Os Sete

Os Sete André Vianco

Resenhas - Os Sete

Lucas Cardoso 30/11/2010

Nem tudo é perfeito...
Acho que isso descreve bem o que senti ao ler este livro.

Pontos positivos:
*A história é impressionante e inesperada, para quem está acostumado com os vampiros originais. O uso de poderes paranormais e tudo mais.
*Os vampiros foram muito bem explorados, são personagens que realmente conquistam nosso ódio e nossa admiração.
*O livro é bem escrito, apesar de algumas idiotices ocasionais.
*A história é envolvente e faz você querer chegar logo ao final, me fez perder umas boas noites de sono.
*O final da história, apesar de muito criticado por alguns, me agradou bastante, acho que foi uma maneira legal e SENSATA de terminar o livro, e, na minha opinião, compensou os defeitos do livro.

Pontos negativos (lá vai):
*Em certo momento do livro, o narrador descreve Acordador tirando suas calças da seguinte forma : "deixando o pinto a mostra" ... nada a declarar.
*Durante a maior empolgação do livro, com a história dos vilões, os vampiros, surge um herói (Tiago). Mas ele surge do nada, sem conquistar o leitor (opiniao minha), não te faz torcer por ele. E o que é pior, Inverno, um dos vampiros mais fodas de todos, que mata 70 soldados de uma vez só, leva uma surra humilhante de Tiago, um simples (e bota simples nisso) ser humano. Ah, pelo amor de Deus, até aqueles que gostam de Tiago têm que admitir que nem em sonhos ele conseguiria dar aquela surra em Inverno. Resumindo, achei Tiago um herói muito forçado, enfiado na história, e que nao conquistou minha admiração em momento algum. Vianco podia ter feito algo melhor, com certeza.
*Há uma oscilação muito grande na potência dos vampiros. Em determinados momentos, eles conseguem destruir qualquer coisa, são OS FODAS. Em outros momentos, eles conseguem fazer pouca coisa, não mostram todo aquele poder mostrado em outros momentos. E, apesar disso ser necessário para não torná-los invencíveis, tornou o livro incoerente.

Bem, essa é a minha opinião a respeito do livro. Realmente vale a pena ler, me agradou muito, mas, como dito no início, nem tudo é perfeito.

Eddie 03/12/2010minha estante
Concordo nos pontos negativos que meu amigo Lucas Cardoso comentou... mas... (sempre tem que ter um "mas") a questão do "pinto a mostra" acho que foi uma maneira meio #fail de fazer o leitor rir. (não que eu tenha rido), mas acho que não pode ser despresado completamente, já que é uma maneira de marcar as narrativas dele (André Vianco). Para uma obra nacional... achei realmente criativa, empolgante e com vocabulário marcante! (querendo ou não é o vocabulário do brasileiro). Não podemos comparar sua maneira de narrar com a de Stephenie Meyer que tem cultura, formação e até mesmo sexo distinto. (OBS: odeio a saga dela) enfim...

Loriiy 11/12/2010minha estante
Gostei da sinceridade, apesar dos pontos negativos que você apontou, realmente parece uma boa saga. Tenho que admitir que agora tenho um pouco de receio quando encontro uma história de vampiro (afinal não existem muitas Anne Rice por aí) e depois da saga crepúsculo (não acho TÃO ruim assim, mas a Bella e o Edward passaram a me irritar! ¬¬'), MEU DEUS, parece que todos os escritores resolveram falar sobre isso (ou sobre anjos, ninguém merece, rsrs). Mas a sua resenha me inspirou a começar a ler. Parece uma história de VAMPIROS, hehe

Valeuu =D !!

Lucas.Wijk 23/09/2013

Ao começar a ler "Os Sete", me senti teletransportado para um filme de terror da década de 80, onde há aquele suspense, misturado com pequenas doses de humor, e uma trilha sonora de rock antigo. Foi uma sensação agradável.

Escolhi este livro por ser o primeiro do autor, afinal comecei a me interessar por escritores brasileiros que se arriscaram (e aqui tiro meu chapéu) a se aventurar em gêneros literários que não são muito comuns em nossa cultura, no caso de André Vianco, o terror.

Tenho que admitir que achei o livro interessante, a trama é criativa, apesar de que fiquei, no início, um pouco incomodado com os "poderes" dos vampiros, mas acabei por me acostumar e gostar, afinal, é isso que dá a cada um deles uma identidade única.

