O Silêncio da Noite

O Silêncio da Noite John Marsden

Resenhas - O Silêncio da Noite

1 | 2 | 3 | 4

Jeh Diário dos Livros 15/11/2017

'' Muitas vezes, as pequenas coisas são as mais difíceis de se fazer."
Seguindo a história anterior, nessa seqüência, Ellie e seus amigos ainda não sabem quem realmente são os inimigos que invadiram sua cidade, mas eles vão ter que pensar em algo para tentar sobreviver aquele caos.
Ellie, Chris, Hommer, Fi, Robyn e Lee são os únicos que estão bem no momento, depois de se separarem de Kevin e Corrie em uma luta contra com o inimigo, eles lutam para sobreviver e arrumar um jeito de acabar com tudo isso. Ainda mais porque tudo começou do nada, um dia eles foram acampar e quando voltaram para a cidade, todo mundo tinha sumido e eles descobriram que vários soldados estavam tomando conta da cidade e fazendo os moradores de escravos para eles.

'' Faz muito tempo que não tenho uma noite sossegada de sono, não desde que viemos acampar no Inferno, mas desde que descobri aquele outro lugar chamado inferno.''

O Grupo de amigos ainda tem de refúgio o Inferno, um lugar que havia uma lenda de que existia um homem que morava no Inferno chamado Eremita do Inferno, ele era um ex-assassino que viveu por muitos anos ali. Esse lugar é desconhecido para todos por ficar dentro das montanhas e é o único refúgio que eles possuem e podem ficar seguros.

" Às vezes, é preciso ser corajoso. É preciso ser forte. Às vezes, não podemos ceder aos pensamentos ruins. Precisamos lutar contra os demônios que se infiltram nas nossas cabeças e tentam nos fazer entrar em pânico. Vamos nos esforçando, dando um passinho de cada vez, esperando que, se tivermos de voltar atrás, que não seja muito, para que, quando voltarmos a andar para a frente, não tenhamos de recuperar muito terreno."

Só que Ellie e seus amigos depois de um tempo resolvem explorar mais do lugar, e lá na frente eles acabam encontrando uma clareira cheia de pessoas, não pessoas de outro país que invadiram o deles, mas pessoas da cidade e que são intitulados de os “ Heróis de Harvey” pois o capitão deles Harvey é que comanda aquele grupo de pessoas. Aliviados por terem adultos ali perto, Ellie, Hommer, Fi, Robyn e Lee resolvem se juntar a eles e ajudar em suas causas de combater o inimigo. Mas será que aquelas pessoas são realmente aliados?

'' Ter coragem é uma escolha que fazemos. A gente tem que dizer para nós mesmos vou pensar em coragem. Eu me recuso a pensar em medo ou pânico.''

'' Muitas vezes, as pequenas coisas são as mais difíceis de se fazer."
Amanhã, O Silêncio da Noite foi uma história que tem me deixado cada vez mais curiosa com a sua trama e como está seguindo a história. Nessa seqüência, podemos entender um pouquinho mais da situação e de como é difícil apenas seis adolescentes lutarem e sobreviverem contra um exército de soldados armados. Ainda mais por eles não terem sido pegos por eles e poderem sobreviver nas matas e casas vazias.
Só que a situação está ficando cada vez mais complicada, pois agora que as casas estão desocupadas, o inimigo está trazendo colonizadores de seu país para morarem nas casas das pessoas que foram atacadas, e com isso torna o movimento dos seis ainda mais complicado.
Ao longo da trama percebemos o quanto isso afetou a eles, principalmente na questão mental, todos estão esgotados, tinham pequenas responsabilidades, como tirar notas boas na escola, fazer uma prova e nada mais e agora do nada eles estão sozinhos, se nenhum adulto, lutando contra centenas de soldados e lidando com mortes e aprendendo a matar.
O Autor consegue escrever de uma maneira fluida, apesar da história não andar tanto durante o livro todo, nós conseguimos nos prender e ficar curiosos com o que vem a seguir.
Nessa seqüência teve mais um pouco de ação do que o livro anterior e vamos vendo os personagens aprenderem com os erros e aprenderem a se organizar e pensar no próximo passo.Temos também algumas cenas mais intensas, que nos fazem refletir um pouco e se imaginar na situação dos personagens.
A história ainda é narrada pelo ponto de vista da Ellie, e nela ela vai escrevendo o que aconteceu para nós através de um diário e também as vezes ela mesmo narra a situação, o que achei bem interessante como o autor intercala isso.
Posso dizer que gostei muito da trama e estou ansiosa para ver o que vai acontecer nos próximos livros.

