O Restaurante no Fim do Universo

O Restaurante no Fim do Universo Douglas Adams

Resenhas - O Restaurante no Fim do Universo

Danieli.Godoy 17/07/2023

O maravilhoso Douglas Adams
Eu achei esse 2? livro ainda mais engraçado que o primeiro. A genialidade de Douglas Adams, seu modo de escrita leve, crítico e bem humorado fez com que eu me apaixonasse por seu universo (ou nosso universo), o Marvin é um ótimo personagem e é um dos meus preferidos, um robô depressivo é o alívio cômico que eu nunca imaginei precisar, Zaphod e suas cabeças levam ideias absurdas serem postas em prática e tudo se desenrola em mais situações inesperadas.
Estou amando acompanhar a trajetória desse grupo nada comum rumo ao desbravamento do universo ?

Sophia.Rubim 10/07/2023

Que final é esse?
O livro como o anterior é muito engraçado. Com boas gargalhadas. É revoltante ter que ler o nome zaphod beeblerox. Mas dá para aturar. E tipo assim...QUE FINAL FOI ESSE? Sabe como assim? Cadê a Trillian cadê o zaphod? Cadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
Carta aberta: socorro
Só quero ler o próximo livro.

Fernanda631 05/07/2023

O Restaurante no Fim do Universo (O Mochileiro das Galáxias #2)
O Restaurante no Fim do Universo (O Mochileiro das Galáxias #2) foi escrito por Douglas Adams.
O Guia do Mochileiro das Galáxias do autor Douglas Adams é um clássico do mundo geek.
O segundo volume mantém a mesma linha satírica e irônica do primeiro, porém fazendo críticas ainda mais diretas.
No segundo livro da série O Mochileiro das Galáxias, Arthur e seus amigos partem para uma jornada rumo ao Restaurante no Fim do Universo, passando por planetas desconhecidos e viajando no tempo.
Depois de encerrar sua primeira aventura, o improvável grupo composto por Arthur, Trillian, Ford, Zaphod e Marvin, o Androide Paranoide, decide fazer uma parada no Milliways, literalmente o restaurante no fim do Universo. Porém a ida até lá é apenas o início de uma viagem através do tempo onde as coisas mais absurdas podem acontecer de maneira imprevisível. E assim eles dão mais um passo rumo à Pergunta Fundamental sobre a Vida, o Universo e Tudo o Mais, além de descobrirem outros segredos da galáxia.
A combinação de ficção científica e humor é a característica principal desses livros de Douglas Adams. Assim como o primeiro, nada faz muito sentido quando o assunto são coisas do espaço, porém, quando atitudes humanoides e terráqueas acontecem lá, elas continuam não fazendo sentido, mas dão um clique na nossa cabeça e a gente se dá conta que nem na Terra elas teriam razão de ser.
A nave dos protagonistas, a Coração de Ouro, é movida por um gerador de improbabilidade infinita, uma peça importante que justifica diversos acontecimentos inusitados e improváveis, como o nome sugere. Juntando isso com viagem no tempo, a coisa fica ainda mais complexa e absurda, de forma que eu não recomendo ficar esperando por muitas explicações lógicas. As coisas simplesmente acontecem de um modo aleatório (ou não).
A ironia é feita a partir de situações absurdas, como a vaca que se oferece como refeição no Restaurante no Fim do Universo, tomando o lugar do churrasqueiro que vai passando de mesa em mesa oferecendo a picanha suculenta em um espeto fino e pesado. Assim como a rotina maçante do mundo corporativo que se faz presente em um “escritório” no meio da floresta, na pré-história, como um aviso de que esse modelo de trabalho já passou e muito do seu tempo.
Dessa forma, o autor vai construindo um universo propositalmente exagerado que mostra performances dos humanos que nem eles — nós — estão se dando conta de que estão fazendo. Sem medo de tratar de assuntos polêmicos, como religião e a volta de Jesus, que no livro é uma entidade espiritual aguardada por fiéis e que ao chegar diz “Desculpa o atraso”, Adams vai tirando o peso de certas questões e preenchendo com sátiras, como alguém que não necessariamente quer motivar debates, mas talvez só colocar lenha na fogueira.
A narrativa de Adams está bem mais ácida, com críticas mais explícitas. Ele sempre esteve envolvido com causas ambientais além de se posicionar em defesa da vida animal, então não perdeu a chance de alfinetar pessoas e setores que que não se importam com essas questões.
Caso você deseje uma leitura mais divertida e descontraída, sem dúvida, esse é o livro certo.

