Daytripper

Gabriel Bá

Resenhas - Daytripper

Carlo Alexandre 12/01/2021

Reflexão
Na CCXP de 2020, que foi on-line, eu aproveitei para comprar as HQS de Umbrella Academy. Eles iam autografar ao vivo e bater um papo com os fãs. Quando perguntei qual o personagem preferido deles de o Brás foi citado. Eu corri pra comprar essa HQ e foi uma das melhores coisas que eu fiz. De primeira eu fiquei confuso, mas depois então entendi tudo e quando cheguei no final fiquei refletindo muito sobre tudo o que tinha visto. Os desenhos são obviamente maravilhosos e a história é ótima para refletir.

Teco3 22/11/2021

É interessante falar sobre essa HQ, pois cada pequeno detalhe dela parece ser bem singelo: os desenhos, a ordem dos capítulos, a diversidade cultural que traz, a paleta de cores escolhida e a abordagem realista, porém não fria de uma tematica que pode ser tão cru como é a vida e a morte. Quando começa sua vida? Pensando sobre essa obra me veio um poema do Calderon:
O que é a vida? Um frenesi
O que é a vida? Uma ilusão
Uma sombra, uma ficção
O maior bem é tristonho
Porque toda vida é sonho
E os sonhos, sonhos são

Elise 07/08/2020

Pra reler a cada 5 anos
Daytripper é uma história em quadrinhos feita pelos talentosos irmãos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá, dividida em dez volumes onde cada um deles nos conta algum acontecimento em determinada idade de Brás de Oliva Domingos, o personagem que iremos acompanhar ao longo dessa HQ.

Diferente das outras resenhas, não irei trazer a vocês sobre quem é o personagem ou o que ele está vivendo. Esse é aquele tipo de livro em que você deve mergulhar de cabeça e vive-lo intensamente.

Mas falarei sobre os aspectos que me fizeram terminar essa obra com os olhos marejados e o coração calado com tamanha delicadeza e maturidade que te colocam para pensar nos dias mais importantes da sua vida - e o que você anda fazendo com eles.

No meio da correria do dia a dia, nos deparamos com as preocupações triviais que prestamos mais atenção do que as coisas verdadeiramente importantes. Lutamos pela sobrevivência. Estamos, de fato, vivendo o que esse mundo tem a nos oferecer ou fugindo da questão final tão real que chegará a todos? Sim, a morte. Ela deveria mesmo ser dolorosa? Até porque ela irá acontecer. Não é melhor aceitarmos isso e então abraçarmos a vida tal qual como ela é?

A verdade é que somos cheios de vida e morte. E tudo bem ser assim.

Daytripper fala justamente sobre isso e sobre o que acontece entre esses dois intervalos inevitáveis. No meio de tantas mortes cotidianas encontramos os momentos marcantes que mudam o rumo da nossa história, e normalmente não percebemos quais são. Todos nos levam a conclusão de que a vida é imprevisível. E mesmo que você custe a planejar o que vem depois, o ponto de interrogação não irá embora. O que está a nossa espera encontra-se fora do nosso controle. E o futuro aguardado amanhã depende de como você o está construindo hoje.

Sem dúvidas esse se tornou um daqueles livros de que irei ler várias vezes, pois se torna uma obra com diferentes mensagens, igualmente importantes, para cada momento de sua jornada. Daytripper oferece uma profunda perspectiva sobre a vida. E ela é linda. Basta você permitir que ela, simplesmente, seja.
Pedrous 21/11/2020minha estante
Moça, obrigado por expressar nessa resenha exatamente tudo que estou sentindo agora que terminei de ler essa história. Faço de cada palavra sua, as minhas.

Matheus656 09/04/2024

Uma HQ que conta sobre a vida através da morte. A maneira como foi feita a elaboração da HQ, via um escritor que em seu primeiro emprego escrevendo obituários, escrevia todas suas possibilidades de vidas e mortes, onde cada uma te impacta de maneira diferente... Sem palavras, ler daytripper é sem dúvidas uma experiência incrível

Karina Oliveira 23/08/2020

Sensível
Dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá.
Esta HQ conta a história de Brás, filho de um escritor famoso, trabalha escrevendo obituários, mas almeja seguir os passos do pai.
A história é muito sensivel e traz uma reflexão sobre como a vida é efêmera. Podemos estar num momento fantástico de nossas vidas, ou em meio a fracassos, e este pode ser nosso último dia.
E quando chega o fim, o que ficam são as lembranças, não importando se o tempo de vida foi curto ou longo, se encontramos o amor, ou tivemos uma amizade verdadeira, ou realizamos nossos sonhos. Sempre tem alguém que vai sentir nossa falta, que tem a vida impactada pela nossa presença ou ausência.
"É apenas quando você aceita que vai morrer, que consegue se libertar..."
Que o tempo vivido, seja o bem aproveitado, pois nunca sabemos qual seja o dia e a hora da morte.

tripsdapaula 24/05/2020

Day tripper, day tripper, yeah!
HQ incrível com vários propósitos de reflexão. Tive a honra de conhecer o Fábio Moon e o Gabriel Bá na CCXP19 e adquirir a obra autografada - inclusive com um papo sobre Kerouac e influências na obra. Com autores tão incríveis, só poderia resultar em um quadrinho fantástico.

