O Silêncio da Noite

O Silêncio da Noite John Marsden

Resenhas - O Silêncio da Noite

1 | 2 | 3 | 4

Eliza 09/04/2012

"O futuro é... Não sei, o que é o futuro? É uma folha em branco na qual traçamos linhas, mas às vezes alguma coisa segura a mão da gente, e as linhas que desenhamos não são como queríamos." Lee Takkam

"Matamos todas as lagartas e depois nos queixamos que não há mais borboletas." Chris Lang

"Quanto mais profundos são os nossos sentimentos, mais difícil fica a vida. Sentimentos... quem precisa deles? Às vezes são uma benção, quando sentimos amor ou felicidade. Às vezes são uma maldição." Ellie Linton

"A guerra é nosso flagelo; ainda assim, nos faz sábios, e, lutando por nossa liberdade, somos livres."

"Às vezes, é preciso ser corajoso. é preciso ser forte. Às vezes, não podemos ceder aos pensamentos ruins. Precisamos lutar contra os demônios que se infiltram nas nossas cabeças e tentam nos fazer entrar em pânico. Vamos nos esforçando, dando um passinho de cada vez, esperando que, se tivermos que voltar atrás, que não seja muito, para que, quando voltarmos a andar para a frente, não tenhamos de recuperar muito terreno." Ellie Linton

Bárbara 16/02/2012

O Silêncio da Noite
Na Continuação da série Amanhã, continuamos no mesmo clima de suspense e ação que vemos no primeiro livro, Quando a Guerra Começou.

ATENÇÃO: HÁ SPOILER SOBRE O PRIMEIRO LIVRO!
Quando a Guerra Começou

É incrível a capacidade de Ellie e sua turma (aquele grupo de adolescentes) se virarem no meio de uma guerra. Eu havia dito, na resenha do primeiro livro, que só não dera 5 estrelas porque acho meio impossível o fato de adolescentes fazerem o que eles fazem, mas agora, no segundo livro, comecei a entender os motivos.
Não que eu faça ideia do que se passa na cabeça de uma pessoa quando a mesma se encontra numa guerra (afinal, nunca estive em uma), mas acredito que as pessoas amadurecem rápido e, no caso dos nossos adolescentes em Amanhã, foi exatamente isso o que ocorreu.
Não estou vendo apenas o lado de dirigir qualquer coisa (um caminhão tanque, motos e qualquer tipo de carro), não! Estou falando no fato de amadurecerem como pessoas e de passarem a pensar em tudo como estrategistas (isso é bem mostrado nos dois livros que já li da série).

Em O Silêncio da Noite, Ellie, Homer, Lee, Fi e Robyn deixam o Chris no acampamento e partem em busca de novidades. Eles deixam de ir a Wirawee e seguem em outra direção. E, lá, eles encontram um grupo de sobreviventes, OS Heróis do Harvey, comandados pelo Comandante Harvey, que Ellie descobre ser um ex-professor de uma escola local. O engraçado neles é que insistem em tentar colocar os nossos meninos na linha (enquanto Ellie e cia. já destruiram uma ponte - episódio mostrado no primeiro livro - os Heróis do Harvey destruíram apenas lugares e veículos já abandonados, sem correr nenhum risco).
Então eles chegam no lugar, encontram sobreviventes (sobreviventes!) e ficam felizes por isso, mas o tempo vai passando, eles ficam presos por lá e começam a se sentirem péssimos com isso. A Ellie, como é a narradora do livro, se diz chateada com o fato de as pessoas no acampamento tratarem as mulheres como seres inferiores. As únicas tarefas que elas têm são as que conhecemos como domésticas. Ah! E nem mesmo perto dos garotos elas podem ficar.

Como disse, neste vemos mais sobre o amadurecimento deles e vemos como eles estão preparados para a guerra (matando, agora, a sangue frio). E mesmo sendo um livro que retrata algo que eu não desejaria que acontecesse nunca, está sendo uma das minhas séries favoritas. Recomendo a leitura.

Johnny 11/01/2012

Adrenalina no Talo
O Silêncio da Noite é um livro engraçado, foram vários os dias que passei a madrugada lendo ele, extasiado pelo seu texto simples e pela adrenalina que emanava de suas páginas. E também foram vários os dias que ele ficava jogado na cabeceira da minha cama esquecido, por em alguns momentos estar chato e desinteressado.