Recomendo que leiam a série, acredito que todos vão gostar muito da escrita do autor.

site: http://diarioelivros.blogspot.com.br/2017/07/resenha-amanha-o-silencio-da-noite.html
Danielli 15/11/2017minha estante
Doida para iniciar essa série! Uma pena não ser tão reconhecida por aqui..

Jeh Diário dos Livros 18/11/2017minha estante
Verdade :(

Biah @garotapaidegua 27/12/2010

Nota 10!
O primeiro livro dessa série, "Amanhã, Quando a Guerra Começou ", já foi resenhado aqui no blog e como eu disse lá naquela resenha, eu viciei. Tanto que em menos de um dia eu já tinha pego e lido o segundo livro da série, "O Silêncio da Noite" .Vou tentar não soltar spoilers do livro anterior, então a resenha será composta de vários 'eles' e 'elas' e poucos nomes próprios =D
A história começa 1 mês depois do final do último livro e todos estão desanimados e deprimidos com o que aconteceu. Não planejaram mais nenhum ataque, quase não conversam uns com os outros...enfim, uma situação muito ruim. Mas aí Homer convoca uma reunião e diz uma frase muito legal sobre Coragem que faz todos refletirem e levanta consideravelmente o astral do grupo:

"Está tudo na cabeça da gente. A gente não nasce com ela, nem aprende nas escola (...).É um modo de pensar, só isso.Quando alguma coisa acontece, algo que pode ser perigoso, a gente pode perder o juízo de tanto medo. A cabeça da gente fica cheia de pensamentos apavorantes e começa a imaginar coisas (...) Mas é tudo imaginação. Ter coragem é uma escolha que fazemos. A gente tem que dizer pra nós mesmos: vou pensar em coragem. Eu me recuso a pensar em medo ou pânico. "

Mais animados com esse pensamento, eles decidem correr atrás do tempo perdido e procurar descobrir o que aconteceu com seus amigos depois da última missão. Mais uma vez eles, liderados por Homer, eles se organizam para ir até "nome da cidade" em busca de informações. Depois de criar mais um plano ousado o grupo o coloca em ação e Ellie e Lee conseguem entrar no hospital sem serem detectados. Os dois conseguem as informações que queriam - não tão boas ,mas podia ser pior - e também descobrem que a situação na cidade não está tão calma como antes e que inclusive a cidade vai ser colonizada pelos invasores.
Durante uma exploração pela floresta, eles descobrem um outro grupo de sobreviventes, só que dessa vez formado por adultos. Elas passam um tempo lá e quando vão presenciar um dos ataques que esse grupo de adultos, os heróis de Harvey, organiza, percebem que alguém os traiu e que estão encurralados.
Não posso falar mais do que isso porque senão estaria dando spoilers do livro. O que eu posso dizer é que o livro é tão cheio de ação quanto o primeiro, assim como também tem momentos em que o grupo para um pouco pra tentar assimilar o que tem acontecido . Há momentos de romance, já que Lee e Ellie passam para um nova etapa do relacionamento deles, e há perdas também. Enfim, leiam que vocês vão gostar, de verdade =D

Mais resenhas em http://garotapaidegua.blogspot.com
v.rattes 07/01/2011minha estante
"as pessoas q + me assustam são as q tem + certeza,q são + radicais,as q nunca pensam estar erradas nem q acham q os outros estao certos" gosto muito dessa frase!