My | @pagesandseasons 09/01/2021

Um quadrinho singular
A cada capítulo você acompanha uma nova perspectiva da vida do personagem e consegue tirar várias reflexões.

Uma HQ sobre a vida, mas também sobre a morte, afinal, já dizia Jorge, a morte é parte da vida.

Esse foi meu primeiro contato com os quadrinistas e amei, a trama é envolvente e o traço muito bonito.

"A vida é como um livro, filho. E todo livro tem um fim. Não importa o quanto você goste do livro, você vai chegar na última página e ele vai terminar."

Pedrous 21/11/2020

Eu vou morrer!
Não existia momento melhor para eu ter lido essa história do que esse em que estamos vivendo.

Com a pandemia e a quarentena, as questões envolvendo morte rondam minha cabeça dia e noite, e sempre marcam presença até nos meus pesadelos. Medo de morrer, medo de pessoas queridas morrerem. Em diversos momentos a morte me atormenta, me paralisa, me desestabiliza.

Quando eu comprei Daytripper eu não imaginei que trataria desse assunto, e não fazia ideia de que seria uma leitura tão impactante, emocionante e profunda.

Mesmo eu achando essa mensagem de "aceitar a morte para aproveitar a vida" meio batida, os autores dessa HQ conseguiram abordar isso de um jeito totalmente real, imersivo e cativante.

Os desenhos e cores são impecáveis e passam muitos sentimentos. Os diálogos são realistas e incríveis. A narração é maravilhosa e certeira. O rumo da história prende, surpreende e provoca.

Tantos momentos de identificação, tantos momentos de reflexão, tantas lágrimas...com certeza essa é uma das minhas histórias favoritas da vida, e espero que eu consiga reler várias vezes.

E não posso deixar de mencionar o trecho da história que se passa em Salvador. Meu muito obrigado aos autores por retratarem a cidade de uma forma tão real e viva, como ela é. Pela primeira vez li uma história em que personagens vão a lugares onde já fui, sentam em lugares onde já sentei e vivem coisas que já vivi da mesmíssima forma. Foi legal demais ter essa experiência.

Aegla.Benevides 16/04/2021

A melhor HQ brasileira já escrita
?Brás de Oliva Domingos passa o dia escrevendo obituários e a noite sonhando em se tornar um autor de sucesso ? ele escreve o fim das histórias de outras pessoas enquanto a sua própria mal começou.? Retirada da sinopse da HQ, essa frase descreve as 256 páginas emocionantes dessa história sobre a vida, a morte e o que existe entre as duas.
Os quadrinhos são divididos em dois grupos: fantasia e realidade. Enquanto os super-herois representam o escapismo, Daytripper é a fidedigna representação da vida real. Donos de uma maestria incomparável, os gêmeos Moon e Bá trazem, além de uma história muito bem contada, ensinamentos sobre a vida. Com uma rotina comum a qualquer leitor, o personagem principal, Brás (sim, uma referência ao Brás de Machado), permite-nos conhecer dez episódios que deram início e fim à sua vida. Desde o seu primeiro beijo na infância, até a velhice ao lado de sua esposa ? não necessariamente nessa ordem ?, cada um desses episódios mostra o quanto a vida é bela, mas frágil.
Daytripper é um expoente das HQs brasileiras, tendo todo o seu enredo desenvolvido em grandes cidades do país (São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e outras). Por ironia, foi primeiramente publicada pela Vertigo, no exterior, e carrega os prêmios Eagle e Eisner (este último é o correspondente ao Oscar dos quadrinhos). Tocante, reflexiva e singular: essa é Daytripper, uma das melhores leituras que já fiz na vida.

Eduarda Sampaio 12/05/2014

Mais do que uma história para ser lida, Daytripper é uma história para ser sentida.
Daytripper não seria o que é se não fosse uma história em quadrinhos. E isso porque as imagens, aqui, têm uma força avassaladora. Os momentos mais emocionantes da história muitas vezes dispensam qualquer palavra e sentimos o que Brás sente por suas expressões faciais e pelos ângulos que seu corpo assumem. Fábio Moon e Gabriel Bá dizem que Daytripper é uma história de silêncios. Eu diria que Daytripper é uma história de silêncios eloquentes e, acima de tudo, belos. Essa é uma história que pode ser apreciada tanto pelo que ela diz quanto pelo que ela não diz.

