O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Gustavo Rodrigues 31/01/2021

Stephen King em sua essência.
Excelente! Não tenho outra palavra pra descrever esse livro. Talvez seja o melhor que li do King até agora.

Em linhas gerais, o livro conta a história de Jack Torrance, sua esposa Mendy e seu filho Danny. O pai é contratado para ser zelador do Hotel Overlook durante o inverno, época em que o estabelecimento fica isolado do mundo por conta das nevascas, e acaba levando sua família com ele. Chegando lá, coisas estranhas começam a acontecer, afetando diretamente Danny, que tem talentos incomuns, e o próprio Jack.

A escrita do King é algo que me atinge com muita força, sempre fico imerso na história já a partir das primeiras páginas, e com esse livro não foi diferente. Que história foda, com uma ambientação detalhada, bem feita, personagens fortes, trama bem articulada, além de tantas outras qualidades.

Acho que o ponto mais alto do livro é a construção do personagem Jack Torrance. A perda de sanidade é feita de forma gradual, escalonada, e não de forma abrupta. Através de detalhes você consegue perceber como o hotel tá afetando a cabeça dele aos poucos,a proveitando-se de seus pontos fracos, e cada dia mais ele vai perdendo o controle de si mesmo.

Outra coisa que curti muito foi a atmosfera criada em volta do Hotel Overlook. Já de cara é perceptível que lá é um lugar macabro, cercado de histórias estranhas. E a cada página as coisas vão ficando mais macabras, o hotel vai se tornando um personagem da história. Acho até parecido com o que o King fez com a cidade de Derry, em IT: A Coisa.

Senti medo, agonia e tensão, principalmente. A sensação que o livro passa é que algo de ruim vai acontecer a qualquer momento, não se tem um minuto de paz.

Tudo acontece no ritmo perfeito, nada é apressado ou atrasado demais. Por muitas vezes o coração veio na boca, e parar de ler foi uma tarefa muito difícil.

Mais uma vez S.K mostra porque é o rei do terror. Nada supera o que esse senhor consegue fazer pra tornar coisas relativamente simples em histórias tão profundas e aterrorizantes.
Rubis 09/02/2021minha estante
Fiquei ansioso pra ler ???

alê 06/03/2021minha estante
quero tanto ler algum livro desse homem!!

Talitha 23/04/2021minha estante
Pela sua resenha já quero ler

Granola 26/05/2021minha estante
Como faz pra ler?

Ana 23/06/2021minha estante
Resenha perfeita!!

Himawari 14/08/2021minha estante
caralho, vou até ler depois dessa resenha ?

C7istia11 28/08/2021minha estante
Não sei como o king não gostou da adaptação do Kubrick

Ana Macedo 05/10/2021minha estante
Estou lendo ele no momento, e concordo plenamente com sua resenha. Um dos pontos mais altos da narrativa, com certeza, é a descrição do personagem Jack, nossa eu amei, vc consegue compreender a história dele e sua personalidade. A sensação de agonia que King faz a gente ter é única e intrigante. Leiam esse livro

Lelê 13/11/2021minha estante
Oiii , cai de paraquedas aqui no app , como faço pra ler esse livro ??? Quero muito ler

Airton 29/12/2021minha estante
A história da livro é simplesmente incrível ?

FlAvia.Alessandra 11/01/2022minha estante
Esse foi o primeiro do king q li. Fiquei meio perdida mas perseverei e gostei muito ñ amei mas reconheço q esse autor é muito original e ele desenvolve personagens como ninguém.

Yas 19/01/2022minha estante
Quero mto ler, mas morro de medo de, bom, dar mto medo KKKKKKKK

Alexandre.Atanasov 24/07/2022minha estante
Boa resenha!

lana 19/12/2022minha estante
adoro stephen king e o jeito que ele escreve seus livros. estou na página 51 e percebi a maneira que os personagens são desenvolvidos de maneira clara, mas ainda assim misteriosa; por exemplo, o danny, mostra seu ponto de vista e o que ele vê, mas se você não ler a contra capa ou a sinopse provavelmente vai ficar confuso e só entender um tempo depois. em poucas páginas, conseguimos ver o passado do jack e ver sua "evolução" como pai e marido. um clássico do cinema, sempre vou recomendar!

Tiago71 21/09/2023minha estante
Acabei de ler agora !! Sua resenha foi perfeita !! Achei muito boa a leitura apesar de ter demorado a terminar a leitura . A relação que é construída do filho com o pai é muito forte . Os detalhes do hotel , a transformação e a perturbação de Jack é muito legal . Foi o primeiro de King , irei ler outros sem dúvida . Recomendo o livro

Rafael1815 09/02/2024minha estante
Botei na minha lista

Maria15099 05/03/2024minha estante
Assisti o filme e fiquem muito sedenta por resposta, no filme tem muitas pontas soltas, já no livro tudo vai se interligando ao seu decorrer, um livro otimo para quem gosta de suspense, o livro tem contração mas com outro título Dr. Sono, dany volta ao antigo hotel com um propósito maior recomendo que leiam tbm.

Flávia Menezes 15/09/2021

AS LÁGRIMAS QUE CURAM SÃO TAMBÉM AS QUE ESCALDAM E CASTIGAM?
?O Iluminado? é o terceiro livro publicado de Stephen King, e no ano de sua publicação, foram excluídos o prólogo e o epílogo, onde King descreveu toda a história do Hotel Overlook, detalhando sobre os primórdios de sua construção, passando sobre todas as tragédias e crimes acontecidos, bem como conta um pouco sobre a relação complexa de Jack Torrance e seu pai. Felizmente a versão que eu li, continha esse material extra, renomeado para ?Antes do Ato? e ?Depois do Ato?. Um material riquíssimo, e que vale muito a pena ser lido.

Desde as primeiras páginas, ?O Iluminado? me encantou completamente, e vou ousar aqui em dizer que, para mim, essa é a maior obra-prima do King, talvez perdendo apenas para ?IT? (muito embora não seja essa a opinião do próprio King).

Além de ter uma narrativa muito poética, a riqueza de detalhes dessa história, e como as cenas vão se interpondo e se complementando é assustadora, e muito fascinante. Meu fascínio foi tão grande, que confesso que não queria terminar logo essa história. Na verdade, não queria que ela acabasse nunca.

As partes adicionais sobre o Hotel Overlook, me deixaram ainda mais extasiada com a riqueza de detalhes que esse autor consegue desenvolver, e com uma narrativa que não é só descritiva (algo que deixa a história sempre cansativa), mas que ao contrário, nos seduz pelos sentidos, ou seja, nos emociona e nos envolve de uma forma muito natural.

A sensação é de que King nos conta uma história real, com aqueles detalhes que só existem na vida real. E essa é a mágica do King: de como ele, enquanto escritor, consegue descrever suas histórias com uma minúcia de detalhes, criando uma vida fictícia como se fosse real, visualizando passado, presente e futuro como se estivesse vendo um filme que se passa diante dos olhos dele, e vai passando para a ponta da caneta.

