O Silêncio da Noite

O Silêncio da Noite John Marsden

Resenhas - O Silêncio da Noite

1 | 2 | 3 | 4

JP Schneider 09/09/2023

O silêncio da noite literalmente
Achei esse mais parado em relação ao primeiro, pois aqui já ocorreu a invasão, então eles só se escondem e tentam uma coisa ou outra. Mas mesmo assim, ainda foi muito bom.

O ódio que fiquei lendo a parte dos Heróis do Harvey, se vangloriando e tudo, e o máximo que faziam era atacar cachorro morto. Me senti mal com oq aconteceu, mas infelizmente, mereceram. E o f.dp do "capitão" ainda aparece depois, aí que fiquei com raiva.

A parte mais emocionante foi do ataque às casas chiques, achei bem planejado e teve resultado satisfatório, talvez não tenha matado todos que queriam, mas um prejuízo causaram.

Não esperava esse final, como a própria Ellie disse, não se importou tanto, pois não gostava dele, mas foi uma morte agonizante e brutal, morrer a míngua sozinho assim, sem ter oq fazer, tá é doido.

Não sei oq esperar do próximo livro, pois cada vez mais fica difícil a situação dos 5 do Inferno.

Mycaelle 14/02/2024

A guerra nos tira tudo!
Mesmo sendo uma coleção, quando passamos do primeiro para o segundo livro não parece que houve essa "quebra", pausa. Já mergulhamos, profunda e rapidamente, na continuação da história, algo difícil de se conseguir e que nos impede de parar de devorar um por um.

Este livro tem uma narrativa ainda mais acelerada, visceral e triste em comparação com o primeiro. Aqui, os protagonistas finalmente descobrem a realidade chocante vivenciada por seus parentes, bem diferente do mar de rosas que estavam imaginando e que a mídia informava: confinamentos insalubres, estupros, perseguição de ex-militares, traidores, até mesmo uma colonização. Enfim interagem mais diretamente com o inimigo e lidam com suas terríveis ações.

De novo, há muitas reflexões sobre questões éticas na guerra, agora com algum espaço para os impactos psicológicos dela, especialmente a depressão, a ansiedade e a culpa. Também acompanhamos o aprofundamento da relação entre os personagens, principalmente do romance entre Ellie e Lee.

Mesmo sendo uma saga antiga, podemos fazer muitos paralelos com a realidade e os conflitos atuais: a visão da mulher como frágil e inútil, o preconceito contra casamentos interraciais, o fato de que pouco ou nada os países e seus cidadãos podem fazer pelos vizinhos em guerras etc.

O livro nos apavora com essa ideia de não só tudo ser destruído e saqueado, mas também de os inimigos ocuparem o território e escravizarem as pessoas, o que já aconteceu tantas vezes durante a história e poderia nos ocorrer também em um piscar de olhos.

É uma leitura envolvente e reflexiva, e estou muito ansiosa para ver se o Marsden tem coragem de matar seus protagonistas e parentes, e o que mais essa galera pode aprontar pra ajudar seu país.

Ruth , 09/12/2009

adoreei!
em comparação com o 1° esse tem mais
romance do qe ação...na minha opinião...
mesmo assim o livro ée ótimo!! gosteeei bastante!

ellie&lee♥

izinha11 06/06/2010

Se fosse amanhã, que você faria?
Em Wirrawee, seis adolescentes tentam sobreviver agora que a sua terra não é mais sua, pertence a um outro país que a invadiu.
Com muito coragem e bravura, Ellie, Fi,Homer,Lee,Robyn e Kevin fazem de tudo para salvar suas famílias e reconquistar sua terra.
Depois de serem aprisionados na penitenciária de Stratton e tendo Ellie e Homer condenados a morte, acontece uma invasão da Nova Zelandia selando o destino de todos para sempre. Por causa da explosõ da Baía do Sapateiro, da Rua Turner e da Ponte de Wirawee, estão prestes a tirar umas férias até que são pegos de surpresa pelos soldados.
Quando uma explosão na prisão os liberta, o major Harvey, um grande traidor pega Robyn como sua refém, o que não durou muito tempo até Robyn se sacrificar por eles, morrendo ela e o major Harvey:
"Gritei de novo e finalmente consegui dizer o nome dela. Foi o ultimo presente que pude lhe dar:mostrar a ela que eu sabia. Ela olhou de lado para mim e deu um sorrisinho assustado, como se não soubesse o que havia feito ou se devia ter feito. O Harvey olhou para ela e, no ultimo instante,percebeu: ele deve ter visto o pino da granada de mão. Boquiaberto, ele derroubou a arma que estava segurando e deu umpasso em direção a ela, esticando uma das mãos como se estivesse implorando. E então os dois desapareceram. Foi só isso...A Robyn estava lá, iva, era real, era uma pessoa e em seguida, desaparecera, deixara de existir."
O livro mostra que temos que ser fortes e perseverantes até o final. POrque o passado não volta mais e o futuro talvez não chegue.

