Estudos Sobre Veneno

Estudos Sobre Veneno Maria V. Snyder




Resenhas - Estudos sobre Veneno


168 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 11 | 12


Desirée 19/05/2012

Escolha: morte ou... morte?
É sempre complicado falar sobre um livro que você não gostou de ter lido, mas mais complicado ainda é falar sobre um livro que você amou. “Estudos sobre Veneno” é um livro que, mesmo tendo um começo, meio e fim, você termina e fica de boca aberta balançando a mão na frente do rosto e pensando “ Ah, para! Como assim? “. Mas espera aí, se você está esperando uma história em que o foco principal é um romance, com um possível triângulo amoroso, onde os moçinhos fazem de tudo para salvar moçinha, a qualquer custo... ahn não. Espera aí, vou explicar:
Yelena prestes a ser executada por ter cometido um assassinato, quando recebe a sorte – ou não – de ter sua sentença de morte expandida. Até onde vai essa expansão? Bom aí depende, considerando que ela vira a mais nova provadora de comida do Comandante da região, o qual está sempre recebendo ameaças e golpes – como sua comida envenenada- tudo dependerá mais uma vez da sua sorte, que, cá entre nós, não é das melhores. Bom, a primeira conclusão é tão óbvia não é? Ela vai fugir! Ahn, não tão depressa. Acontece que ela tem um instrutor, que diga-se de passagem é QUENTE, cuja inteligência é praticamente um insulto, e a envenena com um suposto veneno chamado “ Pó de Borboleta “ onde ela terá uma morte agonizante se não tomar uma dose de um antídoto – da posse de Valek, obviamente - todo o dia. Epa! 1 para Valek, 0 para Yelena. Sua escolha – aé, ela pode escolher - é entre a morte e a morte. “ Morte rápida na forca... ou agonia lenta com veneno “ Qual você escolheria? Bom, Yelena acredita que só uma tola recusaria o trabalho, e ela não é tola...
A partir daí, recordações voltam a assombrá-la sempre que perde o controle sobre si – mais ou menos - , desenvolve poderes que se descobertos, serão com ela destruídos, fica cara a cara com seu maior inimigo e tem que aprender a conviver com ele, enigmas são decifrados, novos enigmas descobertos, amizades verdadeiras são feitas, outras são quebradas, e entre tudo isso, Yelena tem que aprender a salvar a própria pele por que nem tudo ali é só sobre ela. Valek é um vilão e um aliado, com oscilações de humor recentes e perigosas, fazendo com que não se saiba exatamente o que ele está pensando até ele mesmo dizer, o qual você tem uma verdadeira relação de amor e ódio até o fim do livro. Quando você pensa que sabe tudo, e que está chegando perto de um fim, Maria V. Snyder te dá um tapa na cara e te acorda pra vida, onde nem tudo o que parece ser, realmente é. Com todos esses fatores, “ Estudos sobre Veneno “ é completamente imperdível, e simplesmente um dos melhores livros que eu li esse ano.
comentários(0)comente



Bruna Britti 03/05/2012

www.supremeromance.blogspot.com

***

Certo, confesso, passei por várias fases com esse livro. Primeiro, veio toda minha empolgação quando soube que o livro ia ser lançado no Brasil. Depois, essa capa linda, e então a surpresa de ter ganhado “Estudos Sobre Veneno” em um sorteio. Assim que chegou, comecei a ler empolgadíssima.

Minha empolgação continuou por um bom tempo. A autora tem imaginação de sobra, e entra com tudo no “Universo Alternativo”. Somos apresentados ao reino de Ixia, com direito a castelos, outros reinos, calabouços, festivais, acrobatas, cozinheiros, receitas misteriosas e tantas outras coisas que fazem desse livro uma atmosfera de pura magia. Entretanto, em Ixia, magia é justamente o proibido.

As leis são rigorosíssimas. Yelena sabe na pele isso. Por ter matado o filho de um general importante, Brezell, ela foi condenada a forca, sem a chance de um julgamento. Jogada em uma cela fétida e imunda, passou dias esperando punição. Afinal, a morte em Ixia se pagava com a própria morte.

Mas as coisas mudam bruscamente ao ser lavada até Valek, o braço direito do Comandante de Ixia. Ele lhe oferece uma chance de se redimir, aceitando ser a provadora da comida do Comandante Ambrosia. Embora o livro seja um UA, a profissão de “provador” realmente existiu na Idade Média. Como havia chances do soberano ser envenenado a todo o momento, uma pessoa costumava provar parte de sua comida para identificar (ou para morrer no lugar) possíveis venenos contidos no alimento. Sem muita escolha, Yelena aceita o destino.