Ruth , 09/12/2009

adoreei!
em comparação com o 1° esse tem mais
romance do qe ação...na minha opinião...
mesmo assim o livro ée ótimo!! gosteeei bastante!

ellie&lee♥

Shelly Migoto 19/07/2009

Amei!!!
Amei esse livro é uma historia que te deixa presa do inicio ao fim continuaçao perfeita do primeiro...no livro ocorres fatos que nao seria o caso mais daria para usar numa guerra.
Bjs tchau

Maíse 07/08/2009

Evolução.
Depois do primeiro livro da série, o mínimo que eu esperava era que a qualidade continuasse a mesma.

Mas a série evoluiu. Mesmo que sem querer, os personagens ficaram mais sombrios, o conflito mais sério e a responsabilidade que eles tinham ficou maior.

Isso não foi ruim; deu um realismo maior a série.

São adultos agora. E, além disso, a narradora tem que lidar com o que os outros do grupo pensam sobre o que ela escreveu no primeiro livro. E maioria não gosta.

vsc80 28/07/2010

Quando estava ficando bom... o livro acabou!!!
Eu tive uma certa dificuldade para lê-lo, pq o achei maçante demais. Contudo, com a presença dos Heróis do Harvey e com o final trágico, já valeu pelas 4 estrelinhas.

"Às vezes, é preciso ser corajoso. É preciso ser forte. Às vezes, não podemos ceder aos pensamentos ruins. Precisamos lutar contra os demônios que se infiltram nas nossas cabeças e tentam nos fazer entrar em pânico. Vamos nos esforçando, dando um passinho de cada vez, esperando que, se tivermos de voltar atrás, que não seja muito, para que, quando voltarmos a andar para a frente, não tenhamos de recuperar nosso terreno."

Italo 07/09/2009

Ótima história
Os personagens crescem mais nesse livro, e tem de lidar com medo constante, traições, e ficam cada vez mais astutos e inteligentes. Perfeito.

Homero 04/08/2010

Espetacular!
Bom, mais um livro espetacular e até Poético do John Marsden.

Neste livro o grupo de amigos continua com sua resistência ao invasor inimigo que ninguém sabe quem é(depoisfalareisobreisso).

Ellie & Cia continuam armando planos e explodindo coisas, cada vez mais desafiadoras e decidem explorar mais o inferno e acabam saindo do mesmo e explorando o desconhecido, até que encontram um grupo de resistência de tamanho considerável e comandada por.. adivinhem... Adultos. tharam!

Só que esses adultos liderados por um professorzinho que se acha o Militar, nunca fizeram nenhum grande ataque ao inimigo e fizeram muito, muito menos do que aqueles adolescentes.

Mas chega a hora que eles armam um ataque a um tanque de guerra que adivinhem.. está abandonado! (sem sem grandes ataques, certo?)
Mas as coisas não dão tão (ãos haHAha)certo assim.

De volta ao Inferno eles acabam descobrindo que os colonizadores estavam chegando e começam a armar um outro ataque contra nada mais, nada menos que o Quartel General do Inimigo! Ousados eles.

Enfim um livro como disse espetacular, cheio de ação, amor e sexo o_O (Stehepenie Meyer deveria aprender com ele).

Mas faço uma crítica negativa final... não da pra entender que em uma guerra e eles ouvindo noticias sobre a mesma não saberem qual país está invadindo o seu país, é totalmente irreal que nos noticiários que eles ouçam não faça menção alguma sobre o país invasor e não existem bandeiras com as tropas inimigas.
Ou isso é um erro terrível do autor, ter esquecido disso (visto que os personagens nem mais comentam sobre isso) ou querer fazer um suspense fajuto e barato.

