de mentes brilhantes, como mesmo diz a sinopse.

Sim, tudo começa com a morte de um talentoso projetista em canhões de guerra da Marinha Americana Arthur Langner arquitetada por um espião japonês, que fez de tudo para que o assassinato parecesse um suicídio. No entanto, Dorothy Langner não acredita na versão oficial e contrata a famosa agência de detetives Van Dorn para descobrir o que de fato aconteceu ao seu pai.

A partir daí, a agência escala seu detetive chefe, Isaac Bell, para investigar o caso aparentemente simples e fácil. Porém, Bell descobre que o caso é muito mais profundo e arquitetado do que imaginava, quando se depara com outras mortes aparentemente casuais de projetistas especiais da Marinha Americana.

Numa descrição maravilhosa do frisson vivido pelos países pré-guerra, somos conduzidos por uma investigação envolvendo os couraçados dreadnought. Os personagens são muito bem construídos e se tem algo que me chamou a atenção foi o fato das personagens femininas, embora a história seja narrada no início do século XX são fortes e decididas. Característica essas que fazem toda a diferença num livro que trata do mundo da espionagem internacional.

Peço desculpas por não haver muitos trechos destacados do livro, pois me empolguei tanto na leitura que não consegui me concentrar em destacar os pontos mais importantes, sem falar que destacando um trecho pode-se acabar soltando um spoiler. kkk

Pois então, como deu para perceber, livro recomendadíssimo. Mesmo tendo descoberto que o livro faz parte de um conjunto de 5 livros e esse sendo o terceiro, não creio que tenhámos perdido nada que influenciasse em nada no conteúdo narrado.

Confiram o texto completo em: http://layalmeida.blogspot.com.br/2012/05/resenha-o-espiao-clive-cussler-e-justin.html

Paula 31/05/2012

Eu confesso que fiquei na dúvida se iria ou não gostar do livro de Clive Cussler e Justin Scott, afinal é um livro que trata sobre espionagem, um gênero que nunca me chamou a atenção. Mesmo quando comecei a leitura ainda estava incerta em como seria a minha "relação" com o livro.

No entanto, O Espião (terceiro livro da série), acabou sendo uma agradável surpresa para mim. Do contrário do que eu imaginava, nada de porrada a toa (era o que eu esperava de um livro de espionagem: porrada, sangue e dentes de ouro (uma verdadeira noob no assunto)), tudo na medida certa.

Isaac Bell, o protagonista, conseguiu me cativar rapidamente. Ele é um investigador nato, inteligente, charmoso e educado. Outra coisa que eu gostei bastante foram os detalhes que os autores passam da sociedade do início do século XX. São detalhes que te prendem a trama, sem se tornarem cansativos.

Os detalhes sobre armas, navios etc., deixaram-me um pouco confusa no início, mas conforme prossegui a leitura tudo acabou ficando mais fácil.

Clive Cussler, um dos especialistas da literatura de espionagem, com mais de 40 livros publicados e Justin Scott, que já publicou 24 livros, conseguiram fazer com que uma leiga nesta área se apaixonasse pela história de O Espião. Acredito que tanto para novatos quanto para os fãs de espionagem, o livro é um prato cheio!

Mila F. @delivroemlivro_ 31/05/2012

Entre no mundo dos Espiões...
O Espião, Clive Cussler e Justin Scott, Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2012, 416 pág. (tradução de Henrique Amat Rego Monteiro

O Espião (The Spy) é um livro escrito por Cliver Cussler e Justin Scott. Ambos os escritores tem currículos literários recheados de livros, Cliver já tem 40 livros publicados e Justin 24.

Esta obra trata-se de um romance de espionagem com personagem principal o detetive da agencia de investigação particular Van Dorn: Isaac Bell. A história se passa em 1908, ressaltando uma intrincada cadeia de espionagem contra os EUA e a busca de descobrir novas tecnologias para a fabricação de navios couraçados e com armas potentes e o mundo está às portas da primeira guerra mundial as conspirações e boicotes a projetos milionários pairam em todo o livro.

Tudo inicia com a morte de Arthur Langner, um projetista de couraçados, que supostamente se suicidou e recebeu propina para passar informações sobre os couraçados americanos, mas sua filha, Dorothy Langner, não acredita que o pai fosse capaz de cometer suicídio e assim, procura a agencia particular de investigação Van Dorn. Eis que entra em cena Isaac Bell, detetive que se responsabiliza para investigar o caso Langner.

Com as investigações Isaac Bell descobre que Arthur Langner não cometeu suicídio, mas foi assassinado sutilmente de modo que o assassinato parecesse suicídio. Entretanto nas investigações, Bell, descobre muito mais que isso, descobre que há um Espião tentando boicotar a marinha americana e, sobretudo, fazer com que países aliados ou não sejam suspeitos por essa conspiração. Neste interim, especialistas em canhões, blindagem e propulsão sofrem acidentes que aparentam ser suicídio, mas de fato não era.