?O Iluminado? é uma história que vale muito a pena ser lida, não apenas pelo brilhantismo com a qual foi escrita, mas pela verdade dos personagens, suas dores e seus amores. E aqui eu preciso dizer que Jack Torrance foi o meu personagem predileto. E esse não é um personagem fácil para se colocar em um lugar desses, já que suas características mais marcantes envolvem alcoolismo e agressividade, que muitas vezes resulta em violência física.

Mas, a forma como o King o desenvolveu é bastante instigante, porque além de toda a fachada, você é pego(a) pela verdade do personagem. Pelas suas falhas, suas cicatrizes. Ou seja, pela forma mais humana que um personagem ficcional poderia ter. E eu confesso que do começo ao fim, eu torcia por ele. Acho que até mais do que Wendy e Danny, eu tinha fé em Jack.

Mas claro, falando em personagens virtuosos, King não os deixou de fora aqui, e eles foram muito bem representados especialmente por Wendy Torrance e por Richard Hallorann, que faz um discurso final bem verdadeiro e muito emocionante. Quanto a Danny, ele é um garotinho, e foi bem representado como tal, com a inclusão de como King gosta de mostrar o quanto as crianças são mais ousadas, e consequentemente mais corajosas do que os adultos.

E eu acho esse pensamento que se repete em muitos de seus livros, algo que nos faz pensar no quanto ser criança é acreditar no mágico, no fantasioso, e de que amanhã tudo poderá ser melhor. Algo que deveríamos sempre nos recordar, e trazer essa essência de volta à tona nos nossos dias de pessoas crescidas, não importando quanto anos tenhamos.

Antes de concluir minha estadia e fazer o meu checkout no Hotel Overlook, quero aproveitar para finalizar com essa frase perfeita que Hallorann diz para Danny, e que serve para mim, e para você também:

?O mundo é um lugar duro, Danny. Não se importa com a gente. Não odeia você nem a mim, mas também não morre de amor por nós. Coisas terríveis acontecem no mundo, e são coisas que ninguém pode explicar. Indivíduos bons morrem de forma ruim e dolorosa, e deixam as pessoas que os amam sozinhas. Às vezes, parece que só as pessoas ruins permanecem sadias e prósperas. O mundo não ama você, mas sua mãe o ama e eu também. Você é um bom menino. (...) Mas veja, você deve continuar vivendo. É sua obrigação, neste mundo duro, manter vivo o seu amor, e seguir adiante, não importando como. Segure as pontas e vá em frente!?
Francisco 15/09/2021minha estante
Excelente é a palavra que define sua resenha!. Com certeza concordo que devemos trazer aos nossos dias da vida adulto que acreditávamos quando crianças: no mágico, no fantasioso e muitas vezes o otimismo de um amanhã melhor. Sua resenha fez com que eu aspire ler "O Iluminado" o quanto antes. ;)

Flávia Menezes 15/09/2021minha estante
Você ainda não leu? Puxa?então eu vou ficar agora no seu pé pra você ler! :) É um livro realmente incrível. E eu agradeço mesmo pelas palavras. Esse livro é excepcional. Tanto pela escrita, quanto pela história. Não há nenhum ponto entediante. Só brilhantismo e muita emoção. ???

Francisco 15/09/2021minha estante
Sem dúvida alguma é excepcional, com brilhantismo e emoção. ;)

Joao 15/09/2021minha estante
Parabéns pela resenha Flávia! Só uma palavra a resume: maravilhosa! Esse livro é a melhor criação de mitologia que o King fez a meu ver. O Overlook é riquíssimo e assim, poderia descambar para um terror barato de espíritos e fantasmas, porém King o transforma em uma trajetória espetacular e com uma história super robusta e assustadora.
PS: Jack foi meu personagem preferido também, apesar de ser um pouco triste ser espectador da sua destruição como ser humano através da influência do Overlook.
Parte agora para a continuação focada no filho de Jack heheh.

NayLyra 15/09/2021minha estante
0 defeitos !!!!

Flávia Menezes 15/09/2021minha estante
João, nossa?agradeço mesmo pelas palavras. E olha, concordo 100% com você, que poderia ter sido um terrorzinho bem meia boca, mas não. Foi incrível mesmo! E Hallorann tem uma passagem final espetacular! O quase se entregar ao ?poder? do Overlook? os diálogos finais com Danny. Eu fiquei apaixonada, apesar da tristeza pelo Jack :) Mas agora vou em frente e ler Dr Sono. Espero que não seja decepcionante, porque eu amei mesmo esse livro. Aqueles que a gente diz: por que eu não li antes? Kkkk Mas sempre chega na hora certa!

Nay ??

Joao 15/09/2021minha estante
Perfeito Flávia. Vai em frente em Dr. Sono mas esse eu não posso falar nada porque não li ainda. Se você curtiu esse estilo de terror de O iluminado, te recomendo um conto do King chamado Quarto 1408. Talvez você curta e me lembra bastante esse tipo de horror.

Flávia Menezes 15/09/2021minha estante
João, então vou deixar os comentários do Dr Sono escondidnhos pra não te dar spoilers. E já vou baixar esse conto que você falou! Obrigada pela dica ;)

Joao 15/09/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkk. Fica tranquila. Acho que sou um dos poucos que não liga pra spoilers heheh

Flávia Menezes 15/09/2021minha estante
Bom saber! :) Mas olha?eu também não. Desde que não seja algo muito significante, de resto é bom ter uns spoilers pra saber se vai ser bom ou não. ;)

Douglas Finger 16/09/2021minha estante
Otima resenha Flavia! ?? estou querendo começar a ler King ? devo começar por esse?

Flávia Menezes 16/09/2021minha estante
Olha, Douglas?. Pra você eu penso que vai ser uma ótima escolha esse. Pela narrativa, pela trama. Tenho certeza de que vai gostar! ?

André L. Pavesi 31/05/2010

Um dos maiores livros de um mestre em sua melhor forma!
Na primeira vez que li O Iluminado eu tinha apenas 12 anos - damn, lá se vão vinte e cinco anos; provavelmente ele foi um dos primeiros livros não infantis que li, se não foi o primeiro. Por isso o escolhi como tema da minha primeira resenha no Skoob.

Dessa primeira leitura, lembro-me claramente de ficar muito impressionado com certas passagens óbvias as gêmeas pelo corredor, a sensação de não-estou-sozinho-aqui que domina Danny no túnel de neve, os animais de arbusto se mexendo e parecendo segui-lo, o detalhe das marcas de meia-lua feitas pelas unhas de Jack nas palmas de suas mãos (cada detalhe que criança guarda!!) e principalmente o maldito quarto com o fantasma da velha morta na banheira (nessa noite temi o escuro do meu quarto como nunca antes!!). Mas a principal lembrança dessa leitura é a sensação de algo maior, um sentimento de que havia algo novo no mundo lá fora pelo menos novo para mim, aos doze anos.

Ao longo dos anos, tive a oportunidade de reler a obra mais umas três ou quatro vezes, o que me permite vê-la com vários olhos, digamos assim.

Lendo O Iluminado com olhos de adulto, revisitei as velhas passagens e os velhos sustos, mas pude perceber muito melhor o verdadeiro drama na vida de Jack Torrance, um sujeito aparentemente condenado a uma vida medíocre de promessas não cumpridas, com uma luta constante contra seu vicio e principalmente, um batalha deseperada para não perder sua família. Entendi melhor o dilema e a dor que domina a personagem ao perceber o tamanho do mal que estava fazendo às pessoas mais importantes em sua vida.