O autor escreve bem, porém é muito desestimulante ler um livro onde as personagens devem ser imaginadas sem rostos, pois, com exceção dos vampiros, o autor, em momento algum, faz uma descrição detalhada de cada personagem da trama. Não faço ideia de qual seja a aparência de Tiago, César, Eliana, dentre outros. Os únicos que sei alguma coisa são: Inverno (alto com cabelos longos), Acordador (baixinho parrudo) e Espelho (que, na verdade, só sei que é negro). Nem mesmo os outros vampiros eu consigo imaginar como são, portanto minha mente tem que criar uma imagem abstrata para imaginá-los. Imagino que, em seus outros livros, André Vianco deve ter aperfeiçoado essa descrição, não vou desmerecer o livro por causa disso, afinal foi o primeiro livro do autor e não é algo que atrapalha a história, apenas tira um pouco a imersão no livro.

Outra coisa que me incomodou um pouco a falta de carisma das personagens. Os únicos que me cativaram foram os vampiros. Com relação aos "humanos", achei todos eles robóticos, sem personalidade alguma, o que acarretava o fato de que eu não ficaria nem um pouco chateado se qualquer um deles morresse. Mas isso, assim como meu ponto anterior, acho que se deve ao fato de ser o primeiro livro do autor, e, obviamente, seu foco maior foi nos vampiros, e não nas outras personagens, portanto não é algo que atrapalha a leitura.

Em compensação, adorei todos os vampiros, esses sim, como eu disse logo acima, possuem identidades, cada um se difere do outro, com personalidades únicas, e são capazes de cativar o leitor. Dou destaque especial à Inverno e Gentil, principalmente este último, que foi a personagem que mais me cativou no livro.

André Vianco está de parabéns por fugir do padrão, e se arriscar em um novo estilo literário, comprovando a todos que a fantasia, o terror e o suspense não são gêneros que apenas os estrangeiros possuem a habilidade de escrever. Com certeza vou ler outros livros do autor, e tenho certeza de que irei gostar.

"Os Sete" pode até não ser um livro marcante, daqueles que você irá guardar na memória por longos anos, mas mesmo assim merece um lugar na estante dos leitores que gostem do gênero e queiram se entreter com uma boa leitura, ainda mais como uma forma de incentivo a novos autores nacionais que queiram se aventurar neste maravilhoso estilo literário.

Alcides 08/08/2013

Surpreendido por esta maravilha <3
Ganhei de presente de aniversário, comecei a ler e me apaixonei. Que livro bom. Me prendeu, me fez rir, ficar tenso, deixou minha imaginação louca. Os vampiros são cômicos, sérios, irônicos, fortes... eles te conquistam. Os humanos também. Ai, estou escrevendo meio sem nexo porque ainda estou em êxtase com esse livro, ainda to refletindo tudo que to sentindo haha só digo que AMEI. E uma coisa, a todo momento eu fiquei imaginando um filme *__*. Parabéns André Vianco, acaba de ganhar um possível fã. Vou ler o Sétimo assim que der e ver se apaixono ainda mais.

Tayná Coelho 13/01/2014

Nasce um grande escritor
Antes de falar dos livros, vamos conversar um pouco sobre André Vianco. André é um autor brasileiro, morador de Osasco – SP, que revolucionou o mercado de literatura de fantasia no Brasil. Eu sou fã de carteirinha (tenho todos os livros e todos devidamente autografados), então sou um pouco suspeita pra falar, mas acredito que a literatura de horror/fantasia no Brasil se divide em antes e depois de André Vianco. “Ahh Tayná, mas por que você está dizendo isso?”, dirão alguns e eu explico o motivo: antes da ousada iniciativa de André de pegar todo seu FGTS, após ter sido demitido de uma empresa de telemarketing, e publicar por conta própria uma tiragem de mil exemplares do livro que diversas editoras haviam rejeitado, a literatura de fantasia brasileira se resumia ao nicho infantil e a de horror nem mesmo existia. As editoras achavam que “não existia mercado” pro tipo de livros que ele estava propondo: um livro de vampiros que, vejam só, não era no estilo vampirinho-de-dez-anos-muito-maneiro, nem no estilo vampiro-gato-que-pega-geral.