John Marsden é muito linear,parece que você não trocou de livro ao pegar o segundo volume da série para ler, seu método de escrita e a narrativa continuam a mesma. A história ao meu ver supera muito a do primeiro volume, com os personagens mais maduros e certos de já estarem dentro de uma guerra. E estar dentro de uma guerra significa que tudo deve ser feito para sobreviver, inclusive matar pessoas, o medo deve ser perdido, a coragem deve perdurar...

Novos personagens aparecem, traições acontecem, pressões psicológicas chegam ao extremo e mortes indesejáveis ocorrem, tudo com adrenalina transpirando nas páginas.

Enquanto eu lia o livro via cada cena, cada paisagem descrita com exatidão, méritos a John Marsden. Só achei complicado montar um mapa na minha cabeça da região, uma mapa auxiliaria bastante em alguns momentos.

As vezes eu me pergunto como a série pode ser tão desconhecida aqui no Brasil, enquanto outras piores figuram na lista de mais vendidas.Incrível isso.

Enfim O Silêncio da Noite se vai em suas poucas páginas, mas deixa algo em seus leitores: A vontade de adquirir imediatamente o próximo volume da série ...

Vivis 30/12/2011

O silêncio da noite
O segundo livro da série amanhã continua de onde o último parou e não muda muito as coisas. Tanto do jeito de narrar quanto ao andamento da história está tudo lá como no início. A guerra continua, as crueldades continuam. As coisas acontecem um pouco como eu imagino que seria na realidade. Introdução de personagens que parecem pouco acrescentar, situações e riscos desnecessários, mas que eventualmente acabam acontecendo com um grupo tão inexperiente. O cansaço físico e psicológico impedido de enxergar e entender aquilo que está debaixo do nariz deles. Por esse lado o livro é bem interessante. A única coisa que me incomodou é a sensação de que o autor guardou toda a ação para as últimas páginas do livro. Por isso o meio ficou arrastado e repetitivo. Eu compreendo que as pessoas sentem e fazem coisas contraditórias e irrelevantes, mas quando se conta uma história ou pelo menos quando eu leio uma história espero mais do que narração de coisas que se contradizem logo depois. Um exemplo disso é a descrição da narradora em determinado ponto tão empolgante e vibrante que você acaba achando que algo vai sair de tal resolução quando no paragrafo seguinte aquilo esfria e se torna em um sentimento de pura tristeza e desolação. E o que aconteceu com as últimas 4 páginas que eu li? Não deram em nada.
Eu esperava um pouco mais do livro como um todo, mas ele foi só uma preparação um pouco confusa e repetitiva para os capítulos finais. Mas ainda estou interessada em saber o que vem em seguida. Que venha o livro 3 “No terceiro dia, a geada”

Adriana 05/12/2011

Ação a cada página, emoções a flor da pele e muita tensão. Estes são os principais ingredientes desta sequência de tirar o fôlego criada por John Marsden. Vocês já sabem, depois da minha resenha, o quanto eu amei Amanhã, Quando a Guerra Começou. E O Silêncio da Noite, segundo volume da série, não fica nem um pouco para trás!!!

Resenha sem spoilers, para entender melhor a trama leia a resenha do primeiro volume.

Depois de um final eletrizante, onde temos a primeira vitória em favor do grupo de adolescentes que acompanhamos, a guerra continua e, mesmo desfalcados, os bravos heróis continuam em busca de ação e formas de ajudar seu país.

Neste livro vemos com mais intimidade os romances que vão surgindo e o lado psicológico dos personagens. Confinados no Inferno, eles precisam aprender a conviver melhor em grupo. Ellie e Homer lideram o grupo e decidem partir em uma missão de reconhecimento ao redor do Inferno, para procurar outros sobreviventes que não tenham sido capturados pelo exército inimigo.

Para surpresa geral, eles encontram um grupo de resistência bastante grande, denominado os Heróis do Harvey. O comando do grupo está nas mãos do General Harvey, sujeitinho que não me agradou nem um pouco.

Com a descoberta deste grupo, eles começam a entender como suas vidas de adolescentes foram retiradas precocemente com a guerra e se questionam se não seria melhor deixar tudo nas mãos dos adultos ao invés de tentar lutar, como vinham fazendo.

Alguns acontecimentos bombásticos e muita ação no desenrolar da trama nos levam a um final ainda mais surpreendente e aterrorizante do que o primeiro. Como eu disse, o livro é recheado de ação, apesar do início um tanto vagaroso.