Mas em termos técnicos, digamos assim, um detalhe se destacou em especial (posso estar enganado, mas acho difícil) não há eventos físicos contundentes, não há nada explicito, todas as aparições acontecem de forma individual, apenas vozes e imagens na cabeça de um individuo, alternadamente entre Danny e Jack, quase como se os fantasmas acabassem sendo uma alucinação compartilhada entre pai e filho. O horror que persegue a esposa de Jack é o próprio marido transtornado, levado a loucura pelos fantasmas do Overlook ou seria pelo seu próprio alcoolismo? Ela seria poupada por não ter o brilho compartilhado por eles (e também pelo velho cozinheiro do hotel, um dos personagens mais intrigantes da obra do King na minha opinião), ou tudo não passou de delírium tremens de Jack repassado para o filho através de uma ligação especial alimentada pela força do hotel?

Somos levados a crer que o iluminado do título é Danny, e que Jack é apenas um joguete menor das forças do hotel Danny seria o verdadeiro alvo, o prato principal mas quem nos garante que todas as sensações e aparições que Danny vivencia não são apenas projeções da mente adoecida de Jack, alimentadas pelo Overlook? Realmente não saberia dizer.

Sinceramente, não busco aqui estabelecer verdades absolutas, mas apenas compartilhar com a comunidade minha impressão sobre um dos maiores livros do escritor que me mostrou verdadeiramente como a leitura viria a ser importante na minha vida.

Ab, A.
Lucia Sousa 29/11/2010minha estante
Sua resenha me deu vontade de ler o livro.Sei que vou ficar umas duas noites sem dormir direito,mas vou ler assim mesmo!Valeu!

bardo 31/07/2011minha estante
Você citou uma hipótese bem interessante,certo que no caso o personagem Dick é quem parece definir o caminho, afinal deixa-se claro que ele não só sento o Overlook, com este lhe é tremendamente hostil. Mas por outro lado, poderíamos ver Jack como um "iluminado" que fracassou, a luz feita em trevas, bem ao estilo Star Wars, afinal fica a impressão que ao dominá-lo o hotel fica muito mais forte.
Sem dúvida é um dos melhores do King.

Nath 21/05/2012minha estante
A tua resenha esclarece exatamente o meu sentimento em relação à possível ''conexão mental'' entre Jack e Danny. Muito boa :)

Yasmine 24/05/2012minha estante
É gostoso ler este livro. Não é entediante, não pelo menos pra mim, leitura fácil,li ele com simplicidade sem necessidade de muito entendimento. Stephen King é um ótimo escritor, já li várias de suas obra, gostei da maioria. O Iluminado é uma delas, que livro gostoso de ler! Quanto mais eu avançava mais vontade de ler eu tinha.

Ju 29/07/2012minha estante
... a qualquer momento sentiria uma fria mão segurar seu tornozelo...
Medo. isso define essa obra incrível do SK. todas as vezes em que eu li a sensação sempre foi a mesma.
Medo.

Silvia 28/10/2012minha estante
Ótima resenha :)

Natália 30/12/2014minha estante
Li esse livro e simplesmente fiquei passada na hora em que o Danny diz "Você não é o meu pai" e depois do diálogo, Jack "aparece" e diz pro filho correr, ele vira o taco em direção ao rosto e começa a se bater

Manu 16/01/2015minha estante
Acabei de ler e não lembro das gêmeas no corredor, estava convicta de que elas existem apenas no filme do Kubrick. A única menção e olhe lá é quando explicam ao Jack que o antigo zelador tinha duas filhas, não?

Mara 16/10/2015minha estante
Manu, acabei de ler o livro e esta parte das gêmeas não está no livro (fiquei atenta pra ler essa passagem, pois é uma das cenas mais populares do filme)

Ana Zeszotko 24/07/2016minha estante
Gostei da sua resenha!
Não achei a parte das gêmeas no livro... Por que será?

Marco 08/08/2016minha estante
gostei da tua visão,fecho contigo!

Fany.Nowak 23/05/2017minha estante
Gostei da sua resenha. Parabéns! Mas, cara, fiquei procurando as tais gêmeas e não as encontrei nesse livro! Onde elas estão?

Fabianna1 05/06/2022

Thriller psicólogo de uma história fora da caixa?
Então confesso que esse livro tem bastante lentidão na história, mas tem flashbacks que parece que vai agir a história, porém fica a lentidão, mas quando está praticamente no final do desenvolvimento para conclusão do livro que começa realmente ser algo explícito, a leitura começa realmente clarear e anima um pouco a história, porque para mim é um história inovativa falando sobre Iluminado, confesso que demorei para entender o contexto dessa palavra mas o livro explicou com o tempo. Gostei da história sim, só achei lento no começo. Eu vi o filme antes de ler o livro, pensei que isso seria um erro porém não foi porque o filme teve cortes extremos e o final ficou totalmente diferente do livro, cagaram para o final do filme, ainda bem que li o livro. Gostei da conclusão! Posso dizer que não tornou favorito, mas gostei da história sim.
Marcos 09/06/2022minha estante
Gostou mais do final do filme ou do final do livro ??? ?

Fabianna1 09/06/2022minha estante
Gostei mais do final do livro. Nossa! Cagaram para o filme, sério.

Marcos 09/06/2022minha estante
Kkkkkkk tu sabia que o King não gosta do filme ? Acho que o final é umas razões viu

Fabianna1 09/06/2022minha estante
Não sabia, mas não duvido, o homem escreveu a obra detalhada e estragaram o filme, principalmente o final. Tem muita galera que não dar importância a leitura e quer fazer o filme simplesmente por fazer sem se importar com a obra do autor. Eu também no lugar dele ficaria bolada kkkkk

Kkkkkkkkkk A saga Percy Jackson é o maior exemplo disso kkkkkkk

Fabianna1 09/06/2022minha estante
Percy jackson só vi os filmes, mds que decepção em! Quero nem imaginar Harry Potter então kkkkkkkk ?

Marcos 09/06/2022minha estante
Kkkkkkkk Harry Potter é mais fiel? apesar que no enigma do príncipe tem muita diferença

Fabianna1 09/06/2022minha estante
Enigma do príncipe se não me engano foi único filme que não curti tanto assim. Enfim comecei o It agora kkkkk

Marcos 09/06/2022minha estante
Viu só ? Por extinto você não gostou tanto do filme menos fiel Kkkkkkkk eu viiiii ????????

