O Silêncio da Noite

O Silêncio da Noite John Marsden

Resenhas - O Silêncio da Noite

1 | 2 | 3 | 4

Fernanda309 08/08/2020

O que achei de O silêncio da noite (+ quotes)
EDIÇÃO: Repito que amo as capas e a diagramação da série, e adoro os títulos também. Permanece meu estranhamento ao fato do livro ter sido publicado antes da entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, o que também traz consigo algumas gírias que já não se usam mais. Percebi uma erro de edição, quando está escrito que "ficou com os joelhos bambas", num claro erro de concordância. Alguém devia ter prestado atenção na revisão. Fora isso, é uma edição perfeitamente normal, e vale muito a pena colecionar.

ESCRITA: John Marsden escreve numa combinação de fatores difíceis: primeira pessoa, protagonista feminina, adolescente, que faz seu relato como se escrevesse um registro de diário. Não seria minha primeira opção pra escrever um livro sobre temas tensos como os abordados, embora tenha funcionado muito bem pra série. Marsden torna tudo natural, fluido, e você simplesmente esquece que está lendo um diário. Adoro como expõe suas opiniões através dos personagens, e tendo secundários que são quase tão protagonistas quanto Ellie, pode dividir opiniões e abordar várias perspectivas num único problema. São poucas séries que dão tanta voz e espaço para além do protagonista como essa.

ENREDO: Geralmente um dos cincos aspectos que analiso sobressai sobre os outros, mas especificamente neste livro, acho que enredo empata com personagens. Por eu não lembrar do que acontecia nesse, muitas coisas foi como ler pela primeira vez, o que me deixou surpresa, pois acontecem coisas ímpares e marcantes neste segundo. Apesar de ter um deslocamento espacial muito limitado, a ambientação é bem assertiva, o que enriquece a narrativa. Em nenhum momento eu senti que a cena era lenta demais ou rápida demais - e aqui as coisas acontecem bem repentinamente -, mas eu não o considero tão tenso quanto o primeiro. Acredito que isso se deve em parte às minhas próprias expectativas também, mas não tem como negar que parece ter faltado algo, ainda que seja só uma sensação minha. É claro, tudo o que eu admirei na releitura do primeiro está aqui: suspense, tensão, tristeza, morte, violência, reviravoltas, perdas, reflexões, conflitos, esperança. Eu admiro que o enredo balanceie o fato dos personagens serem adolescentes e continuarem vivendo os problemas da fase sem que isso os torne infantis, sem esquecer o que mais está em jogo ali - sua sobrevivência.

PERSONAGENS: Redescobrir Ellie no primeiro livro foi uma agradável surpresa, eu não lembrava que éramos parecidas - a coragem, a teimosia, o autoritarismo. Ela enfrenta agora as consequências dos atos do volume anterior, incluindo o fato de tê-lo escrito em primeiro lugar - achei uma sacada genial do autor fazê-la enfrentar a reação dos amigos a tudo o que escreveu. Seus conflitos internos são muito pertinentes, assim como os dos outros. A transformação e progresso do enredo poderiam ser chatas pelo ponto de vista de uma única pessoa, mas não é. Ela é perspicaz, mas também erra. Claro, não concordei com tudo. Dos secundários, não consigo escolher um favorito. Todos estão juntos nessa, e fazem tanto parte de Ellie quanto ela deles. É meu tipo favorito de história: sobre amizades.

+: Eu lembrava de uma única coisa nesse enredo que achei que permaneceria imutável até o fim, mas acabou mudando. Fiquei chocada com como esqueci de fatos tão ímpares e importantes que acontecem nesse livro, afinal, tenho boa memória. Porém, cerca de oito anos se passaram desde que li aquela única vez. Em resumo, podia dizer que não lembrava de nada. Em relação ao primeiro, ficou abaixo das minhas expectativas, mas não foi ruim. Apesar de já ter pego alguns spoilers do livro 8, o que é bem frustante, sigo com boas expectativas para os próximos - que serão primeiras leituras de fato.

"Ah, o poder da palavra escrita."

