4 de Julho

Maxine Paetro

Resenhas - 4 de Julho

tiagoodesouza 27/03/2013

4 de Julho | @blogocapitulo
Depois que eu li Escola, os piores anos da minha vida eu fiquei com muita vontade de ler um dos livros policiais do James Patterson. Vocês que me acompanham há um tempo sabem que meu forte não é literatura policial, mas acompanhando a série Castle, em que James Patterson já aparece representando ele mesmo, eu passei a ver esses livros com outros olhos.

Vamos conhecer a premissa de 4 de Julho.

Quando a tenente Lindsay Boxer, chefe do Departamento de Homicídios de São Francisco, chega à uma cena de crime ela encontra um adolescente eletrocutado dentro de uma banheira. Um caso semelhante já vinha sendo investigado, mas não havia pistas que pudessem ser levadas aos suspeitos. Durante uma perseguição a um carro com características parecidas com um visto na cena do último, a tenente acaba baleando dois adolescentes que, armados, também atiraram contra ela e seu parceiro. Isso acaba fazendo com que, dias depois, ela receba uma notificação judicial com uma ação indenizatória por "homicídio culposo, abuso de força e má conduta policial" do Dr. Andrew Cabot, pai dos adolescentes em que ela meteu bala. A exemplar tenente Boxer é levada ao tribunal.

Entrementes, enquanto aguarda mais um julgamento, Boxer parte para o que deveriam ser dias de descanso e ficar com as pernas pra cima na casa de sua irmã, na cidade litorânea de Half Moon Bay. Acontece que alguns crimes acontecem enquanto ela está por lá e seus instintos de policial ficam inquietos e ela quer investigá-los.

Jacobi chamava a ambulância quando a garota levou a mão ao bolso da jaqueta e inesperadamente tirou um objeto que fez meu sangue congelar nas veias.
- Ela está armada! - gritei, um segundo antes de ser baleada.
Página 15.

A história, portanto, é desenvolvida entre o julgamento de Boxer pelos incidentes com os Cabot e os assassinatos ocorridos em Half Moon Bay. Os autores estruturaram bem o suspense no julgamento e, apesar de saber qual seria o resultado por dedução própria, ainda senti um frio na barriga quando derem o veredicto. Mas os motivo dos assassinatos eu suspeitei de cara sobre um deles, e adivinhei quem era uma das pessoas envolvidas porque eu simplesmente morro de desconfiança de certos tipos de personagens e, por que não, pessoas.

A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Lindsay Boxer e em terceira pelo ponto de vista dos três assassinos de Half Moon Bay: o Guardião, a Verdade e o Investigador. Os capítulos são bem curtos, impossibilitando uma abrangência maior dos fatos e desenvolvimento dos personagens mas fazendo com que a história tenha uma fluência muito boa. Tanto que eu terminei de lê-lo no mesmo dia em que eu comecei.

Este livro faz parte da série Clube das Mulheres Contra o Crime, sendo o quarto dos até então onze já lançados lá fora. Portanto, se você for começar por esse livro, assim como eu, pegará pequenos spoilers dos livros anteriores. Tá, mas aí você me pergunta: Tiago, a Arqueiro não lançou na ordem cronológica por quê? Eu vou explicar para vocês: os três primeiros livros da série foram publicados pela editora Rocco. A partir de 4 de Julho, a Arqueiro lança os livros na ordem correta. As capas da Arqueiros são muito mais lindas, as da Rocco não. Por incrível que pareça, há um pequeno detalhe nesta capa que faz todo sentido quando lemos o livro.

Eu confesso que esperava um pouco mais do livro pela expectativa que eu tinha a respeito do autor como escritor de literatura policial. Mas é uma leitura agradável que eu recomendo.

Página 136.