Fabianna1 09/06/2022minha estante
Kkkkk eu não li nenhum livro do Harry Potter, mas em breve vou investir kkk, depois crítico se tiver críticas do livro para o filme kkkk

Marcos 10/06/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkk eu li três dos 7, mas quando você for criticar vou me juntar a você kkkkkkkk

Ana Karina 08/05/2020

O Iluminado
Só digo uma coisa, como eu me arrependo de ter assistido ao filme antes de ler o livro, ele acabou com a minha experiência, tanto que as cenas que não tinha no filme e acabei vendo no livro foram as que me deixaram tentas, tem uma cena, na verdade duas que é do pai e do filho que acontece separadamente que envolve os arbustos que, meu Deus, parecia que eu estava ali vivenciando aquilo. O livro é bem completo mostrando o passado do Jack, como a mãe é forte e a criança também, pois no filme parece que eles estão ali de figuração. Sem palavras para descrever, muito que recomendado, e se você estiver lendo, e conseguir ler o livro primeiro, faça isso, e até melhor se você não quiser assistir ao filme, faça isso também. rsrsrsrs, pois só lendo o livro a sua experiência será ótima, pois achei o filme muito sem graça.
Ludmila 08/05/2020minha estante
Ainda bem que não assisti o filme. Tenho o livro. Vou ler :D

Ana Karina 08/05/2020minha estante
Ai Ludmila, não assista, leia o livro primeiro, a sua experiência será muito melhor, se quiser assistir ao filme depois assista, se não nem faça isso também, achei aquele filme muito enaltecido e nem é tudo aquilo. rsrsrsrs

Ana 08/05/2020minha estante
também acho o filme bem sem graça (já achava antes do livro, depois da leitura então... hehehe) e uma das minhas cenas favoritas também foi essa do arbusto, provavelmente uma das que mais me marcaram

Ana Karina 08/05/2020minha estante
Nossa Ana eu também achei o livro bem sem graça quando assisti e também tinha sido antes de ler ao livro. rsrsrs. Pra mim foi decepcionante, e ainda teimei e fui assistir ao doutor sono.

Sandra 08/05/2020minha estante
mas é terror né... acho q nem livro nem filme kkkk

@julianapena.books 08/05/2020minha estante
o filme* bem sem graça quando assisti

Ana Karina 08/05/2020minha estante
Ah Sandra dê oportunidade para o livro. Ele não é tão terror assim. Acredito que você vai gostar.

Ana Karina 08/05/2020minha estante
Nossa Juliana o filme é muito sem graça mesmo.

@julianapena.books 08/05/2020minha estante
Okay, mas acho que vc se confunde ao que escreveu acima pra Ana: ?Nossa Ana eu também achei o livro bem sem graça quando assisti [...]

Ana Karina 09/05/2020minha estante
kkkkkkkk Nossa verdade. Agora que fui ver, obrigada por avisar.

Daisy_book's 03/01/2017

Ai meu coração!!!
QUE RUFEM OS TAMBORES FINALMENTE,EEEEEEEU TERMINEEEEEEI ESTÁ PORR@ UFAAA!!!

NOTA:MICKEEEEEEEEEEEY,TERMINEEEEEEI LERO,LEROOO...UHUUUU

Agora vamos lá \o/.

Gente do céu,estou tendo pequenos lapsos cardíacos há algumas horas...100or...que livro,que final. QUE FINAAAL MEU POVOoooOooo.

O ILUMINADO conta basicamente a estória de uma família,Jack,Wendy e Danny (o garotinho iluminado,me encantei com ele).

Jack um professor e chefe desta família tem um temperamento não muito agradável,por conta disso é dispensado de seu antigo emprego,pois agrediu um aluno.
Jack temperamental,tem problemas com álcool,tanto que chega a agredir o pobrezinho do Danny.

Vendo sua família caminhar para o buraco,Jack resolve reconstruir sua vida afim de não perder a mulher e seu filhinho.

Foi-lhe oferecido um emprego de zelador temporário em um hotel (maldito hotel) e lá se vão eles em busca de paz.
Paz essa,que não será encontrada nesse hotel infeliz.

A família se muda para esse hotel dos infernos,e coisas sinistras começam a acontecer. Danny por ser uma criança iluminada, passa a ver coisas no hotel,pessoas mortas,sangue nas paredes e tapetes,no elevador e etc...
Ah, Danny ainda tem um amiguinho imaginário sinistro, avee kkkk

Uma "coisa" passa a família e Jack por ser o mais "vulnerável" acaba sendo mais atingido por essa "coisa maligna".

Stephen King narra os pensamentos dos personagens de forma tão incrível que em alguns momentos,todos os seus pelinhos do corpo se arrepiam,sério mesmo!!!
Se você não se arrepiar lendo este livro,eu devo ser mesmo extremamente medrosa, então. kkkkk.

Confesso que passei meses,MESEEES,com esse livro, Começava lendo, parava, retomava a leitura,largava. Até que resolvi me munir de coragem, e concluí-lo de uma vez.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O início da narrariva é arrastada,SK ao meu leigo ver( digo isso prq não sou especialista nos livros dele,este é o segundo que leio) "enrola" demais.Tem quem diga que está é a melhor qualidade na escrita do autor,e que essa " enrolação" toda, é necessária,eu particularmente não gostei muito.

O livro é dividido em 5 partes e a primeira é somente para nos apresentar os personagens, a estória só vem dar um "up" depois de quase 60% do livro lido. Então né? o medo do "desconhecido, só aumenta a aflição a cada página.(Passei boa parte da leitura, com medo de sentir medo hahaha)

O autor é extremamente detalhista em algumas cenas,ele ambientaliza tudo de forma tão incrível,que você de fato se sente dentro da estória.
Uma coisa que eu preciso admitir e tirar o meu chapéu,o filho de uma p* descreve tudo com uma maestria tão impressionante,que te faz mergulhar em tudo,te arrepia,faz rir (de medo)suas palpitações ficam mais aceleradas( eu,como medrosa assumida,só faltei chorar hahaha).

O final... GEEEEEENTE,ESSE FINAL TE DEIXA SEM AR.O CORAÇÃO VEM NA BOCA,E VOCÊ ENGOLE DE VOLTA, SECOOO. kkk

Antes,o pensamento desta inocente pessoinha que vos escreve, era: " Vou terminar a leitura do livro e depois assistir ao filme, com toda a coragem do mundo, afinal, já fiz o "pior parte,li o tão famoso livro" .Agora, meu amoooor, após a conclusão da leitura, NÃO quero nem sonhar com o filme, que dirá o assistir.
Tudo ficou bem nítido em minha mente kkkk " tô rindo, mas tô preocupada" (zoeira), de todo modo,melhor não arriscar um possível ataque cardíaco.rsrsrs

Para quem gosta do gênero, o livro é sim uma boa pedida, eu super indico.
Para os iniciantes em literatura aterrorizante, como eu,não indico tanto, leia por conta e risco.kkk

No geral, embora eu tenha demorado tanto para ler este,quero sim, tentar um outro livro do autor, vou tirar a "prova dos nove" com relação a narrativa "enrolation" do mesmo. Só espero não demorar tanto no próximo livro.

Boa leitura a todos, bjs, bjs ;*
Dessa 10/01/2017minha estante
HAHHAHHAHAHAH aleluia Mana!

Daisy_book's 10/01/2017minha estante
Aleluia mesmo.. Quase três meses kkkk

Micky 10/01/2017minha estante
Deve ser sua maior resenha kkkk. Eu que indiquei a leitura, gente ?. O final é do k7 kkk. Finalmente terminasse e, o coisa kkkkk. Parabéns e que venha mais SK entre outros kkkkk. Vou copiar essa resenha sua kkk, vou mandar VCI escrever pra mim kkk.

