Grande Sertão: Veredas

Grande Sertão: Veredas João Guimarães Rosa
Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

Jessica858 30/07/2020

Um dos melhores livros que já li
Pra quem quer começar a conhecer as obras de Guimarães Rosa recomendo iniciar por este romance maravilhoso. Um livro difícil, porém muito precioso. Me emocionei com a história.

Paula.Juca 10/07/2021

A vida é uma travessia
Livro denso, cru. Existe amor no sertão, existe Deus e o diabo também. Tudo depende do momento e da circunstância. Viver é muito perigoso
Se quer começar ler este livro, saiba que te dará trabalho é por vezes longa a travessia mas ao final entenderá que o que a vida quer de ti é coragem, insista ?

Karina599 14/03/2021

O diabo na rua, no meio do redemunho...
Não há palavras minhas que possam descrever o nível de genialidade dessa obra.
Foi mais se um mês de uma leitura densa, porém menos truncada do que eu pensei que seria.
Demanda concentração e leveza na leitura. A linguagem paralisada requer do leitor ouvidos atentos, que ao invés de ler, ouçam a história. E até mesmo respondam Riobaldo, que está sempre conversando conosco. Como um bom papo na soleira da porta bebendo um café preto com um pedaço de bolo de fubá em uma daquelas casas do interior.
E ao ouvir, se comprazer, se envolver, concordar e discordar de Riobaldo. Amá-lo e odiá-lo.
A escrita é genial, a ambientação é genial. É definitive te uma obra prima que, em meio a esse Brasil desgovernado e pandêmico, ainda serve de alento para que o pé por esse país não esmoreça. Mas que traga um mínimo de esperança pelo país desse sertão, desse Gerais, que muito prometem nos orgulhar.
Recomendo vivamente a leitura dessa obra-prima. Cânone dos cânones. Riqueza de Guimarães.
Elias.Fernando 14/03/2021minha estante
Fenomenal

Daniel.Ribeiro 16/02/2021

O sentimento de veredar
Guimarães Rosa, escritor de fantasias reais. Gostaria de classificar essa leitura cim muito do que se aprende com o linguajar utilizado pelo Rosa. As alegorias, os espaços, tornam o sentimento de veredar uma leitura prazerosa.
A narrativa pode ser confusa, o que não desmerece o sentimento 'sertanista', entre todas as relações de linguagem, sintaxe, aforismos, neologismos, toda essa dinâmica da fala sertanista se envereda na narrativa do Rosa.
Apesar de muito me prender, o complexo foi não deixar de envolver na trama, sabendo que a cada parte você sentia como tudo deveria terminar.
Mas é so lendo que se descobre.

Rodrigo 29/03/2021

Travessia
Uma travessia digna de figurar entre as melhores da vida. Quanta poesia, amor, guerra, intensidade e regionalismo o autor nos apresenta.
Infelizmente eu já conhecia a história e percebi que saber o grande segredo dessa narrativa tirou um pouco da magia da leitura, mas não deixou de me surpreender.

Thayse 16/08/2020

Travessia
A leitura deste livro realmente é uma travessia. A dificuldade de entender as palavras no início até a leveza do amor com Diadorim torna a experiência mágica.

Quelemem 24/01/2011

Certa vez...
... fui à biblioteca e fiquei vagando por entre as prateleiras cheias de mofo. Procurava sem sucesso um volume mais ou menos conservado. Até que parei diante de um calhamaço maciço, que me assustou. Estava intacto. Levei-o para casa. Com dez páginas lidas, deixei o livro de lado pensando em desistir. Passados alguns minutos, um impulso inexplicável fez-me querer continuar a leitura quase ininteligivel. Depois, concluí: que bom que havia tantos volumes ilegíveis na biblioteca.
Guilherme 18/02/2011minha estante
Sua resenha é perfeita. É tudo o que eu queria saber fazer. Juntar minahs experiências de leitor e condensá-las com uma mensagem, conclusão;;;

dai_araujo 17/02/2011

Para ler e e reler. A partir de qualquer ponto. Abrindo em qualquer página.
Sei que vou ler e reler este livro muitas vezes: é o livro mais bonito da literatura brasileira! Pelo menos do que eu já li até aqui!A linguagem não é preciso nem comentar: "de primeiro eu fazia e mexia, e pensar não pensava. Não possuía os prazos. Vivi puxando difícil de difícel, peixe vivo no moquém: quem mói no asp'ro, não fantasêia..."

Este é o tipo de livro em que o vale é o sentir. Como diria Clarice Lispector "ou toca ou não toca". Ou você sente o livro e é levado por aqueles monólogos do personagem narrador ou ele te dá uma surra e você sai resmundando "quem livro chato".

A relação Riobaldo x Diadorim é sublime! Pro inferno com essas historinhas de amor vampiresco que as pessoas andam lendo por aí!! Pro diabo com isso! A história da fascinação de Riobaldo com Diadorim é o que eu chamo de uma verdadeira "love story": "...Mas eu gostava dele, dia mais dia, mais gostava. Digo o senhor: como um feitiço? Isso. Feito coisa-feita. Era ele estar perto de mim, e nada me faltava. Era ele fechar a cara e estar tristonho, e eu perdia meu sossego...".

