Os Sete

Os Sete André Vianco

Resenhas - Os Sete

Katy 28/07/2015

Os Sete - André Vianco
Confesso que eu tinha um certo preconceito com escritores brasileiros... até conhecer André Vianco. Os Sete não é só uma história comum de vampiros. É macabra, engraçada e muito diferente de qualquer coisa que eu já havia lido antes.

Apesar de eu não ser uma devoradora de histórias com vampiros, já li sobre o clássico e muito, muito cruel, Drácula de Bram Stocker e o completamente doce e amável Edward, de Stephanie Meyer (Crepúsculo) e, com Vianco, os vampiros ficaram num meio termo que os tornou meus favoritos. Eles não são absurdamente cruéis, mas também passam longe de ser românticos e são, sem sobra de dúvidas, os vampiros mais engraçados sobre os quais já li.

Ainda assim, Os Sete não tem o intuito de ser uma história cômica. O que acontece é que tudo começa quando jovens exploradores marítimos encontram uma caravela no mar e, dentro dela, uma pesada caixa de ferro com um grande alerta de que não abram para não despertar a maldição. Nessa caixa também encontra-se os nomes "Inverno, Acordador, Espelho, Lobo, Tempestade, Gentil e Sétimo".

Empolgados com a descoberta, eles não se abalam com a mensagem, achando que não passa de superstições de algum religioso, e logo tratam de abrir a caixa, surpreendendo-se ao encontrar sete cadáveres, aparentemente de mais de 500 anos atrás, vindos de Portugal.

Nesse momento, uma das jovens, Eliana, acaba se cortando e deixando uma gota de sangue cair próxima a um dos cadáveres, e esse pequeno acidente dá início à um processo de regeneração do corpo, que logo volta à vida e fica confuso por não saber onde está.

Ainda que não saibam no começo, os jovens estão diante de Inverno, que tem o dom de congelar tudo que quiser em poucos segundos. Assim como Inverno, cada um dos cadáveres tem uma habilidade especial que lhe originou o nome talhado na caixa. Tempestade provoca os piores temporais, Lobo se transforma em um lobo gigantesco, Acordador pode dar vida aos mortos...

Aos poucos, todos os vampiros se acordam e é nesse momento que o livro mostra sua pitada de humor. A história se passa em Porto Alegre, o que tornou tudo muito divertido por ser a cidade onde moro (os lugares citados são lugares que já frequentei ou frequento, então parecia tudo muito mais real) e, acima de tudo, os vampiros estavam dormindo há mais de 500 anos, então tudo é novidade e ,motivo para questionamento.

Quando Inverno vê um refrigerador pela primeira vez então, é o máximo! Ele fica completamente intrigado e até enciumado pelo fato do homem ter conseguido reproduzir seu dom. Além disso, tem o fato de eles falarem em português de Portugal, valendo se chamar de "Gajo" e até de "Maricas" (quando estão brabos).

Contudo, torno a repetir que "Os sete" está longe de ser um livro de humor. Vai ter batalhas, sangue, perseguições e acontecimentos macabros. O desenrolar da história se passa com eles tentando perseguir e capturar Eliana, pois como foi seu sangue que despertou Inverno, eles a consideram sua mãe, e por isso querem levá-la com eles de volta para Portugal. Tiago, um dos descobridores da caravela e protagonista da saga, tenta protegê-la à todo custo, e é essa perseguição que dá suspense à história.

Enfim, os Sete é um livro incrível, que, com certeza, se tornou a melhor história de vampiros que já li! Ele tem uma continuação, chamada O Sétimo, que conta a história do único dos sete cadáveres que não foi acordado, exatamente por ser considerado "o Maldito", o mais temido dos vampiros.

Ainda não tive a oportunidade de ler "O Sétimo", mas tenho certeza que, se André Vianco seguiu o ritmo de "Os sete", trata-se de outro excelente livro, digno de concluir essa história que começou tão bem!

site: http://resenhanasnuvens.blogspot.com.br/

Marcos Rodrigue 02/04/2011

a história que poderia ser boa
a história poderia até ser boa, se fosse escrita por outro autor . .
esse cara escreve muito mau.. até tem boa imaginação (até demais)...

fatos que não deu pra aguentar:
... a narração do cara no banheiro, fazendo suas necessidades, foi desnecessária...
... a história se passar em Osasco (SP) em uma rua com o mesmo sobrenome do autor, foi desnecessária . . .
... o vampiro congelar o tempo e o governo explodir uma bomba atômica, foi demais, até pra vampiros . . .

enfim... li por que sou fiel e quando começo vou até o final.., mas foi difícil . . .

