Todas as Histórias do Analista de Bagé

Todas as Histórias do Analista de Bagé Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Todas as Histórias do Analista de Bagé

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Keylla 23/09/2014

Sou fã desse escritor gaúcho e tenho todas as edições do Analista de Bagé. Esse personagem gaúcho e carismático!
Irônico, direto e ácido. E sem frescura! Traz a cultura gaúcha em suas histórias juntamente com verbetes e conhecimentos pseudocientíficos aliados à sabedoria popular dos pampas.
Aguardo o dia que Veríssimo lance novas histórias desse gaudério... Não custa sonhar.

sele 04/01/2014

Não é tão engraçado.
Aonde era pra ser engraçado simplesmente não foi. Cheio de clichês bestas.

Quando vi que o título tinha "Analista" e a capa (a capa da minha edição) a imagem de Freud eu me interessei logo, comédia com psicologia? Deve ser ótimo! Mas foi como eu disse, é ótimo sim por ter sido muito bem escrito, por ter vários detalhes e por falar de psicologia (somente em um capítulo, se não me engano, a entrevista com ele) mas não é tão engraçado, as piadas eram todas previsíveis e fracas. A única coisa que achei engraçadinha foi o que ele disse sobre alguns pacientes problemáticos, chego já nisso.

Bom, é isso. Um livro ótimo, mas era pra ser de comédia e não foi (ok, é um livro de comédia SIM, só que uma comédia muito fraca na minha opinião). Conta a história de um (bom, pelo o que eu vi UM não, o ÚNICO) analista de Bagé (lógico), uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, aí já viu, né? Gaúcho com todas as letras maiúsculas, bombacha e chimarrão a toda hora e todo lugar! Continuando, cada capítulo um curta sobre as (peculiares) analises do tal.

Irônico e direto, e o melhor de tudo: politicamente incorreto, muito bem avaliado pelas massas, "hilariante" - não compartilho dessa opinião. Gosto muito de psicologia e gostei da forma como o analista descreveu cada "clichê" dessa área (Os édipos, narcisos, os complexos de inferioridade e etc.), mas foi só, nada relevante. Besta.

"Politicamente correto? Nem pensar! É do choque entre a fala e os costumes regionais e a sociedade pretensamente moderna e científica que deriva grande parte da graça das crônicas, nas quais se percebe também uma crítica velada aos falsos valores morais, à política e ao machismo." - Trecho do resumo de Daniel Schneider e Thiago Minani.

site: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/analista-bage-403399.shtml
Paturi 14/06/2014minha estante
Eu gosto muito do humor do verissimo, mas esse livro parece comédia stand up com zorra total não funcionou pra mim.

Lucas 19/10/2013

Todas as Histórias do Analista de Bagé
O Analista de Bagé é uma personagem criada por Luis Verissimo.
Eis que é psicanalista e gaúcho e provavelmente seguidor das filosofias e ensinamentos de Sigmund Freud.
Possui uma assistente, Lindaura, que (melhor nem comentar haha)...
No mundo criado pelo escritor, o Analista é altamente recomendado nas redondezas, e especialmente conhecido pela sua famosa técnica do joelhaço. O que é isso? É quando você aplica uma dor mais forte que a que o paciente está sentindo, fazendo então esquecer dores anteriores.
Assim, por meio do divertido meio de escrita de Verissimo, possuímos a oportunidade de rir descontraidamente com a curiosa personalidade do Analista de Bagé.

site: http://conhecimentocompactado.blogspot.com.br/2013/09/todas-as-historias-do-analista-de-bage.html

Mano 18/07/2013

Prá lá de bom!
Na verdade, não são todas as estórias do analista.
São escolhidas boas crônicas do autor que é especializado em fazer rir, mas não é um humor qualquer: como todos sabem, tem estilo, tem sutileza e consegue tornar um personagem regional num elemento que compõe a realidade brasileira.
Permita-se à agradável leitura!

Bruna 24/01/2013

Divertidissimo
Impossível nâo rir dos comentários do analista e de seus pacientes. Ironico do começo ao fim.

O nosso analista "freudiano e ortodoxo" é apaixonante, como qualquer personagem e cronica do incrivel autor.

Roberta 14/11/2012

Mas bah! Deita-te aí no pelego e começa a ler, porque é muito divertido! Se não quiseres ler, dou-te um joelhaço, tchê!

Heysih 09/11/2012

Amor Portoalegrense
De fato se exite algo que amo no Brasil, é o Rio Grande do Sul. Suas músicas, literatura, comida, frio. TUDO.
Tudo que tem um toque gaúcho eu acho "tri". Conheci LFV com esse livro, e foi amor a primeira lida.
Eu recomendo, você ri do inicio ao fim. E é um forma de aumentar seu conhecimento regional, pois conhece tradições e gírias gaúchas através dos contos.

Thially 12/10/2012

chegou numa importante epóca da minha vida, e trouxe sorriso.

Lidiane 08/06/2012

"Se abangue, índio velho. A sessão está apenas começando"
Um livro que traz as histórias do Analista de Bagé um personagem que diz o que pensa, tem um método pouco ortodoxo e um grande apaixonado pelo Rio Grande do Sul que usa inúmeras expressões regionais, essa é uma declaração de amor ao estado e um aprendizado de um português.

"Se Deus fez o mundo em seis dias, só no Rio Grande gastou cinco".

Dydimo 16/11/2010

Freudiano mais ortodoxo que pomada Minancora.
Muito boas Todas as Histórias do Analista de Bagé, pena que o que é bom dura pouco.

O livro apresenta muitos casos do divã do Analista de Bagé do quais todos ele resolve, senão no amor, digo no sexo, na porrada! Não sai ninguém sem estar curado, principalmente pela técnica do joelhaço, pois segundo seus pacientes é pior do que o vazio interior.

Ele também já chegou a fazer tratamento em grupo, ao ar livre: campo de futebol, dois times, de um lado os pacientes masoquistas doutro os sádicos; segundo ele, desta maneira o jogo pode ser violento que ninguém se importa.

Muito bom, leiam leiam leiam! Vale por uma bela análise.

Digão Livros 15/08/2010

O livro é bom! Ri muito! E, além disso, na minha opinião, apresenta um pouco dos costumes sulistas. São pequenos causos, e cada um apresenta um pouco desses costumes.

Jess 13/05/2010

Adoreeeeeeeeeeeeei! O Analista é um House da vida, mas gaúcho. Muito bom mesmo!

Carlos 02/05/2010

Divertido e bem bolado
Divertido, leve e sarcástico. Muito criativo e bem bolado. O analista de Bagé é a resposta as piadas endereçadas à Pelotas. Se abanque no mas, indio velho" e se divirta.

Açúcar 10/02/2010

Eu ri litrus.

Ali 19/01/2010

As crônicas de Verissimo são leves, descomplicadas e extremamente divertidas de se ler. Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5