Estudos Sobre Veneno

Estudos Sobre Veneno Maria V. Snyder

Resenhas - Estudos sobre Veneno

Gio 01/12/2018

Gostei, mas não cheguei a amar... A Yelena é uma personagem incrível e eu só senti orgulho dela enquanto ela lidava com o próprio trauma e se tornava uma personagem admirável e guerreira. Ela foi escrita muito bem, o leitor consegue sentir sua vulnerabilidade e o poder por traz da mesma, o que achei bem legal. Gostei bastante do Valek também! Enfim, os personagens são muito bem feitos, o meu problema é com o enredo mesmo. É previsível demais com um ritmo meio estranho, às vezes está muito lento só pra de repente ficar rápido e confuso... Acho que o final poderia ter se desenrolado melhor, em mais páginas. É um livro bom, mas não chega a ser incrível.

Su 10/11/2018

Sabe aqueles livros muito bem recomendados, porém que você não tem ideia de qual seja a trama e não tem certeza se vai gostar? Pois bem, esse era, justamente, o caso de Estudos sobre veneno para mim. Ainda assim, a curiosidade venceu e comecei a lê-lo.
A história se passa em Ixia, território dividido em oito Distritos Militares (DM's), cada qual com o seu general, que se reporta ao Comandante. Yelena está presa no calabouço do Castelo do Comandante, no DM-6, acusada de ter assassinado o filho de um General, sua sentença é a morte. De acordo com o Código de Conduta do governo militar, que assumiu o poder há apenas uma geração, uma vida não pode ser retirada por nenhum motivo, nem mesmo autodefesa, constatado o crime, o assassino é encaminhado para o calabouço do Castelo, onde fica até o dia de sua execução em praça pública.
Até que dois guardas aparecem e a retiram de sua cela, ela acredita que esse será o momento de sua execução, no entanto, está enganada. Ao avistar o jardim, através de uma janela, percebe que a estação do calor está iniciando, o que significa que se passaram um ano e três meses desde que foi trancafiada. Yelena é conduzida até uma sala cheia de livros e velas, na qual um homem a esperava. Pelo uniforme usado por ele, ela deduz se tratar de um Conselheiro do Comandante.
O homem se sobressalta ao perceber que o próximo prisioneiro da lista de execuções é uma mulher. Após a saída dos guardas, afirma que aquele pode ser o dia de sorte de Yelena. O Conselheiro lhe oferece duas opções: ser executada ou se tornar a nova provadora de comida do Comandante. Apesar de tentadora, a segunda opção também acaba sendo um jogo com a morte, pois o objetivo do provador é identificar possíveis venenos presentes nas refeições do chefe militar.
Vou assumir que não esperava tanto desse livro. Apesar disso, ele me prendeu logo nas primeiras páginas. A relação de Yelena e Valek é muito bem construída. Todos os personagens são carismáticos, obviamente tirando os antagonistas, e suas ações são condizentes com suas personalidades. Yelena é uma das personagens mais fortes que já tive a chance de encontrar em um livro. O desenvolvimento de uma relação romântica ao longo do livro não mudou isso em nada, o que rendeu pontos extras para a autora.

“— O que você quer, Valek? — exigi saber. — Quer que eu pare de tentar? Que me contente com essa vida envenenada?
— Você quer mesmo saber? A voz de Valek ficou mais intensa. Ele ficou de pé e caminhou até onde eu estava.
— Quero.
— Quero você... Não como uma criada relutante, mas como um membro leal da minha equipe. Você é inteligente, pensa rápido e está se tornando uma lutadora decente. Quero que seja tão dedicada quanto eu em garantir a segurança do Comandante. Sim, é um trabalho perigoso, mas, por outro lado, um salto errado na corda bamba pode quebrar seu pescoço. É o que eu quero. Será que você consegue me dar isso? — Os olhos de Valek
vasculharam profundamente os meus, em busca de uma resposta. — Além do mais, para onde você iria? Aqui é o seu lugar.”

Laura 31/03/2018

Gostei!
Gostei do titulo, da capa, da historia, dos personagens principais e secundários, mas não gostei de algumas passagens de cena de uma para outra, eu voltei e li e li outra vez e ....? Acabava uma cena do nada e começava outra sem ter conexão, não foram muitas, porem perdeu uma estrelinha.

putzvillegas 13/12/2017

Maravilhoso
Acho que nunca fiquei tão vidrada em uma história como fiquei com Estudos sobre Veneno... Yelena e Valek mexeram com as minhas estruturas

Pâm 15/11/2017

Gostei
Gostei isso quer dizer que não amei rs, mas sim é um livro bom, no entanto faltou algo para ser mais.
A aventura e as batalhas foram fantásticas, pra mim faltou mais romance, quem sabe no segundo?

Fernanda.Granzotto 01/11/2017

Eu não acho que já li um livro que me cativou tão rápido quanto esse.
A escrita maravilhosa desta autora me fez ficar imaginando o que ia acontecer a seguir,os personagens são certamente um dos mais cativantes e interessantes que eu já li.
A história é excelente e o mundo criado totalmente envolvente.

thais.pessoa.18 14/09/2017

Maravilhoso
O livro é intenso e viciante sim! Tenho uma banda e a música tema do nosso primeiro EP se chama "Toxina" e foi inspirada nesse livro. Pra quem quiser ouvir: https://www.youtube.com/watch?v=LdGCvr9_Thg

Super indico a leitura.

