Todas as Histórias do Analista de Bagé

Todas as Histórias do Analista de Bagé Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Todas as Histórias do Analista de Bagé

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fernando 08/01/2022

"Grosso que nem dedão destroncado"
Livro com sotaque de gaúcho fontreiriço.
Deboche, humor e uma escrita clara e direto no melhor estilo do autor!
Se vc não é gaúcho, pode ser que não entenda muito do pavreado do livro!

Leticiametal 25/12/2021

Tem coisas que pedem graça por estarem datadas, outras que eu suponho só terem graça pra quem é do RS. Mas não levando tão a sério deu pra dar umas risadas...

Monique | @moniqueeoslivros 17/10/2021

Todas as Histórias do Analista de Bagé
{Leitura 26 - 2021}
Todas as Histórias do Analista de Bagé - Luis Fernando Verissimo

Esse é um livro que trata de caricaturas, arquétipos, e que usa do humor para desmontar todos eles. E só dá certo com a maestria de Luis Fernando Verissimo.

A psicanálise é uma das coisas mais "mente aberta" que eu conheço, mais despida de qualquer preconceito. Bagé, pra quem não mora no Rio Grande do Sul, é o seguinte: quem mora em Bagé é gaúcho raiz, o gaúcho bagual de verdade. Agora junte essas duas coisas em uma só. Conseguiu imaginar?

O Analista de Bagé é machista, mas consegue entender uma mulher como poucos. É homofóbico mas sabe que homossexualidade não é uma doença. Trata seus pacientes de um modo muito rude, mas tem uma clientela que só aumenta.

Verissimo desmonta a personificação do gaúcho, usa o personagem pra mostrar, com muito humor, o que não é legal e não é bonito. E conhecendo um pouquinho de Freud, você percebe as nuances que o autor coloca no seu personagem para que isso seja possível.

O resultado é gaúcho rindo de gaúcho, e pessoas refletindo sobre seus próprios comportamentos. Você chora de rir mas entende que rir de si mesmo é o começo do autoconhecimento.
Mas aí isso já é questão de Análise.
JurúMontalvao 17/10/2021minha estante

Lua 09/09/2021

Preciso de um analista depois de ler esse livro...
Eu pedi uma indicação que me fizesse rir, mas esse livro não cumpriu esse objetivo de forma tão eficiente assim. Este livro trás várias histórias de um analista gaúcho que trata seus pacientes à base do joelhaço. Frescura com ele não tem vez, se o sofrimento, dói menos que um joelhaço, então é porque não tem fundamento de se sentir...
Algumas das histórias achei engraçadinhas, mas outras não gostei mesmo. Mas não quer dizer que outras pessoas não possam achar o livro engraçado. É melhor cada leitor ter sua própria experiência.

Bruna Oliani 01/08/2021

Métodos poucos ortodoxos
Aqui irei passar minha percepção do livro;
Todas as histórias do analista de Bagé.
O livro é muito engraçado, a crítica no livro foi feita de maneira clara e descontraída.
A historia e contada em um tempo que o preconceito não era preconceito, era natural, as falas. E como aquele tipo de comportamento poderia ser normal?! Um psicanalista que conseguia tratar um paciente em uma única sessão, com uma técnica chamada, "joelhaço". O tratamento do psicanalista era famoso em sua época, ele não concordava com os métodos tradicionais, mas respeitava seus colegas de profissão.

Vera 14/07/2021

Todas as histórias do Analista de Bagé
Luis Fernando Veríssimo
Editora: Objetiva
Páginas: 80
Ano: 2012

“Se abanque índio velho. A sessão está apenas começando”

Com seu jeito grosso o analista tratava seus pacientes de um modo bem peculiar: “manso como um coice de mula” ele criou a terapia do joelhaço, que consistia em receber os pacientes com um joelhaço, e depois levado dobrado ao meio ao divã coberto por um pelego. Pacientes homens, pois segundo o analista, em mulher “só se bate para descarregar energia”.
O Analista de Bagé é um dos personagens mais populares de Veríssimo.
Um livro divertidíssimo, de um humor sem igual e o forte regionalismo marcam este personagem.
Alguém que não conhece as obras de Fernando Veríssimo pode achar suas histórias carregadas de preconceito e machismo, mas na verdade, ele ironiza o gaúcho. Aliás, o gaúcho é mal interpretado nestas questões; o machismo e o jeito rude, “meio grosso” que é atribuído ao gaúcho, se dá mais pela sua maneira de se expressar do que por suas atitudes.

