O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

lucasrespindola 27/02/2020

Não sei qual o meu problema com alguns livros do King, mas enquanto eu AMO alguns, eu acabo não gostando de outros. Aqui eu achei que teve seus momentos ótimos, mas muita explicação desnecessária, infelizmente...
Bell 27/02/2020minha estante
King costuma ser prolixo. Em alguns livros mais que em outros. Gosto mto de O iluminado, li mtos anos atrás, na minha adolescência.

FalaLud 27/02/2020minha estante
Eu nunca li nada de King, mas não sei pq tenho essa impressão (de que tem obras ótimas e outras mais ou menos). Quais você gostou mais?

Samanta.Godoy 27/02/2020minha estante
Tem obras do King que eu arrastei na leitura por conta do excesso de explicações, mas eu sempre acabo gostando da leitura no final ?. O iluminado é meu favorito dele ??

Bell 27/02/2020minha estante
Um autor com TANTOS livros, acaba tendo uns melhores. Eu já li praticamente tudo dele. Amo Cujo, Trocas Macabras e Zona Morta dos antigos.

Andrea 27/02/2020minha estante
Não estou sozinha no mundo!!! \o/

Eu tenho tendência a gostar dos que não são bem avaliados e não curtir muito os com maiores notas. XD

lucasrespindola 27/02/2020minha estante
Olha, eu gosto muito de Carrie, Misery e Sob a Redoma.

Andrea 28/02/2020minha estante
Dos citados: Cujo tá na minha meta depois de ter lido Trocas Macabras; Zona Morta eu pretendo reler (porque não curti na primeira); Carrie eu nunca tive vontade de ler; Misery ainda tá na minha listinha e Sob a Redoma eu abandonei. XD

Como ninguém citou A Torre, gente... :P

lucasrespindola 28/02/2020minha estante
hahahahha da torre eu só li os dois primeiros infelizmente, mas pretendo continuar

KimStain 05/10/2020

Sobre o livro.
Bom, na verdade são 3.5 estrelas a nota, aqui no site não dá pra por a nota quebrada, enfim.

Não é segredo que eu não gostei muito de O Iluminado, quem leu minhas pequenas impressões nos históricos de páginas lidas sabe. Eu não entendi o por quê desse livro ser tão louvado, e tipo, um livro Desespero ser tão pouco reconhecido ou ruim, pra mim, Desespero da de 10 á 0 em O Iluminado.

O que não gostei? Vai parecer meio cringe falar isso, mas tenho que dizer que foi a parte de desenvolvimento, a famosa parte massante do King, mas eu ñ tenho problemas quanto a isso, eu amei IT, Desespero, e eles tem boa parte em desenvolvimento, mas essa parte desses livros é muito boa, é um desenvolvimento que agrega demais ao andamento da história, mas em O Iluminado, tem muito desenvolvimento desnecessário, capítulos gigantes falando sobre algo do passado dos personagens, que pouco importa pro andamento da história. Mas também não é só essa parte que tem coisas desnecessárias, mas no presente da história tem também, tem um capitulo com o Danny e uma mangueira, esse foi o fim pra mim, são quase 300 páginas de pura lenga lenga, claro, existe coisas necessárias, e ,muito boas durante essa parte, mas eu, em pessoa, só consegui me conectar inteiramente com a leitura, bem na metade do livro pro final, a parte do final é sensacional, não tem o que criticar, o final foi lindo, o problema desse livro é ele ter esse tanto de páginas, dava pra condensar esta história com bem menos capítulos. Posso ter lido errado, posso, mas não vejo isso agora, no futuro, eu posso refazer a leitura e tentar mudar um pouco minha ideia, mas por enquanto, minha palavra esta dita aqui.

Vou ter que falar também, eu prefiro mais o filme do Kubrick que o livro, o Kubrick acertou demais em fazer aquela adaptação do livro, ele remodelou a história muito bem, e ficou um resultado incrível, é daquele jeito que o livro deveria ter sido. Eu amo o mestre King, porém não passo pano pra tudo, nem mesmo pra uma obra dele tão aclamada, se eu ver algo que não gostei, eu falo, e volto a frisar, Desespero é muito melhor que o Iluminado, e merecia mais destaque.
Moisés 09/10/2020minha estante
Estou lendo esse livro agora e tô tendo essa mesma sensação dele ser extremamente arrastado falando coisas desnecessárias e ta meio me cansando, tô na parte do capítulo da mangueira. Só continuo lendo porque dizem que melhora depois e por ser uma obra tão aclamada, mas ja tive vontade de abandonar a leitura algumas vezes