Bruno 06/03/2013

4 de Jullho - James Patterson
Lindsay Boxer é a chefe do departamentos de homicídios da policia de São Francisco.Uma policial exemplar, com muitos troféus e medalhas que comprovem isso.
Em uma certa noite Lindsay no fim de seu expediente, foi se divertir com suas fieis amigas.Até que seu ex-parceiro a informa que a um carro, que bate com as catarateiras do carro que foi visto em um homicídio, no qual estavam tentando desvendar.
Lindsay sem pensar direito, topa ajudar seu colega mesmo sendo o fim de seu expediente.E com isso dão inicio a uma perseguição, o que acaba se tornando um acidente. Linds e seu parceiro Jacobi, vendo o carro no qual estavam perseguindo bater em um poste, e logo saíram da viatura.
Sendo assim viram dois jovens muito assustados, e logo guardaram as armas para prestar ajuda pois, com a batida a gasolina estava vazando do tanque.Mais mal sabia eles que os dois jovens estariam armados e que não se importariam em atirar em dois policias. E assim que aconteceu, sendo que selando por sua vida e pela de seu parceiro, Linds, atirou novamente sem por sua própria defesa. O que acaba gerando a morte de um dos jovens e a deficiência do outro. O que leva a tenente Boxer, ao tribunal. Será que ela fez errado ajudar seu parceiro Jacobi, mesmo não estando em seu expediente? Conseguirá ela ficar fora dos antigos casos enquanto o processo corre?
Bom isso você só vai descobrir se ler.E se nunca leu um livro do J. Patterson, Corre ler, porque vale muito a pena.Além de ser 'O mestre do suspense' sabe apesentar os fatos com uma facilidade incrível. Assim com a personalidade de seus personagens em toda a trama.

Adriana 24/12/2012

4 de Julho de James Patterson é o primeiro livro da série Clube das Mulheres Contra o Crime e é também o primeiro suspense que eu li do autor, eu quis ler porque gostei muito do romance "Diário de Susana para Nicolas", embora sejam estilos bem diferentes a escrita do autor é muito boa em ambos, a leitura flui muito bem é rápida e gostosa - embora em 4 de Julho algumas cenas sejam tensas e até um pouco amedrontadoras pela frieza dos crimes cometidos.
Eu gostei bastante do livro, suspense não é meu gênero favorito, mas de vez em quando é bom ler um mistério e também gosto muito de filmes ou livros que tenham cenas de julgamentos (acho tão emocionante) e nesse livro as cenas do julgamento de Lindsey foram as melhores, eu não conseguia parar a leitura no meio de uma dessas cenas.
Enfim, eu recomendo é um livro bem escrito, interessante e com cenas de tirar o fôlego.

Envenenadas 07/12/2012

de Julho é mais um daqueles livros suspense/policial que você pega para ler e não larga mais!

Pois é, além de ser um livro que segura o leitor na cadeira, no sofá, na poltrona ou na cama… ele consegue envolver você no emaranhado do enredo que mescla boas doses de ação, romance, suspense, crimes, diálogos ricos e inteligentes e instala uma curiosidade infinita que te suga paras as páginas.

Não dá para largar! #Prontofalei

Esse é o quarto livro da série “Clube das Mulheres Contra o Crime”, criado pelo autor James Patterson.

Para quem ainda não conhece nada sobre o Clube citado, dá uma paradinha na leitura desta resenha e vá para o post de apresentação deste Clube ma-ra-vi-lho-so formado por mulheres independentes, inteligentes, fortes e corajosas. É só clicar aqui!!

Mas, se você preferir ler a resenha até o final, não tem problema! Deixe para se atualizar sobre este Clube mais tarde, isso não vai interferir na leitura e nem no seu entendimento sobre o livro!

Apesar de ser o quarto livro, é possível compreender toda a dinâmica da história sem ter lido os três livros anteriores. Isso acontece porque o nosso querido autor não entrelaça uma história na outra ao escrever os livros da série. Os mesmos personagens estão lá, mas o suspense e a trama policial são distintas.

Lindsay Boxer, a tenente exemplar que faz parte da corporação policial da cidade de São Francisco está envolvida com uma onda de crimes cometidos contra adolescentes. A população está abalada com as notícias que circulam pelos telejornais e a polícia não tem muitas pistas para encontrar os assassinos, só um modelo de carro que sempre está presente nos arredores dos locais onde os crimes acontecem.