Stefany295 03/08/2023

Perfeito!!
Eu amo essa sequência de livros, fiquei presa do começo ao fim. Espero que o terceiro seja bom também

Nathalia184 03/11/2021

Do livro um pra cá realmente teve uma diferença insana de ritmo e construção das coisas, e eu gostei muito dessa mudança.

O primeiro volume focou bastante em como o grupo se adaptou àquela realidade insana que caiu em suas vidas e esse aqui mostra como tem sido a rotina e como alguns traumas estão começando a chegar e ficar neles.

Também acompanhamos amadurecimento de alguns personagens e teve cenas mais tensas.
O final de certo personagem me pegou desprevenida e a conclusão me deixou ansiosa para o próximo volume.

Biah @garotapaidegua 27/12/2010

Nota 10!
O primeiro livro dessa série, "Amanhã, Quando a Guerra Começou ", já foi resenhado aqui no blog e como eu disse lá naquela resenha, eu viciei. Tanto que em menos de um dia eu já tinha pego e lido o segundo livro da série, "O Silêncio da Noite" .Vou tentar não soltar spoilers do livro anterior, então a resenha será composta de vários 'eles' e 'elas' e poucos nomes próprios =D
A história começa 1 mês depois do final do último livro e todos estão desanimados e deprimidos com o que aconteceu. Não planejaram mais nenhum ataque, quase não conversam uns com os outros...enfim, uma situação muito ruim. Mas aí Homer convoca uma reunião e diz uma frase muito legal sobre Coragem que faz todos refletirem e levanta consideravelmente o astral do grupo:

"Está tudo na cabeça da gente. A gente não nasce com ela, nem aprende nas escola (...).É um modo de pensar, só isso.Quando alguma coisa acontece, algo que pode ser perigoso, a gente pode perder o juízo de tanto medo. A cabeça da gente fica cheia de pensamentos apavorantes e começa a imaginar coisas (...) Mas é tudo imaginação. Ter coragem é uma escolha que fazemos. A gente tem que dizer pra nós mesmos: vou pensar em coragem. Eu me recuso a pensar em medo ou pânico. "

Mais animados com esse pensamento, eles decidem correr atrás do tempo perdido e procurar descobrir o que aconteceu com seus amigos depois da última missão. Mais uma vez eles, liderados por Homer, eles se organizam para ir até "nome da cidade" em busca de informações. Depois de criar mais um plano ousado o grupo o coloca em ação e Ellie e Lee conseguem entrar no hospital sem serem detectados. Os dois conseguem as informações que queriam - não tão boas ,mas podia ser pior - e também descobrem que a situação na cidade não está tão calma como antes e que inclusive a cidade vai ser colonizada pelos invasores.
Durante uma exploração pela floresta, eles descobrem um outro grupo de sobreviventes, só que dessa vez formado por adultos. Elas passam um tempo lá e quando vão presenciar um dos ataques que esse grupo de adultos, os heróis de Harvey, organiza, percebem que alguém os traiu e que estão encurralados.
Não posso falar mais do que isso porque senão estaria dando spoilers do livro. O que eu posso dizer é que o livro é tão cheio de ação quanto o primeiro, assim como também tem momentos em que o grupo para um pouco pra tentar assimilar o que tem acontecido . Há momentos de romance, já que Lee e Ellie passam para um nova etapa do relacionamento deles, e há perdas também. Enfim, leiam que vocês vão gostar, de verdade =D

Mais resenhas em http://garotapaidegua.blogspot.com
v.rattes 07/01/2011minha estante
"as pessoas q + me assustam são as q tem + certeza,q são + radicais,as q nunca pensam estar erradas nem q acham q os outros estao certos" gosto muito dessa frase!

vsc80 28/07/2010

Quando estava ficando bom... o livro acabou!!!
Eu tive uma certa dificuldade para lê-lo, pq o achei maçante demais. Contudo, com a presença dos Heróis do Harvey e com o final trágico, já valeu pelas 4 estrelinhas.

"Às vezes, é preciso ser corajoso. É preciso ser forte. Às vezes, não podemos ceder aos pensamentos ruins. Precisamos lutar contra os demônios que se infiltram nas nossas cabeças e tentam nos fazer entrar em pânico. Vamos nos esforçando, dando um passinho de cada vez, esperando que, se tivermos de voltar atrás, que não seja muito, para que, quando voltarmos a andar para a frente, não tenhamos de recuperar nosso terreno."