Para ler a resenha completa, clique no link.

site: http://maquiadanalivraria.blogspot.com.br/2014/05/daytripper-fabio-moon-e-gabriel-ba.html
Esdras Castiliano 02/05/2017minha estante
Ótima resenha, esse livro é incrível!

Cris 01/01/2022

Releitura
Depois de ter passado um ano da última leitura, decidi folhear algumas páginas. Percebi que algo tinha mudado. Talvez fossem os desenhos, as falas? Não, impossível. Fui eu, eu que mudei. Agora cada pedacinho da história, as idas e vindas de Brás fizeram sentido e fluíram pela minha essência. Ao terminar o livro tive a sensação de plenitude.

martines 11/04/2022

Top 10 all-time livros ja produzidos em território nacional
Definitivamente uma das obras primas inigualáveis da humanidade essa é a hq mais linda q o ser humano ja produziu

Narniano 13/01/2022

Obra prima, perfeição, maravilhoso, perfeito, cheiroso...
Cada desenho emana delicadeza. Cada palavra emana delicadeza. Cada trecho emana delicadeza. Essa história podia se chamar: delicadeza.

Depois de ter lido Daytripper, a minha vontade é querer viver mais. Aproveitar os momentos que me restam, e não ter medo do que o amanhã me espera. A vida é curta para todos, e nem 100 anos são capazes de satisfazer todos os milhares de desejos que queremos fazer, por isso viver é preciso.

Não vivemos eternamente. Podemos querer expulsar a morte, mas por mais que tentemos não pensar nela, um dia ela chega. É isso que vemos nas diversas vidas e mortes de Brás. Todo livro precisa do seu ponto final.

Por muitos momentos me senti confuso sobre o que essa história queria passar. Até mesmo achei que fosse uma coletânea de contos. Mas espere até o final, apenas espere. Tudo se encaixa, eu prometo.

Sou outra pessoa depois de ler Daytripper. Esse livro é completamente destruidor, pode mexer com todos os seus sentidos, pode te deixar com medo das peripécias da vida... mas ele é preciso.

Todos deveriam ler o que essas páginas maravilhosas tem a dizer. Uma história linda e repleta de VIDA.

Daytripper é SENSACIONAL.

Bárbara | @barbaraeoslivros 24/09/2021

Mistura de Efeito borboleta com A felicidade não se compra
Originalmente publicada como uma série mensal pela editora Vertigo, entre dezembro de 2009 e setembro de 2010, Daytripper foi lançada pela Panini como único encadernado em fevereiro de 2011, que reproduz integralmente o conteúdo da coletânea.
A HQ venceu um prêmio Eisner (considerado o Oscar dos Quadrinhos) em 2011.

Daytripper é uma reflexão sobre vida, morte, família e propósitos.
Brás sonha ser um escritor de sucesso, como seu pai Benedito de Oliva Domingos, mas acaba aceitando um cargo de escritor de obituários que o deixa frustrado.
Em outras linhas do tempo vemos a vida de Brás tomar o rumo que ele sempre esperou, ou não? mas, entre tragédias e perdas, o que sempre faz a vida valer a pena são as histórias afetuosas e repetitivas dos nossos pais, os momentos descontraídos ao lado de quem amamos, o companheirismo dos
amigos? A história é emocionante.
O tipo de grafic novel que eu gosto!
Além do tema tocante, a beleza dessa HQ está no traço e nas cores, cujas combinações trazem sensações variadas ao leitor.

Vale a pena conferir o belíssimo trabalho desses dois brasileiros que é reconhecido e premido internacionalmente.

Rosy 30/10/2020

Emocionante e reflexivo
Daytripper é um quadrinho super envolvente que nos conta a trajetória de vida de Brás, ao longos de alguns anos de importância pra ele.
As cores e as emoções trazidas neste livro são simplesmente incríveis. É uma história com várias chamadas que vc lê em um dia, por ser tão envolvente, mas vc pode demorar semana, levando em consideração o que vc consegue refletir sobre cada evento que acontece na vida desse personagem.
Foi meu primeiro contato com um quadrinho físico e amei demsis.
É mto emocionante, com frases lindas e, embora algumas partes ficassem confusas por vc n saber se foi aquela a vida real do protagonista, vc consegue entender q tanto faz se foi uma ou outra. Todas estão conectadas de alguma forma e são importantes para que ele entenda o q passou e até onde chegou.
Mto recomendado, vale demais a leitura. É uma daquelas histórias atemporais, q vc pode ler sempre que precisar se lembrar do quão boa é a vida.