Daisy_book's 10/01/2017minha estante
Kkkkkkk Finalmente né?? Já estava vergonhoso.
Essa e a resenha de Mísery, foram as maiores. ( vc nem leu a de Mísery snif)

Essa ficou boa?? Esse app doido dá mais espaços do que deve. Kkk

Obrigada pelos parabéns. Certamente lerei outros livros dele sim, o medo passou. Agora sou super corajosa. Kkk
Vai salvar nada kkk deixe de invenção. ;*

Micky 10/01/2017minha estante
Kkkkk sim, vou ver do misery kkk essa resenha? Eu achei excelente, app só vive bgado. Ele é o corretor ?. O app travando e corretor fazendo suas correcoesão kkkk

Micky 10/01/2017minha estante
Super corajosa ? vou copiar e colar kk

Daisy_book's 10/01/2017minha estante
Kkkkkk Tenho um ano para ler Doutor Sono e Cemitério alguma coisa ( indicação da Lilica). Tentei ajeitar duas vezes, uma pelo app e outra pelo note, sempre fica assim estranho os espaços.Mas tá bom,nada profissional rsrsrs.
Vê lá Mísery, depois me diz.

Micky 10/01/2017minha estante
Kkkkkk Boa sorte. Skoob bgado kk. Não 5a profissional? Vou montar um canal mas vou vai fazer minhas resenhas kkkk

Daisy_book's 10/01/2017minha estante
Escrevo e vc corrige os erros kkk

Erika 30/01/2017minha estante
Ansiosa para ler esse. Depois da sua resenha agora mesmo que fiquei curiosa.rs
Estou lendo It - a coisa. Depois vou ler esse.

Aryta 18/01/2022

Personagens transparentes, livro obscuro, mas, sensacional
Uma família vai viver isolada por meses em um hotel. Porém, esse hotel tem suas peculiaridades.

Comecei a leitura já esperando um ?livrão?, como eu já assisti o filme há algum tempo, tentei usar referências meramente visuais para a leitura. Acho que funcionou.

No livro, muito antes de haver o hotel na narrativa, temos a história da família: Um pai bem desajustado, que nos faz questionar o que é o amor. É possível amar muito uma pessoa e ao mesmo tempo, se perder em si mesmo e machucar quem se ama de tantas formas?

O filho, Danny, é em todos os aspectos ?iluminado?. O amor que ele sente pelo pai é comovente, ultrapassa as páginas do livro e conseguimos sentir. Desde o início vemos uma criança educada, carinhosa, sensível. É um personagem pelo qual é muito fácil de se encantar.

A mãe, considerando a época em que o livro foi escrito, não é aquela figura tão submissa. Demonstra ser uma pessoa muito forte e, talvez, por isso, ela tenha impressão do filho amar mais o pai. Acho apenas que o filho sabe que o pai precisa mais dele.

Então, já existem várias questões que envolvem a família quando ela se muda para o Overlook. Tinha tudo para dar certo, enquanto, também tinha tudo para dar errado.

O livro é bem sombrio. O clima que já é pesado, fica ainda mais quando a família chega ao hotel. Acho que é fruto do talento do autor que consegue transparecer isso propositalmente. Inclusive, quando o personagem Hallorann está presente, parece que o ?ambiente fica mais leve?.

Sendo bem honesta, não senti medo lendo. É um livro de horror/terror? Não sei. Tem muitos elementos desse gênero, mas, vi mais como um thriller, um suspense.

Acho que o principal desse livro são os personagens, com personalidades muito marcantes e delimitadas, parecem pessoas que nós conhecemos de verdade e há anos.

Independente de qualquer coisa, a leitura desse livro e a forma como várias vezes é dito que os hotéis carregam muitas histórias, já que muitas coisas acontecem neles, definitivamente vão me fazer pensar nisso quando me hospedar em um.

Stephen King segue não decepcionando!
Flávia Menezes 18/01/2022minha estante
Aryra, tive o mesmo sentimento que você. Não foi um livro que deu medo?. Mais suspense do que medo? Mas é um livro sensacional! Meu fav do King! ????

Aryta 18/01/2022minha estante
Que bom, Flávia!!! ???? Estava já me achando meio doida de não ter sentido medo lendo! Está entre os meus preferidos, mas, ainda não consegui tirar ?O Cemitério? do primeiro lugar. Kkkkk

Flávia Menezes 18/01/2022minha estante
Aryta, imagina!!! Suuuper me identifiquei! ??? E tenho que dizer: agora você me deixou ainda mais ansiosa pra ler ?O Cemitério?!!! ?

Aryta 18/01/2022minha estante
Nossa! Leia! Eu amei muito!!!!!! ????

Guxta 18/01/2022minha estante
Pra dar medo só assistindo as gêmeas do Kubrick mesmo. Ou a cena da minissérie quando o elevador chega cheio de resquícios da festa no salão. Esse livro é sensacional. Meu preferido lado a lado com A Maldição.

Aryta 18/01/2022minha estante
Guxta, não sabia da minissérie! Vou em busca! ?? Obrigada pela dica!!

Guxta 18/01/2022minha estante
Aryta, só vá com calma. Há quem critique bastante, porém deve-se levar em consideração que é uma adaptação com menos recursos. Sem um Jack Nicholson, por exemplo. Mas bem fiel ao livro. Eu gosto das duas versões.

Aryta 18/01/2022minha estante
Adora versões fiéis! Não sou muito ligada se são super produções ou não. Gosto de ver a história. ?Valeu pela dica! Acho que eu vou gostar. ??

Dhewyd 19/01/2022minha estante
Esse é um ótimo livro... mas como você mesma disse... o Cemitério é bem mais aterrorizante... mas o suspense presente no iluminado não deixa a desejar

Aryta 19/01/2022minha estante
Com certeza, Dhewyd! São dois livros sensacionais!

Juu 24/08/2020

Hype flopado
Primeira leitura do King, mas não achei isso tudo que falam!
A maioria das pessoas amam esse livro, assim como todos do Stephen King e eu sempre tive curiosidade e vontade de ler alguma obra do autor, no entanto a experiência não foi positiva para mim. Achei a leitura do livro super arrastada, muita enrolação, não achei nenhum plot na história...enfim... Pretendo dar mais uma chance ao King com outros livros.
@PamBooksPorto 24/08/2020minha estante
Esse eu ainda não li, mas está na vai estar na minha TBR do mês que vem. Tenta ler Joyland, eu amei esse.

Juu 24/08/2020minha estante
sim, quero ler esse. Já estava na minha wishlist da amazon, acredito que será melhor

@PamBooksPorto 24/08/2020minha estante
??

