O Silêncio da Noite

O Silêncio da Noite John Marsden

Resenhas - O Silêncio da Noite

1 | 2 | 3 | 4

Adriana 05/12/2011

Ação a cada página, emoções a flor da pele e muita tensão. Estes são os principais ingredientes desta sequência de tirar o fôlego criada por John Marsden. Vocês já sabem, depois da minha resenha, o quanto eu amei Amanhã, Quando a Guerra Começou. E O Silêncio da Noite, segundo volume da série, não fica nem um pouco para trás!!!

Resenha sem spoilers, para entender melhor a trama leia a resenha do primeiro volume.

Depois de um final eletrizante, onde temos a primeira vitória em favor do grupo de adolescentes que acompanhamos, a guerra continua e, mesmo desfalcados, os bravos heróis continuam em busca de ação e formas de ajudar seu país.

Neste livro vemos com mais intimidade os romances que vão surgindo e o lado psicológico dos personagens. Confinados no Inferno, eles precisam aprender a conviver melhor em grupo. Ellie e Homer lideram o grupo e decidem partir em uma missão de reconhecimento ao redor do Inferno, para procurar outros sobreviventes que não tenham sido capturados pelo exército inimigo.

Para surpresa geral, eles encontram um grupo de resistência bastante grande, denominado os Heróis do Harvey. O comando do grupo está nas mãos do General Harvey, sujeitinho que não me agradou nem um pouco.

Com a descoberta deste grupo, eles começam a entender como suas vidas de adolescentes foram retiradas precocemente com a guerra e se questionam se não seria melhor deixar tudo nas mãos dos adultos ao invés de tentar lutar, como vinham fazendo.

Alguns acontecimentos bombásticos e muita ação no desenrolar da trama nos levam a um final ainda mais surpreendente e aterrorizante do que o primeiro. Como eu disse, o livro é recheado de ação, apesar do início um tanto vagaroso.

Essa série prende cada vez mais a minha atenção e se firma no posto de minha trama infanto-juvenil favorita. Impossível não se apaixonar pela história e pelos personagens ricamente descritos pelo autor. John Marsden possui uma forma de escrever que cativa e toma totalmente a atenção do leitor, viciando-o na narrativa de forma incomum. Eu necessito dos próximos volumes urgentemente pelo bem da minha sanidade. Já li o terceiro livro No Terceiro Dia, A Geada que pretendo resenhar em breve sim, esta resenha está bem atrasada e agora me vejo louca pela sequência.

Totalmente recomendada, a série Amanhã é lançada aqui no Brasil pela querida Editora Fundamento, mais um motivo para que vocês leiam. O capricho, cuidado e atenção nas edições são marca registrada da editora, que me conquista com estes livros lindos, cheios de detalhes fantásticos e super bem revisados. Vale a pena conferir!

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/11/09/john-marsden-amanha-o-silencio-da-noite/

Ralf 15/09/2013

Esta sequência não poderia ser melhor. Os acontecimentos foram no nível certo, nada de surpreendente. Lembramos que os personagens são apenas adolescentes que ainda tem suas primeiras experiências, temos ignorância de certas pessoas. O autor não deixou esta ótima continuação morrer.

Ellie e seus amigos não deixam de lutar para salvar aqueles que amam. Procuram ajuda, e acabam encontrando os Heróis do Harvey, mas o que poderia ser uma ajuda acaba se tornando um empecilho. Após este e outros momentos, o livro foi bom de modo geral.

Gostaria que o motivo da invasão fosse mais explorado. Não sei como será a continuação, mas se for como este livro você não vai querer largar, nos momentos de maiores tensões a leitura flui muito e quando você percebe já leu mais 20 páginas.

A edição está muito bem caprichada, e com detalhes coloridos nas páginas, uma ótima característica da editora Fundamento. Indico muito esta série e boatos dizem que este livro também ganhará um filme...

site: http://www.viajenaleitura.com.br/2013/09/amanha-o-silencio-da-noite-john-marsden.html

Danielle 29/05/2014

Resenha – John Marsden – Amanhã 2 - O silêncio da noite
Neste segundo volume da série amanhã nossos guerreiros estão desanimados e escondidos no Inferno. Sem saber o que aconteceu com Corrie e Kevin eles resolvem criar coragem para se infiltrarem no hospital e quem sabe conseguir trazê-los de volta.