Yelena e Valek possuem uma ligação poderosa. Não, a princípio não por amor, mas porque, para que ela não fugisse, Valek a envenena com o Pó de Borboleta, um veneno poderoso cuja morte poderia ser lenta e dolorosa. Para que ela não morresse, Yelena teria que se apresentar todos os dias em seu gabinete, afim que ele lhe desse pequenas doses do antídoto. Assim, Valek teria sua Provadora de Comida sem a preocupação que ela fugisse.

Desse modo, somos apresentados às crônicas diárias de sua vida como Provadora. E até aqui, só tenho elogios para com o livro e esse mundo próprio que a autora criou com tanta peculiaridade. Com uma narrativa excelente, deliciosa e rápida, Maria V. Snyder nos envolve na atmosfera mágica e única. Me senti lendo um Harry Potter novamente, com aquele gostinho de ‘mundo mágico’ para adultos. Perfeito.

Mas, nem tudo são flores. Comecei a sentir falta de algo já na metade do livro. Onde estava o romance? Certo Bruna, um livro não precisa ter romance o tempo todo. Não, não precisa. Porém, por se tratar de uma publicação vinda da Harlequin (a editora de romances femininos no Brasil), e o coro de meninas que faziam ao falar do famoso “Valek”, eu realmente esperava muito, MUITO mais do que apenas algumas trocas de olhares e uma ou outra frase superficial. Não que seja ruim. Mas uma cena aqui e acolá prometia algo intenso, que, no fim, não existiu. Talvez para quem curta apenas um romance bem, beem florzinha, vá curtir o “love” dos dois. Eu fiquei desejando mais.

Por esse motivo, deixei o livro de lado por um tempo, o que foi um erro. Quando coloquei na cabeça que não adiantava querer, não ia ter o romance tão desejado, li mais de cem páginas em poucas horas. Volto a dizer que a narrativa, misturada ao toque mágico, torna o livro delicioso. Junte isso a traições, mistérios, assassinatos, sentenças, lutas, política e fugas, até emoções intensas voltadas para outros pontos, temos um livro que, para mim, torna-se um dos preferidos deste ano.

Não debulhei em lágrimas, mas me comovi com a luta de Yelena em matar um leão por dia. Ela é justamente um dos pontos fortes do livro. Com narração em primeira pessoa, ela é a típica mocinha guerreira, forte e determinada, que tenta tirar o melhor de uma situação complicada. Se eu fosse escolher alguém para “ser quando crescer”, seria ela. :P

É, uma pontinha de esperança ainda deseja algo mais forte com Valek e Yelena, mas sei que não vai chegar a nada muito drástico. Entretanto, eles formam um casal fofo, completando o pedaço de uma chave de ouro que fecha a história. Indico para todos, até mesmo aos leitores homens (se tiver algum), deste blog. Quem quiser me dar de presente o segundo, estou aceitando, hehehe.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Psychobooks 16/04/2012

