O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Lais.Miranda 16/01/2023

?_ Farei o que for preciso. Simplesmente me deixa sair.
_ Da a sua palavra, senhor ? _ Insistiu Grady.
_ Minha palavra, meu compromisso, minha promessa solene, o que diabo quiser. Se você ?
Houve um estalo surto do ferrolho sendo puxado. A porta abriu-se meio centímetro. A respiração e as palavras de Jack cessaram. Por um momento, sentiu que a morte estava ali, fora daquela porta.?

O início foi bem arrastado pra mim, enrolei e demorei semanas pra conseguir enfim agarrar na leitura, porém, valeu muito a pena!

King consegue como ninguém criar essa atmosfera sufocante, me senti presa junto com a família nesse hotel, me apeguei demais ao Danny e morri de pena da Wendy, e bom, do Jack não fui com a cara desde o início. Segundo livro do ano e já temos um favoritado 5 ??

Naty Barros 04/11/2021

A história é boa, a escrita também, lógico, mas é ligeiramente mais lento do qe eu imaginava. Descrições muito longas e, com isso, o suspense ia esfriando.

Daiana.Maia 07/12/2023

King o mestre do terror
Ele faz jus ao título! É o segundo livro que leio do autor e é nítido seu domínio da linguagem, raro em livros desse gênero e mais visto em clássicos, enfim, esse domínio foi se perdendo ao longo dos anos e hoje vemos muitos livros fracos em sua narrativa, mas com King isso não acontece!! Seus personagens são muito bem construídos, a narrativa intercalando vários pontos de vista permite ao leitor avaliar de vários ângulos e "tomar seus partidos", e o mais importante é o mistério que envolve a trama.
Não é um livro tão fácil e rápido de ler, mas vale a pena.

Gusta . 16/01/2023

Toda vez que eu ver um hotel, vou ficar pensando sobre...
Meu primeiro contato com o S. K. foi até bom.

Não achei a escrita lenta, mas ela com certeza não foi nada fluida.

O que eu odiei ao ler esse livro foi os capítulos sendo um atrás do outro. Deu uma agonia. Aquele espaço que soltam entre um capítulo e outro é essencial!

Voltando ao livro, não achei um terror tão... sabe?
A história é interessante. Uma família sozinha num hotel gigantesco, com um passado horrível e ainda vivo, presente no local.
Um menininho capaz de ler mentes, ver o passado e futuro...
Pais bem... sem comentários.
Mas, cada personagem apresenta traumas terríveis, quase incuráveis, difíceis de lidar, e eu fiquei triste por eles. Violência doméstica, alcoolismo, mortes, preconceitos, injustiças... O mundo é um lugar cruel.

Enfim, saindo do meu desabado, não achei um terrorzão daqueles, se é que o livro prometia isso.

Acho que o terror mais legal é em filmes mesmo. Lendo assim, é usando mais a sua imaginação, ainda tendo dificuldade em imaginar certas coisas.

Danny, um menininho de 5 anos, sofreu mais que a Juliette, com certeza... (parei).
O final...

É um livro bom, eu recomendo.

Só não me chocou muito, mas é uma história interessante.

Mila.Maluka 03/03/2022

Me Decepcionei
Esperava mais conteúdo e menos enrolação. Sei que Stephen King escreve muito melhor. Recomendo que leiam A Hora do Vampiro ou O Cemitério, porque este livro aqui é péssimo. Não sei como chegou a ser considerado um clássico!
Albatroz2 11/03/2022minha estante
Eu também não sei.

Micky 12/10/2020

O iluminado
Continua um dos meus favoritos! Ah Danny, Danny, muito fofo seu amor, o iluminado, Você é muito poderoso, um bom menino, um filho amoroso, quero ver como você está, e que tipo de homem se tornou, te vejo em breve...