Thayanne 27/07/2017

Intenso e viciante.
Todos os aspectos da história foram bem desenvolvidos. É impossível não torcer pela personagem principal e o romance que se desenvolve nas entrelinhas é magnífico.
thais.pessoa.18 14/09/2017minha estante
Oi Thayane, é incrível mesmo esse romance nas entrelinhas rs.
Eu tenho uma banda e temos uma música que se chama "Toxina" em que a letra foi inspirada nesse livro, nesse romance rs.
Se quiser ouvir: https://www.youtube.com/watch?v=LdGCvr9_Thg
Bjs.

Ray Corrêa 25/04/2017

Bacana, mas meio médio.
A estória começou meio morna, bem mais ou menos mesmo. Porém, me prendeu o suficiente para continuar.
Mesmo no início eu já gostei da Yelena, apesar de estar obviamente traumatizada e acuada pelo seu passado, ela foi se mostrando cativante e de personalidade forte. Eu sempre admiro isso em um personagem.
Também gostei do personagem Valek, ele tinha um ar misterioso, sarcástico e um tanto cruel. Mas era tudo bem balanceado, então, funcionou de uma forma bacana.
Tem umas partes bacanas explicando como funciona a política de Ixia, desse país, e que não há distinção de gênero para delegar tarefas. Achei bem legal.
Aí o livro começa a ficar bem interessante. A Yelena vai se desenvolvendo mais ainda e se permitindo se envolver com a sua nova oportunidade de vida, ao invés de apenas esperar pela morte. A gente conhece o passado dela, que tem um lado bem obscuro e difícil de ler em alguns momentos. Acho que vale um trigger warning para abuso sexual. Eu não esperava e não gostei de ser pega desprevenida.
Alguns elementos foram bem pensados, umas metáforas que seriam interessantes, porém eu não achei que foram bem executadas. Ao invés de soar profundo e reflexivo, soou meio bobo para mim.

A gente fica bem na expectativa do romance, da hora que aquilo vai acontecer. A autora vai construindo o momento e a relação deles muito bem, eu gostei bastante porque não foi algo instantâneo. A gente vai acompanhando o desenvolvimento daquilo aos poucos. Porém, quando finalmente chegou o momento e o casal ficou junto, mais uma vez não senti que foi bem executado. Todas as cenas românticas ficaram bem superficiais para mim, e eu estava torcendo por esse lado da estória também, porque achei os dois fofos. Fiquei triste por não conseguir me envolver como queria.

Senti que alguns personagens foram bem aleatórios e só estavam ali para encher linguiça. Tanto que quando um desses personagens morreu eu fiquei tipo " Ué?.. ok né."
O desfecho de toda a confusão até que fez sentido e eu entendi as motivações de cada um deles, mas, mais uma vez não senti que a autora conseguiu passar aquilo com a grandiosidade que merecia, então ficou tudo meio médio.

Fora que depois ela acaba acrescentando mais um elemento meio bizarro relacionado ao Comandante ( que eu não vou dizer o que é pois seria spoiler), mas para mim, meio que jogou por água abaixo todo aquele lance legal de não ter distinção de gênero do começo do livro. Eu fiquei meio " O que ela quis passar com isso?". A gente entende que esse elemento é o que motiva o comandante, porém, a falta de aceitação é confusa. Talvez eu só não tenha entendido, mas esse fato por si só, mostra que ela deveria ter explicado melhor.

Mas eu fiquei relativamente entretida e foi bacana ler. Não descarto totalmente. Achei que teve alguns problemas, mas mesmo assim foi interessante. Talvez eu compre o segundo livro para saber como continua a estória, mas não está na minha lista de prioridades.

Luzia.Hoinatz 04/03/2017

Irresistível
Não conseguia parar de ler, a escrita é excelente e a história nos envolve do início ao fim.

Adriana 24/01/2017

Apaixinante
E tudo que vc imagina não é, mas tudo que vc quer acontece!!!!
Diferente e apaixonante.

Joice (Jojo) 19/09/2016

Primeiros capítulos do universo de Ixia
"Estudos sobre veneno" estava há tanto tempo na minha estante, esperando ser lido, que é quase vergonhoso admitir que deixei em segundo plano uma trama tão instigante e divertida. Hora de compensar o tempo perdido!

Para quem gosta de tramas medievais e uma boa aventura, indico este livro. Maria V. Snyder caracteriza muito bem os mundos de Ixia, e rapidamente me vi acorrentada junto a Yelena nas masmorras do comandante, de onde ela é arrancada por Valek para ser a nova provadora de comida do líder de Ixia. Yelena não teve muito escolha, pois seu destino original era a forca por ter matado o filho de um nobre.

Aos poucos, todo o cenário político de Ixia é desenrolado, com suas intrigas e conspirações. Ao mesmo tempo, me vi cativada por Yelena e por Valek, ambos personagens intrigantes e cativantes.

Torço para que a autora consiga manter o bom ritmo nos demais livros.
Recomendo!

Vanessa 02/09/2016

Transporte para outra dimensão!
Este está na lista dos melhores livros que ja li. Uma estória que foge dos padrões e te maravilha, empolga, deixa tensa, faz chorar e ter ataques de fofura com os personagens. Além disso, a força da heroína é inspiradora. Super recomendo!