O Silêncio da Noite

Resenhas - O Silêncio da Noite

1 | 2 | 3 | 4

Moonlight Books 12/06/2014

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
O Silêncio da Noite é o segundo volume da série Amanhã de John Marsden, publicada no Brasil pela Editora Fundamento, são sete livros e todos já foram lançados. O primeiro, Amanhã, Quando A Guerra Começou, já resenhado aqui, foi uma leitura eletrizante, eu adorei o clima de tensão ao qual os personagens foram expostos e toda a aventura perigosa em que eles mergulharam, assim estava ansiosa para saber quem iria sobreviver para continuar a história.

Vamos recapitular… a série fala sobre um grupo de amigos, Ellie, Corrie, Kevin, Hommer, Fi, Lee, Robyn e Chris, que vivem na Austrália, um belo dia eles saíram para acampar e foi este passeio que salvou suas vidas; na volta para casa não encontram ninguém, tudo tinha sido abandonado, estavam sem energia e telefone. Logo ficaram sabendo que seu país havia sido invadido por um exército inimigo, todos os moradores da cidade haviam sido feitos prisioneiros e graças a estarem acampando, foram os únicos que ficaram livres. Assim começa uma luta pela liberdade, meio às cegas, mas mesmo assim uma reação à esta invasão. Usando de muita imaginação e do que tinham à mão, os jovens causaram estragos, mas acabaram pagando um preço por isso. Agora, com menos dois integrantes na turma, eles estão escondidos na mata selvagem pensando em uma saída.

O choque causado pelo desenrolar dos acontecimentos, acabou reduzindo a energia de Ellie e dos amigos, eles estão em pausa e estarrecidos, totalmente perdidos. Algumas verdades vieram à tona e o clima de camaradagem inicial ficou esquecido, há estranhamento entre os amigos, a amizade não parece mais aquela de antes, que era cheia de leveza e descontração.

A narrativa, em primeira pessoa, permanece na voz de Ellie, que registra as experiências vividas e suas impressões em um diário, foi exatamente a leitura deste registro pelos amigos que deixou todo mundo meio ressentido, é que Ellie é muito observadora e acabou sendo sincera demais no papel, colocando ali o que todo mundo pensa, mas não têm coragem de dizer, o pessoal não gostou de encarar as críticas.

site: Leia o restante da resenha aqui, http://www.moonlightbooks.net/2014/06/resenha-o-silencio-da-noite.html

debora_k 01/02/2013

Razoável
Sinceramente, o segundo livro foi meio decepcionante. Após ler "Quando a guerra começa" cheio de ação, suspense, fiquei muito entediada ao ler o segundo livro. Não digo que foi ruim, mas foi muito fraco em comparação com o primeiro e todos os outros livros da série. Pra quem não gostar do segundo livro digo, não pare de ler a série. O "silêncio do amanhã" pode não ser tão impressionante, mas vale totalmente a pena ler o restante dos livros.

João Alexandre 14/10/2012

Amanhã- O silêncio da noite
Medo, acho que se for para resumir o livro em uma palavra seria essa medo, nesse livro o autor procurou destruir o mundo apenas de 8 pessoas e sim aumentar o pacote com muitos outros personagens, nesse livro eles encontram um novo grupo(Os heróis do Harvey)covarde muito covarde, eles se preparam para fazer um grande ataque ao inimigo mas que não mudara tanto o rumo da guerra, seus amigos e familiares continuam bem mas correm muito risco !
Amanhã- O silêncio da noite vai ficar na sua memoria para sempre !