Numa noite, ao terminar seu expediente, a tenente vai até o Susie’s, um bar local que também funciona como o ponto de encontro das 4 amigas que fazem parte do ‘Clube’, para encontrar as amigas e compartilhar uma jarra de Margaritas. Lá, elas conversam sobre os acontecimentos e aproveitam para tentar desvendar o enigmático caso em que Lindsay está envolvida.

Mas quando a noite parecia ser como as outras, Lindsay recebe uma ligação de seu ex-parceiro, o inspetor Jacobi, dizendo que o tal carro suspeito havia sido visto num dos bairros da cidade. Sem pensar duas vezes, Lindsay deixa as amigas e parte para a ação! Em perseguição ao carro, os policiais descobrem que os suspeitos são apenas dois adolescentes assustados e quando o carro bate causando um acidente eles se fragilizam frente aos policiais chorando e pedindo para que não contassem a seus pais o que havia acontecido, pois tinham pegado o carro escondido.

A tenente e o inspetor, preocupados com os ferimentos dos garotos, baixam suas armas e vão ajudá-los, mas é nesta hora que o caos se instala e os policias são alvejados por tiros disparados pela dupla adolescente com cara de anjo. Lindsay, instintivamente age em legítima defesa e mesmo baleada atira nos adolescentes. A garota tem morte imediata, enquanto seu irmão fica paraplégico.

Enquanto os policias se recuperam no hospital, a policia de São Francisco descobre toda a história dos irmãos psicopatas, filhos de um médico de renome. Mas apesar das evidencias a opinião pública cai matando em cima de Lindsay acusando-a de assassina, de abuso de poder e má conduta profissional. Indiciada pelo assassinato da menina, já que os pais dela querem vingança, Lindsay agora está nos bancos do réu e seu julgamento será publico.

Enquanto aguarda seu julgamento, Lindsay foge da mídia e dos olhares acusadores viajando para a casa de sua irmã, em Half Moon Bay. Mas o que era para ser uma estadia tranquila se transforma num pesadelo quando ela descobre que a pequena cidade é alvo de vários assassinatos, e todos eles com a marca registrada de um crime não solucionado que Boxer investigou a dez anos atrás.

Mesmo sabendo que está suspensa de suas atividades como tenente policial, Lindsay fica intrigada com os assassinatos cometidos a casais e resolve ‘ficar de olho’ nas investigações da policia local. É claro que ela acaba se envolvendo mais do que pretendia e sem perceber vira alvo dos assassinos passando por situações de tirar o folego do leitor.

A narrativa vai crescendo a cada página e a gente fica querendo descobrir quem são os assassinos. As personagens são extremamente bem construídas e em momento algum a gente percebe ou suspeita de suas identidades. As cenas narradas do julgamento da Lindsay são angustiantes e maravilhosas ao mesmo tempo. Parece que estamos assistindo a um filme e a atuação de sua advogada Yuki Castellano é digna de aplausos!!

Patterson como sempre se mostra genial na construção de toda a trama que narra dois casos de assassinatos e ainda acha tempo para colocar romance e cenas quentes entre Lindsay e seu namorado TDB.

Destaque total e digno da cadela mais fofa do momento, a Martha. Martha é a cadela da Lindsay que ganha destaque na trama e parece ser uma personagem do livro, que obviamente não fala, mas tem um papel importante durante toda a narrativa!!

O livro é excelente, os capítulos são pequenos e leitura é deliciosa!
Eu já estou com o quinto livro da série aqui e não vejo a hora de começar a lê-lo!!

Não perca tempo também para começar a ler os títulos do CLUBE DAS MULHERES CONTRA O CRIME!! Obrigada Arqueiro por mais estes lançamentos!!

Thiago 09/10/2012

Uma boa história de tribunais e péssima na investigação policial
Em "4 de Julho", a policial Lindsay Boxer é envolvida em dois conflitos, um conflito nos tribunais, muito bem desenvolvido pelos autores, e o outro conflito "policial investigativo" no qual Lindsay investiga uma série de misteriosos assassinatos.

Pontos positivos:

A narração é excelente, a trama é bem ligada e o julgamento muito bem mostrado

Pontos negativos:

O desenrolar da história torna Lindsay fraquíssima. Ela não resolve os mistérios, parece uma simples vítima dos fatos.
O toque James Patteroson (um capitulo por pagina) muitas vezes foi desnecessários, já que varias cenas e momentos se interligavam.
O livro aborda muito mal a investigação dos assassinatos.