Anienne 28/04/2021

Grande Sertão: Veredas
Conta uma história de jagunços. Não é bem assim... Conta a história de um jagunço.
Riobaldo, personagem principal, conta sua vida de jagunço, suas aventuras, crenças e perdas p um seu compadre, q ñ o interrompe uma única vez. Ñ vemos um diálogo, mas um fluxo oral tão intenso q até parece um fluxo de pensamento.
A escrita é desenvolvida da forma como ele fala, o q gera um lirismo encantador. Suas reflexões, simples como só um matuto do meio do mato poderia fazer, são uma verdadeira joia. À medida que eu lia, ia evoluindo na linguagem e pegando o jeito.
Guimarães Rosa construiu o texto de uma forma muito muito interessante, q causa enorme estranhamento e obriga a quem lê sair do lugar comum.
No início precisei colocar total atenção na linguagem e desviei da história. Ele criou um universo linguístico q exige uma leitura diversa da q estamos acostumadas(os). Algumas situações q, comumente, me causariam choque, pareciam ñ ter muita força ali, mas c o tempo minhas reações voltaram ao normal. Penso q desviei toda energia e atenção p a escrita naquele momento, depois acostumei.
Dá p refletir sobre a vida daqueles homens q andavam pelo sertão, p lá e p cá, a matar e a morrer. Crimes. Torturas. Estupros. Uns, como Riobaldo, podiam questionar a vida. Outros não. Aquilo era a vida de jagunço. E existiu. Há toda uma lenda em cima disso. Há até romantização. Eles tb eram peças de uma engrenagem. Desse sistema duro e injusto. Eram perpetradores e vítimas. E vice-versa.
Não espere um livro fluido.
É uma leitura difícil decuma escrita GENIAL. Eu entendo, perfeitamente, pq tantos estudos em torno dessa obra tão singular q tem algo de épico, algo de dramático, algo de poético, algo de lírico. Aqui há uma construção narrativa, em q palavras e orações adquirem uma qualidade distinta do q conhecemos.
E nem falei das questões pessoais, psicológicas, sociais, das crenças e preconceitos da sociedade avaliados nas entrelinhas.

@ALeituradeHoje 01/02/2023

LIVRO DA VIDA
Eu to sem palavras. Queria só registrar isso. A maior reviravolta da minha vida de leitora. O texto mais poético que já passou pelo meu coração. O mundo precisa ler.
Eu to em choque!
Carla 02/02/2023minha estante
Uau!!! Fiquei curiosíssima!

@ALeituradeHoje 06/02/2023minha estante
Carla... Carla... se possível, leia!

Allan.Franck 21/02/2023

Antes tarde do que nunca!
Comprei este livro em 2005, no início da minha graduação em Letras. Pensei na época em desenvolver um trabalho de curso com sua leitura, o que me foi desanimado por muitos devido aos muitos trabalhos já desenvolvidos. Despretensiosamente, anos passados, resolvi lê-lo e tive uma ótima experiência enquanto leitor. A leitura fluiu muito bem, inclusive em relação aos neologismos e regionalismos presentes no texto. A história se passa pelo relato do narrador (Riobaldo Tatarana), agora mais velho, que conta ao ouvinte sua saga nos tempos em que era um jagunço no Sertão mineiro. Um dos maiores livros de nossa literatura brasileira, que traz elementos de dor, paixão, aventura, traição, cumplicidade, amor, conflitos e, sobretudo, superação. Recomendo aos que quiserem aumentar sua bagagem de leitura. Um clássico!

José Marcos 29/11/2020

Meu livro preferido. Leitura essencial. Melhor livro brasileiro de todos os tempos. A leitura tem suas dificuldades, que são apenas aparentes e iniciais. Depois das primeiras páginas a leitura flui e encontramos um tesouro.

Leticia.Santos 30/05/2021

Uma leitura marcante : Travessia
Não sei o que escrever sobre este livro. A narrativa é simplesmente linda. Foi minha primeira vez lendo Guimarães Rosa e estou completamente rendida pela beleza e genialidade da sua escrita. É bem difícil, a príncipio. As duzentas primeiras páginas foram uma luta, somente a pura força de vontade me fez continuar. Mas depois a história te envolve, te toca de uma maneira surpreendentemente profunda. Terminei a leitura com lágrimas nos olhos e o coração apertado. Nunca pensei que sentir todo o que senti lendo. Uma leitura que me marcou pra vida toda.

"Digo: o real não está na saida nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da Travessia"

Lucas.Gabriel 23/12/2020

Um calhamaço de respeito
Bem, a verdade seja dita: a genialidade de Guimarães Rosa é algo a ser estudado. Apesar de ser um livro difícil e cheio de neologismos, apresenta o sertão como algo muito mais complexo do que aparenta ser. Trata de toda a questão do jaguncismo e a existência do ser humano, além das constantes brigas com o Satanás. Além disso, trata de todas as brigas que ocorrem no meio do sertão e sempre a busca pela liderança para dominar as áreas e adotar suas perspectivas de mundo. Como pano de fundo, ainda temos o romance cego que Riobaldo tem por Diadorim que acaba por virar uma sina que se estende pelo livro inteiro. Mesmo que o tamanho assuste e o livro requer do leitor um domínio grande da linguagem, vale super a pena dedicar a ler essa obra que é uma das mais geniais da literatura brasileira.

Carina109 29/07/2020

Desafiador e sensacional
Confesso que no início do livro, não estava entendendo nada, pois a narrativa é de grande complexidade. Com o passar das páginas, acostumei com o ritmo do autor e começou de fato meu interesse pela trama. Digo com certeza que é gratificante acompanhar a travessia de Riobaldo e Diadorim pelo sertão brasileiro e o desfecho é surpreendente. Com certeza, essa leitura vale muito à pena.