Resenha Tripla
Yelena foi condenada à forca pelo assassinato de Reyad, filho do coronel Brazel. Prestes a ser executada a sentença, ela tem uma escolha: morrer na forca ou se tornar a nova provadora de comida do General Ambrose. Yelena aceita o novo cargo, afinal é uma oportunidade de tentar se manter viva. Mas a tarefa não será fácil, pois além de possíveis tentativas de envenenarem a comida do general, ela ainda tem que comparecer todas as manhãs ao escritórios de Valek, chefe da segurança pessoal do general, para tomar uma pequena dose de um antídoto, pois para garantirem que ela não tentaria fugir, foi envenenada com o Pó de Borboleta.
Falar de Maria V. Snyder e de sua escrita chega a ser covardia. Já tinha ouvido falar muito de suas obras, mas nunca imaginei que a narrativa tivesse a fluência tão boa e que eu me apaixonaria tão perdidamente por todos os personagens. Yelena Zaltana é dessas protagonistas que, mesmo quando tudo parece estar perdido ela não se deixa abater. Sempre procura uma saída, sempre luta contra o sistema.
A Livia do blog Wishing a Book, sempre me recomendou essa série, mas eu nunca tinha tido a oportunidade de comprá-la até que em um passeio pela livraria eu vi o lançamento em português, mal acreditei! Comprei e não me arrependi!
Quando a Alba falou que o livro era MARAVILHOSO, achei que ela estava exagerando, mas ela não estava. Simplesmente devorei o livro e tive uma depressão pós-leitura.
Yelena é uma personagem determinada a se manter viva e extremamente aplicada a aprender sobre os venenos, mas os fantasmas de seu passado e dos abusos sofridos por ela nas mão de Brazel a atormentam constantemente. O passado dela é um grande mistérios no início. Sabemos que ela sofreu abusos, mas não sabemos de que tipo e em qual grau. Seu passado é revelado em pequenas doses ao longo da história.
A personagem principal, Yelena é fantástica! Uma das poucas personagens femininas do mundo literário que são realmente independentes. Forte, determinada e escaldada por causa do seu passado, não entra em um local fechado antes de analisar quais são suas possibilidades de fuga.
Valek (pegaeu) é uma incógnita na história. Ele é imprevisível e impossível de ser interpretado. Às vezes ele parece alguém tão humano, tão acessível e no momento seguinte ele se torna fechado, obscuro.
A construção dos personagens é maravilhosa. Valek é o oposto de Yelena. Arraigado à sua fidelidade ao General Ambrose, é capaz de tudo para protegê-lo. Suas facetas vão sendo descobertas aos poucos e ficamos numa montanha russa de emoções conforme ele vai se mostrando à Yelena.
Impossível não destacar dois personagens secundários: Janco e Ari. Esses dois soldados, trazem um humor único a leitura, duas pessoas completamente opostas, mas que se completam como irmãos. Ao longo do livro, eles se afeiçoam a Yelena e se tornam amigos e protetores dela.
A hirerarquia de Ixia, local onde se passa a história, lembrou a estruturação da Idade Média, com comandantes, soldados e o General do “estado”. Apesar de um sistema “militar”, o General Ambrose é rígido, mas justo. E o que eu mais gostei, não há a diferenciação entre homens e mulheres. Em seu governo, os cargos podem ser preenchidos tanto por homens, quanto por mulheres.
A história do livro, apesar de ser uma série, tem início meio e fim. Nada é deixado para trás, toda a trama principal tem desdobramento, claro, com algumas atitudes e novas possibilidades abertas para a continuação do enredo no próximo livro. Essa é a beleza da escrita de Maria V. Snyder: ela consegue nos deixar satisfeitos com o final do enredo e, mesmo assim, ansiosos pela sua continuação!
O livro é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista da Yelena, por isso, logo no início do livro ela conquista o leitor. A construção de personagens é impecável, tanto os principais quanto os secundários têm seu papel bem determinado dentro da trama. E o que falar do enredo? Ele é tão diferente e bem construído, o ambiente, a política, a magia, hierarquias e tudo isso é apresentado sem deixar o leitor entediado. Romance, ação, reviralvoltas e muito suspense, faz com que o leitor não queira largar o livro enquanto não chegar ao final.
P.S. Durante toda a leitura um fator me incomodou MUITO. O livro está repleto de erros de tradução, ortográficos, de digitação e de concordância. A diagramação é ruim, com pouca margem na página e com letras muito pequenas. Acredito que poderia ter sido feito um trabalho mais cuidadoso. Espero que as próximas edições tenham essas falhas corrigidas. Gostaria de deixar claro que a minha classificação para a obra (5 estrelas) é devido à trama. Se fosse tirar estrelas pelos erros encontrados, o livro não chegaria a 3 estrelas.
(Faço das palavras da Alba, as minhas. Quem tiver interesse na série, leia pelo enredo e narrativa da autora, se puder, o faça em inglês)


Acesse:
http://www.psychobooks.com.br/2012/04/resenha-tripla-estudos-sobre-veneno.html
Monisaur 28/05/2012minha estante
Eu também achei esses erros e de verdade, fiquei MUITO chateada. Os livros da série não são baratos e o trabalho que a editora teve para revisar, não vale nem dez reais.

O livro é simplesmente maravilhoso e a resenha também está ótima e fazendo jus a trama e todo carinho que a série merece.


Cris 22/06/2012minha estante
Verdade, só "passei por cima dos erros" pq gostei muito mesmo da trama!




Veneella 12/04/2012

Mais em http://www.bookpetit.com/
Resenha Completa: http://www.bookpetit.com/2012/01/estudos-sobre-veneno-as-lendas-de.html

Muito, muito, muito bom! Genial até! Nos poucos momentos em que eu me vi forçada a largar o livro, eu não conseguia parar de pensar nele; em como a história ia se desenrolar, sobre todos os esquemas e espionagens... É viciante!!

(...)

A escrita é tão descomplicada e fluida que eu nem sentia enquanto ia lendo. O livro é bem focado, só mais pro fim é que começam a aparecer uma piadinha aqui, uma situação engraçada ali... mas no início ele é sério, mas sem ser pesado ou cansativo; ele é simplesmente interessante em todos os aspectos, sem precisar apelar para o cômico. Desde o funcionamento do mundo e da forma de governo até os acontecimentos e estratagemas políticos, o livro te prende do início ao fim.

