O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Anderson808 04/05/2024

O que eu achei de O Iluminado?
É o primeiro livro do Stephen King que eu li, sempre soube que O Iluminado era uma obra consagrada do autor e um clássico do terror, tanto que inspirou o filme, o qual foi o motivo de começar por essa obra do autor. Percebi que o autor gosta de descrever muito bem tudo que está acontecendo, mas como a história te prende desde o início, em nenhum momento a leitura se torna maçante. A forma como o autor vai trazendo as histórias do hotel também ajuda a manter o suspense e o mistério do início ao fim! Eu amei o livro e recomendo!

sthe.may 03/05/2024

O Overlook ficava à vontade com os mortos.
Em ?O Iluminado?, Stephen King não apenas nos transporta para os corredores sombrios do Overlook Hotel, mas nos mergulha em um turbilhão de horror psicológico. Para mim, foi uma leitura de 5 estrelas e tornou-se um favorito.

A narrativa é habilmente construída por King, onde demonstra uma maestria notável em sua escrita, com uma tensão crescente e uma atmosfera claustrofóbica. Apesar de certos aspectos da trama serem previsíveis, é crucial contextualizar o livro dentro de sua época para apreciar completamente a obra. 'O Iluminado' não apenas estabeleceu os padrões do horror literário de seu tempo, mas permanece como uma referência atemporal e essencial no gênero.

Um dos maiores triunfos é a complexidade dos personagens, especialmente de Jack Torrance. Ele é retratado, como alguém assombrado por seus demônios internos: seu temperamento explosivo, o alcoolismo e os traumas do passado dilacerante com seu pai. Apesar de seu suposto amor por seu filho, suas motivações parecem centradas em evitar a vergonha de ele próprio, cair ainda mais baixo, revelando um egoísmo presente em suas decisões.

À medida que a história avança, torna-se evidente que o hotel exerce uma influência terrível sobre Jack, potencializando suas piores características e manipulando-o. Contudo, quando Jack recuperou o controle de seu corpo e, em suas últimas palavras, disse ao filho: ?E não se esqueça do quanto eu amo você?, causou um impacto profundo em mim.

King não idealizou Jack para ser um personagem admirado; embora problemático, o autor não o detesta. Pois há uma conexão intrigante entre o autor e sua obra, King confronta seus próprios demônios por meio de Jack, refletindo seus desafios pessoais com o álcool e as drogas. Sutilmente, o autor investiga a noção de que, ao evitar confrontar seus próprios demônios, poderia deparar-se com um destino semelhante ao de Jack.

Em resumo, é uma obra obrigatória para os apreciadores de suspense e horror. Esta edição com os capítulos extras que exploram o passado do Hotel Overlook é especialmente recomendada para aqueles que desejam aprofundar ainda mais sua imersão.

j0aoferreira 03/05/2024minha estante
Se você gostou desse, vai gostar muito de doutor sono, é muito bom

xzsatur.no 03/05/2024minha estante
Esse livro é muito bom! Sempre fico em dúvida se meu favorito é O iluminado ou It a Coisa. Dois livros maravilhosos!

Duda.bae 03/05/2024minha estante
Jack é um dos personagens do King mais bem desenvolvidos na minha opinião por enquanto. Que bom que gostou, Sthe, esse livro é incrível, resenha perfeita aliás. ?

stephany :) 03/05/2024minha estante
Amei sua resenha amiga, estou muito ansiosa pra ler esse e que bom que você gostou!!! ?

Fabio 03/05/2024minha estante
Belíssima resenha, digna desta obra prima do terror!!!??

Jeandela 03/05/2024minha estante
preciso mto comprar essa edição física mds

sthe.may 04/05/2024minha estante
@Ste muito obrigada ??? eu amei, você já sabe como o King é o melhor

sthe.may 04/05/2024minha estante
@Kakau é mto bom mesmo! Aliás, vi que você estava lendo Carrie, como foi a leitura?

sthe.may 04/05/2024minha estante
@Duda obrigada pelo carinho miga ???? muitos dizem por ser uma escrita prolixa, mas eu não sinto isso, o que acontece é que o King sabe desenvolver os personagens dele ??

sthe.may 04/05/2024minha estante
@Fabio muito obrigada, e aliás são as suas resenhas que são incríveis!

sthe.may 04/05/2024minha estante
@Jean já leu os capítulos extras?

xzsatur.no 04/05/2024minha estante
@sthe.may, bom demais! Super fluído.

