O Silêncio da Noite

Resenhas - O Silêncio da Noite

1 | 2 | 3 | 4

Mycaelle 14/02/2024

A guerra nos tira tudo!
Mesmo sendo uma coleção, quando passamos do primeiro para o segundo livro não parece que houve essa "quebra", pausa. Já mergulhamos, profunda e rapidamente, na continuação da história, algo difícil de se conseguir e que nos impede de parar de devorar um por um.

Este livro tem uma narrativa ainda mais acelerada, visceral e triste em comparação com o primeiro. Aqui, os protagonistas finalmente descobrem a realidade chocante vivenciada por seus parentes, bem diferente do mar de rosas que estavam imaginando e que a mídia informava: confinamentos insalubres, estupros, perseguição de ex-militares, traidores, até mesmo uma colonização. Enfim interagem mais diretamente com o inimigo e lidam com suas terríveis ações.

De novo, há muitas reflexões sobre questões éticas na guerra, agora com algum espaço para os impactos psicológicos dela, especialmente a depressão, a ansiedade e a culpa. Também acompanhamos o aprofundamento da relação entre os personagens, principalmente do romance entre Ellie e Lee.

Mesmo sendo uma saga antiga, podemos fazer muitos paralelos com a realidade e os conflitos atuais: a visão da mulher como frágil e inútil, o preconceito contra casamentos interraciais, o fato de que pouco ou nada os países e seus cidadãos podem fazer pelos vizinhos em guerras etc.

O livro nos apavora com essa ideia de não só tudo ser destruído e saqueado, mas também de os inimigos ocuparem o território e escravizarem as pessoas, o que já aconteceu tantas vezes durante a história e poderia nos ocorrer também em um piscar de olhos.

É uma leitura envolvente e reflexiva, e estou muito ansiosa para ver se o Marsden tem coragem de matar seus protagonistas e parentes, e o que mais essa galera pode aprontar pra ajudar seu país.

JP Schneider 09/09/2023

O silêncio da noite literalmente
Achei esse mais parado em relação ao primeiro, pois aqui já ocorreu a invasão, então eles só se escondem e tentam uma coisa ou outra. Mas mesmo assim, ainda foi muito bom.

O ódio que fiquei lendo a parte dos Heróis do Harvey, se vangloriando e tudo, e o máximo que faziam era atacar cachorro morto. Me senti mal com oq aconteceu, mas infelizmente, mereceram. E o f.dp do "capitão" ainda aparece depois, aí que fiquei com raiva.

A parte mais emocionante foi do ataque às casas chiques, achei bem planejado e teve resultado satisfatório, talvez não tenha matado todos que queriam, mas um prejuízo causaram.

Não esperava esse final, como a própria Ellie disse, não se importou tanto, pois não gostava dele, mas foi uma morte agonizante e brutal, morrer a míngua sozinho assim, sem ter oq fazer, tá é doido.

Não sei oq esperar do próximo livro, pois cada vez mais fica difícil a situação dos 5 do Inferno.

Stefany295 03/08/2023

Perfeito!!
Eu amo essa sequência de livros, fiquei presa do começo ao fim. Espero que o terceiro seja bom também

MirzKr 15/01/2023

pensei que eu não iria gostar tanto desse quanto do primeiro, mas a continuação é incrível.

não gostei de uma certa parte da história, porém deu MUITO certo com o enredo.

estou sem palavras para o autor brilhante que é o Marsden!!!

Bianca.Garbim 19/09/2022

O segundo livro
Gostei muito mais desse livro do que o primeiro, os personagens estão mais envolventes e o final me surpreendeu. Fiquei com vontade de ler o próximo!

MWeirich 13/07/2022

Demônios da guerra
Esta série de livros nos trás o verdadeiro terror dos civis em uma guerra, as decisões difíceis que os personagens principais devem tomar e o apelo moral que muitas vezes devem passar por cima.