(...)
comentários(0)comente



Paola 05/04/2012

MARAVILHOSO, recomendo com todas as minhas forças para pessoas que gostam de aventura com um pouco de romance. A história é realmente muito interessante, daquelas que tu não tem vontade de parar de ler. Super original e com personagens cativantes.
comentários(0)comente



AndyinhA 29/11/2011

Trecho de resenhas do blog MON PETIT POISON

A história tem uma pegada meio Idade Média, mesmo que reis não estejam no poder, pois Ixia, o lugar onde se passa a história sofreu um duro golpe no qual toda ordem/poder mudou de mãos.

A história de Yelena é confusa e foi mal contada, praticamente passei dois terços do livro querendo entender porque Yelena estava indo para forca e toda sua vida de antes, e de repente ela solta tudo e acaba minimizando o drama vivido por ela.

O casal principal – Yelena e Valek – me lembram bastante os dramas dos livros jovem-adulto, só que eles não tem 16 anos, ouvi falar tanto de Valek que achei que fosse ‘o cara’, pensei até que o livro poderia ser caliente ou seja, seguindo um estilo IAN, mas o romance foi morno, quase requentado. =/

O legal é a história em si, o lado de jogo de poderes, magia e aquela sensação de que se está constantemente em um jogo de poker e todo mundo sempre está blefando, essa falsa sensação de está tudo bem aparece em quase todas as cenas.

Mais em: http://bit.ly/rY7q2i
comentários(0)comente



Yasmin 09/11/2011

Um dos Melhores do Ano!

A frase a seguir é a grande responsável por eu comprar esse livro, pura e simplesmente por ler essa frase que eu acabo de ler um dos melhores livros que já li na vida, sem exageros. "As histórias fantásticas de Maria V. Snyder predenm o leiotr ao unir o estilo inteligente e político de George R.R. Martin com um toque sutil e poderoso de romance", a frase é parte da crítica do Publishers Weekly ao livro. Quando li o nome de Martin estava decidido, qualquer coisa que se pareça com Martin merece minha atenção. E olha não é mentira, é tão bom quanto. Algumas partes da minha cabeça até diriam que é melhor. Enfim, não me admiro que compararam ao estilo de Martin. É perfeito.

Ao começar a ler estava meio desconfiada com essa história de militar em uma época que se assemelha a Idade Média, mas logo nas primeiras páginas já não pensava em mais nada e fui devorando página por página. O livro passa rápido de tão fluida que é a narrativa. Sem brechas ou longas e detalhadas explicações do ambiente como se constuma ver em livros desse gênero a autora construíu uma história sólida, instigante e adorável. Yelena é uma personagem excepcional. Sofrida, sozinha e inteligente ela passou por maus bocados e tem um muro em volta de si. Desconfiada de tudo, sempre preparada para o pior, sempre preparada para fugir, lutar e sobreviver. Ela é do tipo de personagem que não precisa nem duas páginas para você gostar. Valek idem. Apesar das circunstâncias tem algo no personagem dele que faz você gostar mesmo que em tese ele seja a pedra no sapato de Yelena. Queria uma pedra assim no meu sapato. Os personagens secundários também foram bem desenvolvidos. Janco e Ari, Rand, Irys, até mesmo o Comandante.

Você não consegue largar a leitura imaginando o que diabos vai acontecer. Afinal na sinopse não tem muita informação. Ela vai fugir? Ela vai morrer? O livro vai contar sua fuga para Sitia? Afinal qual é a história?

Continue lendo: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2011/11/resenha-estudos-sobre-veneno.html

comentários(0)comente



Belle 23/10/2011

Surpreendente, gostoso e instigante.
O livro começa com Yelena narrando o horror de estar nas masmorras, aguardando o dia em que finalmente estará livre de sua vida miserável após ser enforcada por assassinato. Para sua surpresa, uma proposta lhe é feita: tornar-se a nova provadora de comida do Comandante. Ela não é tola e aceita, já pensando em uma maneira de fugir; porém, Valek, o chefe da segurança, frustra qualquer plano de Yelena envenenando-a. Para sobreviver, ela precisa de doses diárias de um antídoto que apenas Valek conhece, logo, ela precisa ficar por perto.

O treinamento de Yelena começa: ela precisa conhecer e ser capaz de identificar todos os venenos produzidos pelo homem. Entretanto, sua vida corre perigo; as ameças - não apenas oferecidas pelos venenos - parecem vir de todos os lados. Vou lhe dizer que nunca encontrei uma personagem tão propensa a problemas, chega a ser absurdo! Graças a isso a história é repleta de ação. Enquanto luta diariamente por sua vida, Yelena descobre um estranho poder que só a torna alvo para mais confusão.

