O Melhor de Mim

O Melhor de Mim Nicholas Sparks

Resenhas - O Melhor de Mim

Raffa.v 13/12/2023

As vezes é necessário.
"O melhor de mim" é um livro que retrata a história trágica de um ex casal de enamorados Dawson Cole e Amanda Collier que foram separados pelas diferenças sociais. Depois de 25 anos os dois se reencontram com perspectivas totalmente diferentes.

Primeiro eu gostaria de retratar o quanto esse livro impactou na minha realidade, apesar de ter o lido apenas a algumas hora. Acredito que para melhor entendimento disso deveria começar pelos bastidores da Amanda, ela agora mãe de 3 filhos, e de uma menina que infelizmente morreu ainda criança, ela enfrenta as dificuldades em relação ao seu marido que é um alcoólatra. " Eu vou parar de beber" era a sua frase mais usada, todos sabemos, isso nunca muda, ele não vai parar.
Nesses bastidores há um episódio no qual pude me identificar mais ainda. Nesse episódio a Amanda está gravemente doente e o Frank (seu marido) está bêbado sem condições nenhuma de levá-la ao hospital, sendo assim o filho mais velho do casal o Jared foi obrigado a assumir a responsabilidade e tomar o lugar do pai em relação a isso. A fúria retratada pelo ponto de vista do Jared em relação ao pai foi descrita da melhor maneira possível, pois isso eu posso comprovar.

Sendo a filha mais nova de pais separados, eu entendo o quão foi necessário coragem para a decisão de Amanda. Minha mãe era casada com meu pai a cerca de 20 anos, eles nunca se entendiam, ou talvez nunca tiveram coragem para isso, ele sempre bebia e ela chorava para que um dia ele parasse, as discussões eram frequentes, até porque saber que o homem com o qual minha mãe tinha tivera se apaixonado hoje em dia não passava de um estranho dentro da própria casa, era angustiante.
minha irmã mais velha o odiava, e eu entendia esse ódio dela. Depois de anos com tudo isso acontecendo diariamente, minha mãe acabou adoecendo e ficando internada por um tempo, a única coisa que meu pai bêbado se preocupava era com os " 500 reais que tinha gastado de remédio para ela", eu senti a fúria do Jared quando ele disse isso, eu e minha irmã sentimos.

É necessário coragem para abrir mão de uma realidade devastadora quando se já está nela a anos. Eu admiro essa coragem na minha mãe e agora por causa da Amanda eu admiro mais ainda, ela se separou do meu pai e agora vive com meu padrasto, suas feridas ainda não foram completamente saradas, ela vai quase todo dia para uma clínica de hemodiálise enquanto sempre torcemos para que ela volte. Acredito que por conta de ter passado por isso, me senti tão conectada com esse livro. Devemos entender que nossos pais também tiveram amores e que choram quando ficam magoados. A maior coragem de uma mulher é decidir mudar o padrão em que ela está em pró de ser feliz, é a melhor coisa de nós filhos, e entender que nossas mães também merecem viver uma felicidade além de nós.

Uma leitura reconfortante e nostálgica para mim e talvez necessária para outros. Entenda que "as vezes é necessário" tomar uma decisão, e quem sabe ela possa ser a que vai mudar definitivamente sua vida.

Luiza.Moeckel 12/12/2023

Acho que não me cativou muito, uma história muito sofrida e o final era bem previsível, mas foi bom passar o tempo lendo esse livro.

eduardo20 04/12/2023

Comprei o box nas americanas
Eu lembro de comprar o box de Nicholas sparks nas americanas na época da escola e ler esse. Não lembro mais o enredo mas é isso, logando aqui.
Herick 13/12/2023minha estante
Como sempre, maravilhosa sua resenha

Emily 03/12/2023

Continua minha saga pelas leituras dos livros de Nicholas Sparks.

Uma história um pouco triste e dramática mas que nos surpreende em vários momentos. Passado e presente ligados a um amor inesquecível.

Um fim surpreendente. Esse livro traz muitas lições de vida, muitos aprendizados e coisas para se pensar.

Recomendo a leitura:)

Duda1073 28/11/2023

Truque de Deus
Envolvente, despretensioso e intenso! O melhor de mim é daqueles livros que parece não te ganhar e no final você está completamente rendida. A história é muito singular e genuína, um belo truque de Deus.
Dê sempre o melhor de si e não espere o momento certo para isso!

