A Iniciação

A Iniciação L. J. Smith

Resenhas - A Iniciação

BrunaCeotto 04/06/2021

bem romancezinho paranormal do início dos anos 2000.
1ª leitura: 06/10/2019
2ª leitura: 04/06/2021

definitivamente, esse livro tem "a" vibe início dos anos 2000 que muitos romances paranormais dessa época têm. na minha primeira leitura, talvez influenciada pela série, eu não percebi quão instantânea é a paixão entre cassie e adam, e quão pouco empenho na construção desse sentimento nós recebemos enquanto leitores.
entendo que seja um livro introdutório, mas gostaria de entender um pouco melhor o aspecto mágico do livro, como funcionam os poderes do círculo, etc. acredito que passando para os próximos eu receba isso de alguma forma (e graças a deus eu tenho os audiobooks, porque acho que não aguentaria mais páginas de chororô da cassie por um garoto).
seria uma avaliação 2 estrelas se não fosse pela faye. eu tenho MEDO dela.

site: https://www.instagram.com/brunaescreve/

M.Carolina 01/06/2021

Complicado
O único problema foi que a leitura é meio lenta, por isso dei a nota que dei. Amei a história, e o universo. Pretendo sim ler os outros livros dessa série, pois o universo é realmente cativante!

Anna 31/05/2021

Cassie é levada a morar em New Salem a  contra gosto, e acaba se sentindo sozinha no início das aulas, por ter uma richa com Faye. Acaba conhecendo o Clube, e por força maior do destino, é iniciada do Círculo. Neste meio tempo, precisa lidar com seus problemas, principalmente amoroso.

thai5 04/05/2021

Começa meio lento no começo mais depois vai te segurando por causa da curiosidade de saber mais,já sabia um pouco da história por causa da série que saiu uns anos atrás mas o enredo é bem melhor no livro.

carina 01/05/2021

Difícil falar alguma coisa sobre esse livro, ele tem tudo pra ser bom mas me irritou bastante principalmente a protagonista, além de ter poucas partes que realmente te prenderam na leitura e elas acabam bem rápido.

nnunglaub 16/04/2021

É razoável.
O que mais me incomodou nesse livro foi o fato de que nada foi explicado até 70% da leitura.
Apesar de nada ser explicado, nada também foi surpreendente quando a explicação veio, eu já havia deduzido vários dos "plot twists" do livro.
Enfim, é divertidinho mas não tenho vontade de ler o resto da trilogia.

Myy 15/04/2021

Leitura gostosa...
O livro em si me surpreendeu bastante. Estava receosa sobre o que esperar dessa nova obra da L. J. mas não deixou a desejar em nenhum ponto. A leitura é super fluída, os acontecimentos vão surgindo gradualmente e não tem aquela enrolação. Uma história de bruxaria que te prende. Recomendo aos amantes de ficção científica.

lunaelivros 01/04/2021

Adorei esse livro!!!
A história é muito envolvente e a escrita da autora é perfeita.
partiu ler o livro 2.

Gih 30/03/2021

Amava os dois e queria que eles fossem felizes.
O livro fala sobre um amor proibido e até onde você pode ser leal a quem ama. A L.J. Smith adora colocar três pessoas em seu círculo principal de romance. E nesse livro é extremamente tenso, doloroso e proibido.

Anailij 24/02/2021

As críticas o precedem
Sempre enrolo muito pra fazer uma resenha quando não gosto de um livro porque criticar algo que alguém colocou tanto esforço e dedicação em algo é sempre difícil, mas vamos lá!

O livro A iniciação, primeiro da série Círculo secreto, nos apresenta Cassie em aparentes férias quando então descobre que terá que se mudar para uma cidade nova, com pessoas novas e uma tão temida nova escola. Nas férias anteriores à mudança Cassie conhece um rapaz misterioso e o ajuda em uma situação ruim e acredita que nunca mais irá vê-lo, mas será?

