Os Sete

Os Sete André Vianco

Resenhas - Os Sete

Adriano 21/12/2009

O Melhor!
O Melhor livro que já li.

Dele veio muitos outros, que me fizeram, virar super fã de André Vianco!

Larissa2518 28/12/2009

Achei bastante interessante.
Adorei cada um dos Sete, o desenrrolar da história foi em um ritmo agradável. O fato do livro se passar no Brasil me deu um ar de curiosidade de como o Estado iria lidar com a situação.

Lehlivros 05/05/2021

Que leitura incrível, sou amante de vampiros mas daqueles "raizes" estilo Dracula e me surpreendi tanto encontrando nesse livro exatamente seres parecidos.Um ponto super interessante foi o autor trazer esses vampiros para a atualidade, imagine eles vendo trens, eletricidade, e toda modernidade que nunca imaginariam existir...

Lua_a 24/10/2021

Guardado no meu coração ??
Amo esse livro de paixão, tenho uma história muita longa com ele q marcou minha infância e finalmente pude ler depois de anos e anos.
Adoro a forma de escrita, é fluida e leve, mas ainda sim deve-se prestar bastante atenção. Também amo o fato de ser um livro nacional com gírias do Sul q nós conhecemos, também se tem passagens em vários lugares conhecidos do Brasil.
Devorei o coitado em menos de uma semana, as aventuras do vampiro Inverno juntamente com Acordador me deixaram presa e totalmente envolvida na história, isso quando n tinha várias crises de riso de tão engraçada q era a situação.
Recomendo para qualquer pessoa q goste de um terror ou um leve suspense, e principalmente VAMPIROS.
Aviso também q existe alguns momentos q podem dar gatilho em algumas pessoas então pesquise se n se sente bem antes de ler.

Caio 06/02/2015

Tiago, um mergulhador da cidade de Amarração (RS) que em um de seus mergulhos acaba por encontrar uma caravela com mais de 500 anos e para a sua surpresa além da caravela ele também encontra uma grande caixa de prata. Então ele conta para sua amiga Eliana que é estudante de História na Universidade Soares de Porto Alegre e ajudante do Prof. Delvechio e a descoberta acaba gerando curiosidades e expectativas acerca do seus conteúdo e imediatamente se juntam para trazê-lo a superfície.

Quando a caixa de prata lhes é entregue, fica decidido abri-la mesmo após as advertências escritas em seu tampo. Dentro da caixa são encontrados sete corpos que foram aprisionados após acusações de bruxaria. Acidentalmente Eliana se machuca e uma gota de seu sangue faz com que essa descoberta traga algo de muito ruim para a vida de todos os envolvidos.

Para a surpresa de todos um dos corpos começa a se regenerar e aos poucos vai voltando a vida e quando a sua “transformação” se completa, vai atrás de um dos sete corpos e some, porém seu sumiço é temporário e acaba por retornar para trazer seus outros irmãos a vida.

Depois de todos esses acontecimentos, resta a Tiago parar os vampiros que foram libertos após sua descoberta e para isso ele contará com a ajuda de seus amigos, além do exército brasileiro. Como Tiago e seus amigos enfrentarão os sete demônios do Rio D’Ouro?

Com um cenário totalmente brasileiro, se passando no litoral do Rio Grande do Sul, indo para Osasco e até Guarujá, o livro “Os Sete” tem tudo o que uma histórias de vampiro deve ter.

Montando um rápido perfil dos vampiros de “Os Sete”:

- Inverno (Dom Guilherme) o primeiro a acordar e possui o dom de congelar e fazer nevar;

- Espelho (Dom Fernando) capaz de se transformar em qualquer pessoa que desejar;

- Acordador (Dom Manuel) que sempre fala baixo para que os mortos não se levantem;

- Tempestade (Dom Baptista) capaz de criar tempestades e um dos mais descontraídos dentre os vampiros;

- Lobo (Dom Afonso) que apesar de ser um vampiro, ele se transforma em lobo nas noites de lua cheia;

- Gentil (Dom Miguel) chamado assim por ser “bonzinho” dentre os outros e possui o poder de parar o tempo, mas é limitado e só pode ser usado uma vez a cada ciclo lunar;

- Sétimo, foi mandado para o inferno por seus “irmãos” para ser escravo de Satã em troca de seus poderes. Sétimo é o vampiro mais forte e o mais temido pelos outros seis (exceto pelo seu irmão Dom Miguel / Gentil), pois é o único capaz de andar a luz do dia.