Gabi Coelho 22/11/2009

"Só Deus sabe como eu queria estar dormindo agora.Mas não dá .Faz muito tempo que não tenho uma noite sossegada de sono. não desda que viemos acampar no Inferno ,mas desda que descobri aquele outro lugar chamado inferno''
Acho que melhorou consideravelmente a qualidade do livro espero que continue assim , pois estou me supriendendo com a evolução dos personagens!!

Q-Quel®... 05/08/2010

Sem palavras...
Como segundo livro da série não deixou a desejar em nada!
Continua recheado de ação e aventura. Neste episódio algumas tomadas são de tirar o fôlego, literalmente!
O que mais me chamou atenção foi o feeling do autor em amadurecer gradativamente os personagens, deixando as coisas rolarem o mais natural possível. Eles estão mais frios e calculistas.

Este também é impossível parar de ler, espero que o terceiro siga o mesmo ritmo, pois a expectativa que este deixou foi grande!

Mais que recomendado. Simplesmente fenomenal!!!

Mahfud, Fábio 21/03/2010

Um passo além.
Nesse segundo volume da saga "Amanhã", acompanhamos Ellie e seus amigos após os acontecimentos na Ponte e a perda de dois integrantes do grupo. Todos estavam meio desorientados com o que havia acontecido, e após um tempo decidem que é melhor buscar alternativas para atacar o inimigo.
Nesse segundo livro, a ação aparece um pouco mais, mas pelo fato da estória ser contada em primeira pessoa, ainda não consegui me apegar muito à todos os personagens. Ficamos sabendo apenas o que acontece pela narração da personagem principal, o que é meio vago às vezes. E o livro não consegue manter o tom sério por muito tempo. As passagens que contém as espionagens, as fugas e as medidas desesperadas que os garotos tem que tomar são muito boas, porém os momentos "Malhação", quando Ellie não sabe se fica com Lee, se está apaixonada, se deve ir "além" no namoro são meio chatos.
Acho que saga melhorou um pouco em relação ao primeiro livro mostrando um pouco sobre como os jovens estão lidando com o amadurecimento precoce e as responsabilidades da vida adulta, e a parte final, que inicia quando eles decidem sabotar o quartel-general do inimigo, ficou muito bacana. Espero que continue melhorando.

izinha11 06/06/2010

Se fosse amanhã, que você faria?
Em Wirrawee, seis adolescentes tentam sobreviver agora que a sua terra não é mais sua, pertence a um outro país que a invadiu.
Com muito coragem e bravura, Ellie, Fi,Homer,Lee,Robyn e Kevin fazem de tudo para salvar suas famílias e reconquistar sua terra.
Depois de serem aprisionados na penitenciária de Stratton e tendo Ellie e Homer condenados a morte, acontece uma invasão da Nova Zelandia selando o destino de todos para sempre. Por causa da explosõ da Baía do Sapateiro, da Rua Turner e da Ponte de Wirawee, estão prestes a tirar umas férias até que são pegos de surpresa pelos soldados.
Quando uma explosão na prisão os liberta, o major Harvey, um grande traidor pega Robyn como sua refém, o que não durou muito tempo até Robyn se sacrificar por eles, morrendo ela e o major Harvey:
"Gritei de novo e finalmente consegui dizer o nome dela. Foi o ultimo presente que pude lhe dar:mostrar a ela que eu sabia. Ela olhou de lado para mim e deu um sorrisinho assustado, como se não soubesse o que havia feito ou se devia ter feito. O Harvey olhou para ela e, no ultimo instante,percebeu: ele deve ter visto o pino da granada de mão. Boquiaberto, ele derroubou a arma que estava segurando e deu umpasso em direção a ela, esticando uma das mãos como se estivesse implorando. E então os dois desapareceram. Foi só isso...A Robyn estava lá, iva, era real, era uma pessoa e em seguida, desaparecera, deixara de existir."
O livro mostra que temos que ser fortes e perseverantes até o final. POrque o passado não volta mais e o futuro talvez não chegue.

