Quebra de Confiança

Quebra de Confiança Harlan Coben

Resenhas - Quebra de Confiança

Adri 03/10/2012

Quebra de Confiança - Harlan Coben
Quebra de Confiança é o primeiro livro sobre a história do Myron Bolitar. Pelo que dizem, não faz muita diferença ler na ordem ou não, porque as histórias são independentes, mas eu gosto de ler na ordem para pegar as histórias secundárias, sabem? Esse livro ficou um bom tempo na minha estante esperando para ser lido e, agora depois de ler, eu não consigo entender porque eu não li ele antes.

A carreira de Myron está para melhorar bastante agora que ele é o empesário de Christian Steele, uma das maiores promessas do futebol americano de todos os tempos. Um contrato com um dos maiores times dos Estados Unidos está quase garantido, só faltam alguns ajustes.

Agora, uns dias antes de fechar o contrato, Christian recebe um pacote, sem endereço de remetente, com uma revista pornográfica dentro. O mais estranho é a foto de Kathy Culver, sua antiga namorada, que desapareceu um ano e meio antes e foi considerada morta, em um dos anúncios de disque sexo.

Ele liga imediatamente para Myron e pede sua ajuda. Uma coisa dessas se transformaria em um escândalo em um piscar de olhos, e atrapalharia bastante na hora de fechar o contrato. Christian pede para que Myron não conte nada a ninguém e tente descobrir se existem chances de Kathy ainda estar viva.

Christian não é o único a pedir sua ajuda. Jessica Culver, irmã de Kathy, e ex namorada de Myron, está de volta à cidade, e não acredita na versão da polícia de que a morte de seu pai, três dias antes, tenha sido consequência de um assalto que deu errado. Para ela, seu pai foi assassinado, e esse assassinato teve relação com o desaparecimento da irmã.

Mesmo sem uma prova que justasse os dois crimes, Myron não descarta a possibilidade, e começa a investigar. Ele conta com a ajuda de Win, seu melhor amigo super rico, de Esperanza, sua secretária e grande amiga, do policial Jake Courter, e de Jessica, que está tentando descobrir tudo o que pode sobre como era a vida da irmã. Ficar perto de Jessica não é fácil, mas ele tenta se concentrar em seguir com a investigação e deixar as lembranças de lado.

Além disso tudo, ele ainda tem que continuar com seu trabalho, negociar contratos, mexer com pessoas perigosas para conseguir o que quer, ouvir e aconselhar atletas que não estão nem aí para o seu conselho e, além de tudo, ele ainda tem que encontrar tempo para dormir. A investigação é complicada, pois eles não têm muitas informações, mas eles vão cavando cada vez mais fundo na história, tentando chegar na verdade. E eles podem acabar descobrindo coisas que ninguém conseguiria imaginar.

Harlan Coben escreve muito. Eu simplesmente não consegui adivinhar praticamente NADA, assim como foi com Quando Ela Se Foi. Ele te faz duvidar de todos os personagens, até chegar uma hora em que você nem sabe mais no que pensar. E, apesar de eu gostar de livros com finais óbvios, eu acho que esse tipo de livro tem que ser assim, na surpresa, porque senão perde a graça.

Enfim, recomendo muito, estou me segurando aqui para não começar agora o outro livro dele (tenho que esperar pelo menos o terceiro lançar aqui, já que quero ler na ordem rs). A Editora Arqueiro fez um ótimo trabalho com o livro, não notei erros, a minha única crítica é que traduziram Big Apple para Grande Maçã, tipo, podiam ter deixado no original, eu demorei horas pra associar uma coisa com a outra.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2012/09/resenha-quebra-de-confianca-harlan-coben.html

Joao 28/02/2012

bom, mas nem tanto....
Narrativa rápida e não é um livro que enrola... mas ainda prefiro Cavalo de Tróia.....

Mah 18/06/2012

Surpreendente!
O primeiro livro da série Myron Bolitar,conta a história do início da carreira de Bolitar no ramo empresarial de agente de promissores esportistas e sem dúvida nas encrencas que eles sempre estão metidos e Christian Steele está bem encrencado...
Harlan Corben tornou-se meu autor de suspense favorito,não vivo mais sem um livrinho dele,#adoro!!