Esse livro é sensacional e eu gosto muito dos livros do André Vianco, li toda a série d’Os Sete e pretendo ler toda a saga Bento, além dos outros livros do autor. E gosto muito de ver que a literatura fantástica brasileira tem uma qualidade ímpar e vale muuuuuito a pena conferir. Aos que já leram, me desculpem por deixar alguns fatos de fora ou por não lembrar muito do livro pois li em 2010, mas está na minha lista para reler.

site: http://cyimagine.blogspot.com.br/2015/02/resenha-os-sete-andre-vianco.html

Débora 04/02/2010

Os Sete - CONTÉM SPOILER
Na cidade de Armarração - RS, um grupo de amigos descobrem uma caravela naufragada, do tempo do descobrimento do Brasil. Nela encontraram uma caixa de prata lacrada, e acreditaram ser um tesouro.
Para retirar a embarcação e seu conteúdo do fundo do mar, fizeram um acordo com a Universidade de Porto Alegre.
Porém o que eles não imaginavam é que o conteúdo encerrado na caixa de prata, se tratava de sete vampiros do Rio D'Ouro...
A partir daí Vianco narra com maestria o despertar dos monstros e suas descobertas diante do novo mundo e as tecnologias, os confrontos vampiro-homem, vampiro-vampiro. Uma aventura emocionante com várias pitadas de humor, suspense, medo, que nos leva a devorar o livro da primera a última página.

Estefânia 21/08/2011

Acredito que qualquer um que goste de vampiros, ou se interesse por literatura fantástica nacional, já tenha pelo menos ouvido falar de André Vianco. Ele é o autor brasileiro mais expressivo no que se refere aos seres sugadores de sangue. Se você quiser descobrir a razão de tanto sucesso, “Os Sete” é o livro do Vianco que eu te indicaria.
Os vampiros de Vianco são excelentes exemplos de personagens fantásticos capazes de invadir a mente do leitor, e lá fazer morada e se tornar referência. Não encontro ninguém que tenha lido “Os Sete” e que não tenha se identificado e torcido por pelo menos um dos sete vampiros portugueses que são trazidos ao Brasil em uma caravela, há séculos atrás, e sepultados em uma caixa de prata na costa do sul do país. A caixa contendo os monstros da noite é encontrada pelos amigos Tiago, Olavo e César, que se divertem mergulhando nas horas vagas. Eles enxergam no tesouro histórico uma chance de lucrar, e um grupo de pesquisadores da Universidade de Porto Alegre se interessam pela empreitada. A caravela é resgatada do fundo do mar e, com ela, a caixa amaldiçoada. Ignorando os avisos esculpidos na prata, os pesquisadores abrem a caixa e ali encontram sete cadáveres ressequidos. Eliana, uma das pesquisadoras, e amiga de infância do trio mergulhador, acidentalmente se corta na borda da caixa. O sangue dela escorre e atinge um dos corpos. A partir daí, os pesquisadores observam atônitos o lento processo de cura e rejuvenescimento que o cadáver começa a desempenhar por conta própria.
A cena do despertar do primeiro vampiro é uma das mais tensas e melhor descritas do livro. Daí por diante, somos apresentados ao grupo de vampiros lusitanos mais assustadores de todas as eras. Eles não só bebem sangue, se escondem do sol, são velozes e insanamente fortes, mas, além disso, têm poderes sobrenaturais concedidos pelo próprio diabo. Inverno, Acordador, Tempestade, Lobo, Gentil, Espelho e o misterioso Sétimo receberam essas alcunhas por causa das habilidades únicas de cada um. E eles sabem usá-las perfeitamente na hora de aterrorizar esse novo mundo para o qual foram trazidos à força.
André Vianco conseguiu transformar o Brasil num cenário sombrio, digno dos filmes antigos de terror. E, aqui, os vampiros empreendem uma jornada cheia de ação, com o objetivo de capturar Eliana e a caravela para retornar a Portugal, além de impedir o despertar do irmão Sétimo – temido até mesmo entre os vampiros. Tiago, Olavo, Eliana e César aparecem como a força opositora a eles. O exército brasileiro também entra na briga. O resultado dessa bagunça toda? Um livro repleto de ação do começo ao fim.
A narrativa de Vianco é bem simples, fácil para qualquer um ler. Não exige nada do leitor. Outro ponto deste autor que gosto muito é a forma como ele insere nos seus livros grande parte dos seus gostos pessoais. Bandas de rock são citadas mais de uma vez, como Guns ‘N’ Roses e Raimundos. Todos os jogos de futebol que aparecem no livro são partidas vencidas pelo São Paulo. Quando aparece um bandido, logicamente é um corintiano! Eu ria muito nesses momentos.
A fantasia é envolvente por si só, mas o grande destaque é a criatividade na criação de cada personagem. Os vampiros foram tão habilmente construídos que o livro rendeu mais títulos vampirescos com participação dos sete vampiros. Porém, nenhum dos livros da sequência me encantou tanto quanto o que deu início a esse sonho de vampiros em terras ensolaradas brasileiras.

