Os Sete

Os Sete André Vianco

Resenhas - Os Sete

Amanda 25/01/2011

Bom pra uma HQ, não tão bom para um livro...
Me sinto meio mal em fazer uma crítica ruim para um livro nacional. Todo brasileiro que já escreveu alguma coisa e tentou publicar sabe como é de se admirar alguém que consegue chegar lá, e ainda com alguma dose de sucesso.
Os livros de vampiro do André Vianco sempre são celebrados por ai, nas rodinhas de leitura, nas conversas. Sempre tem alguém que leu e que recomenda.
Por isso, quando finalmente comecei a ler pela primeira vez Os Sete, fiquei um pouco espantada. Já começou bemmmm chato, com uma escrita pobre, cheia de detalhes desncessários, personagens que não tem função alguma no texto, informações que estão ali não sei fazendo o que.
Cada um dos primeiros capítulos termina com uma "chamada" ao próximo episódio que só me irritou.
São errinhos desnecessários que me fazem ficar triste por que mostram que a editora não teve o cuidado de filtrar a história por dois ou mais revisores, nem aparar as bordas da narrativa, nem arredondá-la e deixá-la mais comercial.
Talvez a culpa não seja do André Vianco. Ele cumpriu seu papel, escreveu a história que queria, do jeito que queria, e conseguiu publicação e reconhecimento. Talvez a culpa seja mais das editoras brasileiras que não tem cuidado algum com os textos que são submetidos a elas.

Wini 29/01/2010

Muito bom.
Gostei bastante do livro e não consegui parar de ler quando cheguei nas 100 páginas finais. O livro termina com gostinho de quero mais e esse quero mais chama-se "SÉTIMO".

Como resenha, digo: Tudo começa quando um grupo de amigos do litoral do RS encontram um navio naufragado e dentro dele estão os sete. Os sete vampiros portugueses aprontam e trazem muito morte até que...

Leiam, vale muito a pena. André Vianco tem um jeito bem particular de escrever. Ele repete algumas expressões com frequência tais como "meneando positivamente ou negativamente" ou "sempre fazia frio no RS, mas aquilo já era ridículo". Nada demais, talvez só eu tenha percebido.

C.F. 07/04/2020

Interessante
Muito legal ver a história se passar em nossa pais e bem interessante e ver a complexidade dos despertados com as novidades (já não tão novas pra gnt).

Koinha 15/05/2009

Fraco
Achei esse livro muito fraco, o autor não consegue nos prender, pelo menos eu não consegui chegar até o final.

Wilber.Lacerda 01/06/2022

Um bom livro. Um grata surpresa nacional.
Eu confesso que quando ganhei esse livro fiquei com pé atrás. Mais uma história de vampiro... No entanto depois dos primeiros capítulos típicos de enrolação, quando a história engrenou não consegui mais parar de ler. Um livro essencial para quem gosta da temática.

Paty 21/08/2021

Os Sete
Foi o primeiro livro do André Vianco que li e foi com ele que descobri gostar da leitura do gênero fantasia.

No sul do Brasil, foi encontrada uma caravela naufragado que continha uma caixa prata com sete cadáveres, os quais foram levados para uma universidade para serem pesquisados. E é aí que tudo começa.

@eleeoslivros 24/03/2020

achei um ótimo livro, porém, algumas partes desnecessárias e cansativa.

Alininha 31/07/2021

O terror mais engraçado que já li.
Eu não li esse livro, eu o ouvi e foi o melhor áudiobook que já ouvi.
A narrativa leve, com os vozes diferentes, cada vampiro com seu sotaque português e a ambientação foi tão incrível que eu sentia que estava ouvindo uma novela hahahaha
Frio, helicóptero, cachorros latindo, rajadas de tiro, gritos dor, desespero, alegria... Enfim, tudo foi transmitido. Na sei como se chama e nem onde encontrar mais áudiobook assim, mas foi uma experiência muito legal.

Quando comecei esse livro eu estava com medo pq nunca tido lido com vampiros (sim eu não li Crepúsculo.) e achei que seria um terror de me dar medo de dormir, masss eu ri do início ao fim. Foi muito divertido essa aventura e confesso: em alguns momentos eu estavam torcendo para os vampiros.

O início do livro foi meio desesperador. Eu sou pensava: vai dar merda. Pq diabos não jogam a caixa direto no mar? É o que velho clichê: alguém tem que fazer a burrice para a ter a história.

Sem contar o sem noção do professor. Até torci para os vampiros pegarem ele kkkkkkkkkkk
Cara chato e burro. Na vida eu sou o Tiago. Pé no chão e a primeira a cair fora ??

Acho que tudo aconteceu muito rápido e que o autor poderia ter explorado um pouco mais cada personagem para criar uma conexão. Me parecia que os vampiros estavam lá sem um objetivo claro e quando a história deles foi contada foi rápida demais.

Embora eu tenha gostado da experiência, não pretendo ler a continuação. Não é o meu tipo de livro e foi só uma leitura para matar tempo mesmo. Não criei conexão com nenhum personagem a ponto de me interessar pelo resto da história.