O grupo agora está muito mais maduro que no primeiro livro, estão mais estrategistas e prontos para enfrentar o inimigo. Ellie e Lee conseguem entrar no hospital e descobrem o que aconteceu com seus amigos e que a cidade vai ser colonizada pelos inimigos.

Muito curiosos, eles decidem explorar o inferno deixando Cris tomando conta do acampamento, então acabam descobrindo um grupo de adultos e se juntam a eles, porém a aliança não vai durar muito tempo, pois o grupo será descoberto pelo inimigo. Nossos guerreiros não desistem e vão lutar até o fim tentando destruir o exército inimigo.

A trama está recheada de ação, porém o romance não ficou de lado, Ellie e Lee estão cada vez mais apaixonados fazendo o romance evoluir bastante.
O livro continua com a narração em primeira pessoa pela Ellie e possui um ritmo ótimo fazendo com que o leitor não desgrude do livro. Na minha opinião, o segundo livro conseguiu ser melhor que o primeiro, que vale ressaltar é ótimo. Continuarei lendo a série e recomendo muito a leitura.

Gostaria de mencionar que assisti a adaptação do primeiro livro de nome “Guerreiros do amanhã” e simplesmente achei perfeita, muito fiel ao livro. Parece que teremos um filme do segundo livro, com certeza não perderei por nada.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Moonlight Books 12/06/2014

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
O Silêncio da Noite é o segundo volume da série Amanhã de John Marsden, publicada no Brasil pela Editora Fundamento, são sete livros e todos já foram lançados. O primeiro, Amanhã, Quando A Guerra Começou, já resenhado aqui, foi uma leitura eletrizante, eu adorei o clima de tensão ao qual os personagens foram expostos e toda a aventura perigosa em que eles mergulharam, assim estava ansiosa para saber quem iria sobreviver para continuar a história.

Vamos recapitular… a série fala sobre um grupo de amigos, Ellie, Corrie, Kevin, Hommer, Fi, Lee, Robyn e Chris, que vivem na Austrália, um belo dia eles saíram para acampar e foi este passeio que salvou suas vidas; na volta para casa não encontram ninguém, tudo tinha sido abandonado, estavam sem energia e telefone. Logo ficaram sabendo que seu país havia sido invadido por um exército inimigo, todos os moradores da cidade haviam sido feitos prisioneiros e graças a estarem acampando, foram os únicos que ficaram livres. Assim começa uma luta pela liberdade, meio às cegas, mas mesmo assim uma reação à esta invasão. Usando de muita imaginação e do que tinham à mão, os jovens causaram estragos, mas acabaram pagando um preço por isso. Agora, com menos dois integrantes na turma, eles estão escondidos na mata selvagem pensando em uma saída.

O choque causado pelo desenrolar dos acontecimentos, acabou reduzindo a energia de Ellie e dos amigos, eles estão em pausa e estarrecidos, totalmente perdidos. Algumas verdades vieram à tona e o clima de camaradagem inicial ficou esquecido, há estranhamento entre os amigos, a amizade não parece mais aquela de antes, que era cheia de leveza e descontração.

A narrativa, em primeira pessoa, permanece na voz de Ellie, que registra as experiências vividas e suas impressões em um diário, foi exatamente a leitura deste registro pelos amigos que deixou todo mundo meio ressentido, é que Ellie é muito observadora e acabou sendo sincera demais no papel, colocando ali o que todo mundo pensa, mas não têm coragem de dizer, o pessoal não gostou de encarar as críticas.

site: Leia o restante da resenha aqui, http://www.moonlightbooks.net/2014/06/resenha-o-silencio-da-noite.html

Luiza 02/09/2016

Excelente
excelente

Inlectus 16/03/2017

Bom.
Bom início apocalíptico.

Jeh Diário dos Livros 15/11/2017

'' Muitas vezes, as pequenas coisas são as mais difíceis de se fazer."
Seguindo a história anterior, nessa seqüência, Ellie e seus amigos ainda não sabem quem realmente são os inimigos que invadiram sua cidade, mas eles vão ter que pensar em algo para tentar sobreviver aquele caos.
Ellie, Chris, Hommer, Fi, Robyn e Lee são os únicos que estão bem no momento, depois de se separarem de Kevin e Corrie em uma luta contra com o inimigo, eles lutam para sobreviver e arrumar um jeito de acabar com tudo isso. Ainda mais porque tudo começou do nada, um dia eles foram acampar e quando voltaram para a cidade, todo mundo tinha sumido e eles descobriram que vários soldados estavam tomando conta da cidade e fazendo os moradores de escravos para eles.