“[...] ― Me diga, doutor. Eu sou homossexual?
― Não existe gaúcho homossexual.
― Mas a gente vê tantos por aí...
― São as correntes migratórias. Tu não tem nada índio velho. Precisa é arranjar um passatempo. Colecionar selo. Ou medalhão, pra não perder os que já tem. Vai pra casa e sossega, tchê!
― Se eu fosse homossexual, nem sei o que fazia. Acho que me jogava por essa janela!
Aí o analista de Bagé tapou a janela com o corpo e ameaçou:
― Te fresqueia. Te fresqueia! (p.29)

Estas questões do politicamente correto, se faz necessário, mas é preciso avaliar com cuidado todo um contexto. Quem é familiarizado com suas obras conhece bem o sarcasmo e a ironia que ele geralmente emprega em seus textos. Suas crônicas foram publicadas nos principais jornais do país, e suas obras e seus personagens são sempre temas de vestibular e ENEM.

Ãnimo Total 06/06/2021

O analista de Bagé
Releitura prazerosa!
Luiz Fernando Verissimo, sabe o tom certo do humor...suas sacadas são demais .
Por mais analistas de Bagé.
Ânimo total

Milena 07/04/2021

Nao gostei
Nao gostei, achei a maioria das piadas grosseiras e nada engraçadas. Os "causos" são mais ou menos repetitivos. Não recomendo

Patrícia 07/03/2021

Clássico de Luís Fernando Veríssimo. Com o Analista de Bagé é impossível não dar risada.

dariostradlin 04/03/2021

Livro "cancelado"
Odeio esse termo que vem sendo cada vez mais usado, "cancelamento". Mas, infelizmente, essa palavra se adequa a este livro.

Eu naunca havia lido nada do Analista de Bagé, agora que li, fiquei decepcionado. Claro que o livro tem muitos momentos de humor, tem a sátira em cima do gauchismo abagualado, principalmente por ser de Bagé. No entanto, o livro é regado de machismo e homofobia, tudo para mostrar o qual macho e acima de qualquer suspeita está o Analista.

Se até mesmo essas questões fazem parte da sátira, e o machismo e a homofobia escrita é justamente para tirar sarro daquele que faz pose de machão, aí ok. É válido. Mas temos que considerar que este livro foi escrito há muitos anos, em uma época que tudo isso era "normal" e, portanto, me fez pensar que esses preconceitos por parte do autor eram honestos.

Repito, nunca havia lido nada do Analista de Bagé, não conheço sua história. Mas como uma primeira impressão, não há como ignorar estes fatos e não "cancelar". Apesar do humor que existe, há humor em cima de coisas que não são engraçados. Então, não recomendo este livro.

Priscilla 1910 23/01/2021

Rude e sincero
O problema de escrita como a do Analista de Bagé, é o uso fortíssimo de um dialeto presente em basicamente todas as orações. Para mim que sou nordestina, os elementos do sul do país são totalmente desconhecido por mim, o que tornou uma leitura difícil e confusa. Embora a maior parte das situações sejam engraçadas, é impossível em tempos atuais não ler algo como as histórias do Analista de Bagé e ficar um pouco indignado com as piadas machista, homofóbicas e o estereótipo gaúcho retratado nas crônicas, mas levo em conta que trata-se de uma leitura dos anos 80, nada recomendado para os leitores mimizentos.

Alana413 19/01/2021

Talvez meu Eu crítico seja demasiado crítico
O livro me incomodou muito.
Dito isso é importante lembrar que eu luto para que piadas com teor ofensivo deixem de ser consideradas piadas pois, óbvio, ofendem. Antes de escrever esta resenha procurei outras críticas, pois talvez o conteúdo fosse irônico e eu por algum motivo não tivesse percebido. Mas não. A ideia é simples e clara: PÉSSIMO. Motivo pelo qual os textos fizeram sucesso nos anos 80 e foram parar na Playboy.

Josué Brito 29/12/2020

Um caso único de análise
O analista de Bagé é um caso único de humor. Um gaucho barbudo, com sua cuia e seu pensamento freudiano analisa e resolve os casos mais complexos com sua terapia única: o joelhaço. Afinal, quem vai pensar em seus próprios problemas sentindo dor?

Faby31 13/10/2020

Eu ri demais
É um livro bastante regional, com gírias do sul. Eu ri HORRORES de cada causo, a personalidade do analista me lembrou muito meu pai.

Gabrielle 20/09/2020

Diferente
É bem diferente do que estou acostumada a ler do autor. Não me agradou.

1 | 2 | 3 | 4 | 5