5º Cavaleiro

Resenhas - 5º Cavaleiro

1 | 2 | 3 | 4

Nando 25/01/2012

Quinto Forçado...
Este é o quarto livro que leio de James Patterson (Os anteriores foram "O Dia da Caça", "4 de Julho" e "O Diário de Suzana para Nicolas"). Como já expliquei na resenha de "4 de Julho" James Patterson possui uma série de livros intitulada "Clube das Mulheres Contra o Crime" onde a personagem principal é a policial Lindsay Boxer que conta com o auxílio de outras mulheres (uma médica-legista, uma jornalista e uma advogada) para desvendar crimes.

Uma curiosidade : O título de todos os livros desta série é iniciado por um algarismo correspondendo ao número do livro na série. Logo este é o quinto livro desta série. Nas histórias do "Clube das Mulheres contra o Crime" James Patterson conta com a colaboração da co-autora Maxine Paetro que conhece desde os anos 70. No Brasil, antes da editora "Arqueiro" passar a publicar James Patterson, outros romances do autor eram publicados pela editora Rocco.

Este também é um romance policial bem comum. A história de chamada do livro é sobre assassinatos em série de pacientes em um Hospital da cidade de São Francisco. Apesar disso, a narrativa é entremeada por outra linha de crimes seriais e, ao final, chega-se a um desfecho de três crimes diferentes sendo que apenas dois deles é que possuem alguma correlação de personagens e contexto. Realmente não sei qual foi a intenção do autor mas não gostei desta "desconexão". Também achei que a explicação, quase no final do livro, que dá a origem ao título "O 5o. Cavaleiro" é demasiadamente forçada e encaixada só para manter a regrinha de numeração dos títulos conforme expliquei acima.

A leitura é rápida como os demais romances que li do James Patterson. Li em 3 dias durante uma viagem de férias. Não é tão bom quanto os demais livros dele que já li mas, para distração, vale a pena.

Carol 15/05/2012minha estante
vc que já leu gosta mesmo? são personagens carismáticos? ou o livro é arrastado?

Nando 28/05/2012minha estante
Carol. Como disse não é tão bom como os outros que li. Mas para passar o tempo vale a pena.

Maria Clara | @mariaclarabruno 28/05/2012minha estante
Nando, eu posso ler este livro sem ter lido os anteriores? Como acontece com a série Alex Cross, ou eu tenho que seguir a ordem?

Nando 02/06/2012minha estante
Pode ler em qualquer ordem são histórias independentes.

Elaini 09/06/2012minha estante
Nando...odiei esse livro!! Achei totalmente descabido e acho que James Patterson só está "colocando o nome dele" pois não me parece que a mesma pessoa que escreveu os 3 primeiros livros da série. Acho que não vale nem para distração, pois me deixou é frustrada e indgnada! Afffff

Brina DeFur 28/11/2013minha estante
Adorei esse livro, tanto quanto todos da série Boxer! E Nando...apesar das estórias serem independentes em cada livro, tem sim uma certa continuação, afinal todos os livros fazem referências aos anteriores....o bom é ler em sequência.

Denilson Balabuch 12/12/2016minha estante
é o 1° livro do James que leio mas tambem achei o livro regular, a protagonista não é uma personagem cativante, o enredo meio arrastado e o desfecho bem simples.A leitura desta obra não me trouxe nada de diferente, nem na historia e nem nos personagens .Nota 6. Não indico.

Suliany 03/08/2020

Raso
Clube das mulheres investigando um hospital com morte suspeitas e mortes de mulheres deixadas em carros. Crimes que não se encontram.
Bom livro, final salvou um pouco pela imprevisibilidade.

