A Promessa

A Promessa Richard Paul Evans

Resenhas - A Promessa

@ARaphaDoEqualize 19/12/2011

[RESENHA] A Promessa
RESENHA ESCRITA PARA O BLOG http://equalizedaleitura.blogspot.com PROIBIDA CÓPIA TOTAL OU PARCIAL!

A minha história com A Promessa já começa de um modo bem diferente, uma vez que eu não tinha a intenção de comprá - lo, até que durante compras no Submarino e para não pagar frete, perguntei uma sugestão de livros e me mandaram esse. Gostei da capa, da sinopse, comprei. E posso dizer? Não me arrependi, pelo contrário. Fico extremamente feliz de saber que tenho um livro desses na minha estante.

Beth Cardall é uma mulher viva, alegre, feliz no seu casamento e com a filha Charlotte. Trabalha, tem suas amizades e sua única preocupação é cuida da filha e esperar que seu marido Marc volte de suas longas viagens. Porém, em 1989, ela não esperava que tudo fosse mudar. E não seria uma pequena mudança, que pouco influi. Seriam várias. Ela descobre que seu marido a traía. Diante da descoberta, ela fica sem saber como reagir. Mas, como tudo que está ruim, pode piorar, descobre também que ele está morrendo: uma cancêr em estado avançado, conferindo - lhe apenas algumas semanas ou meses de vida. E como tudo pode piorar um pouco mais, descobre que ele a traiu não apenas uma vez, mas várias. E para concluir o seu toromento: a filha está com uma doença que os médicos não conseguem diagnosticar.

Enquanto estiver lendo a minha história, há algo que quero que compreenda. Apesar de todo o sofrimento – passado, presente e o que ainda virá –, eu não teria feito nada diferente. Nem trocaria por nada o tempo que passei com ele – exceto pelo que, afinal, eu troquei.

Tentando superar todos os obstáculos pela qual vem passando, desde sentimentais até financeiro, Beth continua sua vida, cuidando de Charlotte e fazendo o impossível para descobrir o que ela tem. Ela não espeava, porém, que seu coração fosse se apaixonar de novo, mas isso acontece quando o misterioso, lindo e charmoso Matthew aparece em sua vida. O mais estranho era que ele sabia o que Charlotte tinha. E para surpresa de Beth, ele está certo.

Amei três homens em minha vida. (...). Mas houve um homem entre os dois – um homem que sempre amarei -, mas um amor que nunca poderia existir. Aconteceu no dia do Natal (...), quando ele entrou em minha vida e transformou quase toda a verdade de minha existência. Não é fácil explicar o modo como ele surgiu em minha vida, e para onde foi, mas farei o possível.

O que eu preciso dizer? Que eu fico completamente encantada os livros românticos que eu venho lendo no qual são homens que escreve personagens principais femininos. Eu apenas acho tão dificil encontra homens que tenham essa sutileza para escrever, que eu fico admirada. E isso acontece em A Promessa. O livro tem uma dosagem de sentimentos, que diversas vezes eu me perguntava: como um homem pode escrever tão bem sobre os sentimentos de uma mulher?

É um livro encantador, magnífico, com uma história profunda. Enquanto você ler, é mais como um tipo de teste de caráter e confiança, pincipalmente depois que você descobre o segredo da Beth. É a união, a paixão, o amor proibido, acreditar fielmente, renunciar a sua felicidade pela a da pessoa que você mais ama. É mágico, que vai fazer você oscilar entre as páginas, julgar, pensar, rever seus conceitos a respeito do que significa amar e esperar.

Não sei o que pensar: Matthew não apenas mudou o tabuleiro, ele alterou as peças, os dados, as regras. Na verdade, ele tranformou o jogo inteiro.

Quando descobri o segredo, e consequentemente a promessa feita, eu pelo menos não soube como reagir. Achei que foi muito rápido, poderia ter prolongado um pouco mais... só que depois eu fiquei pensando que se tivesse polongado mais esse momento, teria ficado ruim. Então, não tenho motivos para tentar encontrar um defeito no livro. Preciso dizer que o Richards me convenceu com a sua escrita: é tão romântica, tão leve, tão simples e ao mesmo tempo detalhada, real.

A edição é outro ponto espetacular. A tradução é tão bem feita que você percebe enquanto lê que poderiam ter feito uma grande porcaria, mas não. É leve, fluida. A diagramação é simples, mas toda vez que começa um novo capítulo, temos arabescos com flores, uma coisa maravilhosa. A capa, apesar de ter pessoas, também é muito linda. Um conjunto completo, que não se tem motivos para colocar defeitos.

Se me peguntarem se eu recomendo o livro, eu vou dizer com os olhos brilhando: Leia neste exato momento. Abandone tudo o que está na sua cabeça agora e se aventure por esse livro lindo.
Marianne 09/01/2012minha estante
Adorei o livro, e quando eu vi que restavam poucas paginas , eu pensei: "Ué, mas já?" . Porém, depois cheguei a conclusão que o modo que o livro foi trabalhado foi o ideal. Superou as minhas expectativas, muito bom!