“Estão sabotando o Casco 44 assassinando mentes. Estão atacando as mentes que criam as entranhas vitais desse navio de guerra: canhões, blindagem, propulsão. Considere o aço e as placas de blindagem que estão faltando ali. O Casco 44 não é mais do que as mentes dos homrnd que ainda trabalham nele e as mentes daqueles que morreram. Quando os sabotadores matam as nossas mentes, eles matam os pensamentos e as novas ideias que ainda não brotaram. Quando matam as nossas mentes, eles sabotam os nossos navios.” (p. 112)

Isaac Bell está às voltas com um intrincado quebra-cabeça: o mundo da espionagem, perigoso, envolvente e cheio de mortes e tentativas de morte. Todos podem ser intimamente inocentes ou propensos culpados e o papel de Bell é descortinar o jogo, descobrir e capturar o Espião.

"A meu ver, os espiões de sucesso são invisíveis. O ideal é copiar um plano secreto em vez de roubá-lo, assim o inimigo nunca saberá que foi roubado. Do mesmo modo, se um inimigo tem de morrer, sua morte deve parecer acidente. A queda de escombros no local de trabalho pode esmagar um homem sem levantar suspeita." (p. 321)

O livro é dividido em cinco partes: A Filha do Artilheiro, Caixões Blindados, A Frota, Um Sinal de Deus, Em Serviço Distante. A linguagem, por se tratar de criações de couraçados em alguns momentos vai ser técnica, mas no geral a leitura é agradável.

Vale ressaltar que mesmo com uma trama envolvente e instigante há momentos em que a leitura torna-se cansativa - arrastada, devido aos detalhes nas descrições, não que seja um ponto negativo, mas dá a impressão de que tem informações demais e por vezes desnecessárias. Contudo, mesmo diante disso o leitor – já envolvido com a trama – não consegue desanimar na leitura.

Durante a leitura eu ficava me questionando se os autores conseguiriam dar conta de tantos personagens depois de tanta reviravolta, mas conseguiram e o resultado foi um livro instigante. O Espião é um livro mais que indicado a todos que gostam de espionagem e de romances policiais. Este livro é um convite ao leitor para que seja um detetive e descubra quem é o verdadeiro espião.

Camila Márcia

Felipe Miranda 26/05/2012

Giselle Trindade 23/05/2012

É 1908 e acumulam-se tensões internacionais enquanto o mundo caminha inexoravelmente para a guerra. Após um talentoso projetista de canhões de couraçados morrer em um aparente suicídio, sua filha, angustiada, recorre à lendária Agência Van Dorn para limpar o nome do pai. Van Dorn põe seu principal investigador no caso, Isaac Bell, que logo percebe que as pistas apontam não para suicídio, mas para assassinato. E quando se seguem outras mortes mais suspeitas, fica evidente que alguém — um ardiloso espião — está orquestrando a eliminação das mentes tecnológicas mais brilhantes... Mas isso é apenas o começo.

Confesso que esse não é o tipo de livro que eu tenha muito interesse na Leitura, mas acabei me surpreendendo com o Espião.

Esse é mais um Conto do Detetive Isaac Bell, mas quem não leu, assim como eu as outras histórias, não interfere na Leitura, porque são independentes.

Apesar de ser uma História de Intrigas e Espionagem, o livro não tem nada de complicado ou maçante, a história é muito bem contada, trazendo mistérios, segredos e muito suspense ao leitor, o que acabam agradando aos mais desacreditados no assunto, além de ter uma riqueza de detalhes que impressiona. O pano de Fundo é Histórico, na época das grandes Guerras Mundiais, e tudo é muito bem ambientado e caracterizado.

A Grande Jogada do livro não é descobrir quem é o Espião, pois logo já sabemos de quem se trata, mas acredito que seja quais os propósitos de suas ações, achei isso um bom diferencial, porque temos vislumbres de seu planos e de sua personalidade. Isso acaba deixando o leitor ainda mais vidrado para saber o que está acontecendo e o porque de tudo.

Eu indico principalmente para os fãs de Espionagem, bem no estilo de Sherlock Holmes!!!

Poly 22/05/2012

Investigação pura!
Quando eu era criança meu pai tinha uma coleção de literatura policial com vários livros de detetive. Acho que ele nunca leu e eu nunca consegui ler. Sempre achei que era porque a temática era madura demais para mim. Mas minha mãe se desfez dos livros e depois que cresci nunca mais tive contato com esse gênero.
Felizmente, a Novo Conceito lançou esse kit maravilhoso de O Espião e eu pude desfrutar um pouco do gênero de investigação.
Vi algumas resenhas por aí falando que se trata de um livro escrito de forma clássica. Narrativa seca e voltado especialmente para o público masculino. Apesar de não ter tido contato com nada do tipo antes, minhas conclusões também foram nesse sentido.
É um livro “macho”, com investigação pura, trechos de lutas e brigas e quase nenhum romance.
Achei o início da narrativa um pouco parado. Esperava um início com mais ação. Também não gostei muito do fato da história se passar no início do século passado. Não é meu período histórico favorito, mas achei interessante. Algumas coisas eu demorei um pouco para entender, mas acho que deve-se a fato de eu nunca ter lido um livro sobre o Isaac Bell (esse é o terceiro da série que conta as aventuras do investigador). Mas isso não interferiu na leitura.
A partir do meio, o livro ganha um dinâmica muito gostosa e não dá vontade de largar. E quanto mais perto do fim da investigação melhor ele fica. Apesar de não ter gostado muito do fim (esperava um final diferente), gostei da experiência no gênero.
Espero que a Novo Conceito lance os outros livros contando a história do Sr. Bell, com certeza leria outros livros assim, mesmo preferindo romances e histórias com temáticas mais “atuais”.