Todas as Histórias do Analista de Bagé

Todas as Histórias do Analista de Bagé Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Todas as Histórias do Analista de Bagé

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Patrícia 07/03/2021

Clássico de Luís Fernando Veríssimo. Com o Analista de Bagé é impossível não dar risada.

Alana413 19/01/2021

Talvez meu Eu crítico seja demasiado crítico
O livro me incomodou muito.
Dito isso é importante lembrar que eu luto para que piadas com teor ofensivo deixem de ser consideradas piadas pois, óbvio, ofendem. Antes de escrever esta resenha procurei outras críticas, pois talvez o conteúdo fosse irônico e eu por algum motivo não tivesse percebido. Mas não. A ideia é simples e clara: PÉSSIMO. Motivo pelo qual os textos fizeram sucesso nos anos 80 e foram parar na Playboy.

Antonio Maluco 19/02/2022

Humor gaúcho
O livro conta histórias do analista de Bagé e sua secretária que atende vários tipos de pacientes no seu consultório em especial

Bruna Oliani 01/08/2021

Métodos poucos ortodoxos
Aqui irei passar minha percepção do livro;
Todas as histórias do analista de Bagé.
O livro é muito engraçado, a crítica no livro foi feita de maneira clara e descontraída.
A historia e contada em um tempo que o preconceito não era preconceito, era natural, as falas. E como aquele tipo de comportamento poderia ser normal?! Um psicanalista que conseguia tratar um paciente em uma única sessão, com uma técnica chamada, "joelhaço". O tratamento do psicanalista era famoso em sua época, ele não concordava com os métodos tradicionais, mas respeitava seus colegas de profissão.

Lucas 08/07/2022

Livro curto, objetivo e divertido.
Livro filho do seu tempo e cheio de opiniões controversas... Se você é (ou não) das análises freudianas, aposto que dará umas boas risadas.

Doug 18/02/2023

Inteligentíssimo
Adorei do começo ao fim. Gargalhadas são garantidas e o humor inteligente do Luis Fernando Veríssimo é bem construído.

Freitas 14/01/2009

Minicontos divertidíssimos e fáceis de ler( não-cansativos). Mistura, comicamente, elementos da cultura fronteiriça rio-grandense com outros da cultura mundial, como Freud, por exemplo. Recomendo( não que isso valha muita coisa :P)

Digão Livros 15/08/2010

O livro é bom! Ri muito! E, além disso, na minha opinião, apresenta um pouco dos costumes sulistas. São pequenos causos, e cada um apresenta um pouco desses costumes.

Gabrielle 20/09/2020

Diferente
É bem diferente do que estou acostumada a ler do autor. Não me agradou.

Mauricio.Alcides 03/03/2016

Esperava mais
Essa foi minha segunda leitura de uma obra do Veríssimo.

Eu sinceramente achei a obra demasiada repetitiva, com piadas em muito já batidas, sem falar que a exploração do estereotipo gaúcho chega a irritar depois de 20 paginas.

Nota: 5,5

Lua 09/09/2021

Preciso de um analista depois de ler esse livro...
Eu pedi uma indicação que me fizesse rir, mas esse livro não cumpriu esse objetivo de forma tão eficiente assim. Este livro trás várias histórias de um analista gaúcho que trata seus pacientes à base do joelhaço. Frescura com ele não tem vez, se o sofrimento, dói menos que um joelhaço, então é porque não tem fundamento de se sentir...
Algumas das histórias achei engraçadinhas, mas outras não gostei mesmo. Mas não quer dizer que outras pessoas não possam achar o livro engraçado. É melhor cada leitor ter sua própria experiência.

Patrícia 25/08/2009

Se abanque, tchê! E dê muitas risadas com esse analista. Só podia ser Veríssimo!

dariostradlin 04/03/2021

Livro "cancelado"
Odeio esse termo que vem sendo cada vez mais usado, "cancelamento". Mas, infelizmente, essa palavra se adequa a este livro.

Eu naunca havia lido nada do Analista de Bagé, agora que li, fiquei decepcionado. Claro que o livro tem muitos momentos de humor, tem a sátira em cima do gauchismo abagualado, principalmente por ser de Bagé. No entanto, o livro é regado de machismo e homofobia, tudo para mostrar o qual macho e acima de qualquer suspeita está o Analista.

Se até mesmo essas questões fazem parte da sátira, e o machismo e a homofobia escrita é justamente para tirar sarro daquele que faz pose de machão, aí ok. É válido. Mas temos que considerar que este livro foi escrito há muitos anos, em uma época que tudo isso era "normal" e, portanto, me fez pensar que esses preconceitos por parte do autor eram honestos.

Repito, nunca havia lido nada do Analista de Bagé, não conheço sua história. Mas como uma primeira impressão, não há como ignorar estes fatos e não "cancelar". Apesar do humor que existe, há humor em cima de coisas que não são engraçados. Então, não recomendo este livro.

Dyego 21/01/2024

Costumava ler o autor quando era mais novo e gostava bastante, achava a ironia e as sacadas contidas nas crônicas divertidas. Mas esse personagem, Analista de Bagé, envelheceu muito mal. Recheado de preconceitos e enaltecendo tanto o Rio Grande, era melhor que o analista ficasse escondido no Leblon com uma atriz da Globo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5