O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Aline Casellato 27/10/2022

Jack um vilão ? Eu acho que não.
É curioso como um livro que passa somente em um único cenário consegue ser tão bem desenvolvido e se manter interessante. Algumas partes foram muito detalhadas sem necessidade, porém não tirou o brilho da história ( só tornou o livro menos fluído em alguns momentos ).

Confesso que fiquei apegada ao que acontecia no filme, e qual não foi minha surpresa quando vi que a história toma rumos completamente diferentes. Aliás ler King pra mim é sempre um problema por que conheço muitas adaptações cinematográficas.

Pra mim uma das maiores qualidades do livro é que o Jack é um dos personagens que eu mais sinto que conheci a fundo. Não consegui considerá-lo um vilão. Ele teve seus momentos, mas vi ele somente como um homem frustrado, que acabou sendo tomado pelo Overlook justamente por ter suas ambições atenuadas. É sedutor ouvir o que precisamos e queremos.

Fiquei com vontade de chorar na última cena do Jack e do Danny, e confesso que tirei muito da minha visão negativa dele nesse momento.

Danny inclusive foi um show a parte? adorava TODAS as cenas que ele estava ouvindo os pensamentos ou se comunicando através deles. Quero muito ler mais sobre isso, e sei que temos Doutor Sono.

4.5 somente devido a morosidade que as vezes tínhamos. De resto King sendo King.
Craotchky 28/10/2022minha estante
Sobre essa dimensão do livro se passar em apenas um cenário... Nada supera Jogo perigoso. Praticamente todo ele se passa em um único cômodo da casa! É impressionante!

gvnnrs 08/06/2021

"O mundo é um lugar duro, Danny. Não se importa com a gente. Não odeia você nem a mim, mas também não morre de amor por nós. Coisas terríveis acontecem no mundo, e são coisas que ninguém pode explicar. Indivíduos bons morrem de forma ruim e dolorosa e deixam as pessoas que os amam sozinhas. As vezes, parece que só as pessoas ruins permanecem sadias e prósperas."
Mello 08/06/2021minha estante
tá na minha TBR. tô muito ansioso pra ler ??

Madu Godoy 27/01/2022

Eta livro lento demorei mais do que eu imaginava para concluir essa leitura, até porque a princípio a história estava me envolvendo muito, porém eu diria facilmente que poderia ter -100 páginas do que realmente tem. Fiquei em dúvida se dava três estrelas ou quatro mas parando pra pensar mesmo no livro como um todo é realmente incrível

Ana Karina 08/05/2020

O Iluminado
Só digo uma coisa, como eu me arrependo de ter assistido ao filme antes de ler o livro, ele acabou com a minha experiência, tanto que as cenas que não tinha no filme e acabei vendo no livro foram as que me deixaram tentas, tem uma cena, na verdade duas que é do pai e do filho que acontece separadamente que envolve os arbustos que, meu Deus, parecia que eu estava ali vivenciando aquilo. O livro é bem completo mostrando o passado do Jack, como a mãe é forte e a criança também, pois no filme parece que eles estão ali de figuração. Sem palavras para descrever, muito que recomendado, e se você estiver lendo, e conseguir ler o livro primeiro, faça isso, e até melhor se você não quiser assistir ao filme, faça isso também. rsrsrsrs, pois só lendo o livro a sua experiência será ótima, pois achei o filme muito sem graça.
Ludmila 08/05/2020minha estante
Ainda bem que não assisti o filme. Tenho o livro. Vou ler :D

Ana Karina 08/05/2020minha estante
Ai Ludmila, não assista, leia o livro primeiro, a sua experiência será muito melhor, se quiser assistir ao filme depois assista, se não nem faça isso também, achei aquele filme muito enaltecido e nem é tudo aquilo. rsrsrsrs

Ana 08/05/2020minha estante
também acho o filme bem sem graça (já achava antes do livro, depois da leitura então... hehehe) e uma das minhas cenas favoritas também foi essa do arbusto, provavelmente uma das que mais me marcaram

Ana Karina 08/05/2020minha estante
Nossa Ana eu também achei o livro bem sem graça quando assisti e também tinha sido antes de ler ao livro. rsrsrs. Pra mim foi decepcionante, e ainda teimei e fui assistir ao doutor sono.