Danilo 05/07/2023

Eu esperava mais.
Acho que este livro acaba se perdendo um pouco na história. Eu sinto que em muitas vezes Douglas Adams insere comentários que são engraçados, mas que não adicionam nada para a história, deixando estes comentários apenas 'jogados' no texto. Parece-me que há uma superestimação a este texto pelo fato de seus leitores gostarem de ciência e se deixarem levar por qualquer tipo de frase que seja um pouco mais irreverente. Mas eu sinto que qualquer tipo de piada sarcástica, quando jogada de qualquer forma, acaba estragando o texto, pois é apenas uma piada pela piada. O desenvolvimento desta história é um tanto confuso. E existem coisas do primeiro livro que não são tratadas aqui, tirando a sensação de continuidade.

Erik96 22/06/2023

Morno
O primeiro livro da saga conta mais histórias em menos tempo, esse é evidentemente um filler, que abusa de anedotas engraçadinhas. Mas continua com a vibe do Guia.

ThyagooSr 19/06/2023

Boa sequência
O segundo livro da trilogia de cinco consegue manter o humor e a leveza do anterior muito bem.
Alguns misterios abertos ainda não foram resolvidos nesse livro e fica um pouco confuso na metade pro fim do livro. Mas ainda assim é um bom livro.

Dave G. 16/06/2023

Genial como sempre
O segundo livro do guia do mochileiro das galáxias segue com seu toque de genialidade e falas inteligentes como sempre. Porém, senti que caiu um pouco o ritmo do primeiro livro para esse. Veremos como será o terceiro, pois quero maratonar os cinco.

Ju_Brandao 15/06/2023

Divertido No Começo, Chato E Cansativo Do Meio Para o Final!
Foi difícil terminar a leitura desse livro, já que, a narrativa fica chata do meio (antes do meio) para o final da obra. Fiquei sem entender o por que disso, pois, o vol.1 da saga é divertido e cativante, vale ressalta, que discordei muito de alguns pontos ateístas apontados pelo autor, fica óbvio que alguns pontos da obra não se conecta com a emoção que foi o começo desse livro (me refiro a fuga dos personagens na nave, que estava prestes a ser destruída, tudo isso por causa de um xícara de chá).
Uma pena que esse livro não tenha me impactado tanto quanto o vol.1, ademais, na minha memória eu irei guarda apenas momentos do primeiro livro e o começo do segundo (até o ataque a nave dos personagens).

Sebastian.gn 14/06/2023

Minha opn do vol. 2
O ? Guia dos Mochileiro das Galáxias ? é um ótimo livro , mas o vol. 1 ainda acaba sendo melhor que este ( volume 2 ). Do capítulo 25 em frente , a história começa a ficar interessante.

Indicação do livro : minha m.amiga ( valeu , Min ???? )
Iasmin 03/07/2023minha estante
??

Jean.Guimaraes 14/06/2023

Se você quer um livro leve, essa é uma ótima escolha.
É um livro bem leve, um ótimo livro quando você quer ler algo bem descontraído e simples. Desenvolve muito a história do Guia do Mochileiro. Compensa demais a leitura e explica algumas partes que ficam marcam abertas do livro anterior. Sem ter que pensar muito. Vale a leitura.

dreyce0 06/06/2023

Não vejo a hora de ler o 3
Um livro igual montanha russa , amei os diálogos dos personagens , zaphod eu amo você e o final desse livro foi magnífico

Deéh 05/06/2023

Uma história um tanto quanto doida...
Da mesma forma que o primeiro livro, o Restaurante no fim do universo também possui um desenvolvimento muito doido.
É impressionante o quanto a mente de Douglas Addans é versátil, ele consegue misturar diversas temáticas de uma forma muito fácil.
Ainda estou com muitas dúvidas acerca do desenrolar dos fatos, mas creio que tudo deve ser esclarecido nos próximos livros.
É uma leitura, engraçada, doida e impressionante.
Gostei muito do segundo livro.

William 03/06/2023

É engraçado o livro. Entretanto, vejo que o autor deixa expor a sua crença ateísta no livro ao esnobar e desacreditar a Deus. Respeito a opinião dele, mas é intolerante.

Claudia.Michelin 01/06/2023

E a aventura continua
Continuamos a viagem pelo espaço! No restaurante no fim do universo vamos conhecer a poderosa banda que toca mais alto em toda a galáxia, devorar um suculento bife de boi que se oferece como jantar ou assistir de camarote o momento em que tudo acaba numa explosão fatal. Destaque para o capítulo 28 que conclui:? as pessoas são um problema ?. Concordo!

Hendrya 23/05/2023

O restaurante no fim do universo
Uma continuação do guia do mochileiro das galáxias, é praticamente inofensivo. brincadeiras a parte, eu achei o livro muito hilariante, tem uma pegada intensa nos diálogos sobre o que estamos fazendo aqui e o porque com um toque de humor. Mas em comparação com o primeiro livro da saga, deixa a desejar nos diálogos. Um ótimo livro que dura ressaca literária.