"Pode ser que, pra vocês, o que vou dizer seja totalmente óbvio. Talvez essa ficha já tenha caído para todo mundo e só pra mim que não. Mas, sabem, na semana passada, eu comecei a me dar conta de como a coragem funciona. Está tudo na cabeça da gente. A gente não nasce com ela, nem aprende na escola, nem lendo livros. É um modo de pensar, só isso. A gente treina a mente para sentir coragem. Só agora começo a perceber isso direito. Quando alguma coisa acontece, algo que pode ser perigoso, a gente pode perder o juízo de tanto medo. A cabeça da gente fica cheia de pensamentos apavorantes e começa a imaginar coisas: cobras, crocodilos, soldados com metralhadoras. Mas é tudo imaginação. É, quando isso acontece, a nossa imaginação só atrapalha. Ter coragem é uma escolha que fazemos. A gente tem que dizer para nós mesmos: vou pensar em coragem. Eu me recuso a pensar em medo ou pânico."

"Já está na hora de assumirmos o controle sobre nós mesmos de novo, de termos coragem e fazermos o que tem que ser feito. Essa é a única maneira de podermos andar de cabeça erguida e de sentirmos orgulho de nós mesmos."

"Eu gosto de você com todos os seus defeitos, [...]. Acho que isso é amor."

"O futuro é... Não sei, o que é o futuro? É uma folha em branco na qual traçamos linhas, mas às vezes alguma coisa segura a mão da gente, e as linhas que desenhamos não são como queríamos."

"Eu vou dizer o que está errado com esse país. Nós ficamos indolentes, ficamos frouxos, perdemos a direção. Se quer saber, acho que essas pessoas fizeram um favor nos invadindo. Podemos aprender muito com eles. Eles são uma força organizada e disciplinada, com soldados bem comandados. Não falam em 'consenso', nem em "direitos individuais', nem 'liberdade pessoal'. Eles sabem o que é o quê. Se conseguirmos que este país recupere a disciplina, pode ser que se construa uma nação da qual nos orgulhemos, em lugar de sermos um bando de gente indulgente e reclamona."

"A Terra parecia tão tranquila, tão antiga, tão calma e sossegada, como se essas disputas patéticas dos humanos pelo direito de viver em sua superfície não tivessem qualquer importância."

"Muitas vezes, as pequenas coisas são as mais difíceis de se fazer."

"Matamos todas as lagartas e depois nos queixamos que não há mais borboletas."

"Eu vivo na luz, mas carrego minha noite comigo."

"Quero dizer que, quanto mais as pessoas têm certeza das próprias crenças, mais chances têm de estar erradas. As pessoas que me assustam são as que têm mais certeza, que são mais radicais, as que nunca pensam que podem estar erradas nem acham que outras pessoas podem estar certas."

"Às vezes a gente precisa de mais coragem para não fazer alguma coisa do que para fazer."

"Às vezes, é preciso ser corajoso. É preciso ser forte. Às vezes, não podemos ceder aos pensamentos ruins. Precisamos lutar contra os demônios que se infiltram nas nossas cabeças e tentam nos fazer entrar em pânico. Vamos nos esforçando, dando um passinho de cada vez, esperando que, se tivermos de voltar atrás, que não seja muito, para que, quando voltarmos a nadar para a frente, não tenhamos que recuperar muito terreno."

Debora.Gramkow 28/06/2020

Triste, mas cheio de ação
Em geral é um livre triste, com alguns momentos de esperança e muitos momentos de ação. Eu gosto da ambientação do livro, dos personagens e de como a história é narrada. É algo fácil de ler e rápido também, ele acaba de uma maneira surpreendente e você fica querendo saber o que acontece depois. Apesar de ser um livro triste, tem momentos bonitos e que você pensa que pelo menos tem algo que dá forças pra galera continuar lutando para sobreviver.
No vídeo tem um resumo do que aconteceu.

site: https://youtu.be/WWN4u-6Dm98

Tamirez | @resenhandosonhos 19/08/2018

AMANHÃ #2: O Silêncio da Noite
Amanhã é uma série que me chamou a atenção por motivos diversos, mas que conquistou o espaço pra seguir sendo lido pelos rumos da história. A coisa que eu mais gosto aqui é que esse jovens não são salvadores do mundo. Eles estão sim fazendo seu trabalho ao tentar defender e explodindo algumas coisas, mas também tem noção que nesse momento o poder de vencer uma possível guerra não está em suas mãos.

A outra coisa que eu gosto é algo que surgiu em O Silêncio da Noite: o aparecimento de novas comunidades e ameaças. A história iria ficar bem chata se somente víssemos eles indo de um lugar ao outro explodindo coisas. Nesse livro novas peças e mistérios são envolvidos e até trouxe uma pegada “The Walking Dead” na atual temporada. Quem aparece é aliado ou inimigo? É preciso descobrir mais.