Sandra 08/05/2020minha estante
mas é terror né... acho q nem livro nem filme kkkk

@julianapena.books 08/05/2020minha estante
o filme* bem sem graça quando assisti

Ana Karina 08/05/2020minha estante
Ah Sandra dê oportunidade para o livro. Ele não é tão terror assim. Acredito que você vai gostar.

Ana Karina 08/05/2020minha estante
Nossa Juliana o filme é muito sem graça mesmo.

@julianapena.books 08/05/2020minha estante
Okay, mas acho que vc se confunde ao que escreveu acima pra Ana: ?Nossa Ana eu também achei o livro bem sem graça quando assisti [...]

Ana Karina 09/05/2020minha estante
kkkkkkkk Nossa verdade. Agora que fui ver, obrigada por avisar.

Gabriel 17/06/2021

É ótimo mas não funcionou para mim
É inegável que a escrita do King em "O Iluminado" é sensacional (assim como o enredo), mas a construção da narrativa e dos personagens foi um pouco lenta e penosa para mim. As 200 primeiras páginas são MUITO arrastadas (pensei em abandonar em alguns momentos). Do meio para o final as coisas começam a finalmente acontecer.

O Jack Torrance é, de longe, um dos personagens que eu mais odiei ler em toda a minha vida. A Wendy causa um pouco de raiva durante a leitura (demora muito para cair na real). O Danny e o Dick são os personagens mais interessantes da história, com certeza.

Eu reconheço toda a qualidade do livro em relação aos detalhes do hotel e dos personagens, mas não funcionou comigo. Eu esperava uma história mais eletrizante e que tivesse mais a ver com terror (o livro, ao meu ver, na verdade é um drama sobrenatural).

Não me arrependo da leitura, afinal esse livro é muito famoso e é interessante conhecer histórias importantes, mas não atingiu as expectativas que eu tinha.
Gustavo Rodrigues 18/06/2021minha estante
Na minha humilde opinião, a construção de personagem do Jack Torrance é a melhor que já li. Ele é um desgraçado, mas é muito bem construído.

Gabriel 18/06/2021minha estante
Exato. O objetivo do King era construir alguém detestável e ele conseguiu com mérito.

Kelly Viana 02/08/2021

A cada livro que leio, entendo porque Stephen King é considerado um monstro da escrita.
Nesse livro em especial, por mais que um lado meu quisesse saber o desfecho da história, o outro lado temia pelo que viria, afinal estamos falando de um livro escrito pelo king, então podemos esperar sermos surpreendidos.
Temos algumas paginas que podem ser consideradas descritivas demais, mas não apaga o brilho da obra
A história nos trás uma família que é composta por, Jack Torrance, um personagem que conseguiu me sensibilizar por sua luta constante contra o vicio e os traumas vividos na infância, seu filho Danny que me emocionou pelo amor que sente pelo pai, e por Wendy que demonstra toda a garra de uma mãe que ama e faz de tudo para proteger seu filho.
Enfim, Stephen king conseguiu mexer com meu emocional. Ele sabe como nos transportar para sua historia e mexer com nossa cabeça. E mais uma vez ele não me decepciona

Kess 24/10/2021

REDRUM
Jack Torrance é contratado para trabalhar de zelador em um hotel muito renomado o "Hotel Overlook". Lá ele e sua família ficam isolados, sem poder sair e nem se comunicar com o mundo exterior devido ao inverno intenso.

Acontece que este hotel tem um passado macabro e pode mexer com a cabeça de qualquer pessoa. Principalmente de Jack, o pai.

Danny, seu filho é uma criança que tem o dom de ser iluminado e pode sentir os perigos daquele lugar sinistro e tenta ao máximo não deixar que o o grande Overlook os engulam.

QUE LIVRO ABSURDAMENTE SENSACIONAL, BRILHANTE, CLAUSTROFÓBICO E AGONIZANTE!

A cada capítulo você se sente engolido pelo Hotel Overlook junto com os personagens. A tensão é grande é de prender os olhos em cada página!

SK I?U.
Marcos 24/10/2021minha estante
O king consegue transformar lugares em personagens. Igual fez com o Hotel nesse livro, e que personagem em kkkkkk

Kess 24/10/2021minha estante
Só sei que eu amei a sensação que o livro trouxe!