Juliano Rossin 28/08/2009

confesso q tinha até desistido de ler, mas um amigo falou tão bem que insisti nele mais um pouco, mas demorei muito para lê-lo. Achei a escrita em alguns pontos falhos, com muitas informações que se tornam inúteis e desnecessárias e qdo se fala como os vampiros ganharam os poderes, que poderia ser mais detalhada, isso não ocorre.

Camilla Sanz 23/09/2009

adorei
adorei esse livro, os vampiros finalmente vieram para a nossa realidade e não congelados em historias de época.
o fato de a historia não sufocar apenas os vampiros portugueses foi muito boa, pois, a historia envolve humanos de todos os tipo.

vale muito a pena ler esse livro do Andre Vianco

Jonathan Pina 15/09/2018

Os lados de Os sete
No ano de 2000, André Vianco, escritor brasileiro que nasceu em 1975, lançou de forma independente a sua primeira obra: “Os sete”, que o consagraria como um dos principais nomes da literatura brasileira de horror e suspense.

N’Os sete, Vianco nos conta a história de sete vampiros-demonios-x-mans portugueses que são encontrados jazidos há quase 500 anos no fundo do mar gaúcho e que, acidentalmente, são despertados. Com sede de vingança a seus algozes de outros tempos, os malditos pretendem voltar, a todo custo, a Portugal para vingar-se, levando consigo a mulher que os despertou acidentalmente.

Neste romance minha atenção foi chamada pelo fato de as criaturas redescobrirem o mundo contemporâneo nosso; pela consciência e personalidade de algumas delas; pelo grau de empatia por mim sentida aos malditos e aos mocinhos; e, por último, mas não menos importante, pelas referências e a ambientação no Brasil que só um autor tupiniquim nos poderia presentear. O encantamento dos noturnos a cada descoberta de coisas simples do nosso dia a dia - às quais normalmente não prestamos atenção - é descrito de modo instigante. Os vampiros são conscientes do quão amaldiçoados são e não se sentem lá os seres mais privilegiados do mundo. Eles têm sua personalidade e dom único, dom, esse extravampirescos que pode ser positivo quando não se é conservador em relação aos aspectos mais tradicionais dos chupadores-de-sangue. Contudo, o mocinho e a mocinha compõe um casal pé-no-saco. Tiago é o típico personagem-herói cujo amor pela amiga, em quem às vezes dá uns pegas, o torna destemido, imparável. Além disso, o modo como é chamado pela amiga-com-direitos é demasiado nauseante: Titi. Eliana, por sua vez, é um personagem sem atitude, sem voz, que é só arrastado pelo braço para todos os lados, o que não condiz em nada com a sua inteligência, com seu futuro acadêmico promissor, inicialmente descrito ou subentendido. Em contra partida, os vampiros Guilherme, Manuel e, sobretudo Miguel, que também é chamado de Gentil e que é importantíssimo ao desfecho da história, apesar do talvez pouco espaço na trama, equilibram a história com o enfadonho casal. Não podendo deixar de comentar, as referências nos deixadas pelo autor são maravilhosas, vide o telejornal Bom Dia Brasil entre outras tantas. É um horror passado aqui no Brasil, com nomes, cidades e diálogos comuns a nós brasileiros.

Por fim, a narrativa, que começa muito envolvente, perde-se e arrasta-se em alguns pontos até o começo do fim, onde se reencontra, fechando com um bom gancho para sua continuação.

Sua proposta pode ser excelente àqueles que temem vampiros, lobisomens, mortos-vivos etc. Não é o meu caso. Aliás, cheguei até a dar algumas boas risadas com os vampiros, dos quais um se chama Manuel além de ser português, e a revirar os olhos com o fastidioso casal. Não deixa, no entanto, de agradar aos que têm uma preferência maior a outros tipos de terror e de entreter este público.

Camilo 28/12/2009

Escritor brasileiro na área, por favor!
Foi maravilhoso poder desfrutar de "bestseller" brasileiro, pra variar um pouquinho.
Eu adoro vampiros, e o modo como Vianco inicia a história foi pra lá de original. Quando o grupo de pesquisadores abrem a caixa de prata, dá pra sentir o mal sendo libertado, tamanha a qualidade na narrativa do autor.
Sem contar que as cenários, a formação pisicológica dos personagens... os itens da narrativa, tudo acaba se tornando muito familiar.

Um ótimo livro.

Jess 28/12/2009

os sete
o livro é interessante e é de um escritor brasileiro, muito legal, mas achei a história um pouco ação de mais, para eu que gosto de romance eu diria que não tem nada, mas o livro não é chato e interessante como eu disse antes.

DAbora311 15/07/2019

Decepcionante
Clei 17/07/2019minha estante
Nossa que pena, eu acho ele livro muito bom hahahhajaja mas tem outro melhor sangue de lobo de duas escritoras brasileiras.

DAbora311 17/07/2019minha estante
Achei a narrativa muito arrastada e as coisas demoram a acontecer, esperava mais.