A história aqui começa um pouco frágil. Parece ter se passado semanas desde o fim do primeiro livro e eles se manteram estáticos, sem progresso, apenas absorvendo o impacto dos eventos. A relação deles mudou e há uma dúvida pairando no ar causada pela franqueza de Ellie em seu relato.

Isso foi algo de que eu reclamei na resenha do primeiro livro, pois não via como a garota que eu conheci no livro iria sentir-se corajosa a ponto de compartilhar aquilo que estávamos lendo e que segundo ela era um relato de registro. Mas ela mostrou e sofreu as consequências disso entre seus amigos.

Além disso o primeiro andamento é simples, buscar pelo amigos, ver novos targets, lugares para atacar. Mas ai, em uma dessas buscas, eles encontram outras pessoas e a trama fica bem interessante. Eles são adolescentes apesar de tudo e a figura adulta tem sim bastante importância. Então eles podem perder um pouco da euforia ao se confrontar com a possibilidade de deixar o caos reinar sobre os cuidados de alguém mais velho, e por isso, capaz. Mas essa perspectiva não é verdade absoluta e é bacana acompanhar a jornada dos protagonistas de se encontrar nesse novo formato de vida.

“É como se eu andasse por um longo corredor até o lugar onde o sono está e, ao chegar lá, desse com o nariz na porta.”

E, assim como acrescentamos personagens novos, também teremos perdas aqui e isso ajuda a consolidar a situação como algo perigoso e tangível. Vamos ter mais informações sobre esses invasores e qual o seu objetivo com o ato e somos mais situados geograficamente sobre quem são os aliados e quem está ajudando com a retomada do país.

Porém, há duas coisas que me incomodaram um pouco. A primeira são os diálogos, que são sofríveis de ruins. Enquanto estamos na cabeça de Ellie, tudo está bem. Entretanto quando temos que “ouvir” os personagens falando, a falta de sintonia ou inteligência é muito notável. A segunda coisa são os conflitos de Ellie sobre matar ou não matar. Parece não haver pela parte dela um reconhecimento real da gravidade da situação ao seu redor, ou do poder do seu inimigo. Então quando um personagem mata alguém do outro lado aqui, isso gera um certo mimimi bem desnecessário.

Mas, de forma geral, considerei O Silêncio da Noite um bom livro. A narrativa é bem simples e fluída, o que faz com que a leitura seja super rápida. E por ser uma distopia com um tom um pouco diferente e até leve, acho que vale super a pena conhecer a história.

site: http://resenhandosonhos.com/amanha-2-o-silencio-da-noite-john-marsden/

Jeh Diário dos Livros 15/11/2017

'' Muitas vezes, as pequenas coisas são as mais difíceis de se fazer."
Seguindo a história anterior, nessa seqüência, Ellie e seus amigos ainda não sabem quem realmente são os inimigos que invadiram sua cidade, mas eles vão ter que pensar em algo para tentar sobreviver aquele caos.
Ellie, Chris, Hommer, Fi, Robyn e Lee são os únicos que estão bem no momento, depois de se separarem de Kevin e Corrie em uma luta contra com o inimigo, eles lutam para sobreviver e arrumar um jeito de acabar com tudo isso. Ainda mais porque tudo começou do nada, um dia eles foram acampar e quando voltaram para a cidade, todo mundo tinha sumido e eles descobriram que vários soldados estavam tomando conta da cidade e fazendo os moradores de escravos para eles.

'' Faz muito tempo que não tenho uma noite sossegada de sono, não desde que viemos acampar no Inferno, mas desde que descobri aquele outro lugar chamado inferno.''

O Grupo de amigos ainda tem de refúgio o Inferno, um lugar que havia uma lenda de que existia um homem que morava no Inferno chamado Eremita do Inferno, ele era um ex-assassino que viveu por muitos anos ali. Esse lugar é desconhecido para todos por ficar dentro das montanhas e é o único refúgio que eles possuem e podem ficar seguros.

" Às vezes, é preciso ser corajoso. É preciso ser forte. Às vezes, não podemos ceder aos pensamentos ruins. Precisamos lutar contra os demônios que se infiltram nas nossas cabeças e tentam nos fazer entrar em pânico. Vamos nos esforçando, dando um passinho de cada vez, esperando que, se tivermos de voltar atrás, que não seja muito, para que, quando voltarmos a andar para a frente, não tenhamos de recuperar muito terreno."