Sheila 01/08/2012

Resenha: "4 de Julho" (James Patterson)
O livro "4 de Julho" faz parte de uma série de James Patterson intitulada O Clube das Mulheres contra o Crime, sendo o quarto livro da série, motivo pelo qual o relacionamento entre as mulheres que serão citadas - Lindsay Boxer, policial e Chefe do Departamento de Homicídios da Polícia de São Francisco, Claire Washburn médica legista e Cindy Thomas, jornalista - não é aprofundado.

Juntas, as três amigas compõem um clube que tenta solucionar os casos ocorridos na cidade que se mantém sem resolução pela polícia. Este livro, no entanto, irá focar-se mais em Lindsay, que irá enfrentar um duplo desafio: livrar-se de uma acusação de má conduta profissional e tentar solucionar uma série de assassinatos, aparentemente sem sentido, mas que parecem relacionar-se tanto a um caso antigo, quanto ao problema que vem enfrentando nos tribunais.

Tudo começa quando Lindsay sai em perseguição, junto com seu colega o inspetor Warren Jacobi, de um carro suspeito em alguns assassinatos brutais recentes. Após uma perseguição recheada de batidas, esquivas, sumiços e reaparecimentos do carro, os policiais conseguem chegar até os supostos criminosos, que acabam por perder o controle em uma curva e bater, dando a oportunidade de Lindsay e Warren aproximarem-se. No entanto, nem tudo é o que parece.

"Lágrimas escorriam pelos olhos do motorista. Foi quando percebi, chocada, que se tratava de uma motorista. Tinha os cabelos rosa curtos e espetados, e não usava nenhuma maquiagem ou piercing. Era uma versão grosseira daquelas punks que povoam as páginas das revistas para adolescentes. Quando levantou os braços, vi estilhaços de vidro sobre a camiseta preta. Seu nome pendia de uma correntinha no pescoço: Sara. (...)

- Droooga ... - bufou Jacobi, enquanto cedíamos ao instinto de prestar ajuda.

- Ela está armada! - gritei, um segundo antes de ser baleada".

Um momento sem seguir os protocolos, um minuto de distração, é o que levará Lindsay Boxer ao banco dos réus, além de causar grande comoção na comunidade como um todo e repercussão nos jornais, o que faz com que a policial resolva refugiar-se na pacata cidadezinha de Half Moon Bay, na casa de sua irmã. Acontece que a cidade já não é assim tão pacata: uma série de assassinatos vem assustando os moradores. Qualquer um pode ser a próxima vítima e - pior! - qualquer um pode ser o assassino. Mas é a similaridade com um caso antigo nunca solucionado o que fará com que Lindsay resolva tomar parte nesta caçada, mesmo sabendo que este é o pior momento para se expor.

"Quanto mais eu demorava na casa dos Daltry, mais rápido meu coração batia. Eu caminhava pela cena do crime sem a responsabilidade de assumir o comando, o que me provocava uma sensação desagradável, como se as duas mortes não fossem da minha conta e eu nem devesse estar ali. Ao mesmo tempo, eu era impulsionada pelo que Claire disse na noite anterior".

Jake e Alice Daltry, moradores de Crescente Heights, não tinham sido as primeiras vítimas a serem açoitadas. Quem mais tinha passado por aquilo? Seria possível que aqueles crimes tivessem ligação com o caso do Anônimo 24 que eu não conseguira solucionar?

Impulsionada por estas dúvidas, Lindsay começa a investigar por conta própria os crimes ocorridos nas últimas semanas, colocando em risco sua própria segurança, e o julgamento que tenta esquecer mergulhando em um caso que não é seu. O livro tem uma linguagem simples com sentenças curtas e foi muito fácil de ler, consegui terminar em poucos dias. A trama, apesar de bem construída, deixou algumas lacunas. A impressão que tive foi a de que foram gastas tantas páginas explicando e descrevendo os detalhes e, ao desfecho, foi como se tudo houvesse sido explicado aos trambolhões.