Matheus Caixeta 10/07/2011minha estante
qual o problema de a rua ter o sobrenome do autor? O_O

K-rool 09/04/2014

A Quebra Da "Modinha"
A coisa mais difícil de encontrar neste século são bons livros de vampiros, desde a aparição de "Diário de Vampiros" e principalmente "A Saga Crepúsculo" os vampiros começaram a ganhar uma certa fama, perderam, porém, completamente características fortes de sua natureza - a sensibilidade à luz do sol é um exemplo. Mas para quebrar essa visão dos livros de vampiros, eis que surge "Os Sete".
A história mostra amigos mergulhadores, que encontram uma caravela portuguesa - da época do descobrimento do Brasil - em uma de suas aventuras no litoral da região sulista do nosso país. Dentro desta há uma caixa de prata com um aviso - que não se deve profanar aquele túmulo maldito - eles fazem pouco caso do aviso e acabam assim gerando uma grande mudança em suas vidas.
É uma história um tanto simplória, mas André Vianco explora ao máximo esse enredo e faz uma trama com um pouco de tudo, suspense, terror, aventura, ação, humor, romance, e conquista o leitor com personagens dotados de personalidades únicas.
Vianco conseguiu dar aos vampiros novas formas, mas sem perder a natureza vampírica, seus vampiros são dotados de poderes únicos, mas não deixam de temer o sol, se enfraquecer com o alho e se ferirem com estacas de madeira. E acima de tudo Vianco trouxe também um pouco da história da descoberta do Brasil, é maravilhoso, já que poucas pessoas realmente tem algum interesse nela. Posso dizer que foi uma das melhores historias de vampíros que já vi, e estou ansiosa para ler a continuação dessa saga de criaturas demoníacas.
André Vianco, junto com Os Sete, apresentam a todos o espetáculo mais bizarro da terra.

Anna 09/04/2014minha estante
Parece ser ooootimo, ainda vou ler *---*

Cecilia 22/08/2021

Os sete
Livro sobre vampiros, mas não quaisquer vampiros. São os vampiros do Rio D'ouro. Já perdi a conta de quantas vezed eu o li. História se passa no Brasil, o que deixa a história fantástica. Reconhecer os lugares que passam faz tudo ficar mais real...e quando qualquer frente fria chega a gente já lembra do Inverno... o Inverno se aproxima.
Para quem gosta de história sobre vampiros e para quem curte escritor nacional vai gostar desta história.

Jussara Marcossi 11/11/2015

Ridículo
Parecia que eu estava lendo um livro muito ruim da série Vaga-lume. O tempo todo eu pensava na paródia de filmes de terror Todo mundo em pânico. Não dá pra acreditar que esse livro foi escrito com um mínimo de seriedade.

Rapha 23/03/2022

Demorei mas terminei
Levei 4 anos pra ler esse livro pq eu não gosto de abandonar, mas achei o começo chato mesmo, li outros enquanto estava lendo esse e nada de conseguir ler, só o final que me prendeu e eu terminei ?rápido?.

Silvio 11/10/2011

Um livro sobre vampiros que se distancia bastante do tradicional e não são vampiros bonzinhos, como têm aparecido recentemente. É cheio de ação, suspense, fatos muito inesperados. Os vampiros não são romenos nem ingleses ou americanos, tampouco são da Transilvânia, são portugueses!!!! A história se passa no Brasil, eles não temem crucifixos, não morrem com estaca no coração nem com balas de prata; armas de fogo não os matam, mas os prejudicam. Como estão fora do tempo, impressionam-se com a tecnologia atual. Não são criados novos vampiros através de suas mordidas, ao contrário, só se torna vampiro quem receber seu sangue. Um vampiro-lobisomem que se transforma em lobo somente quando quer e um vampiro que só pode usar seus poderes uma vez por mês.

Apesar disso tudo, o autor se empolga com a história em si e se esquece de várias informações, causando diversas incoerências!
Por que a caixa onde estão presos é de prata se a prata não os incomoda?

O professor de Biologia, Diaz, cai no esquecimento logo no início do livro; mais adiante, desaparecem o de História e o padre. Encontram um vegetal desconhecido semelhante a um rabanete, também esquecido.

Os vampiros só tinham cinquenta reais, dados por Donato, o dono de uma van. Mais à frente, eles deixaram um maço de dinheiro no banco da van. Deixaram também a espingarda no veículo e mais tarde usaram tal arma em um humano.