Só que Ellie e seus amigos depois de um tempo resolvem explorar mais do lugar, e lá na frente eles acabam encontrando uma clareira cheia de pessoas, não pessoas de outro país que invadiram o deles, mas pessoas da cidade e que são intitulados de os “ Heróis de Harvey” pois o capitão deles Harvey é que comanda aquele grupo de pessoas. Aliviados por terem adultos ali perto, Ellie, Hommer, Fi, Robyn e Lee resolvem se juntar a eles e ajudar em suas causas de combater o inimigo. Mas será que aquelas pessoas são realmente aliados?

'' Ter coragem é uma escolha que fazemos. A gente tem que dizer para nós mesmos vou pensar em coragem. Eu me recuso a pensar em medo ou pânico.''

'' Muitas vezes, as pequenas coisas são as mais difíceis de se fazer."
Amanhã, O Silêncio da Noite foi uma história que tem me deixado cada vez mais curiosa com a sua trama e como está seguindo a história. Nessa seqüência, podemos entender um pouquinho mais da situação e de como é difícil apenas seis adolescentes lutarem e sobreviverem contra um exército de soldados armados. Ainda mais por eles não terem sido pegos por eles e poderem sobreviver nas matas e casas vazias.
Só que a situação está ficando cada vez mais complicada, pois agora que as casas estão desocupadas, o inimigo está trazendo colonizadores de seu país para morarem nas casas das pessoas que foram atacadas, e com isso torna o movimento dos seis ainda mais complicado.
Ao longo da trama percebemos o quanto isso afetou a eles, principalmente na questão mental, todos estão esgotados, tinham pequenas responsabilidades, como tirar notas boas na escola, fazer uma prova e nada mais e agora do nada eles estão sozinhos, se nenhum adulto, lutando contra centenas de soldados e lidando com mortes e aprendendo a matar.
O Autor consegue escrever de uma maneira fluida, apesar da história não andar tanto durante o livro todo, nós conseguimos nos prender e ficar curiosos com o que vem a seguir.
Nessa seqüência teve mais um pouco de ação do que o livro anterior e vamos vendo os personagens aprenderem com os erros e aprenderem a se organizar e pensar no próximo passo.Temos também algumas cenas mais intensas, que nos fazem refletir um pouco e se imaginar na situação dos personagens.
A história ainda é narrada pelo ponto de vista da Ellie, e nela ela vai escrevendo o que aconteceu para nós através de um diário e também as vezes ela mesmo narra a situação, o que achei bem interessante como o autor intercala isso.
Posso dizer que gostei muito da trama e estou ansiosa para ver o que vai acontecer nos próximos livros.

Recomendo que leiam a série, acredito que todos vão gostar muito da escrita do autor.

site: http://diarioelivros.blogspot.com.br/2017/07/resenha-amanha-o-silencio-da-noite.html
Danielli 15/11/2017minha estante
Doida para iniciar essa série! Uma pena não ser tão reconhecida por aqui..

Jeh Diário dos Livros 18/11/2017minha estante

Excelente
excelente

Moonlight Books 12/06/2014

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
O Silêncio da Noite é o segundo volume da série Amanhã de John Marsden, publicada no Brasil pela Editora Fundamento, são sete livros e todos já foram lançados. O primeiro, Amanhã, Quando A Guerra Começou, já resenhado aqui, foi uma leitura eletrizante, eu adorei o clima de tensão ao qual os personagens foram expostos e toda a aventura perigosa em que eles mergulharam, assim estava ansiosa para saber quem iria sobreviver para continuar a história.

Vamos recapitular… a série fala sobre um grupo de amigos, Ellie, Corrie, Kevin, Hommer, Fi, Lee, Robyn e Chris, que vivem na Austrália, um belo dia eles saíram para acampar e foi este passeio que salvou suas vidas; na volta para casa não encontram ninguém, tudo tinha sido abandonado, estavam sem energia e telefone. Logo ficaram sabendo que seu país havia sido invadido por um exército inimigo, todos os moradores da cidade haviam sido feitos prisioneiros e graças a estarem acampando, foram os únicos que ficaram livres. Assim começa uma luta pela liberdade, meio às cegas, mas mesmo assim uma reação à esta invasão. Usando de muita imaginação e do que tinham à mão, os jovens causaram estragos, mas acabaram pagando um preço por isso. Agora, com menos dois integrantes na turma, eles estão escondidos na mata selvagem pensando em uma saída.

O choque causado pelo desenrolar dos acontecimentos, acabou reduzindo a energia de Ellie e dos amigos, eles estão em pausa e estarrecidos, totalmente perdidos. Algumas verdades vieram à tona e o clima de camaradagem inicial ficou esquecido, há estranhamento entre os amigos, a amizade não parece mais aquela de antes, que era cheia de leveza e descontração.