Sei que este é um dos autores aclamados do público - a capa do livro diz que é "o autor de suspense mais vendido no mundo" - mas achei bem fraquinho e previsível. No entanto, não deixa de ser um livro interessante para se ler esperando por uma consulta, ou numa tarde chuvosa. Mas esse não entra em minha lista de favoritos. Numa nota de 1 a 10, eu daria um 5. Se mais alguém leu, por favor compartilhe com o pessoal o que achou, ok?

Disponível em:http://www.dear-book.net/2012/07/resenha-4-de-julho-james-patterson.html

Francine.EstevAo 30/06/2012

Geralmente enquanto leio um livro já vou, mentalmente, planejando minha resenha. Mas confesso que não esperava que minha opinião final sobre “4 de Julho” fosse ser tão diferente da opinião que tive do livro em geral.

Sempre gostei de histórias de suspense e investigação com mulheres no papel principal, no entanto, embora eu estivesse gostando de “4 de Julho”, eu não estava vendo nada demais nele. Estava inclusive achando um pouco entediante até chegar ao final, quando fiquei realmente impressionada com o desfecho. De boca aberta mesmo. E eu estou falando bem do finalzinho, lá pela página 190, o que comprova que uma única cena é capaz de mudar TUDO e fazer o livro todo valer a pena.

Lindsay é tenente da polícia de São Francisco até que vira réu após matar uma jovem e deixar um garoto para sempre em uma cadeira de rodas. Ela então é temporariamente afastada da polícia enquanto seu caso é julgado. Enquanto isso, ela resolve passar uns dias na casa da irmã em Half Moon Bay, quando uma série de homicídios começa a chegar aos olhos dos moradores da pequena cidade.

Mesmo afastada da polícia e fora da sua jurisdição, Lindsay não consegue evitar se envolver com os casos que têm uma grande semelhança com um caso não resolvido da tenente de 10 anos atrás.

Apesar do livro não te levar a ficar suspeitando de um ou de outro perosnagem o tempo todo, você acaba desconfiando de algumas pessoas e se surpreendendo com o ou os culpados. Até mesmo o resultado do julgamento de Lindsay é meio inesperado (será que estou falando demais?).

Então, quando você acha que o livro vai terminar sem uma solução ou então que aquela “monotonia” é tudo, ai vem o choque.

Não vou entrar em mais detalhes para não estragar a história. Mais eu diria para quem se dispuser a ler “4 de Julho”: o livro é pequeno e com capítulos curtíssimos, além de muito bem escrito, o que facilita a leitura. Então, corra até chegar ao final e então saboreie o desfecho do livro, que é muito bom.

Publicado em sociedadedolivrorp.blogspor.com

ricardo_22 28/06/2012

Resenha para o blog OverShock
4 de Julho, James Patterson e Maxine Paetro, 1ª edição, São Paulo-SP: Arqueiro, 2011, 207 páginas

Em mais de 30 anos de carreira, o americano James Patterson vendeu mais de 230 milhões de livros e é autor de diversas séries que se tornaram um verdadeiro sucesso, como é o caso de Clube das Mulheres contra o Crime, uma de suas séries escritas em parceria com Maxine Paetro.
O quarto livro da série, intitulado 4 de Julho e lançado originalmente em 2005, é narrado em sua maioria em primeira pessoa pela tenente Lindsay Boxer, uma das amigas que compõem o Clube das Mulheres contra o Crime. Certa noite, após um dia cansativo, ela se encontra com as amigas em um bar e recebe um chamado de Warren Jacobi para participar da investigação de um crime que tem assombrado a cidade de São Francisco. Nisso, os possíveis suspeitos acabam apontando uma arma para os investigadores e a única saída vista por Lindsay é atirar. Fazendo isso, ela tira a vida de uma adolescente e deixa o irmão deficiente.
Apesar de ter atirado em legítima defesa, Lindsay tinha certo nível de álcool em seu sangue, também por isso é levada paro banco dos réus e fica impedida de trabalhar enquanto o julgamento não chegue ao fim. Ela aproveita as férias inesperadas para um descanso em uma pequena cidade e passa a acompanhar uma série de assassinatos que tem ocorrido ali. Como uma grande investigadora, não aceita e não pode ficar parada, por isso passa a trabalhar até que tudo seja resolvido, contando com a ajuda de Claire, Cindy e da sua advogada de defesa, Yuki Castellano.
Com a leitura de O Dia da Caça (Resenha), pude entender o motivo que levou James Patterson a esse sucesso indiscutível. Desde então, minha vontade de continuar devorando as obras do autor apenas aumentou, conforme as resenhas positivas apareciam dia após dia. A segunda oportunidade veio com mais um livro incrível e que tem a companhia da romancista e jornalista Maxine Paetro, que acredito dar o toque feminino nas personagens, já que as personalidades de todas elas são bem definidas, o que talvez uma mulher pode fazer com mais competência, apesar de se tratar de James Patterson.
Apesar de não ser o primeiro livro – o que em nenhum momento impede a leitura -, conhecemos aos poucos a história de todas as personagens, principalmente de Lindsay Boxer. A tenente tem uma personalidade forte, o que é característico em todas que trabalham na área, e se aproveita disso para conseguir descobrir as peças que faltam e assim formular as teorias que podem vir ajudá-la a desvendar a série de assassinatos.