Quatro cadáveres foram enviados à USPA e tiveram os crânios radiografados, no entanto falaram da radiografia de cinco crânios; tais radiografias foram interpretadas por um professor de História e um padre, não por um médico, biólogo, etc. e tal.

O episódio do garoto no túnel do trem só serve para engordar o livro.

Não explica como os vampiros foram aprisionados na caixa.

O "Lobo" foi alvejado com uma bala de prata e ficou "inconsciente" por várias horas; depois foi atingido por duas balas de prata que nenhum mal lhe causaram.

Tiago cravou uma estaca no peito de Miguel, um vampiro, quando este dormia. Depois pediu a seu amigo que retirasse a estaca. Por quê, se ainda não sabia qual era o poder especial de Manuel?

São alguns exemplos de "erros"; há vários outros.
Jossi 12/10/2011minha estante
Silvio... algumas perguntas podem ser respondidas e algumas das "incoerências" que você cita podem ser explicadas.

->Por que a caixa onde estão presos é de prata se a prata não os incomoda?
R.: Pelo que entendi, a prata os incomoda, mas não os mata. Ou seja, a bala de prata mata o lobisomem, não o vampiro. Por isso o "Lobisomem" morreu na forma de "lobo" e regenerou-se depois, na forma de homem (ou vampiro).

->Vladimir, Terezão e a garota morta pelo caminhão ressuscitam e depois não se sabe o que aconteceu com eles, nem por que ou para que ressuscitaram, além de a garota estar no necrotério com a cabeça esmagada e sair falando.
R.: Fica claro que eles foram "reerguidos dos mortos" para ajudar o "Acordador" a instalar o caos. Depois todos, inclusive a menina, foram assombrar os vivos... a função dos zumbis era justamente essa, vingar-se dos que lhes tinham feito mal. Ou de quem eles imaginavam terem lhe feito mal.

->Tiago diz que nunca teve medo do sobrenatural, tinha medo de armas, da violência, no entanto foi o primeiro a ficar com medo e fugiu.
R.: Tiago não tinha medo do sobrenatural, mas queria proteger sua namorada a qualquer custo. Se nao fosse por ela, talvez ele mesmo não tivesse fugido.

->Tiago cravou uma estaca no peito de Miguel, um vampiro, quando este dormia. Depois pediu a seu amigo que retirasse a estaca. Por quê, se ainda não sabia qual era o poder especial de Miguel?
R.: Pelo que entendi, Tiago não queria matar o "amigo vampiro", apenas imobilizá-lo por algum tempo. Talvez quisesse sua ajuda qualquer que fosse ela, fosse qual fosse seu poder.

E algumas de suas perguntas ficam mesmo sem resposta. A tal planta (que eu imagino fosse uma mandrágora)... os professores, cujo destino não foi mencionado... o padre, que também não é mais mencionado...

No todo, porém, é um excelente livro. Eu adorei.

Gaby 06/09/2015

Alucinante
O livro nos apresenta logo no início três grandes amigos, Tiago, César e Olavo. Os amigos vivem numa cidadezinha fictícia do Rio Grande do Sul chamada Amarração. Por não terem muito o que fazer na cidade do interior, eles aprenderam desde cedo a mergulhar e se divertir nos mares próximo a cidade.

Um dia, eles decidem explorar uma velha caravela portuguesa naufragada, afim de procurar objetos preciosos e assim talvez conseguir uma grana. Eles contatam uma amiga chamada Eliana, que estuda História em uma grande universidade de Porto Alegre. Logo, várias pessoas se envolvem quando descobrem a caravela e uma grande caixa de prata com misteriosas inscrições ao seu redor, inclusive algumas palavras que logo percebemos ter tudo a ver com as criaturas que ali jaziam além de um aviso para não abrir a caixa em hipótese alguma. Mas é claro que isso só faz aguçar a curiosidade dos professores e estudiosos presentes. Ali, eles encontram sete corpos em estado avançado de decomposição.

O terror começa quando acidentalmente um dos corpos misteriosamente voltam a vida. Inverno é o primeiro vampiro a ser despertado. Logo descobrimos que as inscrições na caixa estão se referindo ao poder que cada vampiro possui, além de Inverno, temos Acordador, Espelho, Gentil, Tempestade, Lobo e Sétimo. Logo no início, Inverno trata de esconder o corpo de Sétimo afim de impedir de todas as formas que ele venha a despertar também. No decorrer do livro descobrimos o porquê.