André vendeu pessoalmente a maioria dos mil livros publicados, mas foi uma ideia genial que mudou o rumo da carreira dele. André pegou alguns dos livros de sua tiragem e foi até uma das livraria das região onde morava e pediu para que a loja expusesse os livros ali. Os livros começaram a vender e a Novo Século, dona da livraria em questão acabou ficando curiosa sobre esse tal autor. Hoje, autor renomado, com quinze livros publicados (um deles infantil) e também três HQ’s, André se orgulha de ter conseguido abrir espaço para novos autores do ramo, como Rafael Draccon e Eduardo Spohr.

Sobre o livro, eu o li pela primeira vez em 2004 e foi quando começou minha paixão pelo trabalho do Vianco. Desde então, já o reli diversas vezes e sempre me surpreendo. O livro conta a historia dos amigos Thiago, Olavo e Cesar que, ao praticar mergulho em uma caravela portuguesa de quinhentos anos atrás que estava afundada no litoral de Porto Alegre, descobrem um caixão de prata contendo sete cadáveres condenados, acusados de bruxaria.

"Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar esse túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam."

Ignorando as indicações do caixão, os pesquisadores da Universidade Soares de Porto Alegre se propõem a estudar os cadáveres, até que um acidente envolvendo sangue, desperta o primeiro dos sete, que se revelam vampiros lusitanos dotados de poderes especiais concedidos pelo próprio demônio. Os poderes refletem nos nomes dos personagens (Lobo, Inverno, Acordador, Espelho e Tempestade), mas alguns acabam tendo nomes mais misteriosos que nos deixam curiosos para descobrir seus poderes (Gentil e Sétimo).

O enredo é interessante, e os personagens bastante realistas e informais – bem brasileiro mesmo! O final possui duas reviravoltas tão intensas, que te deixam empolgado pra ler logo a continuação!

Porém, não há só elogios. Como o primeiro livro, Os Sete deixa a desejar um pouco na evolução, que as vezes trava quando mais queremos saber sobre alguma coisa. Não é meu livro favorito do autor, que melhorou muito ao longo da carreira, mas é muito interessante.

O livro faz parte de uma série composta por: dois livros iniciais (Os Sete e Sétimo) e uma trilogia que dá prosseguimento ao enredo (O Turno da Noite – Os Filhos de Sétimo, Revelações e O Livro de Jó). Porém, vários livros do autor tem alguma relação com a saga e abordam temas paralelos como O Senhor da Chuva. Ainda tenho desconfiança que as duas últimas séries lançadas O Vampiro Rei (Bento, A Bruxa Tereza e Cantarzo) e As Crônicas do Fim do Mundo (apenas um lançado, A Noite Maldita) tenham alguma relação com a primeira história, mas isso só o tempo dirá.

Em resumo, vale a leitura, nem que seja só pela curiosidade de ver vampiros caindo de para-quedas em terras tupiniquins!

site: http://olhandoporai.com/2013/12/11/resenha-os-sete-andre-vianco/

Carlo 22/01/2011

Surpresa!!!
Surpreendente!
A história começa envolvente, deixando o leitor na expectativa no desenrolar da trama. Fiquei atraído no detalhar dos cenários, a visualização das cenas é certa!!!
Parecia que na primeira metade, a obra estava perdendo a cadencia. Engano meu!!! Pois, aí é que o grande André Vianco, nos apresenta na narrativa do Vampiro Gentil ((Miguel)), fundamentos que alicerça a história.
Então, gajos!!! Podem viajar nessa caravela, a coragem é sua única arma!!!
_Du_ 25/01/2011minha estante
Tenho que ler isso!!! Gostei muito de sementes no gelo! Abraço!

Maiara 26/02/2011

Bom, mas um livro brasileiro para eu morder a minha língua. Geralmente não gosto muito de livros brasileiros, tenho o preconceito de achar que tudo gira em torno de palavrões, baixaria e sexo... Comecei a ler este livro apenas por se mais um livro a ler... me aproximei pelo assunto, pois utimamente gosto muito de ler sobre vampiros. Mas este livro me surpreendeu, gostei muito e recomendo...estou curiosa para ler a continuação... Os vampiros são os mais engraçados, embora sejam assassinos cruéis e tal, protagonizam as melhores cenas ao tentar se adaptar aos tempos modernos e aos brasileiros