Essa série prende cada vez mais a minha atenção e se firma no posto de minha trama infanto-juvenil favorita. Impossível não se apaixonar pela história e pelos personagens ricamente descritos pelo autor. John Marsden possui uma forma de escrever que cativa e toma totalmente a atenção do leitor, viciando-o na narrativa de forma incomum. Eu necessito dos próximos volumes urgentemente pelo bem da minha sanidade. Já li o terceiro livro No Terceiro Dia, A Geada que pretendo resenhar em breve sim, esta resenha está bem atrasada e agora me vejo louca pela sequência.

Totalmente recomendada, a série Amanhã é lançada aqui no Brasil pela querida Editora Fundamento, mais um motivo para que vocês leiam. O capricho, cuidado e atenção nas edições são marca registrada da editora, que me conquista com estes livros lindos, cheios de detalhes fantásticos e super bem revisados. Vale a pena conferir!

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/11/09/john-marsden-amanha-o-silencio-da-noite/

CooltureNews 09/10/2011

Por: Junior Nascimento
Publicada no www.CooltureNews.com.br

Depois desta resenha, você podem até pensar que “puxo uma sardinha” para a Editora Fundamento, mas podem ter certeza que o que irei dizer é a mais profunda verdade, não teve nenhum livro da Editora Fundamento que tive o prazer de ter em mãos para ler que seja ruim, ou melhor, que seja bom… todos foram ótimos! Desde o caprichado acabamento (cada página virada é um prazer), como na qualidade de produção e na excelência dos textos. Para vocês terem uma ideia, não consegui localizar nenhum errinho no texto, tudo bem que mal tive tempo para isso, afinal a estória estava muito boa!

Desde que li o primeiro volume da série Amanhã (Quando a Guerra Começou) foi paixão a primeira vista (veja a resenha aqui) e não estava me aguentando mais de tanta ansiedade para ler a continuação, após ler O Silêncio da Noite o sentimento é o mesmo. Concordo que achei o início deste livro foi um tanto parado, e isso se deve ao fato de ter terminado de ler o primeiro volume com uma euforia tão grande, e esperava que continuasse deste ponto. Sei que esse sentimento é um tanto injusto, afinal após terem conseguido uma grande vitória sobre as forças inimigas, nossos “amigos da força rebelde” foram obrigados a se separar de 2 membros do grupo, o sentimento de perda e desanimo deles ditaram os primeiros capítulos.

Neste livro podemos visualizar o grupo de uma forma mais real, como os adolescentes que são, com suas dúvidas, descobertas e medos comum contrastando com uma situação extrema e sem expectativas de melhoras. Ficando claro o quanto são frágeis no momento em que estão na presença de outros adultos, exatamente neste ponto que a trama consegue superar o anterior. A partir daí eu tremia, vibrava, me cansava e chorava junto com os personagens o que foi uma experiência totalmente surreal e inesperada, mas ótima!

“(…)Como é que isso estava acontecendo? Como é que podíamos estar reunidos no meio da mata com frio, com fome e apavorados, discutindo quem a gente poderia matar? Não tínhamos nenhum preparo, nenhuma experiência, nenhum conhecimento. Não tínhamos como saber se estávamos fazendo a coisa certa. Nunca. Não sabíamos de nada. Éramos apenas adolescentes comuns(…)”

Página 132

Em O Silêncio da Noite conseguimos ter uma visão mais ampla de todo o conflito, assim o autor conseguiu limpar o único ponto que estava embaçado no primeiro volume, o fato de mostrarem que a invasão estava acontecendo de forma limpa, o meu incomodo se deu em grande parte por não conseguir digerir os motivos que levaram a guerra, até me interessei em procurar saber como é a política da região (já mencionei que adoro quando um livro me faz procurar algumas informações extras?), mas no meu entendimento, guerra é sempre ruim.

“(…)Quanto mais as pessoas têm certezas das próprias crenças, mais chances têm de estar erradas. As pessoas que mais me assustam são as que tem mais certezas, que são mais radicais, as que nunca pensam que podem estar erradas nem acham que as outras pessoas podem estar certas.”

Página 159

A série Amanhã tem sido impecável ate o momento, espero que a leitura do próximo livro não tenha um intervalo tão grande quanto teve essa. Recomento o livro para todos que gostam de uma história, que gostariam de ter uma experiência única ao ler o livro, de realmente se imaginar na pele dos personagens e tentar descobrir como iria reagir em situações parecidas, ainda não tenho uma resposta para essa dúvida, só sei que tentaria fazer o possível com o que tivesse em mãos, assim como os personagens, e olha se isso não é uma ótima lição de vida?