Eliza 09/04/2012

"O futuro é... Não sei, o que é o futuro? É uma folha em branco na qual traçamos linhas, mas às vezes alguma coisa segura a mão da gente, e as linhas que desenhamos não são como queríamos." Lee Takkam

"Matamos todas as lagartas e depois nos queixamos que não há mais borboletas." Chris Lang

"Quanto mais profundos são os nossos sentimentos, mais difícil fica a vida. Sentimentos... quem precisa deles? Às vezes são uma benção, quando sentimos amor ou felicidade. Às vezes são uma maldição." Ellie Linton

"A guerra é nosso flagelo; ainda assim, nos faz sábios, e, lutando por nossa liberdade, somos livres."

"Às vezes, é preciso ser corajoso. é preciso ser forte. Às vezes, não podemos ceder aos pensamentos ruins. Precisamos lutar contra os demônios que se infiltram nas nossas cabeças e tentam nos fazer entrar em pânico. Vamos nos esforçando, dando um passinho de cada vez, esperando que, se tivermos que voltar atrás, que não seja muito, para que, quando voltarmos a andar para a frente, não tenhamos de recuperar muito terreno." Ellie Linton

Vivis 30/12/2011

O silêncio da noite
O segundo livro da série amanhã continua de onde o último parou e não muda muito as coisas. Tanto do jeito de narrar quanto ao andamento da história está tudo lá como no início. A guerra continua, as crueldades continuam. As coisas acontecem um pouco como eu imagino que seria na realidade. Introdução de personagens que parecem pouco acrescentar, situações e riscos desnecessários, mas que eventualmente acabam acontecendo com um grupo tão inexperiente. O cansaço físico e psicológico impedido de enxergar e entender aquilo que está debaixo do nariz deles. Por esse lado o livro é bem interessante. A única coisa que me incomodou é a sensação de que o autor guardou toda a ação para as últimas páginas do livro. Por isso o meio ficou arrastado e repetitivo. Eu compreendo que as pessoas sentem e fazem coisas contraditórias e irrelevantes, mas quando se conta uma história ou pelo menos quando eu leio uma história espero mais do que narração de coisas que se contradizem logo depois. Um exemplo disso é a descrição da narradora em determinado ponto tão empolgante e vibrante que você acaba achando que algo vai sair de tal resolução quando no paragrafo seguinte aquilo esfria e se torna em um sentimento de pura tristeza e desolação. E o que aconteceu com as últimas 4 páginas que eu li? Não deram em nada.
Eu esperava um pouco mais do livro como um todo, mas ele foi só uma preparação um pouco confusa e repetitiva para os capítulos finais. Mas ainda estou interessada em saber o que vem em seguida. Que venha o livro 3 “No terceiro dia, a geada”

Johnny 11/01/2012

Adrenalina no Talo
O Silêncio da Noite é um livro engraçado, foram vários os dias que passei a madrugada lendo ele, extasiado pelo seu texto simples e pela adrenalina que emanava de suas páginas. E também foram vários os dias que ele ficava jogado na cabeceira da minha cama esquecido, por em alguns momentos estar chato e desinteressado.

John Marsden é muito linear,parece que você não trocou de livro ao pegar o segundo volume da série para ler, seu método de escrita e a narrativa continuam a mesma. A história ao meu ver supera muito a do primeiro volume, com os personagens mais maduros e certos de já estarem dentro de uma guerra. E estar dentro de uma guerra significa que tudo deve ser feito para sobreviver, inclusive matar pessoas, o medo deve ser perdido, a coragem deve perdurar...

Novos personagens aparecem, traições acontecem, pressões psicológicas chegam ao extremo e mortes indesejáveis ocorrem, tudo com adrenalina transpirando nas páginas.

Enquanto eu lia o livro via cada cena, cada paisagem descrita com exatidão, méritos a John Marsden. Só achei complicado montar um mapa na minha cabeça da região, uma mapa auxiliaria bastante em alguns momentos.

As vezes eu me pergunto como a série pode ser tão desconhecida aqui no Brasil, enquanto outras piores figuram na lista de mais vendidas.Incrível isso.

Enfim O Silêncio da Noite se vai em suas poucas páginas, mas deixa algo em seus leitores: A vontade de adquirir imediatamente o próximo volume da série ...

