Todas as Histórias do Analista de Bagé

Monique | @moniqueeoslivros 17/10/2021

Todas as Histórias do Analista de Bagé
{Leitura 26 - 2021}
Todas as Histórias do Analista de Bagé - Luis Fernando Verissimo

Esse é um livro que trata de caricaturas, arquétipos, e que usa do humor para desmontar todos eles. E só dá certo com a maestria de Luis Fernando Verissimo.

A psicanálise é uma das coisas mais "mente aberta" que eu conheço, mais despida de qualquer preconceito. Bagé, pra quem não mora no Rio Grande do Sul, é o seguinte: quem mora em Bagé é gaúcho raiz, o gaúcho bagual de verdade. Agora junte essas duas coisas em uma só. Conseguiu imaginar?

O Analista de Bagé é machista, mas consegue entender uma mulher como poucos. É homofóbico mas sabe que homossexualidade não é uma doença. Trata seus pacientes de um modo muito rude, mas tem uma clientela que só aumenta.

Verissimo desmonta a personificação do gaúcho, usa o personagem pra mostrar, com muito humor, o que não é legal e não é bonito. E conhecendo um pouquinho de Freud, você percebe as nuances que o autor coloca no seu personagem para que isso seja possível.

O resultado é gaúcho rindo de gaúcho, e pessoas refletindo sobre seus próprios comportamentos. Você chora de rir mas entende que rir de si mesmo é o começo do autoconhecimento.
Mas aí isso já é questão de Análise.
JurúMontalvao 17/10/2021minha estante

Rafah_marrtins 06/03/2020

A tradição contra a modernidade?
Nesta resenhas colocarei as impressões que obtive durante a leitura.
É sempre muito divertido ver personagens que representem a regionalidade de um lugar na literatura, e quando vemos isso na leitura nacional é sempre muito divertido.
Com minhas duas viagens ao Rio Grande do Sul, notei um choque cultural tremendo notei que o conservadorismo sulista na verdade é o mesmo que se tem em todo país: VELADO.
No entanto esse personagem com suas tiradas ora cômica, força demais o estereotipo de masculinidade da sociedade gaúcha, se não xenofóbica e racista.
Eu me senti bem mal lendo este livro embora divertido e repleto de situações cômicas, o modo como a mulher gaúcha é representada aqui. Fico pensando se realmente a tradição tem que existir junto elementos machistas e racista.
Irei ler outras obras do autor, mas isso me chateou bastante levando em consideração a obra de seu pai.
Ronilson5 08/07/2023minha estante
Veríssimo é assim, gosto das sacadas de humor ácido, mas ele é muito reacionário no modo de pensar. Por isso a leitura fica pobre pobre!

sele 04/01/2014

Não é tão engraçado.
Aonde era pra ser engraçado simplesmente não foi. Cheio de clichês bestas.

Quando vi que o título tinha "Analista" e a capa (a capa da minha edição) a imagem de Freud eu me interessei logo, comédia com psicologia? Deve ser ótimo! Mas foi como eu disse, é ótimo sim por ter sido muito bem escrito, por ter vários detalhes e por falar de psicologia (somente em um capítulo, se não me engano, a entrevista com ele) mas não é tão engraçado, as piadas eram todas previsíveis e fracas. A única coisa que achei engraçadinha foi o que ele disse sobre alguns pacientes problemáticos, chego já nisso.

Bom, é isso. Um livro ótimo, mas era pra ser de comédia e não foi (ok, é um livro de comédia SIM, só que uma comédia muito fraca na minha opinião). Conta a história de um (bom, pelo o que eu vi UM não, o ÚNICO) analista de Bagé (lógico), uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, aí já viu, né? Gaúcho com todas as letras maiúsculas, bombacha e chimarrão a toda hora e todo lugar! Continuando, cada capítulo um curta sobre as (peculiares) analises do tal.

Irônico e direto, e o melhor de tudo: politicamente incorreto, muito bem avaliado pelas massas, "hilariante" - não compartilho dessa opinião. Gosto muito de psicologia e gostei da forma como o analista descreveu cada "clichê" dessa área (Os édipos, narcisos, os complexos de inferioridade e etc.), mas foi só, nada relevante. Besta.

"Politicamente correto? Nem pensar! É do choque entre a fala e os costumes regionais e a sociedade pretensamente moderna e científica que deriva grande parte da graça das crônicas, nas quais se percebe também uma crítica velada aos falsos valores morais, à política e ao machismo." - Trecho do resumo de Daniel Schneider e Thiago Minani.

site: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/analista-bage-403399.shtml
Paturi 14/06/2014minha estante
Eu gosto muito do humor do verissimo, mas esse livro parece comédia stand up com zorra total não funcionou pra mim.

Freitas 14/01/2009

Minicontos divertidíssimos e fáceis de ler( não-cansativos). Mistura, comicamente, elementos da cultura fronteiriça rio-grandense com outros da cultura mundial, como Freud, por exemplo. Recomendo( não que isso valha muita coisa :P)

Jeff 15/01/2009

A teoria do "joelhaço" é a melhor.
Recomendo é uma otima leitura!
Quem ler vai se divertir muito

Henderson 02/08/2009

Terapia do joelhaço
Hilário. Um dos melhores livros dessa série de crônicas do L.F. Veríssimo. Recomendado para quem quiser rir um bocado. Não recomendado para gaúchos sem senso de humor.

Gabs 14/07/2009

Muito Bom
As histórias são engraçadas o Analista é um charme total por seu sotaque gaúcho .

Ali 19/01/2010

As crônicas de Verissimo são leves, descomplicadas e extremamente divertidas de se ler. Recomendo.

Dyego 21/01/2024

Costumava ler o autor quando era mais novo e gostava bastante, achava a ironia e as sacadas contidas nas crônicas divertidas. Mas esse personagem, Analista de Bagé, envelheceu muito mal. Recheado de preconceitos e enaltecendo tanto o Rio Grande, era melhor que o analista ficasse escondido no Leblon com uma atriz da Globo.

Erika 10/09/2009

Exageros sem graça
Em minha opinião, o livro se "salva" por duas de suas histórias - Finitude e O depoimento do analista.

Comecei a folheá-lo na biblioteca do hotel e o conto Finitude fez-me crer que seria uma leitura divertida. Ledo engano, praticamente não consegui rir com as demais histórias.

Entendo que o uso de estereótipos é importante para a comédia, mas achei exagerado demais, além de desfechos absolutamente sem graça.

Raquel 18/10/2009

A Terapia do Joelhaço
Nada como passar um tempo lendo e rindo com o Analista de Bagé. Numa mistura de regionalismo com o excelente bom-humor de Luis Fernando Verissimo o livro é ideal para uma leitura leve e divertida! Se abanque tchê e dê muitas risadas!

Carlos 02/05/2010

Divertido e bem bolado
Divertido, leve e sarcástico. Muito criativo e bem bolado. O analista de Bagé é a resposta as piadas endereçadas à Pelotas. Se abanque no mas, indio velho" e se divirta.

Jess 13/05/2010

Adoreeeeeeeeeeeeei! O Analista é um House da vida, mas gaúcho. Muito bom mesmo!

Digão Livros 15/08/2010

O livro é bom! Ri muito! E, além disso, na minha opinião, apresenta um pouco dos costumes sulistas. São pequenos causos, e cada um apresenta um pouco desses costumes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5