Jeniffer 18/09/2012

Segundo livro que leio do Harlan Coben, o primeiro foi Quando ela se foi, que resenhei aqui no blog e que me fez amar a narrativa de Harlan, o personagem Myron e querer ler mais livros do autor. Com certeza Quebra de confiança não deixou a desejar.

Quebra de confiança é o primeiro livro da série Myron Bolitar de Harlan, e é um ótimo começo de série, mesmo sendo uma série em que não é obrigatório ler todos os livros em uma sequência, pra quem não leu nada de Harlan, esse livro é um ótimo começo.

Myron depois de uma lesão grave torna-se agente de atletas e atualmente agencia uma grande promessa do futebol americano, Christian Steele. Mas o rapaz enfrenta um drama na vida pessoal; após o desaparecimento de sua noiva, Kathy Culver, Christian recebe um exemplar de uma revista pornô que traz a foto de Kathy num anúncio de disk sexo. Fora isso, o pai de Kathy, Adam Culver foi assassinado três dias antes desse acontecimento.

Christian procura Myron e pede sua ajuda com o caso e Myron prontamente começa sua investigação sobre a possível morte de Kathy, o assassinato de Adam e se a alegação de que foi fruto de um assalto é mesmo verdade. Em meio a tudo isso, existe Jessica, o grande amor de Myron que não o via depois de anos e que volta agora após a morte de seu pai.

Na sinopse que coloquei aqui já diz bastante coisa sobre o enredo em si. Um suspense policial que não é nada superficial e que nos prende do começo ao fim. Admito que esse gênero não é o meu favorito, mas depois de ler Agatha Christie e Sidney Sheldon resolvi ler outros livros de outros autores do gênero e Harlan Coben foi uma aposta maravilhosa.

Mesmo tendo lido Quando ela se foi, sabendo de como Myron vai estar a alguns anos, a leitura de Quebra de confiança não foi nada ruim. Pelo contrário, ver o começo de tudo e conhecer melhor Myron Bolitar foi uma experiência nova, já que em Quando ela se foi não focam muito nisso.

A narrativa de Harlan nesse livro parece ser um narrador onisciente, mas pelas citações mais pessoais contida no livro, parece que a narração é feita por Myron; com muito sarcasmo e ironia ele deixa a leitura divertida e me vi rindo várias vezes, não só quando Myron falava, mas também Win, o amigo milionário de Myron, que demonstra ser só um mauricinho metido a besta, mas que provoca medo em quem o decide confrontá-lo.

Eu poderia escrever linhas e mais linhas elogiando o enredo com o suspense presente do começo ao fim e o final brilhantemente bem armado, a narração de Harlan, os personagens Myron e Win que digamos, são 'os caras', para não colocar palavrões na resenha. O trabalho da Arqueiro está impecável sem erros ortográfios, páginas amareladas e o livro só contém 271 páginas podendo ser devorado em um ou dois dias. Enfim, Quebra de confiança está mais do que recomendado.

Publicada originalmente em: http://mon-autre.blogspot.com.br/2012/07/resenha-quebra-de-confianca.html