Jana 09/08/2012minha estante
Adorei, simplesmente não conseguia parar de ler, muito bom

*Day* 14/06/2013minha estante
AMEI!!! Adorei sua resenha já faz algum tempo que quero ler este livro... Agora então muito mais...

Pahmy 02/03/2014minha estante
Amei a sua resenha, foi o livro mais emocionante que já li, mais até que Harry Potter. Tenho o livro há uns 3 anos e já li e reli umas 5 vezes e quero ler mais. ;)

Adriana 05/12/2011

Encantador e surpreendente! Estes são os primeiros adjetivos que me vêm a mente quando penso nesta obra. A Promessa é um romance lindo, rápido e gostoso de se ler, que faz o leitor acabar a última página com um sorriso enorme no rosto e com uma história fantástica na cabeça. Não é uma leitura demorada, pois a narrativa de Richard Paul Evans flui facilmente e nos conquista logo de cara.

O livro conta a saga de Beth Cardall, uma mulher com um casamento estável, uma filha linda e um emprego, se não maravilhoso, suficiente para suprir a falta do que fazer durante suas tardes na década de 90.

Entretanto, em um belo dia como todos os outros, sua filhinha passa mal na escola e desde então tem crises constantemente. Os médicos não sabem dizer o que há de errado com a menina e em meio a tudo isso eclode um gigantesco drama familiar. Beth descobre que seu marido a traiu e o expulsa de casa. Mas o fardo de cuidar da filha, que agora recebe atenção redobrada, e sustentar sozinha uma casa somente com seu emprego em uma lavanderia não é fácil. Por isso ela recebe Marc novamente em casa, mesmo que seja apenas para ajuda-la e não para uma reconciliação.

Depois de muitas reviravoltas, eis que entra em cena o nosso protagonista. Em um dia de Natal, Beth conhece Matthew. Ele é encantador e parece conhecer mais de sua vida do que ela própra. Aos poucos ela vai conhecendo melhor este estranho, fazendo despertar uma paixão linda e um amor sincero.

Agora para tudo e me diz, você está pensando que este livro é mais um daqueles romances clichês da mocinha atormentada que o príncipe do cavalo branco vem salvar, não é? Sinto lhes dizer que quem pensou assim se enganou redondamente. O livro não é nada comum, com reviravoltas e surpresas a autora me deixou de queixo caído. A Promessa não foi nada, absolutamente nada do que eu esperava. Mesmo sendo um romance lindo, logicamente, a forma com que o autor o desenvolveu foi única!

Se você não quer nenhum spoiler não leia a próxima frase. O livro pode ser classificado como sobrenatural e me lembrou muito do filme A Casa do Lago. Pronto, agora vocês já tem uma idéia melhor do que os aguarda neste livro!

Com certeza recomendo a leitura, além da edição da Lua de Papel ter ficado lindíssima (como mostrei no último Volta ao Mundo), a trama é fantástica! Um romance diferenciado que vale a pena ser lido.

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/11/23/richard-paul-evans-a-promessa/

Jeff Serozini 02/12/2011

O amor não tem motivos, não tem forma, não tem idade ^^
Livro espetacular, que tem na simplicidade o seu maior atrativo. O romance com pitadas de humor e drama, convida o leitor a navegar nesse novo mundo que está sendo descoberto pela protagonista. Em poucas páginas é possível ir do amor a dor e retornar ao amor novamente... rir e se divertir com as surpresas que seguem e se espantar com algumas revelações.

O segredo guardado por Beth não é o maior mistério do livro, nem mesmo o grande motivador da leitura. Mas sim, os sentimentos que se constroem diante de um "dois perfeito". Se há algo que aprendi é a "viver" como nunca vivi até aqui. Grato pela lição ensinada de uma forma tão prática.

=]

Nathy 13/11/2011

A promessa
Um romance fictício e envolvente. Talvez até bobo e sem noção aos olhos de algumas pessoas, mas achei bonitinho. Quando o livro é envolvente e consegue prender a minha leitura, já acho bem interessante. Gosto de histórias de amor e "A promessa" é uma história de amor! Embora fictícia, achei interessante e de leitura prazerosa! :)

João 08/11/2011

Muito Bom!
Um livro simples,com uma historia fantastica!
Uma excelente leitura,onde vc mergulha no
universo do livro e nas emoções dos personagens!
Facil de ler,vc nem ve as paginas passando..não da
pra parar de ler..fiquei meio triste com o final
mas sem duvida é o melhor final que o autor poderia
ter dado a narrativa...quero ler mais livros de Richard
Paul Evans.

julianateixeira 05/11/2011

A promessa do melhor
Bom eu amei o livro pois é engraçado,romantico e tem uma historia linda com um texto maravilhso.A Capa é linda.
Chorei e ri eu recomendo a todos vai mudar sua vida e vc vai ver que tem uma segunda ou terceira chance para o amor...S2