Com o tempo e a convivência, ela e Valek desenvolvem uma conexão que torna a tensão sexual entre eles - percebível desde o primeiro momento - ainda mais forte e palpável. Acho que essa foi a grande sacada da autora. Ela conseguiu adiar o máximo que pode qualquer relação além da "profissional" entre os dois sem que o leitor perca o interesse. Muito pelo contrário. A história acontece rapidamente, porém a convivência do casal é conturbada, cheia de diálogos sarcásticos e momentos de altos e baixos. Valek é um assassino, frio e calculista, porém não tem como não se apaixonar por ele.

Quando, finalmente, o romance se desenvolve é... Lindo, não há outra palavra para descrever. Lindo e mágico.

"— Yelena, você me enlouqueceu. Você me causou um bocado de problemas e, desde que a conheci, contemplei a ideia de dar um fim à sua vida pelo menos duas vezes.
A respiração de Valek provocava arrepios na minha espinha.
— Contudo, você conseguiu penetrar a minha pele, invadir o meu sangue e se apossar do meu coração.
— Parece mais um veneno do que uma pessoa — foi tudo o que consegui dizer.
Sua confissão ao mesmo tempo me empolgava e me chocava.
— Exatamente — Valek retrucou. — Você me envenenou."

Yelena é inteligente, forte e - apesar de tudo o que sofreu - anseia por se conectar a outras pessoas e poder confiar nelas. Em vários momentos do livro você poderá se pegar pensando: "meu Deus, chega de sofrimento para essa mulher!". E então, mais uma bomba.

Com narração em 1ª pessoa Maria V. Snyder nos leva em uma viagem a um mundo incrível com leis rígidas, porém justas. A autora trabalha muito bem cada personagem, até mesmo os menores têm suas personalidades bem definidas. Muito bem escrito, descreve com franqueza os horrores que levaram Yelena a cometer assassinato e os que se seguiram ao ato. Em poucas horas, as quatrocentas e quatorze páginas terminaram e eu mal posso esperar para ler o próximo volume, Estudos sobre magia.
comentários(0)comente



JuBa 12/10/2011

Aventura
Este é um livro muito empolgante, que prende o leitor da primeira a última página, e fica um gostinho de quero mais.
Quando a minha irmã me emprestou esse livro pensei "mais um livro sobre bruxas. O sobrenatural está na moda". Mas o jeito que a escritora desenvolve a estória é fascinante, e seus personagens são bem humanos e criativos. Amei, espero o anciosa pela continuação. =D
comentários(0)comente



Carla.Lorenzi 30/09/2011

Interessante
Achei a estória bastante interessante. Yelena é uma mulher torturada, presa e condenada à forca, pelo assassinato de seu torturador, mas por ser escolhida como provadora da comida do Comandante, escapa da morte. Para isso, precisa conhecer o "sabor" dos diversos venenos que poderiam ser usados. Durante o livro, ela sofre muito, com o trabalho, que a faz passar diversas vezes mal, e com tentativas de assassinato. Acaba se aproximando de Valek, que a contratou e treinou para o serviço, mas o relacionamento romântico não é muito explorado neste livro. Como leitora de romances, senti falta disso, mas para aqueles que não se importam com isso, o livro está mais do que recomendado.
comentários(0)comente



Books Friends & News 06/09/2011

Intrigas & Magia & Romance
O Território de Ixia é dividido em 9 distritos militares, cada um comandado por um general, e todos os distritos são governados pelo Comandante Ambrose, e os cidadãos viviam sobre as regras do rígido Código de Conduta, dependendo do delito, o cidadão seria retido no calabouço do Comandante Ambrose, até seu julgamento que no caso de Yelena seria a forca, acusada de assassinar o filho de um dos generais distritais.



Yelena é órfã, foi criada pelo General Brazell desde de pequena, aprendeu a ler, escrever e também passar bastante infortúnios nas mãos do General e seu filho Reyad, mas no dia que ela acha que será executada ela receberá um chance, ser provadora de comida do Comandante Ambrose, que consiste em verificar se há veneno ou não, e se tiver pode ser letal, porém...


... Ela será treinada por Valek, chefe da segurança pessoal do Comandante, irá aprender a identificar cada veneno, o que poderá salvar a sua vida, o que a faz pensar enquanto isso numa possível fuga, porém Valek lhe dá um veneno denominado Pó de Borboleta, ou seja ela continuará presa, já que terá que tomar o antídoto todos os dias, senão será fatal.