Daniel 27/08/2020minha estante
Kkkk, achei q era só eu que nao gostava dos livros do king

Juu 27/08/2020minha estante
ashashah eu tbm estava pensando que era a única

Daniel 29/08/2020minha estante
Eu ainda não li iluminado, quero dar mais algumas chances pro autor kkkkk.
Li it a coisa e achei ok, mas pra mim não foi nada de mais, nem medo nao senti.
Outro livro q li foi milha 81 esse sim eu achei bem legal

Juu 01/09/2020minha estante
não conheço Milha 81. Apesar de não ter gostado de O iluminado vou dar outra chance pro autor ashash, pensando em ler Joyland

Daniel 01/09/2020minha estante
Sim, tbm estou pensando em ler joyland, quem sabe seja minha proxima leitura

Pereira.0 12/09/2020minha estante
Concordo com você

Bruna | @bmartinssss 06/08/2021

Eu e King não conseguimos nos entender ainda (minha leitura interminável de it ta ai para provar ?), mas ainda tem vários livros dele que tenho vontade de ler.

O Iluminado foi uma leitura que eu adorei. Teve algumas partes chatas, que achei meio desnecessárias, mas de modo geral foi uma leitura que eu gostei muito. Me assustei, fiquei com medo e me surpreendi horrores. Mais um livro que entrou para a lista dos melhores do ano. Leitura super recomendada!

Ps: infelizmente não posso dizer a mesma coisa do filme, terminei de assistir na força do ódio ?
Fabio Pedreira 07/08/2021minha estante
O filme é muito ruim kkkkk

Bruna | @bmartinssss 07/08/2021minha estante
Ai simm hahahha

Fabio Pedreira 08/08/2021minha estante
Eu passei o filme todo rindo kkkkk

Bruna | @bmartinssss 08/08/2021minha estante
Eu tive mistura de indignação com risada hahah foi triste e eu tinha tanta expectativa

Fabio Pedreira 08/08/2021minha estante
Somos dois. Ouvia falar horrores, de que era um dos melhores filmes. Quando fui ver...

Bruna | @bmartinssss 08/08/2021minha estante
Simm.. agora quero ver Doutor Sono, mas tenho medo das expectativas, apesar de não ter lido o livro ainda hahah

Fabio Pedreira 09/08/2021minha estante
Dr. Sono o livro é muito bom. Não assisti ainda porque queria reler. Tempo que li. Mas acho que não tem como ser pior que a adaptação de O Iluminado kkkk

Bruna | @bmartinssss 09/08/2021minha estante
Não tem como mesmo hahahah

Fabio Pedreira 10/08/2021minha estante
Kkkkk

Regis 12/01/2023

Medo e descontrole resumem esse livro
O livro inicia com uma citação de um conto de Edgar Allan Poe, o que evidencia certamente as raízes literárias e influências do autor.
Ao longo do livro houveram mais algumas poucas citações de Poe: "A Máscara Rubra Dominava Tudo!", assim como algumas de Lewis Carroll: "Por que um Corvo é como uma escrivaninha?".
O autor tem o dom de entrelaçar essas citações iniciais no restante dos capítulos de uma forma que, o que parecia apenas um pensamento aleatório no início vá se infiltrando ao longo de suas descrições e se torne a substância da qual a mente do personagem é feita. Essa Habilidade de criar pensamentos e a intrincada psique das entidades de seus livros é o ponto mais cativante dos enredos de King.
O personagem se torna real, absurdamente real e humano através de suas palavras. Não uma figura rasa que apenas será usado para um propósito, mas alguém  insuspeito, genuíno que passamos a conhecer intimamente como se fôssemos seres ubíquos, capazes de mergulhar no pântano de suas mentes e desvendar seus segredos mais abstrusos, acobertados pelo sedimento concentrado no imenso e desmedido leito profundo.

Jack, Danny e (em menor grau) Wendy são palpáveis, criveis, tornando-se no decorrer da narrativa pessoas que conhecemos tão bem quanto a nós mesmos.
Sendo assim, fica impossível não se importar com os três, sofrer e sentir imensa e intensamente tudo que vivenciam ao longo da série de eventos que lentamente nos vão sendo apresentados.

O autor nos envolve na vida dos três com uma perícia singular e a história se torna uma jornada prazerosa, interessante e assustadoramente cativante.
O suspense vai sendo paulatinamente construído e quando chega ao ponto de ebulição, surpreende e prende nossa atenção causando uma tensão poderosa que aterroriza fazendo a respiração ficar suspensa por tempo suficiente para que o leitor sinta seus pulmões chamejarem e se contrair em busca de ar.
O terror de Stephen King é envolvente e se infiltra através da pele permitindo que o horror e a angústia da lenta e imersiva construção tome posse de cada poro do legente

Um livro absurdamente assombroso que me prendeu do início ao fim. Que recomendo certamente para quem adora personagens magnificamente construídos e uma história que o agarra pelo braço te fazendo imergir nas águas da mais maravilhosa tensão, enquanto assiste o controle escorrendo lentamente por entre os dedos dessas pobres e assustadas criaturas.
Max 12/01/2023minha estante
Inesquecível também é a versão no cinema com a impagável interpretação de Jack Nicholson... rsrs ?

Regis 12/01/2023minha estante
Não vi ainda, Max. Estava esperando fazer a leitura primeiro, agora vou apreciar a obra de Kubrick. ?

Josy 13/01/2023minha estante
Leia Dr. Sono. Completa a história e traz coisas novas, e os personagens são incríveis também - até os vilões.

Regis 13/01/2023minha estante
Seguirei seu conselho, Josy. Obrigada. ??

Léo 15/01/2023minha estante
Que resenha maravilhosa, Régis! ?

Regis 18/01/2023minha estante
Obrigada, Léo. ?

HenryClerval 26/01/2023minha estante
Adoro saber que também gostou muito de O iluminado. Que venham outros bons livros do King para você.

Regis 26/01/2023minha estante
Sei que é sei preferido, Leandro, e realmente é muito bom. E o Danny é um fofo. ?

Regis 26/01/2023minha estante
Sei que é seu preferido, Leandro. O livro é ótimo e o Danny é um fofo. ?

IsaApCamilo 26/03/2024

Redrum
O king realmente mostra para o que veio nesse livro. Ele faz por merecer a fama que tem.
Já adianto que não é um livro pra todo mundo, se você gosta de leituras rápidas, sem descrições longas não é um livro que vai te agradar.
Em até 44% do livro não acontece nada. É mais uma introdução do autor , depois dos 75% aí sim as coisas começam a acontecer num ritmo eletrizante eu não consegui mais parar de ler.
Ver como o hotel vai mexendo com o Jack aos poucos é assustador, Por várias vezes eu só queria poder pegar o Danny nos braços e dizer que iria ficar tudo bem
Esse é o quarto livro que leio do autor por ordem cronológica e foi o meu favorito até agora.
O melhor do king

IsaApCamilo 26/03/2024minha estante
Sim , agora estou muito mais animada pra pegar a Dança da Morte.

Mariana 26/03/2024minha estante
Amooo esse livro!! Muito bem escrito!! Muito boa resenha!!

victoryx 26/03/2024minha estante
A dança da morte também é muito muito bom

Mariana 26/03/2024minha estante
Comecei a lê -lo, mas parei por causa da correira, acho que vou terminar Novembro 63 dele e retomar a dança da morte

Retoma sim, e novembro 63 também é bom

Obrigada Mariana ?