'' Faz muito tempo que não tenho uma noite sossegada de sono, não desde que viemos acampar no Inferno, mas desde que descobri aquele outro lugar chamado inferno.''

O Grupo de amigos ainda tem de refúgio o Inferno, um lugar que havia uma lenda de que existia um homem que morava no Inferno chamado Eremita do Inferno, ele era um ex-assassino que viveu por muitos anos ali. Esse lugar é desconhecido para todos por ficar dentro das montanhas e é o único refúgio que eles possuem e podem ficar seguros.

" Às vezes, é preciso ser corajoso. É preciso ser forte. Às vezes, não podemos ceder aos pensamentos ruins. Precisamos lutar contra os demônios que se infiltram nas nossas cabeças e tentam nos fazer entrar em pânico. Vamos nos esforçando, dando um passinho de cada vez, esperando que, se tivermos de voltar atrás, que não seja muito, para que, quando voltarmos a andar para a frente, não tenhamos de recuperar muito terreno."

Só que Ellie e seus amigos depois de um tempo resolvem explorar mais do lugar, e lá na frente eles acabam encontrando uma clareira cheia de pessoas, não pessoas de outro país que invadiram o deles, mas pessoas da cidade e que são intitulados de os “ Heróis de Harvey” pois o capitão deles Harvey é que comanda aquele grupo de pessoas. Aliviados por terem adultos ali perto, Ellie, Hommer, Fi, Robyn e Lee resolvem se juntar a eles e ajudar em suas causas de combater o inimigo. Mas será que aquelas pessoas são realmente aliados?

'' Ter coragem é uma escolha que fazemos. A gente tem que dizer para nós mesmos vou pensar em coragem. Eu me recuso a pensar em medo ou pânico.''

'' Muitas vezes, as pequenas coisas são as mais difíceis de se fazer."
Amanhã, O Silêncio da Noite foi uma história que tem me deixado cada vez mais curiosa com a sua trama e como está seguindo a história. Nessa seqüência, podemos entender um pouquinho mais da situação e de como é difícil apenas seis adolescentes lutarem e sobreviverem contra um exército de soldados armados. Ainda mais por eles não terem sido pegos por eles e poderem sobreviver nas matas e casas vazias.
Só que a situação está ficando cada vez mais complicada, pois agora que as casas estão desocupadas, o inimigo está trazendo colonizadores de seu país para morarem nas casas das pessoas que foram atacadas, e com isso torna o movimento dos seis ainda mais complicado.
Ao longo da trama percebemos o quanto isso afetou a eles, principalmente na questão mental, todos estão esgotados, tinham pequenas responsabilidades, como tirar notas boas na escola, fazer uma prova e nada mais e agora do nada eles estão sozinhos, se nenhum adulto, lutando contra centenas de soldados e lidando com mortes e aprendendo a matar.
O Autor consegue escrever de uma maneira fluida, apesar da história não andar tanto durante o livro todo, nós conseguimos nos prender e ficar curiosos com o que vem a seguir.
Nessa seqüência teve mais um pouco de ação do que o livro anterior e vamos vendo os personagens aprenderem com os erros e aprenderem a se organizar e pensar no próximo passo.Temos também algumas cenas mais intensas, que nos fazem refletir um pouco e se imaginar na situação dos personagens.
A história ainda é narrada pelo ponto de vista da Ellie, e nela ela vai escrevendo o que aconteceu para nós através de um diário e também as vezes ela mesmo narra a situação, o que achei bem interessante como o autor intercala isso.
Posso dizer que gostei muito da trama e estou ansiosa para ver o que vai acontecer nos próximos livros.

Recomendo que leiam a série, acredito que todos vão gostar muito da escrita do autor.

site: http://diarioelivros.blogspot.com.br/2017/07/resenha-amanha-o-silencio-da-noite.html
Danielli 15/11/2017minha estante
Doida para iniciar essa série! Uma pena não ser tão reconhecida por aqui..

Jeh Diário dos Livros 18/11/2017minha estante
Verdade :(