Mais em: http://overshock.blogspot.com.br/2012/06/resenha-92-4-de-julho.html

Máh Bracho 20/04/2012

Galerinha, até esse livro não tinha lido nada desse autor e o engraçado nessa história é que esse é o livro do meu amigo secreto pediu, mas como sou esperta li antes de enviar. =p
E foi a melhor coisa que fiz, James foi uma descoberta maravilhosa na minha vida que não pretendo mais abandonar. |õ/
Na verdade esse livro faz parte de uma série, e não é o primeiro de todos, mas não precisamos está lendo em seqüência, cada leitura é um foco diferente é uma novo desafio para O Clube das Mulheres, só pro isso achei um máximos, mulheres decididas, dedicadas e perigosas. Amei!
A história é fascinante, com capítulos pequenos fazendo com que as páginas virem praticamente sozinhas, na verdade me senti hipnotizada peguei o livro e não consegui parar até ler a última página e no fim, queria que não tivesse terminado.
Autor, danadinho, nos deixando curiosa e ansiosa para ler mais e mais, viciou como chocolate!
Nem sabia que gostava de livro policial até então! oO”
ah, outra coisa, eu suspeitava do assassino, pelo menos de dois deles...
mas esse danadinho, escrever de tal maneira que no fim das contas nos confundido o que é um delícia, qual seria a graça de já saber antes de terminarmos? Hehehe
também, não posso deixar de dizer o que o titulo tem a ver com o livro... irão descobrirem. =p
E aí está galerinha, se você é como eu que ama ler romances, mas que também gosta de variar e quer algo novo e diferente?
Não irá se arrepender de forma alguma com esse autor.
Que venha muito mais James Patterson na minhas leituras. xD
Bjks da Mahzinha *(“,)*
Vera Sabino 11/12/2015minha estante
Que legal, Mah, que vc gostou tanto desse livro da série "O Clube das Mulheres Contra o Crime".
Eu gosto muito dos livros do James Patterson, em geral, e estou adorando esta série. Tenho até "O 9º Julgamento", que é o livro #9.
Bem vinda ao clube dos fãs desse autor!

Maria R. 10/04/2012

Adorei
Adoro a série "Clube da Mulheres contra o crime" e este não me decepcionou. É envolvente e, como vários leitores disseram, "as páginas viram sozinhas". Dinâmico e inteligente. Recomendo.

Milla 07/04/2012

Só uma coisinha: Lindsay Boxer é viciada em café.

Giuliana Nogueira 01/04/2012

o final do livro foi bom, a história em si melhor ainda e os persongens são muito bons também, mas quando terminei o livro fiquei pensando: é só isso?! na minha opinião alguma coisa ficou faltando...
a outra crítica que tenho, é que somente nas últimas páginas é que a gente vai saber o que é "4 de julho", achei sinceramente, o título NADA a ver com a história!! no geral é recomendado!

Tami 26/03/2012

4 de Julho
Esse livro faz parte da série "Clube das mulheres contra o crime", que já possui 5 livros lançados no Brasil - os três primeiros pela editora Rocco e os dois últimos pela Arqueiro.