IsaApCamilo 26/03/2024minha estante
Leia sim Marina você não vai se arrepender, eu ainda tenho um longo caminho até novembro de 63 rs

lucasrespindola 27/02/2020

Não sei qual o meu problema com alguns livros do King, mas enquanto eu AMO alguns, eu acabo não gostando de outros. Aqui eu achei que teve seus momentos ótimos, mas muita explicação desnecessária, infelizmente...
Bell 27/02/2020minha estante
King costuma ser prolixo. Em alguns livros mais que em outros. Gosto mto de O iluminado, li mtos anos atrás, na minha adolescência.

FalaLud 27/02/2020minha estante
Eu nunca li nada de King, mas não sei pq tenho essa impressão (de que tem obras ótimas e outras mais ou menos). Quais você gostou mais?

Samanta.Godoy 27/02/2020minha estante
Tem obras do King que eu arrastei na leitura por conta do excesso de explicações, mas eu sempre acabo gostando da leitura no final ?. O iluminado é meu favorito dele ??

Bell 27/02/2020minha estante
Um autor com TANTOS livros, acaba tendo uns melhores. Eu já li praticamente tudo dele. Amo Cujo, Trocas Macabras e Zona Morta dos antigos.

Andrea 27/02/2020minha estante
Não estou sozinha no mundo!!! \o/

Eu tenho tendência a gostar dos que não são bem avaliados e não curtir muito os com maiores notas. XD

lucasrespindola 27/02/2020minha estante
Olha, eu gosto muito de Carrie, Misery e Sob a Redoma.

Andrea 28/02/2020minha estante
Dos citados: Cujo tá na minha meta depois de ter lido Trocas Macabras; Zona Morta eu pretendo reler (porque não curti na primeira); Carrie eu nunca tive vontade de ler; Misery ainda tá na minha listinha e Sob a Redoma eu abandonei. XD

Como ninguém citou A Torre, gente... :P

lucasrespindola 28/02/2020minha estante
hahahahha da torre eu só li os dois primeiros infelizmente, mas pretendo continuar

Nayane46 21/12/2016

Decepcionante!
Sinceramente, não entendo o porquê de elogiarem tanto esse livro! Tantas pessoas falam tão bem dele e dizem ser a melhor obra de Stephen King... Mas se esta obra rasa e tediosa é, realmente, a melhor, não quero nem ler as outras!

Essa é uma obra cansativa de se ler. Não foi uma leitura prazeroza, mas sim forçada pela simples vontade de chegar logo as últimas paginas, que dizem serem as mais emocionantes. Porém quando nelas cheguei, foi apenas mais uma decepção!

É uma história muito arrastada e muitas vezes continha detalhes muito cansativos. Certas partes da história poderia ter recebido apenas uma pincelada rapida!

Acontecimentos bastantes previsiveis e os personagens não conseguiram me cativar de forma alguma!

De "terror" não tem nada! Nao conseguiu me assustar em nenhum momento, muito pelo contrário... Me fez bocejar!

Não recomendo a leitura, não o leria novamente e não sei se terei coragem em arriscar-me em outro livro de Stephen King!

SPOILER

Redrum significa murder?! Só isso? Tanto suspense só por isso?

E o famoso quarto tinha apenas uma mulher morta? Pelo suspense que foi colocado neste quarto, eu esperava algo mega assustador ou inimaginável... Mas foi apenas mais uma decepção!

E o cozinheiro Dick, arrisca a própria vida e viaja um dia inteiro para salvar um menino q viu apenas uma vez na vida e com quem trocou poucas palavra?! E isso por que? Porque simpatizou com o garoto!
... Me poupe!
Maria.Julia 23/12/2016minha estante
Também não entendo, o livro se tornou meio confuso e acho q de tanto me falarem bem eu esperava mais.

Luciana Santos 01/01/2017minha estante
Finalmente encontrei alguém que achou o mesmo que eu. Já estava me sentindo a anormal.

Lu Souzza 06/01/2017minha estante
Tô lendo e tô sentindo o mesmo... E estou tentada a abandonar a leitura :-(

Pedro Paulo 06/01/2017minha estante
Tô na metade do livro e Ainda não tô sentindo nada disso que dizem ser tão extraordinário. Espero que tenha algumas surpresas. Estou continuando a leitura por obrigação... mas até agora. MEH.

Pedro Paulo 08/01/2017minha estante
Acabei. Agora que li a parte dos spoilers. Achei tudo isso aí mesmo. E sempre soube que a Caldeira daria fim a tudo. Muito péssimo. Previsível. Aff.

Caio Gouveia 12/02/2017minha estante
Eu abandonei. Enredo chato pra caramba. Não entendi aonde o autor quis chegar...

Atila Guilherme 05/09/2017minha estante
Sinto exatamente o mesmo. Não entendo como esse livro é tão bem avaliado. História cansativa e chata

Renata.Reis 22/12/2017minha estante
No caso o Dick se apegou ao menino porque ele é um iluminado como ele. E talvez sentiu que não queria que outra tragédia acontecesse no hotel overlook. Creio que o Stephen King deixou claro essa empatia, essa amizade.

Sim, pode parecer bastante chato a leitura do S.K, mas é porque ele gosta de descrever os personagens, com se fosse um drama. E não é atoa, o King creio eu que teve problemas com alcoolismo, então, queria passar isso para o personagem Jack. A Wendy é uma mulher submissa que faz tudo para o filho diferente, e não consegue enxergar muita coisa. O hotel potencializou todos os fracassos, medos e a violência do Jack Torrance. O hotel sobrevive disso, e tambem o objetivo era sugar a ``alma´´ do Danny para ficar mais forte.

@PamBooksPorto 30/09/2020

Perfeito
Que livro senhoras e senhores. Quero muito ver o filme, mas já me disseram que é bem diferente do livro, mas que a mesma essência foi mantida. Eu gostei muito de como os personagens foram trabalhados e sabemos tintim por tintim da história de vida deles! Que livro!
JJr. 14/10/2020minha estante
Tem a continuação que é o "doutor sono" e também tem o filme que é recente! Ele é menor mas estória é legal! ?

@PamBooksPorto 15/10/2020minha estante
Eu quero ler e assistir doutor sono. Vc gostou?

Eu gostei ? sim!

@PamBooksPorto 15/10/2020minha estante
Vou colocar na minha lista pra ler ?

JJr. 15/10/2020minha estante
O iluminado tem um filme (eram 2 fitas ainda) que na TV (sbt) passou em 5 capítulos acho que é muito bom! É de 90.

@PamBooksPorto 15/10/2020minha estante
Ah sim, eu baixei pra ver. Amei!! Mas o livro é espetacular

JJr. 15/10/2020minha estante
Com certeza! Na maioria das vezes o livro é melhor!!! ?