Marcos 08/11/2020

Final intenso
Na minha opinião, os livros do king tenho um começo sempre parado... mas do meio para o final a história fica cheia de surpresas com um desfecho incrível!
Lucas 22/01/2021minha estante
Concordo plenamente. Do nada, você se vê preso no livro

Fabianna1 01/06/2022minha estante
Meu maior erro que assisti o filme, mês passado e agora que tô lendo o livro, perde meio que a essência, mas tive essa sensação de ser parado o início tb

Marcos 01/06/2022minha estante
Fabianna, se você estiver gostando da história, segue com a leitura, o livro tem diferenças demais do filme, inclusive o final é diferente? talvez você se surpreenda ? (espero não ter dado spoilers indiretos Kkkkkkkk)

Fabianna1 01/06/2022minha estante
Vou continuar lendo sim, pq o filme nunca é fiel ao livro, livro que comprei no sebo em 2012 agora que tô lendo kkkkkkk, deu spoiler não

Marcos 01/06/2022minha estante
Livro em sebo sempre é especial ? só vai kkkkkkkk acho que você vai gostar

Jeni 09/09/2022minha estante
Simm!!! Penso o mesmo

Marcos 09/09/2022minha estante
Eu vi que está lendo Jeni ????

Luana.Padilha 14/12/2022

Tenso
Devorei o livro querendo saber todo seu desenrolar! Esse autor é sem palavras! Mas o filme não tem nem comparação talvez pelo ano que foi feito! Não assistam o filme; leiam o livro não tem comparação

italomalveira 20/03/2022

O QUE EU APRENDI COM O ILUMINADO
Todos temos nossos demônios: ansiedade, impaciência, insegurança, vícios, fobias, entre outros. Esses são só alguns dos grandes problemas psicológicos que tanto afetam os seres humanos. Vivemos em conflito interno constantemente. As vezes conseguimos expulsar esses demônios e as vezes não. As vezes eles ficam apenas adormecidos, esperando os famosos gatilhos para darem o ar da graça (ou seria da desgraça?).

Alguns ambientes são capazes de desenterrar esses sentimentos. Por isso que além de buscar ajuda para exorcizar seus demônios, também é preciso se afastar de lugares e pessoas que possam trazer a tona aquilo que há de pior em você. A ocasião faz o ladrão. Por exemplo: um alcoólatra não pode frequentar um bar com os amigos ou estar constantemente na presença de pessoas bebendo. Se ele fizer isso, mais cedo ou mais tarde vai acabar se entregando ao álcool novamente.Então não se coloque a prova o tempo todo, evite ambientes e pessoas que são tóxicas a você, que te puxam pra baixo. Existem pessoas que dobram o seu fardo e existem aquelas que irão dividir ele com você. Escolha sabiamente.

"Monstros são reais, e fantasmas também. Eles vivem dentro de nós e, as vezes, eles vencem."

Pffanny 01/09/2021

Que raiva
Passei muita raiva com esse livro, principalmente porque é um relato lento até demais (É olha que gosto de relatos lentos). Só gostei do final e da parte do Jack no bar dos fantasmas.
Piro 01/09/2021minha estante
Tem dois filmes baseados neste livro. Um com Jack Nicholson, nos anos oitenta, e outro nos anos 90. Recentemente saiu ?Dr Sono?, continuação

Bual 08/08/2020

Primeiro King de muitos
Um hotel carregado, uma tríade familiar abalada, porém esperançosa, um garoto ?iluminado? e uma puta história.

Gostei demais. A ambientação foi muito boa: me imergi durante toda a leitura.
Confesso que alguns pontos se arrastaram lentamente, mas eles foram recompensados no final... e que final?!

eaiale 16/04/2021

PERFEITO!
não dá, os livros do King sempre são muito perfeitos e bem desenvolvidos, eu acho incrível! estava amando Jack Torrance e me apeguei muito ao Danny. vou ter que reler Doutor Sono. ?
Dhany.Reis 16/04/2021minha estante
Sério! Estou lendo it a coisa . Estava gostando , mas já estou achando chato

eaiale 16/04/2021minha estante
já li it e é cansativo pela quantidade de páginas, mas, você já leu o King antes?