Johnny 11/01/2012

Adrenalina no Talo
O Silêncio da Noite é um livro engraçado, foram vários os dias que passei a madrugada lendo ele, extasiado pelo seu texto simples e pela adrenalina que emanava de suas páginas. E também foram vários os dias que ele ficava jogado na cabeceira da minha cama esquecido, por em alguns momentos estar chato e desinteressado.

John Marsden é muito linear,parece que você não trocou de livro ao pegar o segundo volume da série para ler, seu método de escrita e a narrativa continuam a mesma. A história ao meu ver supera muito a do primeiro volume, com os personagens mais maduros e certos de já estarem dentro de uma guerra. E estar dentro de uma guerra significa que tudo deve ser feito para sobreviver, inclusive matar pessoas, o medo deve ser perdido, a coragem deve perdurar...

Novos personagens aparecem, traições acontecem, pressões psicológicas chegam ao extremo e mortes indesejáveis ocorrem, tudo com adrenalina transpirando nas páginas.

Enquanto eu lia o livro via cada cena, cada paisagem descrita com exatidão, méritos a John Marsden. Só achei complicado montar um mapa na minha cabeça da região, uma mapa auxiliaria bastante em alguns momentos.

As vezes eu me pergunto como a série pode ser tão desconhecida aqui no Brasil, enquanto outras piores figuram na lista de mais vendidas.Incrível isso.

Enfim O Silêncio da Noite se vai em suas poucas páginas, mas deixa algo em seus leitores: A vontade de adquirir imediatamente o próximo volume da série ...

Vivis 30/12/2011

O silêncio da noite
O segundo livro da série amanhã continua de onde o último parou e não muda muito as coisas. Tanto do jeito de narrar quanto ao andamento da história está tudo lá como no início. A guerra continua, as crueldades continuam. As coisas acontecem um pouco como eu imagino que seria na realidade. Introdução de personagens que parecem pouco acrescentar, situações e riscos desnecessários, mas que eventualmente acabam acontecendo com um grupo tão inexperiente. O cansaço físico e psicológico impedido de enxergar e entender aquilo que está debaixo do nariz deles. Por esse lado o livro é bem interessante. A única coisa que me incomodou é a sensação de que o autor guardou toda a ação para as últimas páginas do livro. Por isso o meio ficou arrastado e repetitivo. Eu compreendo que as pessoas sentem e fazem coisas contraditórias e irrelevantes, mas quando se conta uma história ou pelo menos quando eu leio uma história espero mais do que narração de coisas que se contradizem logo depois. Um exemplo disso é a descrição da narradora em determinado ponto tão empolgante e vibrante que você acaba achando que algo vai sair de tal resolução quando no paragrafo seguinte aquilo esfria e se torna em um sentimento de pura tristeza e desolação. E o que aconteceu com as últimas 4 páginas que eu li? Não deram em nada.
Eu esperava um pouco mais do livro como um todo, mas ele foi só uma preparação um pouco confusa e repetitiva para os capítulos finais. Mas ainda estou interessada em saber o que vem em seguida. Que venha o livro 3 “No terceiro dia, a geada”

Cobra 26/10/2010

Legal. Engraçado como eu sempre acho o livro II de qualquer série ou melhor ou pior que o primeiro. "O Silêncio da Noite" não é assim em relação a "Quando a guerra começou", o primeiro da série. É tão bom quanto. O autor é muito linear, nunca tinha visto ninguém assim. Não sei se ele escreveu os livros assim numa tacada só, mas é o que parece.

Bom, resumir, "O Escuro da Noite" é exatamente o que parece e devia ser: uma continuação. É como se fossem um livro só.

A história toma um rumo diferente nesse e tem mais cenas de ação, mas também tem mais cenas monótonas porque a Ellie sempre pára pra pensar em hipóteses malucas. Às vezes fico me perguntando como John Marsden escreveu tão bem como uma mulher em primeira pessoa.

João Alexandre 14/10/2012

Amanhã- O silêncio da noite
Medo, acho que se for para resumir o livro em uma palavra seria essa medo, nesse livro o autor procurou destruir o mundo apenas de 8 pessoas e sim aumentar o pacote com muitos outros personagens, nesse livro eles encontram um novo grupo(Os heróis do Harvey)covarde muito covarde, eles se preparam para fazer um grande ataque ao inimigo mas que não mudara tanto o rumo da guerra, seus amigos e familiares continuam bem mas correm muito risco !
Amanhã- O silêncio da noite vai ficar na sua memoria para sempre !

1 | 2 | 3 | 4