Daytripper

Gabriel Bá

Resenhas - Daytripper

Eduarda Veloso 13/01/2022

"...Chamado Vida"
"A vida é como um livro, filho" (...) "Nenhum livro é completo sem o fim. E quando você chega lá, somente quando você lê as últimas palavras, é que você vê como o livro é bom."

Essa história em quadrinhos não é apenas mais uma história em quadrinhos. Essa história muito tem a nos ensinar sobre a vida e sobre a morte. Brás de Olivas Domingos passa seus dias escrevendo obituários enquanto está sempre vivendo o começo de uma história, o começo de uma vida.

Thaís_Lou 19/10/2020

Triste e verdadeiro.
Uma HQ que nos traz reflexão tão intensa. Mexeu tanto com meu emocional, finalizei em choque de ver o quanto isso é verdadeiro.

Perigor 01/11/2020

O quadrinho das muitas versões da sua vida!
Tem resenha no IGTV do meu perfil no instagram @_perigor_

site: https://www.instagram.com/tv/CFmm5cAhJsS/?utm_source=ig_web_copy_link

Elô 01/07/2022

DAYTRIPPER
Só frizando que esse foi o melhor livro que eu li em toda a minha vida, a história é incrível e desde que eu li, nunca me esqueci, marcante do começo ao fim, indico demais
Brás, um cara comum da capital que passa por diversos recomeços, se é que posso dizer assim

Bibi 01/05/2022

Eu não entendia qual era a graça em ler quadrinhos até um tempo atrás. Achava que tudo se resumia a super-heróis e Turma da Mônica.⁣

Nunca pensei que poderia existir um tipo mais “maduro” — se é que posso chamar assim- de quadrinhos. Algo mais emocionante, tocante sobre coisas do cotidiano, sobre fatos históricos. ⁣

Até um tempo atrás eu achava que quadrinho era coisa de criança e, quando muito, adolescente. Foi com quadrinhos que uma Bibi mais novinha aprendeu a ler e se apaixonou pelo mundo da leitura. Mas eu achava que parava por aí. ⁣

Até que nos últimos tempos comecei a me interessar mais por essa leitura “rápida”, confesso que muito disso pelos curtos períodos livres que a faculdade me deixa. ⁣

Essa HQ foi uma das que veio para quebrar todo o “preconceito” que eu tinha com o mundo dos quadrinhos. Essa em especial me trouxe reflexões que julgo essenciais na minha (futura) profissão: o que é a vida? O que é a morte?⁣

Como será que o diagnóstico de uma doença modifica a vida de um paciente? Será que ele acaba com ela? Será que ele faz com que a vida tenha que recomeçar em um novo caminho: que o paciente tenha que aprender um novo estilo de vida, novos hábitos, uma nova dieta, reaprender a andar, a falar? Ou será que o diagnóstico realmente significa o fim? ⁣

Como deve ser a postura do profissional de saúde, do médico, em relação à essas percepções de um paciente? Como nós mesmos encaramos nossas dificuldades, nosso processos de saúde-doença? Os vemos como novas oportunidades de aprender e nos re-inventar ou os tratamos apenas como empecilhos inúteis que nos fazem perder tempo? ⁣

A princípio senti um pouco de dificuldade em entender o que estava acontecendo na história, mas quando tudo se encaixou, o sentido apareceu com toda a força, de uma forma linda e incrível.⁣

site: https://medium.com/@BiancaBolonhezi/daytripper-f%C3%A1bio-moon-gabriel-b%C3%A1-%EF%B8%8F-%EF%B8%8F-%EF%B8%8F-%EF%B8%8F-%EF%B8%8F-7a7d28773669

Dougmage 14/03/2021

A vida é como um livro, filho. E todo livro tem um fim.
Não importa o quanto você goste do livro... você vai chegar na última página... e ele vai terminar.
Nenhum livro é completo sem o fim. E quando você chega lá, somente quando você lê as últimas palavras... é quando você vê como o livro é bom! Ele parece mais real.

Ganhei Daytripper de um amigo em meu aniversário, e lembro que a primeira coisa que lhe perguntei a respeito foi: É sobre o que?
Ele fez uma pequena cara de dúvida pois não sabia necessariamente como responder a pergunta e disse: É sobre a vida... Quando li a primeira vez, me fez pensar muito a respeito dela.

Quem tiver interessado na obra, não irei dizer tanta coisa a respeito dessa fantástica história. Apenas leiam...

É uma loucura ler cada página, e saber que nossa história pode encerrar a qualquer momento. Que um ?te vejo semana que vem? pode ser que nunca aconteça.

Recomendo com todas as minhas forças!

Luan Rocha 01/10/2021

Quais são os dias mais importantes da sua vida?
Em Daytripper vemos o quanto a morte está relacionada com a vida e como isso nos trás o sentido de viver..
Aproveitem bem a vida e se poderem leiam essa obra incrível!

Asil. F 28/05/2020

as vezes precisamos morrer para provar q vivemos
sem palavras, é de uma delicadeza e de um amor isso....
simplesmente perfeito

Margô 18/08/2021

Quem morre vai pra o céu?
Gostei da segunda obra que leio dos gêmeos paulistas, Gabriel Bá, e Fábio Moon. Eu queria ser uma mosquinha pra ver estes caras trabalhando juntos, como é descrito ...
O café forte sem açúcar, como eles gostam, ( e como está presente nas narrações deles), e esta sensibilidade latente na criação dos quadrinhos que captam tudo que está no entorno do personagem.
A história , tem um roteiro atemporal e com uma sequência quebrada aqui e acolá, mas você juntas as pontas e consegue ver as coisas acontecerem.
Amei as imagens de Salvador e da Chapada. Me representam muito!