Fabiane Ribeiro 16/10/2012

Resenha - Quebra de Confiança
Esse livro excelente, do prestigiado autor norte-americano Harlan Coben, é o primeiro em que ele retratada seu famoso personagem Myron Bolitar.
A simpatia, o bom-humor e a esperteza fazem com que Bolitar torne-se um personagem querido e inconfundível. Afinal de contas, ele tem, durante toda a trama (e nos demais livros em que aparece) o caráter bem definido e explorado.
Ex-atleta, formado em direito em Harvard, trabalhou um tempo para o FBI e hoje agencia atletas pouco conhecidos (ah, sim, e odeia o próprio nome). Boas doses de humor e ironia, assim Myron Bolitar nos é apresentado.
Finalmente ele tem como cliente alguém importante, que pode gerar-lhe muito lucro e sucesso profissional. Trata-se da nova promessa do futebol americano, Christian Steele.
Entretanto, o rapaz envolve-se em uma perigosa trama, uma vez que recebe uma revista com a foto de sua ex-namorada. Detalhe: a moça está desaparecida há um ano e meio.
Assim sendo, Bolitar (com a ajuda de seu amigo Win, que, muitas vezes, me trouxe à mente uma comparação não tão cabível com Sir Watson – fiel escudeiro de Sherlock Holmes – em uma versão mais jovial, articulada e malandra) resolve utilizar suas habilidades para desvendar o mistério, com o intuito de não ver a carreira de seu mais precioso cliente declinar.
O caso se torna ainda mais misterioso porque o pai da jovem desaparecida foi assassinado três dias antes de Christian receber a revista e Myron não sabe como, mas acredita que os dois mistérios estejam relacionados.
Curioso, habilidoso e sarcástico, o agente esportivo acaba provando ser um excelente investigador e nos conduz por uma trama rica em detalhes, que leva a um final surpreendente.
Quebra de Confiança é mais um título magnífico de Coben e possui boas doses de suspense, bom-humor e crítica social. Tudo isso somado ao fato de apresentar-nos a Myron Bolitar, o personagem mais famoso e carismático do autor. O resultado não poderia ser melhor.

Trecho: “Win suspirou.
– Devemos iluminar até mesmo os que preferem permanecer na escuridão. Você já tem algum plano?
– Ainda estou trabalhando nisso.
– Arduamente?
Myron assentiu.
– Nesse meio-tempo – disse Win –, o que descobriu com a fotógrafa?
Myron o colocou a par do encontro com Lucy.
– E quem comprou as fotos?
– Um nome me vem à mente – respondeu Myron...” (Págs. 152 e 153)

CooltureNews 25/05/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Por: Junior Nascimento

Existe um gênero literário que poucos autores podem ser considerados mestres, e confesso que esse mesmo gênero não é um dos meus preferidos, acredito que não tive muitas experiências boas nessas leituras. Para se escrever um bom livro policial, do meu ponto de vista, a história deve ser dinâmica, envonvente, com personagens carismáticos e principalmente ser muito bem amarrada.

Harlan Coben consegue fazer tudo isso em Quebra de Confiança, em nenhum momento desconfiei do desfecho da obra (que foi acontecer aos 47 do segundo tempo) e mesmo assim não conseguia desgrudar meus olhos do livro por 1 minuto sequer, o que é algo raro para mim se tratando de um livro policial.

Myron entrou para o meu "Hall da Fama" dos grandes personagens, extremamente carismático e com a dose certa de prepotência, arrogancia e humor, simplesmente um personagem genial. Como se não bastasse, todos os demais personagens mostraram o mesmo nível de desenvolvimento.

Como disse acima, para um livro policial ser considerado bom ele deve saber dosar sua dose de mistério, em muitas experiências furadas, pude perceber que os autores usam de um artifício que me irrita, eles simplesmente não contam tudo o que se passa na cabeça dos personagens, e escondem fatos importantes da história de forma descarada para evitar que o leitor descubra o segredo antes da grande revelação, o que convenhamos, quase nunca funciona, e quando o faz você só vai descobrir quando tentar terminar a leitura pela 3º ou 4º vez. Para ser bom, o leitor tem que participar do desenvolvimento, elaborando teorias com todas informações possíveis até chegar um ponto onde depois de tantas reviravoltas simplesmente jogamos a toalha e nos deixamos levar pela narrativa. É desse tipo de livro que gosto, e só para complementar, um livro assim eu consideraria bom, Quebra de Confiança é excepcional.

Uma leitura mais do que bem recomendada de um recém descoberto fã de Harlan Coben, agora entendo o motivo deste autor ser tão baladado, merecidamente. Simplesmente o melhor livro do gênero que já li.