A história desses vampiros é sensacional. O autor se aprofunda na personalidade de cada um deles, e é possível imaginar suas feições e o modo de ser de cada um. Mas eu só senti isso pelos vampiros. Já os "mocinhos" da história infelizmente não me conquistaram nem um pouco. Tiago quer o tempo todo bancar o espertalhão e muitas vezes sai em vantagem em relação aos vampiros, o que acho extraordinário tendo em vista que aquele grupo possui forças demoníacas e super-humanas, ao contrário de Tiago que não é mais que um ser humano mais comum impossível. Seus amigos não passam de coadjuvantes, apesar de terem protagonizados cenas importantes e interessantíssimas na história, infelizmente são pouco carismáticos.

Outro ponto que me incomodou durante toda a narrativa é que os homens prevalecem na história. O exército, marinha e várias áreas das forças armadas brasileiras se envolvem também. A única mulher que tem alguma visibilidade é Eliana que passou metade do livro desacordada e não contribuiu em absolutamente nada para ajudar os demais na busca incansável para capturar os vampiros. Pela importância que ela tem (mas que não parecer ter...) no enredo, o autor poderia ter se aprofundado muito mais na personalidade e ter dado mais força a ela. Se Tiago conseguiu deixar alguns vampiros no chinelo porque uma mulher não seria capaz também? A única coisa que Eliana fez foi ficar o livro inteiro esperando Tiago resgatá-la. Ai o clichê.

Mesmo com esses pontos negativos, não pensem que não gostei da história, muito pelo contrário pois os vampiros dominaram a trama e essa é a melhor parte do livro. São muito bem construídos, tem um ar de humor em algumas situações e de horror em outras, são divertidos, interessantes e extremamente diferentes de tudo que já vi em vários aspectos, mas sem deixar de lado aquela essência que um verdadeiro vampiro precisa ter. Fiquei infeliz por todos serem homens, sinceramente senti falta de uma presença feminina mais forte na trama, porque não uma mulher sendo um dos sete?

Ainda assim aquele final (apesar da aparição dele ter deixado um pouco a desejar) me deixou com muita vontade de ler o próximo livro. Repleto de cenas alucinantes e bem descritas sem ser cansativo, recomendado para quem gosta de uma boa história de vampiros com ação do começo ao fim!

site: http://zuttokawaii.blogspot.com.br/2015/09/resenha-os-sete-andre-vianco.html

Nícolas Reis 13/12/2011

Booom!
Este livro é ótimo, Vianco é genial em vários aspectos, personagens incríveis e cativantes, cenas que prendem a nossa atenção da primeira até a última página.
Particularmente me identifiquei muito com Guilherme e Thiago, embora sejam inimigos ambos tem um temperamento muito forte e característico.
Adorei ler este livro pelo fato de ele ser envolvente, acho que deveríamos explorar mais e dar mais valor aos escritores brasileiros,
Vianco é um exemplo a ser seguido, e por fim deixo o apelo de que seria muito interessante um filme do Livro (ou da série toda), seria um sucesso de bilheteria.

etsilvio 10/06/2018

Não foi por falta de tentativa...
Cheguei a ler 1/4 do livro e não consegui me adaptar ao estilo prolixo nem a falta de desenvolvimento da trama. Além de personagens bem rasos.
Rafael.Rodrigues 16/06/2018minha estante
Concordo com o fato de os personagens serem rasos e inclusive acho alguns bem chatos, mas a trama é muito boa e se você lesse mais um pouco veria que é ótima. Mas pelos personagens acabei tirando uma estrela, porém a trama vale a pena aguentar principalmente o insuportável Tiago rsrsrsrs. Mas cada um com sua ponião né?.

leosilva 12/10/2021minha estante
Li até o fim, mas, meu filho, que leitura difícil de chata. Muita prolixidade, histórias paralelas, personagens irritantes... Enfim, poderia ser melhor editado.

Ruama 24/04/2022

Vampiros Br? Temossss
Aquele sotaquezinho português hummm

André Vianco criou uma atmosfera incrível entorno das sete criaturas demoníacas.

Escrita impecável, assim como a criação dos ambientes, peca no sentido de excesso de descrições e na parte de personagens secundários (como os militares) poderia ter usado apenas um ou dois personagens nesse seguimento, assim não quebraria tanto o rítmo.

Uma pena as livrarias não disponibilizar mais a obra, é uma luta conseguir adquiri-lo