Realmente tudo que citei até agora, está na sinopse, parece ser bastante informação, mas não é..., a narrativa que Maria V. Snyder construiu há intrigas políticas, magia, romance com personagens cativantes, além de uma diferente estrutura política, cultural e social. Com certeza foi o melhor livro que li nesse semestre, como disse Charlaine Harris, autora do best seller de Clube dos Vampiros, "Um livro difícil de ser deixado de lado."

Estrutura Política

A autora não definiu um período para história, apenas sabemos que a história se passa na transição de uma monarquia para o militarismo, onde o território de Ixia é dividido em 9 distritos militares, onde as regras são respeitadas através de um Código de Conduta, no qual é rígido e sem privilégios, qualquer cidadão de qualquer classe social será punido se desrespeitar alguma leis contidas no Código, todas decisões passa pelo Comandante Ambrose, ele delega para os generais responsáveis pelos distritos algumas decisões, mas praticamente as essenciais são decididas por ele, e pelos seus conselheiros, por exemplo, a construção de uma fábrica, por mais que seja no distrito do general quem pode autorizar é apenas o Comandante.



Estrutura Territorial

No Território de Ixia é proibido magia, praticamente todos os magos foram mortos ou partiram para Sitia, na época da monarquia, os bruxos, feiticeiros eram vangloriados, mas no decorrer do livro descobriremos o verdadeiro motivo para o Comandante abominar a magia. E por falar em Sitia, quando ocorreu a mudança alguns cidadãos foram refugiar em Sitia, onde a magia é liberada e a autoridade do Comandante não é presente.



Estrutura Cultural e Social

Algo que achei interessante é que nesse sistema as mulheres são livres para desempenharem qualquer função de acordo com a capacidade, na época da monarquia as mulheres apenas podiam desempenhar funções subalternas, mas nesse sistema a mulher é valorizada por sua capacidade.


"(...) Parte dos conselheiros do Comandante atribuía funções baseando-se na habilidade e na inteligência, não no sexo da pessoa."

Outra particularidade é a questão das roupas, todos deveriam usar uniformes, o Código de Conduta era para todos os tipos de regras, se alguém não tivesse usando uniforme seria punido, e pelo que li no livro da punição com certeza ninguém iria andar sem uniforme.

O uniforme era obrigatório para identificar as profissões de cada um e até do distrito que pertence, através de cores de diamantes na roupa.


Magia


Abordagem da magia nesse livro é sutil, na metade do livro para o final, ela aparece um pouco mais, já que ela aparece através das descobertas de Yelena sobre ela mesmo, e aparece também por trás das intrigas políticas, a autora mostra ao leitor uma magia bem madura, sem situações clichês, algo inovador e adulto.

Valek tem uma relação interessante com a magia, acho que nos próximos livros teremos revelações.


Personagens

Yelena

Yelena inicialmente nem sabe a família que pertence, já que desde muito pequena estava sobre a guarda de Brazell, e realmente ela passou bastante trabalho nas mãos do general e também do filho, eles tinham a intenção de subjulgá-la tanto por propósitos pessoais como políticos.

"Notei um movimento à minha esquerda. Mãos agarraram o meu braço e me puxaram para dentro. A porta fechou-se ruidosamente. Fui envolvida pela mais completa escuridão e atirada de cara contra uma parede de pedra. O impacto expulsou ar de meus pulmões. Eu me virei. De costas para a parede. Procurei recuperar o fôlego.

- Fique quieta – rosnou uma voz masculina.

Desferi um pontapé frontal em direção da voz, mas encontrei apenas o vazio. Uma risada zombou de mim. Uma vela foi descoberta. O tênue brilho amarelado refletiu-se em uma comprida lâmina pareada. Apavorada, segui com os olhos a fica até a mão, depois, braço acima, até chegar ao rosto,... (...)"

Ela é uma personagem forte, que passa a narrativa toda sendo perseguida pelo general, tem visões com o fantasma de Reyad, e ainda tem a feiticeira sitiana.

Por mais contraditório que seja, a Yelena mesmo estando sobre pressão tanto pelo trabalho que exerce ou pelas perseguições, ela começa a encontrar o seu lugar no quartel do Comandante.

"(...) – Eu não contei para ninguém. – Permiti que a raiva alterasse a minha voz. – Como pode acreditar que eu colocaria minha própria vida em risco?

- Por que deveria acreditar em você? A única outra pessoa que sabia era o Comandante.

- Ora, Valek, você é o mestre dos espiões. Será que alguém não poderia ter escutado a conversa? Quem mais tem acesso a esta sala? Você deixou suas anotações bem à vista sobre a escrivaninha. – Antes que ele pudesse chegar a outra conclusão precipitada, apressei-me em dizer: - Estavam bem visíveis. Se eu as notei com um simples olhar rápido, elas estavam implorando para serem inspecionadas por alguém procurando informações.