Alecio Miari 25/06/2012

Muito bom!!!
Demais este livro! Um suspense policial mas sem o "jorro de sangue" que vi em "Herdeiro da Escuridão". O legal é que é um enredo muito envolvente com pitadas de Humor sensacionais! Byron Molitar é um mestre na arte de não se deixar intimidar e de fazer piadas inteligentes mesmo com a morte segurando em seu cangote.
Várias vezes me peguei apreensivo com a história e várias vezes me peguei "cascando o bico" com as espertas tiradas que se tornam uma constante ao longo do livro.
Pela contracapa esta é a primeira de várias histórias deste Agente Esportista/ Detetive Particular e com certeza irei atrás das outras!
Outra coisa que me faz vibrar é a grande ética que o personagem possui e que acaba ditando suas atitudes/ posturas ao longo de sua vida.
Muito bom!!

Maisa 28/08/2012

Curti o estilo
Alguém aí já assistiu o seriado "the mentalist" ?? Pois então, o livro segue exatamente o mesmo estilo desta série. Apesar dos personagens principais serem empresários esportivos, o livro deixa claro uma experiência em investigações que ambos tiveram no passado.A trama começa exatamente nesse contexto, um de seus clientes tem a noiva desaparecida e por conta disso seus agentes resolvem investigar.

Ao longo da narrativa, vamos recebendo as pistas e encaixando peças da história, eu não consegui deduzir o final, achei-o surpreendente. A história foi bem contada, o livro possui alguns temas bem atuais e outros pesados (envolve gangues, prostituição dentre outros assuntos) e o que eu achei melhor os personagens possuem um humor crítico muito bom(isso é passado durante diálogos).

Um ótimo livro, fácil de ler e intrigante durante todo o tempo. Recomendo.

Milena 17/09/2012

Primeiro livro que leio do Harlan Coben e comecei com o pé direito! Ele escreve muito bem, de maneira simples ele constrói uma história intricada e cheia de mistérios! Não me senti perdida na história em nenhum momento mesmo tendo novos fatos acontecendo a cada capítulo.
Myron Bolitar é um ótimo personagem, com sacadas inteligentes e um humor sarcástico, mas ao mesmo tempo um cara sensível e apaixonado!
Livro perfeito para trazer um pouco de mistério e ação para nossas horas de calmaria!

Aline Basilio 14/09/2012

Confiança ?!
Myron e Win são amigos e, mais do que isso, trabalham juntos.
Embora sejam muito diferentes, ao mesmo tempo, se completam. Myron é voltado para o coração e Win pela razão, doa a quem doer. É isso que faz a dupla ser genial.
Mas vamos à história...
Tudo começa após o desaparecimento de Kathy Culver e posteiormente o assassinato de Adam Culver. A irmã e filha, respecitivamente, Jéssica acha estranho e resolve contactar o antigo marido Myron Bolitar para ajudá-la a investigar os casos.
Entre inúmeras reviravoltas na história e vários segredos revelados está uma investigação intrigante e estimulante. Com isso, não sabemos em quem confiar ou acreditar.
Se esse é o primeiro caso da dupla Myron e Win, imagino como serão os próximos.

Ruth 10/08/2012

" Tire a venda dos olhos e me veja como realmente sou"
Falar de Harlan Coben é o mesmo que não falar, pois não tenho palavras exatas para descrever a genialidade desse autor. Ele é incrivel. “Quebra de confiança” me fez adorar o personagem que Harlan Criou o “Myron Bolitar”, mas... O que eu adorei mesmo foi o “Win” ele é um personagem daqueles que é muito dificil esqueçer. Virei fã de carteirinha dele. Como aconteçe em todos os livros que Harlan escreve eu não consegui desvendar o assassino, ele me enganou direitinho e fiquei muito suspresa com as tramoias e a forma original como ele fez o desfecho do livro. É um ótimo livro diga-se de passagem , recomendadissimo uma leitura fluente e gostosa dei muitas risadas. Harlan em minha opinião é o que podemos definir como um dos melhores escritores do Século XXI.

Mariana 19/07/2012

Adorei o livro cheio de reviravoltas bem estilo o Coben mesmo...recomendo muito..já até emprestei o livro pro meu namorado