Até a próxima pessoal, e que venha “No terceiro dia, A geada”.

MENINALY 20/07/2011

Continua no ritmo certo
Bem achei o começo do livro bem parado (mnorno), mas conforme vai passando os capitulos, vocë não consegue parar de ler. O amadurecimento dos personagens é grande, gerando açôes gtrandiosas....Neste volume o envolvimento de Ellie e Lee cresce muito...e....bem não leio livro, e eu estou louca para o proximo volume!!!
Recomendo a todos!!

... 03/07/2011

...
A vida é um mar de dificuldades, podemos escolher entre 2 caminhos, caminho 1 - cruzar os braços a qualquer barreira que aparecer em sua frente e ficar sem fazer nada; ou caminho 2 - manter-se alerta e "pular" as barreiras que surgirem no caminho. Eu prefiro o caminho 2.

Este livro assim como todos da série é muito interessante, pois mostra como a vida de um grupo de adolescentes muda drasticamente durante uma guerra onde os mesmos tem que tomar decisões dificeis para se manter vivos.

Biah @garotapaidegua 27/12/2010

Nota 10!
O primeiro livro dessa série, "Amanhã, Quando a Guerra Começou ", já foi resenhado aqui no blog e como eu disse lá naquela resenha, eu viciei. Tanto que em menos de um dia eu já tinha pego e lido o segundo livro da série, "O Silêncio da Noite" .Vou tentar não soltar spoilers do livro anterior, então a resenha será composta de vários 'eles' e 'elas' e poucos nomes próprios =D
A história começa 1 mês depois do final do último livro e todos estão desanimados e deprimidos com o que aconteceu. Não planejaram mais nenhum ataque, quase não conversam uns com os outros...enfim, uma situação muito ruim. Mas aí Homer convoca uma reunião e diz uma frase muito legal sobre Coragem que faz todos refletirem e levanta consideravelmente o astral do grupo:

"Está tudo na cabeça da gente. A gente não nasce com ela, nem aprende nas escola (...).É um modo de pensar, só isso.Quando alguma coisa acontece, algo que pode ser perigoso, a gente pode perder o juízo de tanto medo. A cabeça da gente fica cheia de pensamentos apavorantes e começa a imaginar coisas (...) Mas é tudo imaginação. Ter coragem é uma escolha que fazemos. A gente tem que dizer pra nós mesmos: vou pensar em coragem. Eu me recuso a pensar em medo ou pânico. "

Mais animados com esse pensamento, eles decidem correr atrás do tempo perdido e procurar descobrir o que aconteceu com seus amigos depois da última missão. Mais uma vez eles, liderados por Homer, eles se organizam para ir até "nome da cidade" em busca de informações. Depois de criar mais um plano ousado o grupo o coloca em ação e Ellie e Lee conseguem entrar no hospital sem serem detectados. Os dois conseguem as informações que queriam - não tão boas ,mas podia ser pior - e também descobrem que a situação na cidade não está tão calma como antes e que inclusive a cidade vai ser colonizada pelos invasores.
Durante uma exploração pela floresta, eles descobrem um outro grupo de sobreviventes, só que dessa vez formado por adultos. Elas passam um tempo lá e quando vão presenciar um dos ataques que esse grupo de adultos, os heróis de Harvey, organiza, percebem que alguém os traiu e que estão encurralados.
Não posso falar mais do que isso porque senão estaria dando spoilers do livro. O que eu posso dizer é que o livro é tão cheio de ação quanto o primeiro, assim como também tem momentos em que o grupo para um pouco pra tentar assimilar o que tem acontecido . Há momentos de romance, já que Lee e Ellie passam para um nova etapa do relacionamento deles, e há perdas também. Enfim, leiam que vocês vão gostar, de verdade =D

Mais resenhas em http://garotapaidegua.blogspot.com
v.rattes 07/01/2011minha estante
"as pessoas q + me assustam são as q tem + certeza,q são + radicais,as q nunca pensam estar erradas nem q acham q os outros estao certos" gosto muito dessa frase!

Psychobooks 28/11/2010

Depois do final tenso em Amanhã, quando a guerra começou, O Silêncio da noite começa com uma confissão da Ellie, nem todos gostaram do que ela tinha escrito em suas anotações, ela tinha sido muito sincera e acabou deixando alguns amigos chateados.