Eles tentam desesperadamente encontrar meios de sobreviver em um país que se encontra cada vez mais devastado pela guerra. Buscam meios de dar o troco ao inimigo desconhecido, matando soldados inimigos e assim se erguem os dilemas morais... Eles teriam o direito de matar outro ser humano?

Cercados de mortes, são obrigado a tomar decisões impossíveis e a se perguntarem... No que eles estão se tornando? Quem serão eles, depois que a guerra terminar?

Um livro simplesmente incrível.

Jean Silva 11/05/2022

Fiquei muito surpreso com o desenvolvimento desse livro, os personagens claramente evoluíram bastante em comparação ao primeiro, muito disso por necessidade, afinal, eles são praticamente as únicas pessoas "livres" num país tomada quase por completo e praticamente em processo de colonização, então, a única alternativa plausível é tentar fazer alguma diferença, gosto do fato do livro abordar algumas questões geopolíticas com um quê de ficção, muito interessante mesmo.
Esse livro também é bem mais sombrio e pesado que o primeiro, discussões e escolhas sobre o que é certo ou errado, se é correto matar um soldado inimigo e etc ocorrem bastante por aqui, e olha que todos os protagonistas do livro são adolescentes, então MUITA coisa vai ocorrendo, sem falar que o final foi muito chocante para mim, eu realmente fiquei surpreso e sem acreditar nas últimas páginas...
Ansioso para continuar essa série de livros e ver onde tudo isso vai chegar...

Nathalia184 03/11/2021

Do livro um pra cá realmente teve uma diferença insana de ritmo e construção das coisas, e eu gostei muito dessa mudança.

O primeiro volume focou bastante em como o grupo se adaptou àquela realidade insana que caiu em suas vidas e esse aqui mostra como tem sido a rotina e como alguns traumas estão começando a chegar e ficar neles.

Também acompanhamos amadurecimento de alguns personagens e teve cenas mais tensas.
O final de certo personagem me pegou desprevenida e a conclusão me deixou ansiosa para o próximo volume.

Lia 19/06/2021

Bom.....
Assim como o primeiro livro, esse também vai te fazer ler do início ao final de uma vez.
Não achei que é uma história muito cativante, mas é muito bem construída e percebe-se uma mudança nos personagens com o passar do tempo.
Recomendo ler.
Não estou tão animada para o 3 livro, mas deve ser muito bom também.

Isabela.Finotti 31/05/2021

O que você faria para salvar seu país?
Esse segundo livro da série é mais parado e de certa forma, mais pesado. A evolução dos personagens é enorme, eles precisam refletir muito sobre o que estão dispostos a fazer nessa guerra. Estou ansiosa para continuar acompanhando o crescimento desse grupo.

Cassia Carina 15/04/2021

Muitas dificuldades a estes jovens que não se alimentam direito, nao dormem sem revezamento, a higiene está precária, pois vivem se escondendo. Aprenderam a se defender e usar armas sem ainda entender. Por que existe um inimigo?

Flowers2 03/01/2021

Impactada
Acabei de finalizar o segundo volume e estou completamente chocada. Parece que a cada grande feito que Ellie realiza com os amigos, a consequência que vem no final é muito grande. A evolução dos personagens está mexendo muito comigo e estou ansiosa pra saber o que vai acontecer no próximo livro.

nishu 09/12/2020

AMEI
Segundo livro dessa série e eu sinceramente estava com medo de estragar a história mas estava completamente errada! Foi uma ótima continuação, como sempre me prendeu bastante, não conseguia para de ler kk continua aquela leitura fluída e rápida, a história continuou incrível! Continuo amando os personagens e essa série de livros! Ansiosa para ler o terceiro!?

Bia 23/10/2020

estou adorando a série
Sinto que esse segundo volume já está diferente. Nossa gangue de adolescentes sobreviventes está mais adulta, e mais preparada para enfrentar os desafios da guerra. Novas coisas acontecem nesse livro, e você fica bem curioso pra descobrir o que vem em seguida. O terceiro volume já está na minha TBR com certeza!

1 | 2 | 3 | 4