K-rool 09/04/2014

A Quebra Da "Modinha"
A coisa mais difícil de encontrar neste século são bons livros de vampiros, desde a aparição de "Diário de Vampiros" e principalmente "A Saga Crepúsculo" os vampiros começaram a ganhar uma certa fama, perderam, porém, completamente características fortes de sua natureza - a sensibilidade à luz do sol é um exemplo. Mas para quebrar essa visão dos livros de vampiros, eis que surge "Os Sete".
A história mostra amigos mergulhadores, que encontram uma caravela portuguesa - da época do descobrimento do Brasil - em uma de suas aventuras no litoral da região sulista do nosso país. Dentro desta há uma caixa de prata com um aviso - que não se deve profanar aquele túmulo maldito - eles fazem pouco caso do aviso e acabam assim gerando uma grande mudança em suas vidas.
É uma história um tanto simplória, mas André Vianco explora ao máximo esse enredo e faz uma trama com um pouco de tudo, suspense, terror, aventura, ação, humor, romance, e conquista o leitor com personagens dotados de personalidades únicas.
Vianco conseguiu dar aos vampiros novas formas, mas sem perder a natureza vampírica, seus vampiros são dotados de poderes únicos, mas não deixam de temer o sol, se enfraquecer com o alho e se ferirem com estacas de madeira. E acima de tudo Vianco trouxe também um pouco da história da descoberta do Brasil, é maravilhoso, já que poucas pessoas realmente tem algum interesse nela. Posso dizer que foi uma das melhores historias de vampíros que já vi, e estou ansiosa para ler a continuação dessa saga de criaturas demoníacas.
André Vianco, junto com Os Sete, apresentam a todos o espetáculo mais bizarro da terra.

Anna 09/04/2014minha estante
Parece ser ooootimo, ainda vou ler *---*

Marcos Rodrigue 02/04/2011

a história que poderia ser boa
a história poderia até ser boa, se fosse escrita por outro autor . .
esse cara escreve muito mau.. até tem boa imaginação (até demais)...

fatos que não deu pra aguentar:
... a narração do cara no banheiro, fazendo suas necessidades, foi desnecessária...
... a história se passar em Osasco (SP) em uma rua com o mesmo sobrenome do autor, foi desnecessária . . .
... o vampiro congelar o tempo e o governo explodir uma bomba atômica, foi demais, até pra vampiros . . .

enfim... li por que sou fiel e quando começo vou até o final.., mas foi difícil . . .

Matheus Caixeta 10/07/2011minha estante
qual o problema de a rua ter o sobrenome do autor? O_O

@leituras_sa 01/02/2021

"Haviam encontrado algo valioso. Algo que lhes traria lucro. Haviam encontrado algo maldito, também. Algo que lhes traria a morte".
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 Uma caravela portuguesa naufragada com mais de 500 anos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, uma estranha caixa de prata lacrada esconde um segredo. Apesar do aviso grafado, com a recomendação de não abri-la, a equipe de mergulhadores que a descobriu decide seguir em frente, e encontra sete cadáveres. Esses corpos misteriosos e cadavéricos são levados para estudos e tudo parece estar sob controle até o despertar do primeiro deles.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗨️ André Vianco é um dos principais nomes da literatura fantástica brasileira, junto com Raphael Draccon e Eduardo Spohr, e esse fato tem que ser reconhecido, pois é um gênero que ainda não tem muitos destaques entre os autores brasileiros. Falando sobre o livro, ele tem uma premissa muito interessante, e a história consegue prender a atenção do público, apesar de achar que na metade da história, ela perde um pouco do ritmo acelerado que apresenta no início do livro. Um ponto positivo, e que mostra que essa história é brasileira, é em relação as referências. Famosos, programas de TV e lugares, principalmente de Osasco, cidade em que André Vianco foi criado, são citados constantemente na história. E, para quem não sabe, esse livro tem uma continuação, chamada "Sétimo". Por @dangomesn
📃 Ficha Técnica
🔹 Título: Os sete
🔹 Autor: André Vianco
🔹 Editora: Aleph
🔹 Ano: 2016
🔹 Número de páginas: 432 (Livro Físico)
🔹 Avaliação: ⭐⭐⭐⭐

site: https://www.instagram.com/p/B0UQPnLjpIJ/

André 15/01/2015

Os Sete Desperdiçados
Um plot foda, muito foda mesmo e o que ele (André Vianco) faz com ele?
Te irrita.
O começo do livro é tao incrível que sua expectativa vai as alturas, os personagens criados são ótimos, a mitologia criada pelo autor também é ótima (Leia O Senhor da Chuva para melhor apreciar esse livro), só que o desperdício de personagens tão legais te irrita.
Com um desfecho pobre ele te prepara para o próximo livro e você pensa:
darei uma chance e aí...