- O que está dizendo? Quem você está acusando?

(...)

- Tenho minhas suspeitas – eu informei. – Contudo, recuso-me acusar alguém sem provas. É injusto, e quem iria acreditar em mim?

- Ninguém."

A autora consegue nos mostrar uma personagem forte, decidida porém sensível, delicada, ela equilibra a personalidade de Yelena, sendo a personagem que narra todo o livro, ela que passa ao leitor as informações, então na parte das perseguições a ela, você fica angustiado junto com ela.


Valek


Valek é um assassino frio, e o braço direito do Comandante Ambrose, ele foi importante na tomada de poder do militarismo, ele também é rígido, sarcástico e apaixonante.

"(...) Seus perigosos e brilhantes olhos azuis sempre conquistavam a minha atenção. Eu aprendera a ler as suas expressões faciais como tática de sobrevivência, porém jamais havia olhado para ele desse modo. Valek era um estudo de contradições. O homem que entalhava delicadas estatuetas também era capaz de desarmar sete adversários sem se esforçar muito. Minhas interações com Valek lembravam uma apresentação na corda bamba. Em um instante, sentia-me confiante e equilibrada, no outro, insegura e instável."

O fato que iremos aprendendo a gostar de Valek na mesma progressão que Yelena, por trás de toda austeridade de Valek, tem um homem leal aos seus ideais, com princípios, e também veremos uma vulnerabilidade em relação a Yelena, muitas vezes os testes de lealdade que ele a submete e mais uma garantia para ele confiar realmente nela, e não se decepcionar...

Outros Personagens

Inicialmente conhecemos Maarg a governanta pessoal de Valek e do Comandante, que detesta Yelena, o que causa alguns transtornos. Tem Rand, o cozinheiro do Comandante, amigo de Yelana, porém ele está com problemas e acaba prejudicando Yelena. Tem Irys a feticeira sitiana, que inicialmente tenta assassinar Yelena, mas no decorrer do livro a autora nos explica o motivo, e após o surgimento de Irys que a magia entrará permanentemente na narrativa.

A parte cômica do livro realmente é dos personagens Janco e Ari, dois soldados que serão fiéis a Yelena, já que ela os ajudou em um determinada situação, os diálogos deles são ótimos.


Segredos e Intrigas


"(...) – Yelena, não podemos

- Por que uma feiticeira do sul está tentando me matar?

- Uma boa pergunta. A mesma que eu estava para fazer para você.

- E como é que eu vou saber? – Dei de ombros em sinal de frustração. – Os guardas de Brazell, eu posso entender. Porém, feiticeiras! Não é como se eu andasse por aí irritando feiticeiras.

- Ahhh... Que pena. Visto que você tem um talento e tanto para irritar as pessoas."

Várias revelações serão encontrados no decorrer da leitura, desde segredos, até espionagem, atentados, pessoais que você menos desconfiava estão envolvidas, e as pessoas muitas vezes que você tinha certeza que estava por trás de alguma coisa, elas não estavam, muito bem desenvolvida a trama.

" O resto da jornada foi sem incidentes, com exceção do fato perturbador de que, quando mais perto chegávamos de castelo de Brazell, mais inexpressivo ficava o rosto do Comandante. Ele parara de dar ordens e de se interessar pelo que acontecia à sua volta. O brilho inteligente e penetrante que tornava o seu olhar mortífero desaparecida a cada passo, deixando em seu lugar uma expressão vazia e sem vida."

Não posso dizer que ela tentou enganar o leitor, mas realmente ela nos mostrou o que estava acontecendo, porém não mostrou como estava acontecendo, ou seja, você realmente irá ter certeza somente no final do livro, e irá se surpreender.



Romance

O desenvolvimento do romance é gradativo, nada de paixões arrebatadoras, ou adocicado demais, é envolvente, e o leitor irá se apaixonando pelos personagens na medida que eles irão se apaixonando no decorrer do livro.

"- Já voltou? Tão cedo assim? – ele indagou. – É uma pena, eu estava prestes a organizar uma busca pelo seu cadáver. O que houve quando bateu à porta da feiticeira sulista para se sacrificar? Eles a botaram para fora, achando que era burra demais para perderem tempo com você?

(...)

Quando ele ficou quieto, perguntei:

- Terminou?

- O quê? Nenhuma refutação?

Sacudi minha cabeça.

- Nesse caso, terminei.