Agora eles estão desanimados e em menor número, portanto precisam de uma nova aventura para se reafirmarem e sair na monotonia e saem para explorar um pouco mais os arredores do Inferno. A caminhada não foi nada fácil, mas finalmente eles encontram um acampamento repleto de adultos que tentam resistir a invasão. Eles se sentem muito aliviados em finalmente voltarem a ser apenas adolescentes e não terem mais que se preocupar com estratégias de guerra e como vencer o inimigo. Mas esse alívio é por pouco tempo.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2010/11/resenha-serie-amanha-1-e-2.html

Mariana Dal Chico 28/11/2010

Cobra 26/10/2010

Legal. Engraçado como eu sempre acho o livro II de qualquer série ou melhor ou pior que o primeiro. "O Silêncio da Noite" não é assim em relação a "Quando a guerra começou", o primeiro da série. É tão bom quanto. O autor é muito linear, nunca tinha visto ninguém assim. Não sei se ele escreveu os livros assim numa tacada só, mas é o que parece.

Bom, resumir, "O Escuro da Noite" é exatamente o que parece e devia ser: uma continuação. É como se fossem um livro só.

A história toma um rumo diferente nesse e tem mais cenas de ação, mas também tem mais cenas monótonas porque a Ellie sempre pára pra pensar em hipóteses malucas. Às vezes fico me perguntando como John Marsden escreveu tão bem como uma mulher em primeira pessoa.

Mateus 14/10/2010

Depois de Quando a Guerra Começou, nunca esperava encontrar um livro tão extraordinário e incrível quanto O Silêncio da Noite. Acho que isso acontece com quase todas as séries que leio. Quando o primeiro livro de uma série se mostra incrível, começo a ler o segundo com as melhores das expectativas, mas não imaginando que será melhor que o primeiro. Isso é bom pois o livro se mostra muito melhor do que eu esperava. E foi exatamente isso que aconteceu com O Silêncio da Noite.

Se no primeiro livro da série os personagens se mostraram confusos e incertos sobre o que fazer para sobreviver no meio de uma guerra, no segundo livro já estão preparados para o que der e vier. A guerra está presente e eles não podem fazer nada além de fugir ou lutar. E eles vão fazer tudo o que puderem para lutar. Lutar por suas famílias, por sua cidade e por seu país.

Com Corrie e Kevin fora da turma, Ellie, Homer, Lee, Fi e Robyn começam a se sentir extremamente entediados com o Inferno. Por mais que lá seja o maior esconderijo que eles poderiam encontrar, o tédio e a fadiga por não fazerem nada levam os cinco amigos saírem em busca de outros sobreviventes, deixando Chris cuidando do acampamento no Inferno. Em suas andanças por descobrimento, acabam encontrando os Heróis de Harvey, um grupo de adultos comandados pelo Major Harvey. A princípio ficam felizes por encontrarem novas pessoas, que garantem segurança e ataques a soldados e inimigos. Mas logo percebem que viver no meio dos adultos não é aquilo que esperavam. Além disso, colonizadores chegam para tomar a cidade onde moram, e suas esperanças diminuem cada vez mais.

Um dos pontos mais significativos desse livro é a perda da inocência desse pequeno grupo de adolescentes. Por mais que não quisessem, a guerra os atingiu, e eles precisavam fazer de tudo para sobreviver. E fazer de tudo inclui machucar o exército inimigo, matar e assassinar pessoas a sangue-frio. Percebe-se que muito sangue rola nesse livro. E ainda três pontos importantes ocorrem durante O Silêndio da Noite, com muito sangue por trás de tudo.

Um novo inimigo, o avanço de um romance, um comboio atacado, cenas cômicas, suspense eletrizante, encontro com uma velha amiga, explosões de quarteirões e a perda de um amigo. O Silêncio da Noite não falha em nenhum momento, e garante um espetáculo imenso para todos os tipos de leitores. Uma sequência impecável que nos deixa ainda mais curiosos pelos outros livros da série.

Termino minha resenha com uma pequeno trecho das anotações que Ellie encontrou nos cadernos do Chris. Um trecho pequeno, mas que diz exatamente em que situação todos eles estão vivendo:

"Eu vivo na luz,
mas carrego minha noite comigo."

CaioMeloW 12/09/2010

O primeiro é melhor
Para ler a resenha, acesse: http://www.sobrelivros.com.br/resenha-o-silencio-da-noite-john-marsden/

1 | 2 | 3 | 4