Silvio 11/10/2011

Um livro sobre vampiros que se distancia bastante do tradicional e não são vampiros bonzinhos, como têm aparecido recentemente. É cheio de ação, suspense, fatos muito inesperados. Os vampiros não são romenos nem ingleses ou americanos, tampouco são da Transilvânia, são portugueses!!!! A história se passa no Brasil, eles não temem crucifixos, não morrem com estaca no coração nem com balas de prata; armas de fogo não os matam, mas os prejudicam. Como estão fora do tempo, impressionam-se com a tecnologia atual. Não são criados novos vampiros através de suas mordidas, ao contrário, só se torna vampiro quem receber seu sangue. Um vampiro-lobisomem que se transforma em lobo somente quando quer e um vampiro que só pode usar seus poderes uma vez por mês.

Apesar disso tudo, o autor se empolga com a história em si e se esquece de várias informações, causando diversas incoerências!
Por que a caixa onde estão presos é de prata se a prata não os incomoda?

O professor de Biologia, Diaz, cai no esquecimento logo no início do livro; mais adiante, desaparecem o de História e o padre. Encontram um vegetal desconhecido semelhante a um rabanete, também esquecido.

Os vampiros só tinham cinquenta reais, dados por Donato, o dono de uma van. Mais à frente, eles deixaram um maço de dinheiro no banco da van. Deixaram também a espingarda no veículo e mais tarde usaram tal arma em um humano.

Quatro cadáveres foram enviados à USPA e tiveram os crânios radiografados, no entanto falaram da radiografia de cinco crânios; tais radiografias foram interpretadas por um professor de História e um padre, não por um médico, biólogo, etc. e tal.

O episódio do garoto no túnel do trem só serve para engordar o livro.

Não explica como os vampiros foram aprisionados na caixa.

O "Lobo" foi alvejado com uma bala de prata e ficou "inconsciente" por várias horas; depois foi atingido por duas balas de prata que nenhum mal lhe causaram.

Tiago cravou uma estaca no peito de Miguel, um vampiro, quando este dormia. Depois pediu a seu amigo que retirasse a estaca. Por quê, se ainda não sabia qual era o poder especial de Manuel?

São alguns exemplos de "erros"; há vários outros.
Jossi 12/10/2011minha estante
Silvio... algumas perguntas podem ser respondidas e algumas das "incoerências" que você cita podem ser explicadas.

->Por que a caixa onde estão presos é de prata se a prata não os incomoda?
R.: Pelo que entendi, a prata os incomoda, mas não os mata. Ou seja, a bala de prata mata o lobisomem, não o vampiro. Por isso o "Lobisomem" morreu na forma de "lobo" e regenerou-se depois, na forma de homem (ou vampiro).

->Vladimir, Terezão e a garota morta pelo caminhão ressuscitam e depois não se sabe o que aconteceu com eles, nem por que ou para que ressuscitaram, além de a garota estar no necrotério com a cabeça esmagada e sair falando.
R.: Fica claro que eles foram "reerguidos dos mortos" para ajudar o "Acordador" a instalar o caos. Depois todos, inclusive a menina, foram assombrar os vivos... a função dos zumbis era justamente essa, vingar-se dos que lhes tinham feito mal. Ou de quem eles imaginavam terem lhe feito mal.

->Tiago diz que nunca teve medo do sobrenatural, tinha medo de armas, da violência, no entanto foi o primeiro a ficar com medo e fugiu.
R.: Tiago não tinha medo do sobrenatural, mas queria proteger sua namorada a qualquer custo. Se nao fosse por ela, talvez ele mesmo não tivesse fugido.

->Tiago cravou uma estaca no peito de Miguel, um vampiro, quando este dormia. Depois pediu a seu amigo que retirasse a estaca. Por quê, se ainda não sabia qual era o poder especial de Miguel?
R.: Pelo que entendi, Tiago não queria matar o "amigo vampiro", apenas imobilizá-lo por algum tempo. Talvez quisesse sua ajuda qualquer que fosse ela, fosse qual fosse seu poder.

E algumas de suas perguntas ficam mesmo sem resposta. A tal planta (que eu imagino fosse uma mandrágora)... os professores, cujo destino não foi mencionado... o padre, que também não é mais mencionado...

No todo, porém, é um excelente livro. Eu adorei.