Michel Chagas Aragão 18/12/2021

Acabei de ler Os Sete primeiro livro de André Vianco e estou bastante entusiasmado. A história começa quando uma caravela portuguesa naufragada há mais de 500 anos é descoberta no litoral brasileiro. Ela guarda sete vampiros que possuem um poder diferente. São seres malignos sedentos por sangue humano que lembram mutantes do X-Men. André sabe criar muito bem o mistério por trás desses seres e também estabelecer grandes cenas de ação como se estivéssemos assistindo um filme. Ele não guarda as grandes reviravoltas apenas no final, mas dá também momentos de surpresa ao longo do livro que satisfazem o leitor de fantasia. Por se passar no Brasil ele engrandece a região e faz com que sua mitologia seja toda espalhada com maestria. Os sete é grande livro de fantasia que coloca o Brasil entre um dos grandes cenários de uma aventura única e uma ação Hollywoodiana.

Jussara Marcossi 11/11/2015

Ridículo
Parecia que eu estava lendo um livro muito ruim da série Vaga-lume. O tempo todo eu pensava na paródia de filmes de terror Todo mundo em pânico. Não dá pra acreditar que esse livro foi escrito com um mínimo de seriedade.

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Foi com esse livro que eu conheci o André Vianco, e gostei muito do autor. Ele leva jeito para escrever sobre vampiros. Um ponto bem legal são os cenários, totalmente brasileiros.
Pesquisando um pouco sobre o livro, descobri que a idéia de escrever sobre vampiros vem do primeiro livro escrito por ele, O Senhor da Chuva (leia a resenha nesse mesmo blog rsrsrs) no qual é citada a origem dos vampiros, mas o tema foi pouco explorado.
Em Os Sete, Vianco faz uma abordagem bem criativa dos vampiros. Tudo começa com mergulhadores em Santos retirando das ruínas de um naufrágio um antigo caixão, libertando as “feras”.
Muito boa a caracterização dos vampiros (são portugueses) e a construção das diferentes personalidades.
Recomendo o livro e o autor :)

Márcia 22/06/2010minha estante
Tô gostando muito do livro, pandora. Boa sua resenha '-'

Cecilia 22/08/2021

Os sete
Livro sobre vampiros, mas não quaisquer vampiros. São os vampiros do Rio D'ouro. Já perdi a conta de quantas vezed eu o li. História se passa no Brasil, o que deixa a história fantástica. Reconhecer os lugares que passam faz tudo ficar mais real...e quando qualquer frente fria chega a gente já lembra do Inverno... o Inverno se aproxima.
Para quem gosta de história sobre vampiros e para quem curte escritor nacional vai gostar desta história.

Gaby 06/09/2015

Alucinante
O livro nos apresenta logo no início três grandes amigos, Tiago, César e Olavo. Os amigos vivem numa cidadezinha fictícia do Rio Grande do Sul chamada Amarração. Por não terem muito o que fazer na cidade do interior, eles aprenderam desde cedo a mergulhar e se divertir nos mares próximo a cidade.