Jeandela 04/05/2024minha estante
@sthe.may n tenho certeza, mas acho que a edição que baixei não tinha

Jonatha8 03/05/2024

Bom suspense
O autor nos prende de uma forma muito boa a cada detalhe do livro. Apesar de não considerar o livro como de ?terror?, é um livro que sim? possui momentos de bastante agonia.
Foi meu primeiro contato com o King, lerei outras obras do mesmo.

Guilherme2666 03/05/2024

Assisti ao filme anos atrás e gostei muito mas sempre me perguntei o pq do King odiar tanto a versão, ao conferir a leitura pude ter uma noção.
Basicamente é um horror sutil baseado na ótica de Dan, o verdadeiro iluminado, talvez o preço por ter um Jack Nicholson no elenco é sua luz na atuação cegar a todos. No livro podemos ver o real protagonismo de Dan e suas agonias ao explorar sua mediunidade em um local marcado pela dor e rancor.

Lavi 03/05/2024

Uma clássico
Gostei bastante da experiência de ler o iluminado, principalmente porque já virou um clássico do terror. normalmente, eu sempre acho alguns defeitos na escrita do king que acabam baixando as minhas notas para os livros dele, e aqui não foi diferente. porém, nada com destaque suficiente para eu mencionar. gostei muito de consumir essa história pelo ponto de vista do danny, meu personagem preferido, mas detestava toda vez que o jack era o foco. nossa, que personagem insuportável (mesmo antes do overlook).

Clio0 03/05/2024

Uma das mais populares obras de Stephen King é um relato pessoal ficcionado para ficar mais palatável para ambos, escritor e leitor.

Jack é um pai de família tentando se firmar novamente após anos como dependente quimíco. O surgimento de uma vaga de emprego como zelador de um hotel é uma ótima saída, infelizmente os fantasmas que lá habitam provocarão a recaída e todo o terror sobre a esposa e Johnny, o filho sensitivo.

A leitura é rápida justamente por ser compassada com a deterioramento do personagem. Há poucas inferências de outros pontos de vista, e tais não fazem falta. Não é propriamente um livro para deixar alguém insone, mas o clima de opressão e catástrofe iminente são ótimos.

Outra raridade na escrita de Stephen King: o final é bom.

Recomendo.
Danilo 03/05/2024minha estante
Esse eu tenho.

Titi 03/05/2024

Releitura maravilhosa, não lembrava de muita coisa, e o que eu lembrava simplesmente ficou muito melhor. A relação da família é muito bonita e a decadência de jack é penosa, toda construção te agoniza pq tu sabe q ele é um cara bom e no final danny/wendy perceberem q ele foi possuído pelo hotel é reconfortante, ainda mais com ele no final recobrando a consciência. Tudo é bem alinhado até o final, desafios, resoluções, o terror e o suspense. Amei demais, n favorito novamente mas entendo pq favoritei na época, foi o primeiro livro q me prendeu até o final, devorei ele e o mesmo me introduziu ao mundo da leitura, e agora posso dizer q ele reacende a chama de uma boa leitura em mim. Stephen king sabe mto oq faz, o cara é bom!

thaynara 02/05/2024

Que livro maravilhoso, esse livro me fez sentir tantas coisas que eu nem sei como explicar
um dos melhores, se não, o melhor livro que eu já li na minha vida.

ClAudio.Persa 01/05/2024

King é o Rei!
Sem duvidas, esse é um dos melhores livros do King (se não o melhor) e também um dos melhores livros que já li na minha vida.
O fato de nunca o ter lido antes e nunca se quer ter visto o filme, concerteza, ajudaram na experiência de ler essa obra prima.
Sem duvidas, ja é um dos meus livros favoritos de todos os tempos.
Vale cada minuto na leitura.