De quebra ainda tem a festa do Red River! Muito bom!! É uma ilustração de encher os olhos.
Bem, não é à toa que os paulistanos têm publicação nos EUA, Japão, França, Espanha etc.
E pra fechar com chave de ouro, é a história de um jornalista que consegue ser escritor!
Lindo né?
Confira e veja se te agrada.

Teco3 22/11/2021

É interessante falar sobre essa HQ, pois cada pequeno detalhe dela parece ser bem singelo: os desenhos, a ordem dos capítulos, a diversidade cultural que traz, a paleta de cores escolhida e a abordagem realista, porém não fria de uma tematica que pode ser tão cru como é a vida e a morte. Quando começa sua vida? Pensando sobre essa obra me veio um poema do Calderon:
O que é a vida? Um frenesi
O que é a vida? Uma ilusão
Uma sombra, uma ficção
O maior bem é tristonho
Porque toda vida é sonho
E os sonhos, sonhos são

Carlo Alexandre 12/01/2021

Reflexão
Na CCXP de 2020, que foi on-line, eu aproveitei para comprar as HQS de Umbrella Academy. Eles iam autografar ao vivo e bater um papo com os fãs. Quando perguntei qual o personagem preferido deles de o Brás foi citado. Eu corri pra comprar essa HQ e foi uma das melhores coisas que eu fiz. De primeira eu fiquei confuso, mas depois então entendi tudo e quando cheguei no final fiquei refletindo muito sobre tudo o que tinha visto. Os desenhos são obviamente maravilhosos e a história é ótima para refletir.

B.norte 10/01/2021

Delicadeza e sensibilidade
Um personagem, muitas histórias que são uma única história. É lindo, é sensível, é tocante. Amei e recomendo muito!
Dinanda 10/01/2021minha estante
Voltei.. Hehe

B.norte 10/01/2021minha estante
Apareceu!!!! Decidi que esse ano eu ia organizar minhas leituras por aqui ?

Dinanda 23/01/2021minha estante
Hehehe.. Eu voltei.. Mas também tenho que atualizar a minha.... Pq tá bem atrasada.

B.norte 24/01/2021minha estante
Hehehe, meu passatempo agora! Estamos passando tanto tempo em casa, estou lendo como se não houvesse amanhã.

Coruja 02/10/2012

Não me lembro agora exatamente onde ouvi pela primeira vez falar de Daytripper - acho que foi a Tayla ou a Angélica que fizeram algum comentário e o nome terminou por ficar em minha cabeça. E aí, quando estive no SANA em Fortaleza, no começo do ano, e dei de cara com ele em promoção, meti-o debaixo do braço com outros dois volumes sem pensar muito no que estava fazendo.

Foi uma decisão precipitada, especialmente se considerar que eu tinha virado o ano fazendo a promessa de que não compraria mais livros até terminar o que tinha à espera nas minhas estantes. Aliás, foram esses volumes que comprei na viagem que me fizeram primeiro quebrar a promessa e me justifiquei dizendo com meus botões que estava viajando e por isso podia comprar livros.

É, eu sei, é uma desculpa ridícula. Por que raios e cargas d’água eu fiquei tentando me justificar para mim mesma, é algo que não posso explicar. E ao longo de todo o ano, continuei não cumprindo a promessa...

Mas tudo bem, porque quando afinal me sentei para ler Daytripper, eu não me arrependi de minha impulsividade. Muito pelo contrário: descobri que tinha uma pequena obra-prima em mãos.

Às primeiras páginas do livro, você talvez se perca entre as idas e vindas, sem entender o que raios está acontecendo. Afinal, não se trata de uma narrativa linear, não existe uma encadeação lógica de fatos (e confesso que quando terminei o segundo capítulo, fiquei me perguntando se estava lendo uma ficção científica com algum tipo de plot sobre viagens no tempo ou dimensões paralelas. Foi só quando terminei a terceira parte que me toquei do que estava acontecendo...).

Cada capítulo de Daytripper é uma possibilidade, um caminho diferente que teria percorrido Brás – nosso protagonista – a depender das escolhas que fizesse. Escritor que começa num jornal como redator de mortuários, em cada parte do livro nós temos a visão de como seria a vida de Brás em tais e tais situações, com as conseqüências em resposta a cada um de seus atos. Cada história – porque os episódios da vida de Brás que nos são apresentados são histórias e vidas quase que completamente independentes – começa com um ponto-chave, decisões pequenas, que vemos então serem capazes de determinar uma inteira existência.

Vivemos com Brás múltiplas encarnações. Somos ora crianças, ora anciãos, lidamos com os anseios sobre qual carreira seguir, o temor de viver à sombra do pai, o encanto e a certeza de um futuro ao cruzar os olhos com uma estranha na faixa de pedestres.

A vida é algo tênue – somos lembrados a cada virar de página – que num único instante pode mudar irremediavelmente e você deve estar consciente que toda e qualquer escolha tem suas conseqüências. Toda ação tem uma reação, por menor que seja. E não há realmente tempo para arrependimentos e somos logo impelidos para novas outras tantas escolhas. Nem sempre é belo, não, mas é necessário.

É a vida, o cotidiano, o hábito. Nada menos que isso. E por isso mesmo, tão importante, tão intrigante e inspirador. “Essa é a história da minha vida. Respire fundo, abra os olhos e feche o livro”.

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)