KimStain 10/10/2020minha estante
é raro achar alguém que teve o mesmo pensamento que o meu, quase a fandom inteira do King tem esse livro entre o top5 favoritos.... Pra mim não foi boa a leitura não, não vale a pena quase 200 páginas só de enrolação, claro, tem algumas coisinhas legais, mas na maioria são coisas que tanta faz, não tinha necessidade de estar ali, essa da mangueira foi o ápice pra mim quase estacionar a leitura, não vou falar dropar, porq livros do King eu ñ vou dropar nenhum mesmo que esteja horrível a leitura, por isso que eu só pego pra ler, livros que sei que vou curtir. Pra mim o problema de O Iluminado é só essas 200 e poucos páginas de enrolação, mas no final vc está certo, o final é sensacional, a parte que começa realmente de fato ir pro que interessa, e termina de forma satisfatória e feliz. Mas foi difícil.

Imi 04/12/2023

Que livro incrível, surrealmente bom, eu nao tinha muita expectativa pra ser sincera, nao tinha gostado muito de it, mas senhor, esse livro é muitooooo bom,eu li doutor sono antes, acho que teria sido mais impactante lendo depois, mas nao me arrependo, gosto muito dos dois livros e to pronta pra ler mais do SK.

Gisinha 15/12/2021

Que livro foi esse?
Acredite, acabei de ler e ainda estou chocada ?

O iluminado, de Stephen King, traz a história de Daniel Anthony Torrance, também conhecido como Velhinho (sua alcunha, que revela seu gosto pelos desenhos do Pernalonga), ou simplesmente Danny. O menino vive em uma cidade decadente do Colorado com a mãe muito amorosa e o pai que é professor e, apesar de sentir o mesmo, tem sérios problemas com o alcoolismo, que trouxe inclusive problemas com violência doméstica.

Tentando se livrar do vício, o pai de Danny aceita uma vaga de zelador em um hotel isolado nas montanhas em pleno inverno, para se muda com toda a família. Um emprego aparentemente perfeito, que pode até dar a Jack o sonhado tempo livre para trabalhar em seu livro que deseja publicar. O que poderia dar errado?
Nii 15/12/2021minha estante
Aaa tô lendo-o

Dhewyd 10/02/2022minha estante
Esse tenho também... o livro e o filme compensam muito.

Aninha.Costa 10/02/2022minha estante
O filme eu nunca vi, mas tenho interesse em ler Doutor Sono que me parece ser uma continuação com o Danny adulto

Roberto.Vasconcelos 31/12/2021

Poucas coisas chegam a ser tão incríveis
Pqp !!!! Que livro! Uma das melhores histórias que já li já vida , vc pode sentir em cada página a dedicação que o king pós na história. A narrativa, as descrições , o cenário, os personagens é tudo feito a perfeição. Meu coração bateu tanto acompanhando o pequeno Danny e sua família que nem queria que acabasse , me apeguei demais a ele e a mãe dele , que puta personagem essa mulher foi , muito diferente do filme que não faz jus a historia ,entendo porque o king não gostou do filme. Não tenho nem o que dizer além de que é com certeza um dos melhores livros que já li na vida e vai ficar pra sempre no meu coração. Se vc não gostou de o iluminado eu respeito sua opinião, mas vc está errado!
Biel 31/12/2021minha estante
Minha 1° experiência com King está sendo com Joyland. Tô gostando muito. Adoro as referências que o King coloca nos livros dele ??????????

Roberto.Vasconcelos 31/12/2021minha estante
Todos os livros do king valem a pena mas alguns realmente brilham mais que outros, ele sabe como mexer com o emocional de forma incrível, é outro nível de experiência. Se os outros livros dele forem tão bons assim vou ser um leitor muito feliz

Ricardo 30/12/2020

Luzes em um hotel sombrio
Meu terceiro livro do autor, minha penúltima leitura do ano. Em uns 5 dias terminei, sabendo que o livro ia me prender em sua história.
Existe um certo determinismo no livro, lutar contra ele é possível, mas ganhar nem sempre será.
Escolha um momento que você tenha muito tempo livre, porque provavelmente não vai querer parar de ler. :) outra coisa: essa edição da Cia das letras tem um texto inédito desde 2016 (se não me engano).

Sakurazuka 05/06/2022

Como é bom ler um livro bom. O King tem um jeito de escrever e contar as coisas que te prende demais. Mil vezes melhor que o filme. Terminar a leitura com um sorriso no rosto é a melhor sensação.