Verdade

Mauricio 18/11/2016

King no seu melhor!
Minha obsessão pelos livros de Stephen King começou no ano de 2016. Sempre tive grande interesse em ler livros desse grande autor, e sou um apaixonado pelas adaptações cinematográficas dos seus romances.
O primeiro livro que li do mestre do suspense, porque não o considero uma autor de terror, foi Novembro de 63, um livro magnífico, mas que será analisado em outra oportunidade. Após essa leitura fiquei completamente apaixonado por este autor e li em sequencia, em um espaço de 7 meses 8 livros dele, entre eles, O Iluminado, livro que foi adaptado para os cinemas em 1980 e está entre os meus filmes favoritos.
Vamos falar sobre o livro agora. O suspense sobrenatural, O Iluminado, é muito melhor do que eu poderia imaginar. Como um apaixonado pelo filme, esperava algo a altura ou ligeiramente melhor, mesmo sabendo que o filme possuía muitas liberdades e mudava bastante a história. Confesso que ao mesmo tempo que imaginava um livro tão bom quanto o filme, também tinha receio dele não ser tão bom e acabar estragando minha experiencia cinematográfica. E foi o que realmente aconteceu. Após ler este livro, no mesmo dia fui assistir novamente o filme, e a decepção foi enorme. De repente o filme era sem graça, extremamente resumido, sem sentido e sem emoção. Enquanto não havia lido o livro o filme era magnífico, mas agora espero que daqui a algum tempo eu possa me apaixonar pelo filme novamente, porque no momento não consegui nem terminar de ver.
O livro é magnífico. Um suspense que te amarra a cada página. A forma como Stephen King faz você se importar com essa família é sensacional. Ele cria um laço entre eles e você que a cada momento que vai se aproximando do final trágico, você torce para que tudo ocorra bem, mesmo sabendo que isso será impossível.
Vamos falar um pouco dos personagens agora:
Jack Torrance - Esse personagem conseguiu conquistar meu carinho e minha torcida, coisa que o filme não havia conseguido fazer. No livro nós vemos um pai extremamente carinhoso, apaixonado pela esposa, que está disposto a se sacrificar pela família. Ele é alguém perturbado pelos erros do passado, com traumas de infancia de um pai e marido violento e bebado, que ele luta para não se tornar com sua família. Sentimos seu drama quando ele se envolve com o alcoolismo e a primeira vez que ele agride Danny, seu filho. Percebemos como ele não quer se tornar o vilão que está fadado a ser. Como ele luta com toda sua força contra as forças do mal que querem se apossar dele e destruir tudo o que ele criou. E, sem dar spoilers, o confronto final é de partir o coração. Ao mesmo tempo que é tenso ao extremo, tem uma ternura que emociona.

Wendy Torrance - Uma personagem totalmente diferente da que foi apresentada no filme. Ao invés de ser uma mulher submissa que só sabe se assustar e gritar, no livro vemos uma mulher forte, que sabe o que quer e que está disposta a morrer para salvar seu filho. Assim como Jack, ela também tem problemas de infancia não superados com sua mãe, e tenta também evitar se tornar tudo o que ela mais odeia, mas vemos no decorrer da história que em alguns momentos ela fraqueja e dá sinais do que pode se tornar. Uma personagem apaixonante que confronta o marido com convicção mas ao mesmo tempo é apaixonado por ele. Realmente adorei conhecer a verdadeira Wendy Torrance, que no filme sempre me irritou, com sua submissão, fala mansa, e gritos desnecessários contínuos,

Danny Torrance/Tony - De todos os personagens foi o que menos teve diferenças entre o filme e o livro. Em ambos vemos um garoto dotado da "iluminação" forte. Um garoto inteligente, sempre investigando e que tem ama sua família e simplesmente quer que tudo acabe bem. Achei melhor a explicação do livro para a existencia de Tony e suas aparições que são extremamente tensas e assustadoras. No filme chega a ser meio que ridícula a ideia de Tony ser um amigo imaginário que vive na boca de Danny e as manifestações de Tony ser um dedo que se move como uma minhoca quando fala. Nos faz imaginar se Tony no filme não seria uma cárie de Danny.

Hotel Overlook - Sim ele também é um personagem. Pode-se dizer que ele é o principal, uma vez que sentimos sua presença constante, vemos suas armadilhas sendo montadas para destruir a família, e conhecemos um pouco sobre tudo o que ele fez no passado.Também é sensacional a explicação dada do motivo pelo qual toda essa guerra entre ele e a família está acontecendo. Fato que ficou muito mal explicado no filme, tanto é que existem inúmeras teorias na internet sobre o significado do final do filme que apesar de ser diferente do filme, tem uma ligação muito forte com o livro.

Enfim, um livro que precisa ser lido por todo amante de um bom suspense, seja ele sobrenatural ou não. Uma narrativa ágil, extremamente bem construída, com uma pitada de drama. Uma história familiar presa em um hotel vivo que nos leva a uma avalanche de emoções. Se ainda não leu, recomendo que seja a sua prioridade na sua próxima leitura!
Dani 31/01/2017minha estante
Não compartilho de tamanha estima pelo King, mas gosto muito, tanto é que vou para o terceiro livro dele. Seria um pouco melhoe se houvesse uma contextualização histórica neles, assim penso. Concordo plenamente sobre o filme, não se equipara ao livro. Abraço.

Mauricio 02/02/2017minha estante
Oi Dani. Obrigado por participar e conversa. Contextualização em que sentido vc fala? Os livros dele são ligados um com o outro e São historias paralelas que acontecem a se cruzam até. Como no caso e novembro de 63 e a coisa. Contexto histórico tb acho bem adaptados sem serem datados a tornando livros que não conversam com os dias de hj. Gostaria de continuar essa conversa para entender melhor o que quer dizer. Abraço

Dani 02/02/2017minha estante
Vou me expressar melhor. Gosto de histórias que se entrelaçam com momentos históricos significativos, assim como faz Ken Follett. Acabo aprendendo muito e isso me encanta. Do King li: o iluminado, cemitério e sob a redoma. Vou começar "a coisa". Bom, dos que li, achei uma escrita cativante e me prendeu, mas foi a história pela história. Não há questões filosóficas, políticas, enfim questões de reflexão que costumo ler. Isso não desabona o autor ou o livro, mesmo pq sigo comprando e lendo hehehe mas já imaginou que máximo seria se ele contextualizasse uma história em meio a uma trincheira da 1 ou 2 Guerra Mundial? Ou durante o reinado da Rainha da Inglaterra? Heheh talvez ele já tenha feito algo assim e eu desconheça. Abraço

Mauricio 02/02/2017minha estante
Ah sim...ken follet na parte histórica é Mestre. Outro mto bom é Bernard cornwell. Realmente King é como vc falou...uma Boa história onde é analisado o comportamento humano. Tb sou fã de livros filosóficos. Um género que faz isso MT bem é ficção científica.

Mauricio 02/02/2017minha estante
Um livro de King com contexto histórico é novembro 63. Vc que gosta vai adorar. É sobre o assasinato do kennedy. Tem viagem no tempo...nt bom msm. Gostei e conversar sibre isso com vc..Abraço

Dani 02/02/2017minha estante
Vou anotar as dicas. Obrigada!

Dani 07/02/2017minha estante
Maurício, se tiver o livro "It", leia o último parágrafo da página 129. Stephen, por meio da personagem, parece se justificar sobre esse assunto. Hauahauu Massa!

Mauricio 07/02/2017minha estante
Kkkkk...verdade Dani. Muito bom. O cara é um gênio msm. Eu não tinha reparado nisso. MT legal. Mas é como ele fala...uma história bem contada tem todos os elementos que a gente procura.