Bernardo Luiz 24/10/2021minha estante
Sensacional né.. eu adoro o desenvolvimento do jack e a redenção do personagem no final

Kess 25/10/2021minha estante
Bernardo, me senti tão envolvida nesse livro! Indicação maravilhosa a sua!

Bernardo Luiz 25/10/2021minha estante
fico feliz que tenha gostado ??????

Flávia Menezes 25/10/2021minha estante
Meu fav do King ????????

Kess 31/10/2021minha estante
Passando para dizer que eu também favoritei!

Luciano Alves 14/04/2022

Livro muito bom, Stephen King criou o cenario e a trama de um jeito muito bom.
Recomendo a leitura.

Deise 27/01/2021

Terceiro livro que leio do King. Nesse foi difícil eu me conectar com a história, pois estava acontecendo tudo devagar e isso não me predeu muito na leitura. Mas do meio para o final melhora, as coisas começam a acontecer. Eu achava que ia sentir medo, mas isso não aconteceu. É um livro até que "tranquilo". Enfim, gostei de como terminou e ainda esse ano pretendo ler a continuação, que é: Doutor sono.
NatAlia784 05/01/2023minha estante
Nossa só pelo plot, já fiquei curiosa pra ler hehe

Thiago.Cavalcanti 11/06/2023

Recomendo
Excelente livro, história lhe prende do início ao fim dando a empolgação de ler por várias horas sem se cansar.

Nathy 31/10/2020

Este lugar desumano cria monstros humanos
Não sei dizer ao certo porque demorei tanto pra ler esse livro, mas, depois de vários começos e desistências, finalmente consegui terminá-lo. Não tem o terror que eu imaginava mas ainda assim é um livro assustador. No início do livro somos apresentados a família Torrence e a riqueza na construção dos personagens faz com que seja impossível de não se encantar e se apegar a eles, de torcer pra que terminem bem. Acaba que fica fácil de compreendermos o porquê do comportamento (ainda que não tão agradável) de cada um deles. Cada membro da família tem os seus dilemas e as suas diversas peculiaridades. Jack está a beira do colapso. Wendy é forte e quer lutar por sua família. Danny é uma criança iluminada, literalmente. Enfim toda a fama do livro o precede, não há muito o que dizer mas, é um livro incrível e muitíssimo bem construído, Stephen não decepciona.

Reinaldo.Souza 12/11/2020

"Os monstros existem. Os fantasmas também. Eles vivem dentro de nós e às vezes eles ganham.”
O que dizer de O Iluminado que você já não tenha ouvido falar antes? Missão difícil, hein. Mas vamos tentar.

Jack Torrance arranjou um emprego de zelador em um hotel que fica completamente isolado no inverno. Ele, sua esposa, Wendy e seu filho, Danny estão preparados para deixar as coisas ruins no passado e recomeçar.

Porém, mal sabem eles que o hotel Overlook está cheio de coisas ruins preparadas para se alimentar do passado assombrado da pequena família.

Vamos começar dizendo que o hotel Overlook não é só um hotel, é praticamente o personagem principal da história. E digo mais, depois de ler Iluminado, você vai se pegar pensando em seu quarto de hotel se alguém, por acaso, já morreu ali hahahaha mas calma.

Eu sempre soube que O Iluminado era um clássico tanto pro cinema quanto para a literatura estrangeira e peguei o livro com as expectativas lá em cima. Ele me decepcionou? Jamais. Amo o filme e amo o livro. Amei cada momento dessa jornada, porém não considero um livro fácil de ler.

Ele é denso e trata muito sobre pensamentos, estado psicológico, passado. Ele cria por muito tempo o background dos personagens para só depois o UAU acontecer. Ele vai se desenrolando aos pouquinhos, sabe? A cabeça dos personagens vai mudando de pouco em pouco e eu achei incrível ver os gatilhos e as histórias e a forma como tudo se corrompe.

E o que falar no background do próprio hotel e dos seres que ali habitam? Não é um livro que vai fazer você ficar sem dormir a noite, mas com certeza, é um livro que vai te fazer refletir sobre nossos traumas e como lidamos com ele e quem nem tudo é preto ou branco. Sem falar no dom da Iluminação. Dom ou Maldição, né?.

Leandro 24/12/2023

Hotel overlook
Livro bem escrito e personagens bem desenvolvidos por esse grande escritor. Se você curte a tematica sobrenatural com terror e um poço de drama vai fundo que não vai se arrepender.