Adriana 05/12/2011

Ação a cada página, emoções a flor da pele e muita tensão. Estes são os principais ingredientes desta sequência de tirar o fôlego criada por John Marsden. Vocês já sabem, depois da minha resenha, o quanto eu amei Amanhã, Quando a Guerra Começou. E O Silêncio da Noite, segundo volume da série, não fica nem um pouco para trás!!!

Resenha sem spoilers, para entender melhor a trama leia a resenha do primeiro volume.

Depois de um final eletrizante, onde temos a primeira vitória em favor do grupo de adolescentes que acompanhamos, a guerra continua e, mesmo desfalcados, os bravos heróis continuam em busca de ação e formas de ajudar seu país.

Neste livro vemos com mais intimidade os romances que vão surgindo e o lado psicológico dos personagens. Confinados no Inferno, eles precisam aprender a conviver melhor em grupo. Ellie e Homer lideram o grupo e decidem partir em uma missão de reconhecimento ao redor do Inferno, para procurar outros sobreviventes que não tenham sido capturados pelo exército inimigo.

Para surpresa geral, eles encontram um grupo de resistência bastante grande, denominado os Heróis do Harvey. O comando do grupo está nas mãos do General Harvey, sujeitinho que não me agradou nem um pouco.

Com a descoberta deste grupo, eles começam a entender como suas vidas de adolescentes foram retiradas precocemente com a guerra e se questionam se não seria melhor deixar tudo nas mãos dos adultos ao invés de tentar lutar, como vinham fazendo.

Alguns acontecimentos bombásticos e muita ação no desenrolar da trama nos levam a um final ainda mais surpreendente e aterrorizante do que o primeiro. Como eu disse, o livro é recheado de ação, apesar do início um tanto vagaroso.

Essa série prende cada vez mais a minha atenção e se firma no posto de minha trama infanto-juvenil favorita. Impossível não se apaixonar pela história e pelos personagens ricamente descritos pelo autor. John Marsden possui uma forma de escrever que cativa e toma totalmente a atenção do leitor, viciando-o na narrativa de forma incomum. Eu necessito dos próximos volumes urgentemente pelo bem da minha sanidade. Já li o terceiro livro No Terceiro Dia, A Geada que pretendo resenhar em breve sim, esta resenha está bem atrasada e agora me vejo louca pela sequência.

Totalmente recomendada, a série Amanhã é lançada aqui no Brasil pela querida Editora Fundamento, mais um motivo para que vocês leiam. O capricho, cuidado e atenção nas edições são marca registrada da editora, que me conquista com estes livros lindos, cheios de detalhes fantásticos e super bem revisados. Vale a pena conferir!

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/11/09/john-marsden-amanha-o-silencio-da-noite/

Bárbara 16/02/2012

O Silêncio da Noite
Na Continuação da série Amanhã, continuamos no mesmo clima de suspense e ação que vemos no primeiro livro, Quando a Guerra Começou.

ATENÇÃO: HÁ SPOILER SOBRE O PRIMEIRO LIVRO!
Quando a Guerra Começou

É incrível a capacidade de Ellie e sua turma (aquele grupo de adolescentes) se virarem no meio de uma guerra. Eu havia dito, na resenha do primeiro livro, que só não dera 5 estrelas porque acho meio impossível o fato de adolescentes fazerem o que eles fazem, mas agora, no segundo livro, comecei a entender os motivos.
Não que eu faça ideia do que se passa na cabeça de uma pessoa quando a mesma se encontra numa guerra (afinal, nunca estive em uma), mas acredito que as pessoas amadurecem rápido e, no caso dos nossos adolescentes em Amanhã, foi exatamente isso o que ocorreu.
Não estou vendo apenas o lado de dirigir qualquer coisa (um caminhão tanque, motos e qualquer tipo de carro), não! Estou falando no fato de amadurecerem como pessoas e de passarem a pensar em tudo como estrategistas (isso é bem mostrado nos dois livros que já li da série).