Kauanny.Kembilly 23/11/2023

O melhor de mim.
Nicolas Sparks lançou seu primeiro romance aos 31 anos, ao qual se seguiram outros 22 livros. Sendo sucesso no mundo inteiro, assim como no Brasil, onze dos seus livros ganharam adaptações para o cinema , como o melhor de mim, entrando para a lista dos mais vendidos do The New York.
Na primavera de 1984, Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram. Na época ainda eram estudantes e se perderam em um romance avassalador de encantar o público. Porém, no Oriente ( cidade onde ambos nasceram e moravam) não aconteceu assim.
A família Collier era a mais rica dentre outras da região e a Cole a mais odiada por serem uns verdadeiros assassinos, maldosos e temidos. Olhando parece um clichê como muitos , mas aí que se engana, caro leitor.
Com a separação dos dois , por motivos de faculdade da menina e seus pais atrapalharem seu relacionamento, Mawson se vê obrigado a se separar da moça e nunca mais se viram.
Pouco tempo depois , Mawson morava com Tuck , seu amigo que lhe emprestou a sua casa e um emprego , depois de expulsarem o jovem da casa Cole por ser diferente deles.
Uma certa noite chuvosa ao sair de carro pela uma curva e se depara com o único doutor da cidade correndo , mas quando foi impedir o que era esperado teve que desviar de um carro e depois daquele momento sua vida mudou totalmente com a morte do homem.
24 anos depois volta a cidade natal para o funeral do seu querido amigo e acaba se deparando com seu primeiro amor. Uma armação de Tuck para que ambos voltasse a encarar seu amor e lutar por ele.
Depois de um final de semana de alegria e descobertas e novos amores sendo relatados pelo autor, descobrisse que Amanda era casada com um alcoólica e três filhos, uma família de fato.
Medo e incertezas não se foi realizado o tão esperado, Mawson via um homem de cabelos pretos e casaco azul depois de seu acidente na plataforma que trabalhava, mas passou a ver novamente no dia que seu primos tentaram o matar por um passado antigo.
Se ver encarando um briga para salvar um menino de seus primos assassinavam. Amanda virá seu filho na UTI depois de um acidente esperando um coração para viver e em dois dias depois foi o melhor e pior dia de sua vida.
Achei o livro interessante por todo capítulo não só ser falado de um ponto de vista , mas de todos da trama. Nicolas sabe prender um leitor em suas histórias com maestria, mas para mim não foi o que queria e me imaginei com raiva e tristeza de seu final.
É como a vida , por mais que queremos uma virgula , encontramos um ponto final que só queria ser um ponto seguido. " e se" , não mudaria o fato que aconteceu e continuaria acontecendo.
Confesso que não entendi o porquê, mas nem tentaria imaginar a mente de um escritor tão adorado.
Esperei algo que não aconteceu , mas comigo guardo a lição de vida que é passado para um bom entendedor. Aproveite essa obra

Renata Rocha 29/10/2023

O livro é mais um dos livros do autor aonde ele mistura passado com presente, é algo que em algumas histórias pontuais é interessante, mas em todas as obras acaba se tornando chato. O que eu achei interessare deste livro é que a cada parte na qual passa o ponto de vista de um personagem a caracteristica da escrita muda de acordo com a personalidade da pessoa, o que torna os trechos únicos, fazendo o leitor se sentir como se estivesse dentro da história ou da cabeça do personagem. Chegou um certo ponto do enredo que eu já estava de saco cheio de tudo, dos personagens, do ambiente, do lugar e principalmente do desenrolar da história, passou a se tornar tudo muito sofrido e dramático, acredito que o autor queria trazer uma proposta para chocar as pessoas e ressignificar certas coisas, mas no fim trata apenas de acontecimentos que de fato só acontecem na ficção, enfim, bem interessante a proposta do desenrolar da historia mas não foi algo em que me agradou, a leitura é boa, acredito que o problema seja eu que não gosto do estilo dramático nas obras literárias, mas os últimos capítulos dos livros foram uma tortura de continuar lendo.

Sandyzinha 23/10/2023minha estante
Te amo, Dawson
Você foi perfeito do início ao fim.

Sandyzinha 23/10/2023minha estante
????

Claudia.Lopes 22/10/2023

O amor seus encontros e desencontros
Amanda e Dawson
São ainda jovens, o primeiro amor, quem diria que talvez fosse o único dos dois
Quiz a vida os separasse para depois na morte do amigo em comum se reencontrassem
Ela casa, 4 filhos ele em sua vida
Um reencontro cheio de lembranças
Será que o amor acabou mesmo ou só adormeceu
Recomendo
Surpreendente
Inesquecível

heloisadecarli 19/10/2023

É um daqueles romances que não deu certo, mas ao mesmo tempo deu hahahah chorei horrores, principalmente com o final!

Alicia.Viana 09/10/2023

O melhor de mim
Dawson disse que tinha dado o melhor dele para Amanda e fez isso de todas as formas possíveis.
É lindo ler esse livro, ver como um amor verdadeiro, inesquecível e marcante dura através dos anos.
Paixões da adolescência são subestimadas e foi isso q aconteceu com Amanda e com o Dawson, mas o livro monstra não só um amor forte, mas uma amizade e um companheirismo entre os dois.
Mostra com emoção as dificuldades da vida e que com certeza ela não é fácil. Amei ler a história e como o primeiro amor deixa marcas para a vida inteira.
O livro é lindo, emocionante e avassalador e com certeza vale apena lê-lo.

Evellin 03/10/2023

Típico de Nicholas Sparks
Confesso que a leitura não foi fluída e abandonei o livro diversas vezes até concluir. O enredo da história e as personagens não me prenderam a atenção.
Já li diversos livros do Sparks e este foi o único que aconteceu isso.

Quem conhece o autor provavelmente entende meu sentimento de ?Quem será a próxima vítima do Nicholas Sparks??, mas o final de ?O Melhor de Mim? me surpreendeu.

Não é um livro que leria novamente em breve. Nota 6/10.