Um dia, eles decidem explorar uma velha caravela portuguesa naufragada, afim de procurar objetos preciosos e assim talvez conseguir uma grana. Eles contatam uma amiga chamada Eliana, que estuda História em uma grande universidade de Porto Alegre. Logo, várias pessoas se envolvem quando descobrem a caravela e uma grande caixa de prata com misteriosas inscrições ao seu redor, inclusive algumas palavras que logo percebemos ter tudo a ver com as criaturas que ali jaziam além de um aviso para não abrir a caixa em hipótese alguma. Mas é claro que isso só faz aguçar a curiosidade dos professores e estudiosos presentes. Ali, eles encontram sete corpos em estado avançado de decomposição.

O terror começa quando acidentalmente um dos corpos misteriosamente voltam a vida. Inverno é o primeiro vampiro a ser despertado. Logo descobrimos que as inscrições na caixa estão se referindo ao poder que cada vampiro possui, além de Inverno, temos Acordador, Espelho, Gentil, Tempestade, Lobo e Sétimo. Logo no início, Inverno trata de esconder o corpo de Sétimo afim de impedir de todas as formas que ele venha a despertar também. No decorrer do livro descobrimos o porquê.

A história desses vampiros é sensacional. O autor se aprofunda na personalidade de cada um deles, e é possível imaginar suas feições e o modo de ser de cada um. Mas eu só senti isso pelos vampiros. Já os "mocinhos" da história infelizmente não me conquistaram nem um pouco. Tiago quer o tempo todo bancar o espertalhão e muitas vezes sai em vantagem em relação aos vampiros, o que acho extraordinário tendo em vista que aquele grupo possui forças demoníacas e super-humanas, ao contrário de Tiago que não é mais que um ser humano mais comum impossível. Seus amigos não passam de coadjuvantes, apesar de terem protagonizados cenas importantes e interessantíssimas na história, infelizmente são pouco carismáticos.

Outro ponto que me incomodou durante toda a narrativa é que os homens prevalecem na história. O exército, marinha e várias áreas das forças armadas brasileiras se envolvem também. A única mulher que tem alguma visibilidade é Eliana que passou metade do livro desacordada e não contribuiu em absolutamente nada para ajudar os demais na busca incansável para capturar os vampiros. Pela importância que ela tem (mas que não parecer ter...) no enredo, o autor poderia ter se aprofundado muito mais na personalidade e ter dado mais força a ela. Se Tiago conseguiu deixar alguns vampiros no chinelo porque uma mulher não seria capaz também? A única coisa que Eliana fez foi ficar o livro inteiro esperando Tiago resgatá-la. Ai o clichê.

Mesmo com esses pontos negativos, não pensem que não gostei da história, muito pelo contrário pois os vampiros dominaram a trama e essa é a melhor parte do livro. São muito bem construídos, tem um ar de humor em algumas situações e de horror em outras, são divertidos, interessantes e extremamente diferentes de tudo que já vi em vários aspectos, mas sem deixar de lado aquela essência que um verdadeiro vampiro precisa ter. Fiquei infeliz por todos serem homens, sinceramente senti falta de uma presença feminina mais forte na trama, porque não uma mulher sendo um dos sete?

Ainda assim aquele final (apesar da aparição dele ter deixado um pouco a desejar) me deixou com muita vontade de ler o próximo livro. Repleto de cenas alucinantes e bem descritas sem ser cansativo, recomendado para quem gosta de uma boa história de vampiros com ação do começo ao fim!

site: http://zuttokawaii.blogspot.com.br/2015/09/resenha-os-sete-andre-vianco.html

Maiara 26/02/2011

Bom, mas um livro brasileiro para eu morder a minha língua. Geralmente não gosto muito de livros brasileiros, tenho o preconceito de achar que tudo gira em torno de palavrões, baixaria e sexo... Comecei a ler este livro apenas por se mais um livro a ler... me aproximei pelo assunto, pois utimamente gosto muito de ler sobre vampiros. Mas este livro me surpreendeu, gostei muito e recomendo...estou curiosa para ler a continuação... Os vampiros são os mais engraçados, embora sejam assassinos cruéis e tal, protagonizam as melhores cenas ao tentar se adaptar aos tempos modernos e aos brasileiros