MARTA CARVALHO 30/04/2024

Fiz uma leitura lenta, mas sempre que lia eu imergia no Overlook acompanhando a saga da família Torrance dentro daquele hotel sinistro.
Um hotel suntuoso, que viveu seus tempos áureos por ocasião de sua inauguração, mas que escondia em seus recantos casos de ganância, traição, falcatruas, assassinatos e suicídios de hóspedes e funcionários, deixando um histórico cercado de catástrofes e tragédias.
Seus corredores carregados por anos de dor, maldade, ressentimento... sentimentos esses sobrecarregados de energia negativa, são capazes de provocar e atingir os mais sensíveis, principalmente uma criança iluminada como Danny que tem o dom de se transportar mentalmente no tempo, prever acontecimentos e ouvir pensamentos, mesmo dos que já partiram.
A família Torrance que já tinha um histórico cheio de mágoas com um pai ex-alcoólatra, desempregado e com sonhos frustrados, uma mãe com um passado triste que a torna dependente emocionalmente dos membros da família e um filho com dons incompreendidos que é dado como problemático mesmo apresentando uma inteligência superior a uma criança de 5 anos, se vêem presos nesse local isolado por causa da nevasca que os cerca, até quê o genitor acaba sofrendo uma influência perturbadora do hotel, ou a coisa sinistra que habita o local, induzindo-o, através de alucinações e destacando seus traumas e frustrações, a cometer um ato insano, exterminar os membros de sua família.
A escrita do King é viciante e pra quem curte esse tipo de leitura é uma boa distração, tendo adrenalina, sustos, apreensão, expectativa e terror fantasioso na medida certa.

Kety.Helfstein 30/04/2024

Nunca assisti o filme e acho que isso me ajudou muito na leitura, porque todos os acontecimentos foram uma surpresa pra mim, tinha visto alguns cortes das gêmeas no corredor e fiquei decepcionada que essa cena é de outro jeito no livro.

Eu gostei muito do livro, gostei muito dos personagens principalmente, é um livro que acontece aos poucos, mas me envolveu de uma forma que eu gostei.

Ele não foi tão assustador como eu pensei que seria, mas teve umas duas cenas que me deixaram de olho arregalado depois.

Eu me surpreendi também pelo fato da Wendy, ela foi aquela mãe guerreira, que faz de tudo pra proteger o filho.

O final desenrolou de uma forma que eu gostei muito também.

Rafael1638 30/04/2024

Clássico é clássico!
Não tem jeito! A história é envolvente do início ao fim. Comecei assistindo ao filme e agora o livro, a adaptação é até fiel, mas lendo a gente consegue entender melhor como que Jack virou um assassino, conseguimos entender melhor o motivo da criança ser iluminada e ver que a mãe não é tão sonsa quanto no filme. História perfeita!

Auribook_02 30/04/2024

Perfeito
Que história mais impressionante.
Gostei muito, foi um pouco lento no começo, mas depois consegui avançar com rapidez, mas ainda demorei muito para terminar por alguns motivos pessoais. Gostei de tudo, da escrita, dos personagens, de cada suspense. Foi uma leitura muito boa.

gabs 30/04/2024

''O Overlook ficava à vontade com os mortos''
Finalmente acabei esse que eu demorei TANTO lendo.
meu primeiro contato com o stephen king e o saldo foi positivo. acho que o motivo de eu ter demorado pra terminar foi a densidade e abundancia de detalhes do livro (e olha que eu to acostumada a ler george r.r martin kkkk). mas acredito que cada pedacinho da história é importante pra construção e desenvolvimento dos personagens, faz você ir percebendo, de pouco a pouco, o quanto o hotel ta mexendo com cada um deles, o overlook se infiltra neles lentamente. e por falar em overlook, é incrível ver que o hotel não é apenas um cenário ou plano de fundo, mas sim um dos personagens principais.