As esganadas

As esganadas Jô Soares

Resenhas - As Esganadas

Marcelo1145 16/01/2023

Mistérios
Um livro simples e engraçado. Com algumas pitadas de protestos políticos e alguns contextos históricos.

jojo 30/12/2022

Gênio
Jo soares consegue trazer fatos históricos, junto com um psicopata e humor na caçada ao mesmo
Excelente livro

Evelyn 18/12/2022

Cuidado com Caronte ?
Eu vi esse livro no sebo, tava na promoção e tava afim de ler algo pra descontrair e dar risada. E acertei na escolha. Li muito rápido, e foi uma leitura bem divertida.

É incrível como o Jô consegue mesclar o suspense do crime - mesmo você sabendo desde o começo quem é o assassino - com a comédia. Esse livro é, de certa forma, um retrato do Brasil.

Recomendo muito, tanto para valorizar a literatura nacional quanto pra ver como o Jô era engraçado e genial fora da televisão também.

Juliana 15/12/2022

Saudoso Jô Soares e sua escrita divertida.
Sem dúvidas um dos livros mais divertido e dinâmico que já li, o livro começa sem muitas promessas, mas em seu desenvolvimento e conclusão gera muita expectativa.

O livro se ambienta em 1938, na Era Vargas e trás informações sutis sobre a época, agregando muita riqueza e o leitor sem perceber acabar por conhecer um pouco mais da história brasileira.

A escrita é simples, fluída e sem muita enrolação, mas com bastante detalhes. Arrisco dizer que Jô depositou muito de sua criatividade no assassino que inova a cada crime bárbaro.

Uma leitura que com certeza recomendo.

Leandro423 07/12/2022

Mais um livro muito bem escrito pelo saudoso Jô Soares, que se mostra culto com diversos verbetes que nos obrigam a le esse livro com um dicionário do lado.

E um livro policial mas não tem suspense, já que o assassino já nos é apresentado no primeiro capitulo.

Quanto ao final não me agradou, parece que foi um pouco acelerado para finalizar a trama...

Mas é um livro que vale a pena ler, leve para dar umas risadas.

Rubens 29/11/2022

Romance policial à lá Jô
Poderia ser mais um romance policial se não fosse escrito pelo Jô. Mesmo com os casos extremamente violentos apresentados ao longo do livro, o autor é capaz de nos tirar boas gargalhadas de uma forma totalmente espontânea.
Uma temática nova com uma leitura leve.

Joelma 03/11/2022

O que mais gostei neste livro foi a quantidade de assassinatos, geralmente em filmes ou livros acontecem dois ou três e o resto é investigação, mas esse é diferente. Confesso que tinha preconceito, mas quando comecei não quis mais parar me arrependo de não ter lido antes.
O livro conta a história de um cara que mata mulheres gordas, com requinte de crueldade, e o bom que já no início sabemos quem é o assassino. A história se passa no Rio no ano de 1938 com vários personagens verídicos, sendo uma obra de ficção.

Lu Tibiriçá 10/10/2022

Lição de história e humor
Apesar do título pouco convidativo (imagino que tudo tem lá seu propósito... mas eu não curti, perdão Jô), a história é incrível!

História do Rio, de Portugal, de receitas portuguesas, de investigação criminal, de psicopata.... uma lição de escrita bem humorada, apesar de ser uma história bem pesada (sem duplo sentido, por favor).

Lilian 26/09/2022

As esganadas
Jô nunca decepciona.
Esse livro estava na estante esperando pra entrar na fila de leitura, pela partida do Jô coloquei na fila para 2022, não me decepcionei. Gostoso de ler, piadas cingelas muito características do estilo do próprio Jô no palco. Lembra aquelas estórias que ele contava no mult show. Não tem como não fazer essas ligações. Leitura leve apesar do lado investigativo e dos crimes macabros. Aborda esse preconceito a pessoas com obesidade, mas fica bem marcado do período histórico. Ele levanta a questão das diferenças de tratamento dado a homens e mulheres não mesma situação, mas não é agressivo. Como sempre, a sensibilidade dele sobressai.