Tati.Lima 22/08/2021

Sobre esse livro...
ABSOLUTAMENTE PERFEITOOOOOO!!! Eu sou muito muito muito fã da série de livros da Tenente Lindsay Boxer, e o "Clube das mulheres contra o crime". São livros q sempre guardam uma cerejinha do bolo para o último momento. Sempre acontece um plot twist q faz o final surpreendente. Esse não foi diferente, e confesso q já entrou para o meu Top 3 de livros preferidos da série. Muita tensão, numa história absolutamente surpreendente, onde a Tenente Boxer, se vê às voltas com dois assassinos cometendo crimes em série. Sem dar spoiler, obviamente, mas num dos casos vc acredita até o final q o assassino está bem ali diante dos seus olhos, porq os fatos e evivências estão ali, sendo esfregados na sua cara, e quando vem a conclusão da história... Vc solta um sonoro, P*** Q** P****!!! Não era o q vc pensava, o assassino verdadeiro estava ali, o tempo todo e vc nem percebeu... Eu amei...Excelente livro...Com certeza eu indico essa belezura de livro do James Patterson, sem sombra de dúvidas...

Jessica.Castagnara 27/05/2022

Eu esperava um pouquinho mais desse livro, pois os dois casos que são apresentados são interessantes e intrigantes , porém o desfecho é muito ruim, parece que foi as pressas, sem mais nem menos, só para ter um fim mesmo sem muito conteúdo e explicações.
Dei 3 estrelas pois o começo dos dois casos são legais e me prendeu mas me decepcionei bastante com o final.

iammoremylrds 01/02/2021

é intrigante, a leitura é fácil, rápida e dinâmica, o enredo dele é bom, apesar de ter pecado em alguns aspectos, como misturar várias histórias, ficou meio confuso

Lilian 05/09/2021

5.Cavaleiro
O quinto livro da série do "Clube das mulheres contra o crime", traz capítulos bem cansativos e sem emoção, diferente da maioria dos livros de James Patterson. Entretanto, nos capítulos finais, ele recupera o fôlego e entrega o esperado, o suspense até as últimas páginas.

Rafa 10/01/2012

Resenha - 5º Cavaleiro - James Patterson e Maxine Paetro

Tathynha 10/08/2020

Intrigante! Você começa e não consegue parar
Já é o terceiro livro do James que leio, e digo que ele prende bem o leitor. Você simplesmente precisa saber o que vai acontecer.
Adoro a forma fluida da história e como não fica cansativo.

site: https://leituraimparcial.blogspot.com/

Rainy Girl 18/01/2013

5º Cavaleiro
A tenente Lindsay Boxer é determinada e durona. E ao lado de suas amigas — o clube das mulheres contra o crime —, ela encara os assassinos e não descansa até que o caso seja resolvido. Lindsay investiga um caso em que garotas são encontradas mortas dentro de carros de luxo. O "modus operandi" é o mesmo: garotas vestidas com roupas de grifes, sem sinais de violência (a não ser uma marca no pescoço, indicando asfixia) e o mesmo perfume com aroma almiscarado. Outro caso da tenente, ocorre no Hospital Municipal de São Francisco, onde as vítimas são encontradas com moedas douradas — que contém o símbolo da medicina — colocadas nos olhos. Tudo indica que um médico seja o culpado. Esse caso se torna pessoal quando Lindsay descobre que a mãe de sua amiga — Yuki Castellano — está internada no hospital.

O livro não foca apenas no trabalho da tenente Lindsay, mas também no das suas amigas que fazem parte do " clube das mulheres contra o crime", a legista Claire, a jornalista Cindy e a recém integrante a advogada Yuki. Assim como, na vida pessoal dessas belas mulheres.

Esse é o primeiro livro da série que leio e adorei, mas sou suspeita para falar, porque James Patterson já havia me conquistado com a série do detetive Alex Cross. Ele me viciou em livros policiais! Haha
A diagramação feita pela Editora Arqueiro têm folhas amareladas e uma fonte agradável que facilitam a leitura. Não encontrei erros. Livro recomendado, principalmente se você gosta do gênero policial!

Bell 10/10/2020

Intrigante....
A tenente Boxer se encontra em dois mistérios mirabolantes para resolver, de um lado assassinatos de garotas encontradas em carros de luxo e de outro uma onda de mortes em um hospital, aparentemente mortes normais para a ocasião, sem indícios ou suspeitos.
Um livro muito bom, com reviravoltas impossíveis de se imaginar.

