Daytripper

Gabriel Bá

Resenhas - Daytripper

Ivandro Menezes 20/09/2016

"[...] a maior das experiências é EXISTIR." Craig Thompson

Há aproximadamente dez minutos concluí a leitura de Daytripper e confesso que não sei bem o que dizer a respeito. Não sei como descrever os traços, as cores de beleza ímpar, de tons introspectivos e profundos, na sigularidade dos detalhes realistas e vibrantes a ponto de nos fazer sentir a pulsação dos personagens, o cheiro incômodo do Continental e, sobretudo, as emoções tão alheias e tão nossas.

Aliás, o sentimento de pertencimento parece ser uma constante a cada quadro, a cada página, a cada frase, em cada detalhe que compõe o contexto em que as personagens transitam. Não há como negar que somos Brás, filhos de Benedito, marido de Ana, pai de Miguel.

Somos crianças correndo atrás de guinés, soltando pipa; jovens desbravando a vida e seus continentes. Somos assim cheios de sonhos e de realidade, cheios de vida e morte, dores e alegrias, perdas e ganhos, erros e acertos, fidelidade e traição.

Moon e Bá compreenderam e nos chama a compreender que só quando encaramos a outra face, que só quando temos um vislumbre do fim é que somos realmente livres.

Daytripper me levou a uma viagem profunda e densa, feliz e tensa às minhas memórias. Levou-me aos pés da cadeira de balanço de meu pai, às suas estantes cobertas de livros, às suas histórias no balanço do terraço. Levou-me às discordâncias adolescentes com minha mãe e no quanto nos tornamos companheiros fiés, amigos íntimos e eternos após a morte de meu pai. Lembrou-me o quanto a ausência dele nos fez enxergar tanto dele e de nós mesmos um no outro. Me fez lembrar do primeiro beijo na janela de um colégio público na minha esposa, no primeiro choro do meu primeiro filho, no primeiro olhar terno e emocionado em minha filha recém-nascida, do abraço gostoso de minha irmã, do carinho e amor pelos meus sobrinhos.

Levou-me, ainda, às minhas derrotas, aos "nãos" que a vida me trouxe, aos momentos de dificuldade e nas tantas perdas acumuladas ao longo do caminho.

Confesso ter chegado a última página com os olhos marejados, com o coração confuso e melancólico, mas com uma estranha sensação de que o vislumbre de meus dias até aqui e a certeza da morte que me aguarda no fim, trouxe-me, além da emoção, a certeza e a esperança de que a vida ainda tem muito mais para cada um de nós.
Ghi 18/02/2017minha estante
Senti as mesmas coisas e achei tão poético ao mesmo tempo que trata da dura realidade da vida. Maravilhoso.

Mario 06/09/2016

Uma viagem sobre a vida e a morte
Uma lição em forma de quadrinhos. Acho que essa é a melhor forma de definir essa obra prima que nos ensina muito sobre a vida e a morte e o significado de nossas escolhas perante àqueles que nos rodeiam. Tudo que a pessoa precisa saber sobre essa HQ é que vale a pena. A descoberta deve ser individual.

Andreas.Caycedo 14/03/2023

Orgulho BR
Parabéns a Fábio Moon e Gabriel Bá por nos representarem lá fora sem esquecer das suas raízes aqui no Brasil, história linda e reflexiva, definitivamente um achado.

rodrigol78 24/08/2016

A coisa mais linda que já li na vida até hoje!
Eu não tenho palavras pra descrever quão impactante foi a leitura de Daytripper. Eu tive vários momentos que me fizeram parar e raciocinar sobre a vida e na morte. Os irmão Gabriel Ba e Fábio Moon através do seu desenho e textos conseguiram transmitir muito conteúdo.
Quer entender, leia Daytripper.

Liliane32 08/04/2023

Emocionate
Sempre me emociono quando leio livros que falam tão bem para o coração. Este em particular é uma HQ que fala dos melhores momentos, daqueles que a gente gostaria de eternizar. A realidade se mistura com a ficção nesta história fantástica.
Gostaria de ser uma pessoal melhor, com mais paciência, mais generosidade e mais amor e lendo este livro me identifiquei bastante com as emoções e com a "vida". Maravilhoso!!

Raquel.Euphrasio 24/01/2022

Nem sei o que dizer... A vida é mesmo um estante.
Que historia emocionante, eu ri, chorei e pensei um monte.