Storm8 23/09/2022

Leitura gostosinha...
Pode não ser o melhor livro cômico ou de investigação, mas que ele consegue ser interessante de várias formas, isso ele é.

Jô conseguiu criar um ótimo cenário. A escolha do período histórico brasileiro em que se encontra, ficou realmente incrível. E conforme a leitura vai decorrendo, é possível se sentir ambientado no período.

Os personagens são caricatos, oq não é um problema, já que o livro também é cômico. A história se desenrola de forma fluida, e mesmo que o livro tenha apresentado o assassino no começo do livro, fica a curiosidade em saber qual será o fim dele.

A leitura é fácil.
A história é interessante.
As mortes são muito criativas.
Para aqueles que gostam de algo cômico e investigativo, é um ótimo livro.

Matheus 22/09/2022

Fui entretido
Jô Soares tem uma forma muito específica e envolvente de apresentar personagens e situações e, logo depois, adicioná-los a trama principal de forma natural e empolgante. O mistério nao precisou se fazer presente, mesmo sabendo da identidade do assassino logo de cara, o enredo faz um bom trabalho nos apresentando a equipe de investigação e até mesmo um olhar dentro da mente psicopata do assassino.

Mayara Kulka 14/09/2022

Inesperado
Nunca tinha lido livros do Jô, e posso dizer que foi uma grata surpresa. Ao mesmo tempo que a história é mórbida e também engraçada. Recomendo a leitura. Livro de fácil leitura e rápido.

nandalunac 14/09/2022

O livro tem um humor um pouquinho datado, mas levando em consideração que é uma publicação de 11 anos atrás conseguimos relevar isso.
No geral a história é bastante interessante e a ambientação história é bem estruturada, com base em pesquisas!
Jô conseguiu juntar duas coisas que eu gosto muito: suspende e comédia (e faz isso com maestria)
O deboche é muito presente e dá um ar muito leve pro livro (apesar de falar sobre coisas pesadíssimas)
Gostei muito, achei engraçado, divertido e intrigante!!

Não darei mais estrelas porque o livro tem os seus defeitos, mas de qualquer forma recomendo muito!

Giovanna 22/08/2022

Uma ótima leitura
Sempre achei o Jô Soares um ótimo apresentador, e confesso que só comprei as esganadas porque achei a capa bonita (vai entender minha mente, eu tinha 12 anos), li nessa época mas confesso que era uma leitura pesada para uma pessoa dessa idade.
11 anos depois resolvi reler com a cabeça mais madura e foi a melhor decisão.
Desde o começo da leitura, Jô já nos mostra quem é o serial killer e qual a sua motivação.
O que faz com que o livro seja interessante na minha opinião, são as pessoas que vão caçar esse serial killer. Mello Noronha, um delegado ranzinza, seu funcionário Valdir Calixto que é medroso, Tobias Esteves que era investigador em Portugal mas acaba sendo expulso da polícia de lá e resolve vir para o Brasil ser empresário no ramo alimentício, e por último mas não menos importante, Diana uma linda jovem repórter.
Apesar de ser um livro meio pesado por conta dos assassinatos, Jô consegue dar leveza a ele graças a esses 4 personagens que mencionei.
Além disso, a leitura desse livro nos faz viajar na história do Brasil e do Rio de Janeiro da década de 30, além de mencionar um pouco sobre a Ascensão de Hitler no Mundo.
Foi uma leitura super gostosa, recomendo a todos.
@rafadeodato_ 22/08/2022minha estante
Amg tu com 12 anos achou essa capa bonita?

Giovanna 22/08/2022minha estante
Confesso que hoje parando pra ver, não faz muito sentido kkk. Mas eu realmente me encantei naquela época por essa capa

Paula1735 21/06/2022

Interessante o fato de Jo Soares ter colocado fatos reais misturados a fatos fictícios, colocando no final o seu toque. Acrescentando um pouco de humor e irreverência características marcantes deste autor.