A narrativa, em primeira pessoa, permanece na voz de Ellie, que registra as experiências vividas e suas impressões em um diário, foi exatamente a leitura deste registro pelos amigos que deixou todo mundo meio ressentido, é que Ellie é muito observadora e acabou sendo sincera demais no papel, colocando ali o que todo mundo pensa, mas não têm coragem de dizer, o pessoal não gostou de encarar as críticas.

site: Leia o restante da resenha aqui, http://www.moonlightbooks.net/2014/06/resenha-o-silencio-da-noite.html

Danielle 29/05/2014

Resenha – John Marsden – Amanhã 2 - O silêncio da noite
Neste segundo volume da série amanhã nossos guerreiros estão desanimados e escondidos no Inferno. Sem saber o que aconteceu com Corrie e Kevin eles resolvem criar coragem para se infiltrarem no hospital e quem sabe conseguir trazê-los de volta.

O grupo agora está muito mais maduro que no primeiro livro, estão mais estrategistas e prontos para enfrentar o inimigo. Ellie e Lee conseguem entrar no hospital e descobrem o que aconteceu com seus amigos e que a cidade vai ser colonizada pelos inimigos.

Muito curiosos, eles decidem explorar o inferno deixando Cris tomando conta do acampamento, então acabam descobrindo um grupo de adultos e se juntam a eles, porém a aliança não vai durar muito tempo, pois o grupo será descoberto pelo inimigo. Nossos guerreiros não desistem e vão lutar até o fim tentando destruir o exército inimigo.

A trama está recheada de ação, porém o romance não ficou de lado, Ellie e Lee estão cada vez mais apaixonados fazendo o romance evoluir bastante.
O livro continua com a narração em primeira pessoa pela Ellie e possui um ritmo ótimo fazendo com que o leitor não desgrude do livro. Na minha opinião, o segundo livro conseguiu ser melhor que o primeiro, que vale ressaltar é ótimo. Continuarei lendo a série e recomendo muito a leitura.

Gostaria de mencionar que assisti a adaptação do primeiro livro de nome “Guerreiros do amanhã” e simplesmente achei perfeita, muito fiel ao livro. Parece que teremos um filme do segundo livro, com certeza não perderei por nada.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Ralf 15/09/2013

Esta sequência não poderia ser melhor. Os acontecimentos foram no nível certo, nada de surpreendente. Lembramos que os personagens são apenas adolescentes que ainda tem suas primeiras experiências, temos ignorância de certas pessoas. O autor não deixou esta ótima continuação morrer.

Ellie e seus amigos não deixam de lutar para salvar aqueles que amam. Procuram ajuda, e acabam encontrando os Heróis do Harvey, mas o que poderia ser uma ajuda acaba se tornando um empecilho. Após este e outros momentos, o livro foi bom de modo geral.

Gostaria que o motivo da invasão fosse mais explorado. Não sei como será a continuação, mas se for como este livro você não vai querer largar, nos momentos de maiores tensões a leitura flui muito e quando você percebe já leu mais 20 páginas.

A edição está muito bem caprichada, e com detalhes coloridos nas páginas, uma ótima característica da editora Fundamento. Indico muito esta série e boatos dizem que este livro também ganhará um filme...

site: http://www.viajenaleitura.com.br/2013/09/amanha-o-silencio-da-noite-john-marsden.html

debora_k 01/02/2013

Razoável
Sinceramente, o segundo livro foi meio decepcionante. Após ler "Quando a guerra começa" cheio de ação, suspense, fiquei muito entediada ao ler o segundo livro. Não digo que foi ruim, mas foi muito fraco em comparação com o primeiro e todos os outros livros da série. Pra quem não gostar do segundo livro digo, não pare de ler a série. O "silêncio do amanhã" pode não ser tão impressionante, mas vale totalmente a pena ler o restante dos livros.

João Alexandre 14/10/2012

Amanhã- O silêncio da noite
Medo, acho que se for para resumir o livro em uma palavra seria essa medo, nesse livro o autor procurou destruir o mundo apenas de 8 pessoas e sim aumentar o pacote com muitos outros personagens, nesse livro eles encontram um novo grupo(Os heróis do Harvey)covarde muito covarde, eles se preparam para fazer um grande ataque ao inimigo mas que não mudara tanto o rumo da guerra, seus amigos e familiares continuam bem mas correm muito risco !
Amanhã- O silêncio da noite vai ficar na sua memoria para sempre !

1 | 2 | 3 | 4