Tyneee 14/12/2022

Superestimado
Estava com grandes expectativas para esse livro. Os personagens são bem desenvolvidos mas o enredo deixa a desejar. Logo no início já dava para perceber o que ia acontecer no final, não foi nem um pouco, surpreendente. E era muito óbvio que "redrum" significava assassinato ou assassino, ou seja, o livro é muito extenso para um final sem graça. Queria saber mais sobre a história do hotel,enfim... Pior livro que li do King até agora

Jenni 03/01/2024

"Este lugar desumano cria monstros humanos."
Por algum motivo, eu estava adiando a leitura desse livro, mas finalmente decidi pegá-lo para começar a ler, e assim como tudo que já li do King, eu amei. Mesmo lidando com o sobrenatural, o que mais me assusta nos melhores livros do autor são os monstros humanos. Ele consegue mostrar uma face dessas pessoas que sempre me deixam aterrorizada, por saber o quão reais essas histórias podem ser.
Voltando ao aspecto sobrenatural, senti-me enlouquecendo junto com os personagens. Ainda não assisti ao filme, mas se conseguiram adaptar 1% dessa obra, já posso me preparar para muitos sustos e bastante sangue. Prefiro os livros de terror em vez dos filmes, pois acho interessante ver o quanto nossa mente pode imaginar dessas cenas macabras, nos assustando por conta própria.
Uma coisa que sempre me pega em livros desse tipo são os protagonistas crianças; é uma mistura de inocência com um amadurecimento precoce diante dos acontecimentos, o que realmente me faz pensar. Além disso, há um foco fascinante na psiquê humana.
Apesar de haver uma narrativa excessivamente descritiva em algumas partes, não foi algo que me incomodou. Recomendo bastante essa edição em específico, por contar com partes inéditas sobre a história do hotel, do Jack e o que aconteceu depois, enriquecendo ainda mais a trama.
Confesso que adiantei essa leitura para ler a continuação "Doutor Sono", que me chamou mais atenção.

Rainy Rangel 08/07/2020

"Tirem as máscaras! Tirem as máscaras!"
''O mundo é um lugar duro. Não se importa com a gente. Não odeia você nem a mim, mas também não morre de amor por nós.''

Após sérios problemas com o alcoolismo e ter perdido seu emprego por não conseguir controlar seu instinto violento, Jack se vê diante do que podemos chamar de uma grande chance de mudar o futuro da sua família. Ele consegue emprego como zelador temporário no grande Hotel Overlook, no período de inverno, onde o hotel fica fechado e isolado na neve.
Mas o que Jack não sabe é que o Hotel foi cenário de muitas mortes misteriosas e pelo que parece, nenhum dos mortos quis sair de lá.

REDRUM

''Tirem as máscaras! Tirem as máscaras!''

Uma história cheia de mistérios e acontecimentos marcantes. Um pai com personalidade difícil, um menino iluminado, uma mãe que só quer proteger o filho e um hotel faminto por poder e destruição. Quem vai cair primeiro? Quem vai se entregar aos acontecimentos malignos do Overlook?

''Alucinações, às vezes, podiam ser contagiosas.''

Me vi imersa na historia e presa aos personagens logo no início. Me encantei pelo menino Danny e tive um apreço muito grande pelo seu pai, Jack Torrance, que me pareceu um bom homem capaz de fazer o melhor para o bem da família, porém o Hotel não quer isso, e é a lenta mudança de Jack para seu completo estado de loucura que faz a história do Overlook, com suas referências macabras de Edgar Allan Poe ser uma das mais incríveis que já li.

site: @umlivrodepoisoutro

Fllivis 20/06/2021

Foi um dos livros do King que mais tive medo. Simplesmente incrível, emocionante e assustador. Sem dúvidas, está no meu Top 3!

Mabi21 17/04/2021

King ganhou meu coração.
Eu queria ler Stephen King há muito tempo. Como sempre, fui colocando outros livros como prioridade, e esse foi ficando... Até que eu ganhei o sorteio na live da Twitch da Aya Literária (a live literária que mais dá presentes no Brasil todo) e, por sorte, ela escolheu me dar O Iluminado de presente. Assim que o livro chegou aqui em casa, num sábado meio tristinho, eu já comecei a ler. E é fácil entender porquê falam tão bem do King.

Honestamente, a escrita dele é fantástica. Rica em detalhes, sem se tornar maçante. O desenvolvimento da história, do ambiente, dos personagens... tão bom. King realmente sabe escrever. Ao terminar o livro, não senti o cansaço de ter lido tantas páginas, nem tédio pelas descrições. Senti que encerrava uma história.

site: https://www.instagram.com/surtosdeumaleitora/
Cristiane 17/04/2021minha estante
Tenho este livro e ainda não consegui ter coragem para lê-lo.