Tayná 24/10/2022

É sobre vida
É uma obra, o conjunto da obra mesmo, LINDA.
E de uma sensibilidade, que valoriza e te faz atento aos sentimentos, te pega pela mão e te guia, gentilmente, pelo caminho da narrativa.
É um livro que vai me deixar pensando.
Ele é confuso no início, minha ânsia de entender logo, me localizar logo, de achar um sentido lógico e linear na narrativa me atrapalhou de realmente aproveitar a leitura, porque esse livro só faz sentido no fim, essa é uma aposta alta dos criadores, não é feito pra ser mainstream, porque ele não ta com pressa de te fazer entender.
Quando cheguei a última página e finalmente entendi, voltei tudo, reli juntando os pontos, juntando os detalhes tão cuisadosos, só com o fim eu entendi a obra, os motivos. Entendi porque é tão importante que seja exatamente assim.

Não da pra viver procurando sentido, porque o sentido só se fez no fim, precisamos sonhar, viver, buscar, pra morrer porque viveu muito.
Vou seguir com esse livro nos pensamentos, ele é um daqueles que vai me acompanhar pela vida e se alguém me perguntar sobre o que é o livro vou responder exatamente isso, sobre vida.

Vogel 14/04/2024

Que história marcante... rápida de ler e encantadora, essa história faz a gente refletir sobre tantas coisas sobre nosso cotidiano, sobre amores, família, amigos! As ilustrações maravilhosas, essa HQ é sensacional.

z..... 06/10/2015

"Estava a toa na vida, o meu amor me chamou, pra ver a banda passar, cantando coisas de amor". Foi o que veio a mente com a leitura dessa graphic novel, nacional e inusitada, no ótimo trabalho de Fábio Moon e Gabriel Bá, sobre a história de um personagem recontada várias vezes, até sua morte. A impressão despertada, como sugere a música, é de busca de sentido e felicidade na transitoriedade da vida, que podem se apresentar em circunstâncias rotineiras ou em oportunidades únicas, em diferentes fases da vida. As histórias revelam isso em Brás.

As que mais gostei foram dos 21 e 11 anos, onde há reflexão sobre ambições e a compreensão da felicidade em coisas pequenas, mas fundamentais, como a liberdade.

"E cada qual no seu canto, em cada canto uma dor, depois da banda passar, cantando coisas de amor". Na real, pode ser uma grande bobagem, mas lembrei do Chico Buarque por conta do Brás ser parecido com ele.

Muito bacana e surpreendentemente emotiva e filosófica.
Daniel.Lucca 12/01/2016minha estante
O Brás Foi realmente baseado no Chico...

Alvaro.Diogo 08/03/2021

Roteiro reflexivo e uma arte de beleza ímpar
Todas as aspas da capa e contracapa com elogios à obra não são nada exageradas. A HQ é tudo aquilo e muito mais.

Mas deixo um destaque ao roteiro que traz reflexões profundas sobre a vida e a morte, propósito e sonho, erros e acertos. E outro destaque à arte que emociona por si, em seus traços, no silêncio e no realismo de lugares conhecidos retratados nos quadros.

Tayanne Lobão 08/08/2021

uma história brasileira emocionante
Quando comprei a hq não sabia que eram autores brasileiros e pouco sabia sobre a história. Devo dizer que fiquei encantada e emocionada com o toque brasileiro que tinha, o sítio, as relações, o desenho sabe, gostei bastante.

Mymi 30/07/2015

Emocionante , empolgante ? História de vida
Ta, admito , não só chorei como refleti muito sobre a vida . Acho que esse era o objetivo do Fábio Moon e do Gabriel Bá .
O Brás , personagem principal , reflete em cada capítulo , mostrando o quão curta é a vida . Mas para isso ele ele utiliza de sua realidade , de NOSSA, realidade, sendo , altamente, intimista .
Leiam leiam , e quase como um livro de auto ajuda em romance . Para quem não gosta de livros assim , daytripper é uma boa forma de entrar nesse mundo.
Além de que é uma grafic novel , e de CAPA DURAA .
Leiam , comprem , vivam esse livro, e , se vc for sensível , prepare seus lencinhos .
Bjoo ???

Lulys 27/04/2022

Consciência da morte
HQ lírica, emocionante. Durante toda a leitura vem a pergunta: será que estou aproveitando a vida? Várias histórias dentro da história, vários desfechos e muitos questionamentos