CaioMeloW 12/09/2010

O primeiro é melhor
Para ler a resenha, acesse: http://www.sobrelivros.com.br/resenha-o-silencio-da-noite-john-marsden/

Mateus 14/10/2010

Depois de Quando a Guerra Começou, nunca esperava encontrar um livro tão extraordinário e incrível quanto O Silêncio da Noite. Acho que isso acontece com quase todas as séries que leio. Quando o primeiro livro de uma série se mostra incrível, começo a ler o segundo com as melhores das expectativas, mas não imaginando que será melhor que o primeiro. Isso é bom pois o livro se mostra muito melhor do que eu esperava. E foi exatamente isso que aconteceu com O Silêncio da Noite.

Se no primeiro livro da série os personagens se mostraram confusos e incertos sobre o que fazer para sobreviver no meio de uma guerra, no segundo livro já estão preparados para o que der e vier. A guerra está presente e eles não podem fazer nada além de fugir ou lutar. E eles vão fazer tudo o que puderem para lutar. Lutar por suas famílias, por sua cidade e por seu país.

Com Corrie e Kevin fora da turma, Ellie, Homer, Lee, Fi e Robyn começam a se sentir extremamente entediados com o Inferno. Por mais que lá seja o maior esconderijo que eles poderiam encontrar, o tédio e a fadiga por não fazerem nada levam os cinco amigos saírem em busca de outros sobreviventes, deixando Chris cuidando do acampamento no Inferno. Em suas andanças por descobrimento, acabam encontrando os Heróis de Harvey, um grupo de adultos comandados pelo Major Harvey. A princípio ficam felizes por encontrarem novas pessoas, que garantem segurança e ataques a soldados e inimigos. Mas logo percebem que viver no meio dos adultos não é aquilo que esperavam. Além disso, colonizadores chegam para tomar a cidade onde moram, e suas esperanças diminuem cada vez mais.

Um dos pontos mais significativos desse livro é a perda da inocência desse pequeno grupo de adolescentes. Por mais que não quisessem, a guerra os atingiu, e eles precisavam fazer de tudo para sobreviver. E fazer de tudo inclui machucar o exército inimigo, matar e assassinar pessoas a sangue-frio. Percebe-se que muito sangue rola nesse livro. E ainda três pontos importantes ocorrem durante O Silêndio da Noite, com muito sangue por trás de tudo.

Um novo inimigo, o avanço de um romance, um comboio atacado, cenas cômicas, suspense eletrizante, encontro com uma velha amiga, explosões de quarteirões e a perda de um amigo. O Silêncio da Noite não falha em nenhum momento, e garante um espetáculo imenso para todos os tipos de leitores. Uma sequência impecável que nos deixa ainda mais curiosos pelos outros livros da série.

Termino minha resenha com uma pequeno trecho das anotações que Ellie encontrou nos cadernos do Chris. Um trecho pequeno, mas que diz exatamente em que situação todos eles estão vivendo:

"Eu vivo na luz,
mas carrego minha noite comigo."

Cobra 26/10/2010

Legal. Engraçado como eu sempre acho o livro II de qualquer série ou melhor ou pior que o primeiro. "O Silêncio da Noite" não é assim em relação a "Quando a guerra começou", o primeiro da série. É tão bom quanto. O autor é muito linear, nunca tinha visto ninguém assim. Não sei se ele escreveu os livros assim numa tacada só, mas é o que parece.

Bom, resumir, "O Escuro da Noite" é exatamente o que parece e devia ser: uma continuação. É como se fossem um livro só.

A história toma um rumo diferente nesse e tem mais cenas de ação, mas também tem mais cenas monótonas porque a Ellie sempre pára pra pensar em hipóteses malucas. Às vezes fico me perguntando como John Marsden escreveu tão bem como uma mulher em primeira pessoa.

1 | 2 | 3 | 4