#1 - 1º a morrer
#2 - 2ª chance
#3 - 3º grau
#4 - 4 de Julho
#5 - 5º cavaleiro

Interessante essa jogada dos nomes não acham?

Esse foi o primeiro livro do James Patterson que li. Não sei se tomei a decisão certa lendo o quarto livro logo de cara - senti que faltou um melhor contato com os personagens, suas características e motivações. Como já estamos no meio da série, as apresentações são dispensadas e os personagens simplesmente aparecem como velhos amigos durante o desenrolar do livro. Essa falta de intimidade com os personagens me incomodou um pouco, não consegui realmente entender e me conectar com eles na história.

Porém isso não influenciou no entendimento do livro. Podemos ler tranquilamente e compreender todas as tramas sem problemas ou confusões - a história desse livro me pareceu bem independente dos outros. Ele se foca basicamente em dois casos paralelos: o julgamento de Lindsay e os crimes que vem ocorrendo em Half Moon Bay. Não sei porque, mas o julgamento me agradou - e convenceu - mais.

Os capítulos são extremamente curtos - duas páginas quando muito. Essa característica faz com que a história acabe ficando um pouco superficial, já que, no momento em que estamos nos envolvendo com a história, o capítulo acaba e corta para o próximo. O único ponto positivo disso - para mim - é que parece que o livro flui de forma muito mais rápida.

Sobre as tramas, o caso dos assassinatos não me convenceu muito. Achei a resolução simples e muito rápida, para os padrões desse tipo de livro. O julgamento achei interessante. Mostrou o lado dos advogados, da mídia - que sempre vê só um lado da história -, da tenente e de seus amigos. É interessante ver como um mesmo fato pode ser contado de diversas formas, dependendo do seu ponto de vista - e da cara de pau de quem está contando.

É um livro leve e de leitura rápida. Não é uma história que vá ficar para sempre na minha cabeça, mas confesso que fiquei um bom tempo pensando sobre alguns pedaços dele - em especial sobre o papel da mídia nos julgamentos. Para quem gosta da dupla investigação/júri, é uma boa pedida. Apesar das minhas críticas, gostei bastante. Provavelmente volte a ler outros livros do Patterson, mas acho que vou tentar fugir das séries dele um pouco para evitar essa falta de contato com os personagens (ou ler a partir do primeiro livro).

"O ruído contínuo da respiração artificial não me deixava esquecer do que eu tinha feito na noite de 10 de maio. Angustiada, também senti dificuldade para respirar." (pág. 136)

Resenha publicada em: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2012/03/resenha-4-de-julho.html

Flavio 18/03/2012

É matar ou morrer !!
O livro nos apresenta como personagem principal a Tenente Lindsay Boxer que após beber um dirink com umas amigas é acionada por um colega de profissão informando que havia uma oportunidade de resolver um caso que martelava sua cabeça.

Lindsay não pensa duas vezes e resolve juntar-se ao amigo policial e após uma perseguição em alta velocidade ao carro suspeito, ela é recebida a tiros e revida. Esses tiros levou os dois perseguidos um a óbito e o outro a ficar paraplégico, Porém os perseguidos eram duas crianças. Com isso ela será processada pelo pai das crianças.

O Chefe da Tenente resolve dispensá-la das atividades por um tempo até a poeira baixar e ela resolve vai passar um tempo descansando em Half Moon Bay, na casa de sua irmã. Mas o descanso dura pouco, pois uma série de assassinatos estão ocorrendo na região. E para piorar a situação, com as mesmas pistas do crime que a persegue há 10 anos.

O livro tem ação do começo ao fim e como já há na capa realmente as páginas viram sozinhas, muito bom mesmo!

James Patterson e a parceria com Maxine Paetro deu muito certo, apesar de não acreditar muito em parcerias, essa realmente foi muito boa.
Classifico como ótimo este livro!
Por @guedsflav

Mário Rattes 04/03/2012

Não gostei
Não gostei do livro. O autor tenta conduzir várias tramas paralelas e se perde nm enredo superficial. Talvez se tivesse conduzido apenas a tema principal o livro fosse melhor.