Christian 19/11/2012

O 5º melhor livro.
Nenhuma dúvida de porque James Patterson é o maior, melhor, mais rico, mais completo, e por aí vai, autor do mundo.
É fácil começar a ler, difícil é parar. Trama envolvente e todas as pitadas de um bom livro de suspense que para quem já está familiarizado com a sua obra, já conhece e ainda assim é capaz de se surpreender.
Na minha opinião, não é o seu melhor livro, mas isso porque o nível imposto é muito elevado e comparar qualquer obra sua fica complicado em comparação a qualquer outro título ou autor.

Lindsay Boxer prova que pode ter o carisma pra competir com Alex Cross, embora ainda tenha uma certa estrada a percorrer, mas com a ajuda do Clube das Mulheres contra o Crime, talvez esse caminho seja encurtado.

Nada como esperar até a última página, literalmente, para se ter a solução de uma história, como só um excelente suspense é capaz de produzir.

Obrigado James Patterson, por dividir toda sua criatividade com o resto do mundo

campi_eve 17/05/2021

O 5° cavaleiro foi a escolha da minha primeira leitura de 2021 na tentativa de acabar com uma ressaca literária de anos, já estando em minha estante tanto tempo desde que ganhei, resolvi dar uma chance e tentar apreciar uma leitura novamente.
Sendo meu gênero preferido, a sinopse e o titulo me instigaram a começar, não havia tido contato com outra obra do autor antes, sendo o meu primeiro livro de James Patterson e primeiro vislumbre da serie “ clube das mulheres contra o crime”. No prologo somos introduzidos ao caso do hospital e em como o assassino opera com suas vitimas sendo alguém que trabalhe no local. Em seguida temos a tenente Lindsey, Yuki (amiga) e sua mãe e então a primeira parte do livro começa a ser desenvolvida. E com uma boa surpresa o autor nos presenteia um segundo caso de assassinato em serie, assim , desenvolvendo a segunda parte do livro, Patterson teve uma ótima ideia aqui em fazer dessa forma, nós dar dois casos em um livro rápido, entretanto me incomodou a forma da sua escrita, não como ele evolui suas historias mas como ele apresenta e conclui seus diálogos, trazendo coisas simples, sem efeito (que talvez ele esperasse passar), particularmente diria sem graça, maçante, enjoativo, no ato policial ou em certos pontos nos encontros entre amigas, e algo agradável quando ele não tenta, por exemplo; na metade do livro quando a tenente se vê impulsionada em investigar o caso do Dr. Garzia e seu caso da garota do Cadillac está começando a ser resolvido, nessa parte a leitura simplesmente fluía e me via instigada a continuar não percebendo as paginas passarem. Outro ponto que me incomodou em sua escrita, a mudança de narração intercalando entre 1° e 3° pessoa, quando eu necessariamente optaria somente por uma forma.
Com dois casos sendo retratados, podemos desfrutar de uma terceira opção em um mesmo livro, o julgamento. O hospital sendo processado pelas mortes inexplicáveis ocorridas, uma batalha excepcional entre dois grandes advogados, defesa e acusação que com toda certeza foi meu ponto preferido do livro, muito bem escrita e apresentada.
Entretanto, a conclusão me decepcionou. No primeiro caso com a dupla de assassinos, a falta de detalhes do caso e com a rapidez de que foi resolvido, sem uma resolução altamente empolgante, ou qualquer outra explicação. O autor não soube executar e manter a boa ideia que teve. Em segundo, o caso dos homicídios no hospital, o final me fisgou, animou para um bom fechamento, como as viradas e surpresas, muito bem colocadas, mas então me desanimou tão rapidamente, novamente a falta de detalhes, de como se chegou a tal ponto, como a investigação continuou, o assassino tão esquecível ou nem se quer apresentável na historia. Todos estão aparecendo para uma conclusão fácil e meramente para encerrar, sem qualquer esforço de satisfazer e enriquecer, apenas fechar.
Enfim, James Patterson consegue fazer o ‘5° cavaleiro’ ser uma leitura rápida, e meramente para passar o tempo, sem qualquer ambição de inovar ou apresentar uma rica historia e com suas ideias seriam possíveis, um dialogo comum e com frases antigas e sem efeito. Ainda sim traz picos, contendo altos pontos da leitura quanto baixos e arrastados. É um livro bom, nada mais ou menos.