Dhany.Reis 16/04/2021minha estante
O primeiro é esse!

eaiale 16/04/2021minha estante
não recomendo que você comece por It, é realmente muito cansativo pra uma primeira leitura do King. tenta ler O Iluminado primeiro, é uma leitura bastante fluida. uma amiga também recomenda O Cemitério.

PandaGato 17/11/2023

Ele nunca erra
Esse foi o primeiro livro do rei que eu li e não vou me arrepender nunca. Realmente me contento por ter lido o livro antes de ver o filme. Porém isso me deixou crítica ao ponto de odiar o filme que todos ama. Mil perdões a comunidade. Mas o livro é tão bem feito, tão auto explicativo, tão coeso e bem montado que o filme virou uma brincadeira de criança.

Vitor 15/03/2021

Denso
A leitura possui um teor psicológico altíssimo, a partir da perspectiva de cada personagem. É uma ficção que faz pensar no quanto a mente pode enganar, na responsabilidade familiar e na espiritualidade enraizada em casas e construções antigas, que presenciaram suicídios, assassinatos, guerras e intrigas. O livro é denso, mas compensador.

Bart 06/11/2020

O Iluminado
*Stephen King*
Editora Suma de Letras
520 pág, 2017.
??
Antes de mais nada... Bell se não fosse o seu comentário, com toda certeza, eu não teria esse livro (e já comecei Dr. Sono), obg!! ?????

Que livro maravilhoso!
?? ?? ?? ?? ??  e ainda merece ?? ?? ??, sem duvidas!!

ESQUEÇA o filme de Stanley Kubrick, eu tentei, mas nunca consegui terminar até hoje (zzzzz), e pior... eu achava que,  não conseguia entender a "grandiosidade" do filme...
O filme é chato mesmo!! Mas em compensação (nível cósmico), o livro é primoroso!!
??
Todo mundo conhece a história:
Jack Torrance (passei o livro todo vendo o Jack Nicholson nessa personagem), precisa pegar essa vaga de zelador (leia p/saber porquê), pois durante o inverno o Hotel Overlook fica fechado, ele vai poder levar a esposa e o filho, juntos p/não correr o risco de enlouquecer como o último que ocupou a vaga. O principal trabalho de Jack é a despressurizarão da caldeira que aquece todo hotel, enquanto isso ele terá tarefas menores e principalmente tempo para escrever a peça que ele já tem bem adiantado!
??
Diferencial do livro... ele tem ritmo que vai ficando frenético, as personagens tem toda uma construção não são jogadas, Jack é um cara que precisa de ajuda e o Overlook se aproveita disso.
Todas as personagens tem um embasamento psicológico que você consegue perceber nas pessoas hoje em dia, é incrível como King consegue ser atual (o livro é de 1977) seja com a violência intrafamiliar, Danny, o filho, com todo o seu dom (O Iluminado é ele), tem situações que você fica chocado ao ler uma criança passando por aquilo.
??
Nesse hotel, o gerente deve ser o diabo, só pode (leia p/saber ?)!!
O filme é parado e insone, já o livro assusta pela violência e cativa de uma forma que o leitor não espera!!
É uma excelente leitura, de um baita livro. Obrigado mais uma vez @Bell ?, sagacidade é seu 2° nome!!
??
Ps. Não esperem um machado... imaginem Jack Nicholson com um taco de roque... muito mais assustador, garanto à vocês!!
??
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!
Juba 06/11/2020minha estante
O primeiro livro que me assustou, mesmo depois de ter visto o filme :D

Bart 06/11/2020minha estante
Esse livro foi show!!
Tu já leu "O Exorcista"?
Esse assusta!!

Juba 06/11/2020minha estante
Eu li, mas não me impactou tanto; acho que foi porque a leitura demorou 1/3 do livro pra começar a ficar bom.