A premissa do livro é muito boa, o nome, a capa e a própria série que fizeram baseada no livro são legais e foi até por causa dela que me interessei nele, mas durante toda a leitura me senti enganada. Não é que ele seja inteiramente ruim mas todo o drama que a personagem principal faz aliado à imaturidade são demais pra mim. Não sei se a autora quis passar essa imagem inocente dela no primeiro livro para que uma postura mais forte fosse desenvolvida ao longo da série mas, misericórdia, é irritante como ela se deixa passar pra traz a todo momento, isso sem falar nos outros personagens que também são bem rasos.
Outra coisa que me incomodou é que o enredo parece ser mais voltado para o terror e eu não gosto do gênero. Algo totalmente pessoal eu sei, mas em situações que poderiam ser tratadas de forma normal ou até fantasiosa se preciso, brotava uma narrativa assustadora muito desnecessária, como nos momentos entre Cassie e Faye. E o pior de tudo é que é tudo normalizado, um bullying aqui, uma implicância ali e ataques verbais a todo momento e ninguém fez nada. É decepcionante e em alguns momentos desesperador, eu nem fiquei com raiva dos personagens e sim da autora por passar o puro pano.
Minha última crítica é ao enredo e ao final, mas sem spoiler juro. Como eu já disse, toda a história se baseia na mudança da protagonista e nesse novo local e pessoas que ela conhece, coisas estranhas vão acontecendo e ela age com naturalidade até que chega o plot e ela: "ah eu já tinha juntado as pecinhas". Nada de surto, nada de perguntas óbvias que qualquer um faria, nada de realmente mágico. De novo decepcionante. Mas o melhor dos piores é o final aberto, típico do mocinho que toma a pior decisão achando que só tem aquela decisão. De novo. Decepcionante.

Enfim, não é realmente de todo ruim. Por incrível que pareça o livro flui, é relativamente pequeno e em alguns momentos a autora faz com que queiramos saber o que vai acontecer depois. A Cassie me lembra a mocinha de Fallen, esse jeito drama fim do mundo/tenho potencial, e isso não é uma crítica de forma alguma, só me lembra. Eu vou continuar em respeito a série de TV que infelizmente foi cancelada e porque eu não aceito ficar só com aquele final. Se você gosta de livros com essa pegada voltada pro terror eu te indico esse, ou mesmo pra quem gosta de fantasia, histórias de bruxas, etecetera e tal, espero que goste!

Mah 29/01/2021

Comecei a ver quando a série ?The Secret Circle? foi cancelada. O livro é bom, porém como todos os outros livros da autora as séries conseguem ser mais empolgantes.

Mirella 23/01/2021

Típico livro de adolescente. Como eu amo livro de adolescente, tá ótimo pra mim. Algumas coisas do final era bem previsíveis. Não tem nenhum drama muito exagerado é bem legalzinho.

Lívia 15/01/2021

Desencalhando livros
Tenho o livro desde 2011 e só li agora. Lembro que na época eu adorei a série de TV, mas apesar de não lembrar muito do conteúdo, acho que as histórias são bem diferentes.

O livro é legal, infanto-juvenil, e prendeu minha atenção. Li rápido. Gostaria de ler os próximos para saber o fim da história.

Antonia 12/01/2021

Um pouco arrependida de não ter lido na minha adolescência.
Confesso que minhas expectativas estavam altas pois tenho a lembrança da série The Secret Circle ter sido uma das minhas favoritas na adolescência. Infelizmente, foi cancelada e eu nunca soube o desfecho. Desde então a saga entrou para minha lista de leitura mas acabou que nunca parei para ler.

Este ano lembrei do desejo de ler essa saga e decidi começar. Devo dizer que não simpatizei muito com a protagonista nem com a história. Penso se devo levar em consideração que esse livro foi escrito há mais de 20 anos e que os últimos livros que li que tinham protagonistas femininas fortes e maravilhosas são "recentes". Além de que provavelmente não sou mais o público-alvo da história.

No mais, achei o enredo bem clichê e os personagens são bem estereotipados e não são bem explorados (será que ainda tenho esperanças porque é o primeiro livro?). Digo isto pelos principais que são: a menina insegura chegando num lugar desconhecido, uma menina que é muito boazinha e logo viram amigas e uma outra muito má que só pensa no benefício próprio.

O livro não me prendeu e penso que de repente se eu tivesse lido justamente na adolescência eu teria aproveitado mais.

Continuarei lendo a saga apenas para satisfazer a curiosidade que permanece sobre como a história termina, por mais que pelo que vejo vá ser bem diferente da série que assisti.