Wesley.Harrison 15/06/2020

5º Cavaleiro - James Patterson
O 5º Cavaleiro é um livro muito intrigante. Nos envolve numa história cheia de suspense, drama e assassinatos. A cada capito uma forma de se arrepiar. Muito bom e com uma fácil leitura.

Sheila 02/06/2013

Olá todo mundo! Como estão? Para mim tudo indo, tentando desesperadamente colocar as resenhas em dia antes que a Junny me dispense do blog (huahauahuahau brincadeira ...). Enfim, mais um livro de James Patterson, da série "O Clube das Mulheres contra o crime". Para quem não esta familiarizado com o autor o clube compõe-se de:

Lindsay Boxer: tenente da polícia de São Francisco; Claire Washburn sua fiel amiga médica legista; Cindy Thomas, a repórter conceituada que as vezes troca informações valiosas com a tenente obtida através de seus informantes; e a mais recente integrante do grupo, Yuki Castellano, uma advogada que passou a fazer parte do grupo a partir do 4° livro da série (sim este é o 5°), 4 de julho, quando defendeu a tenente Lindsay. Rolou a resenha do livro aqui pelo blog, pode ser acessada aqui

Pois bem, estas mulheres terão que encontrar e descobrir quem é o assassino que esta por trás de diversas mortes, aparentemente naturais, que tem ocorrido em um grande hospital. A questão é: quem será esse sádico que, ao invés de preservar a vida, traz consigo a morte, lenta e cruel?
Jogando a cabeça de um lado para o outro, Jéssica corria os olhos pelo quarto quando percebeu um vulto na sombra.
Um rosto conhecido.
- Graças a Deus! - Seu tom de voz era ofegante. - Por favor, me ajude! É meu coração!
Jéssica esticou os braços, fechando os dedos sobre o nada, mas o vulto não se moveu.
- Por favor! - implorou ela.
O Vulto não se mexia, não tomava nenhuma providência para ajudá-la. Que diabos esta aconetcendo? Aqui é um hospital. A pessoa escondida nas sombras trabalha aqui.
Minúsculos pontos pretos foram surgindo diante dos olhos de Jessica enquanto uma dor lancinante roubava o ar dos seus pulmões. Em poucos segundos, tudo que ela conseguia enxergar era uma nesga de luz.
- Por favor, acho que eu estou ...
- Sim - disse o vulto na sombra - , você esta morrendo, Jéssica. É bonito ver sua passagem.
Só que, desta vez, a situação será muito mais difícil de resolver: a mãe de Yuki é internada neste hospital, quando tudo o que se tinha eram conjecturas, e é mais uma das que irá sofrer uma morte misteriosa, aparentemente por erro médico, mas que segue um mesmo padrão bizarro: o matador sempre deixa atrás de si sua marca.
O Notívago colocou o porta-retratos de volta na mesa, fechou os olhos da morta e pôs sobre cada pálpebra um pequeno disco dourado, menor que uma moeda de 10 centavos. Os dois traziam gravados na superfície um caduceu, símbolo da medicina em que duas serpentes se entrelaçam num bastão com duas asas.
Um adeus foi sussurrado em meio ao ruído dos carros que, na rua, cinco andares abaixo, cruzavam o asfalto molhado.
Quem será o médico que brinca de Deus com os pacientes internados no hospital? Como as amigas conseguirão ser profissionais para solucionar este mistério, quando a mãe de uma das integrantes do grupo foi uma das vítimas?

Os livros de Patterson tem uma escrita ágil, geralmente são curtos e cheios de reviravoltas. Foge um pouco ao clássico policial, pois não nos apresenta as pistas e os suspeitos para que possamos tentar, junto com o detetive, desvendar o mistério, motivo pelo qual estes livros não figuram entre os meus favoritos.

Mas com certeza um livro que vale a pena ser lido, bem escrito e com um final coerente. Espero que apreciem a leitura, abraço a todos e todas.

Disponível em: http://www.dear-book.net/2013/05/resenha-5-cavaleiro-james-patterson-e.html

1 | 2 | 3 | 4