Em O Silêncio da Noite, Ellie, Homer, Lee, Fi e Robyn deixam o Chris no acampamento e partem em busca de novidades. Eles deixam de ir a Wirawee e seguem em outra direção. E, lá, eles encontram um grupo de sobreviventes, OS Heróis do Harvey, comandados pelo Comandante Harvey, que Ellie descobre ser um ex-professor de uma escola local. O engraçado neles é que insistem em tentar colocar os nossos meninos na linha (enquanto Ellie e cia. já destruiram uma ponte - episódio mostrado no primeiro livro - os Heróis do Harvey destruíram apenas lugares e veículos já abandonados, sem correr nenhum risco).
Então eles chegam no lugar, encontram sobreviventes (sobreviventes!) e ficam felizes por isso, mas o tempo vai passando, eles ficam presos por lá e começam a se sentirem péssimos com isso. A Ellie, como é a narradora do livro, se diz chateada com o fato de as pessoas no acampamento tratarem as mulheres como seres inferiores. As únicas tarefas que elas têm são as que conhecemos como domésticas. Ah! E nem mesmo perto dos garotos elas podem ficar.

Como disse, neste vemos mais sobre o amadurecimento deles e vemos como eles estão preparados para a guerra (matando, agora, a sangue frio). E mesmo sendo um livro que retrata algo que eu não desejaria que acontecesse nunca, está sendo uma das minhas séries favoritas. Recomendo a leitura.

... 03/07/2011

...
A vida é um mar de dificuldades, podemos escolher entre 2 caminhos, caminho 1 - cruzar os braços a qualquer barreira que aparecer em sua frente e ficar sem fazer nada; ou caminho 2 - manter-se alerta e "pular" as barreiras que surgirem no caminho. Eu prefiro o caminho 2.

Este livro assim como todos da série é muito interessante, pois mostra como a vida de um grupo de adolescentes muda drasticamente durante uma guerra onde os mesmos tem que tomar decisões dificeis para se manter vivos.

Psychobooks 28/11/2010

Depois do final tenso em Amanhã, quando a guerra começou, O Silêncio da noite começa com uma confissão da Ellie, nem todos gostaram do que ela tinha escrito em suas anotações, ela tinha sido muito sincera e acabou deixando alguns amigos chateados.

Agora eles estão desanimados e em menor número, portanto precisam de uma nova aventura para se reafirmarem e sair na monotonia e saem para explorar um pouco mais os arredores do Inferno. A caminhada não foi nada fácil, mas finalmente eles encontram um acampamento repleto de adultos que tentam resistir a invasão. Eles se sentem muito aliviados em finalmente voltarem a ser apenas adolescentes e não terem mais que se preocupar com estratégias de guerra e como vencer o inimigo. Mas esse alívio é por pouco tempo.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2010/11/resenha-serie-amanha-1-e-2.html

Mariana Dal Chico 28/11/2010

Cobra 26/10/2010

Legal. Engraçado como eu sempre acho o livro II de qualquer série ou melhor ou pior que o primeiro. "O Silêncio da Noite" não é assim em relação a "Quando a guerra começou", o primeiro da série. É tão bom quanto. O autor é muito linear, nunca tinha visto ninguém assim. Não sei se ele escreveu os livros assim numa tacada só, mas é o que parece.

Bom, resumir, "O Escuro da Noite" é exatamente o que parece e devia ser: uma continuação. É como se fossem um livro só.

A história toma um rumo diferente nesse e tem mais cenas de ação, mas também tem mais cenas monótonas porque a Ellie sempre pára pra pensar em hipóteses malucas. Às vezes fico me perguntando como John Marsden escreveu tão bem como uma mulher em primeira pessoa.

1 | 2 | 3 | 4