- Ótimo – eu disse. – Visto que já está de mau humor, é melhor eu lhe dizer logo o que aconteceu enquanto eu estava na cozinha. Na verdade, foram duas coisas: uma ruim, uma boa. Qual quer escutar primeiro?"

Eles começam a gostar um do outro por admiração mútua, por causa de uma situação, além dos ensinamentos sobre veneno, eles passam a conviver mais um com outro, e com o passar do tempo irão se conhecendo.


"Antes que eu pudesse me impedir, encaixei-me atrás de Valek e comecei a lhe massagear os ombros. O álcool assumiu por completo o comando de meus movimentos e a pequenina seção sóbria de meu cérebro conseguia apenas gritar repreensões inúteis."


Mesmo sendo a narrativa é toda em primeira pessoa, ou seja, na pessoa de Yelena, a autora cria diálogos, ou até expressões de Valek que Yelena identifica, mostrando a mudança de sentimentos dele por ela.

É um romance com diálogos inteligentes, sensuais e adultos. E sem deixar de ser romântico.



Conclusão

Uma narrativa criativa, desde a construção dos personagens, até uma estrutura social, politica e cultural diferente, não é um simples livro, é simplesmente o melhor livro que li este ano, Maria V. Snyder foi espetacular.

A autora conseguiu através dos olhos de Yelena nos mostrar todos os detalhes da narrativa, em nenhum momento ser monótomo, até as explicações politicas, culturais que tendem a atrapalhar o ritmo do livro, no caso de Estudos sobre Veneno, ela conseguiu colocar nos momentos certos sem quebrar o desenvolvimento da leitura.

Recomendo o livro para ler em algum feriado, porque duvido que se começarem a ler irão querer parar, ele é viciante.

Para ler a resenha completa com citações ilustrativas acesse:
http://www.guardiadameianoite.com.br/2011/09/resenha-estudos-sobre-veneno-maria-v.html
Cami 23/09/2011minha estante
Nossa, eu ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro! E confesso que eu terminar de ler a sua resenha, não resisti e fui ver o que mais tinha no seu blog *-* resultaado, estou seguindo,o/ assim não corro risco de perder nenhuma informação! Eu gosto quando alguém fala tão bem de um livro e no fim das contas eu fico ansiosa pra descobrir por mim mesma a minha opinião *-* e quer saber ? Tu é no momento a culpada por eu aumentar a minha lista de livros desejados, e por eu estar ficando uns reais mais pobre por conta deles, kkkk' mas vale a pensa! Obrigada, continue escrevendo :D


Georgia34 09/11/2011minha estante
Graças a sua resenha, resolvi comprar o livro. Otima resenha.


Georgia34 11/11/2011minha estante
Comprei o livro. rsrs


Patrícia 01/09/2015minha estante
Vou ser obrigada a ler esse livro. Não vai ter jeito.




Desi Gusson 29/08/2011

IMPERDÍVEL
Chamem-me de feminista o quanto quiserem, eu comprei o livro por ser, primeiramente, a história épica de uma garota. Depois de As Crônicas do Mundo Emerso nunca mais fui a mesma, esse gênero me encanta.
Porém Estudos Sobre Veneno (1º na trilogia As Lendas de Yelena Zaltana) passou da conta. Reúne o que há de melhor: ação, intriga, magia, mistério e romance. Tudo escrito de um jeito detalhado e sexy (sim, épicos podem ser sexy).

Quando você acha que sabe onde tudo vai dar, uma reviravolta acontece e o tabuleiro fica incrível novamente.
É impossível não se imaginar andando pelo palácio com a Yelena e mais impossível ainda é não fazer o teste do nariz tapado. (Vatek é o cara!)

Recomendo não só lê-lo, mas fazer isso num lugar confortável e em um dia sem compromissos. Uma vez começado, não há como parar!
Cris 22/06/2012minha estante
Assino embaixo de cada palavra!
Adorei e recomendo p/quem gotou do Crônicas do mundo emerso vai gostar dele também, com o mesmo tipo de protagonista valente, amei.


Lu 30/11/2012minha estante
Sério mesmo, Andhromeda? Estou atrás de um livro imperdível para comprar de Natal. Sempre quis comprar esse livro e a sua resenha foi o empurrão que eu precisava. Valeu!


Carol 07/05/2014minha estante
eu acho que vc esta certíssima chega de "heroinas" songa mongas, que nos fazem engolir.


Thais.Oliveira 23/09/2020minha estante
Eu ameiii esse livro tbm!


Lu 28/09/2020minha estante
Não é? Pena que não dá pra achar o terceiro livro em lugar nenhum! ?


PammCarstairs 27/05/2021minha estante
Aaah eu amei, vivo panfletando e ninguém dá bola, mas a trilogia de As lendas de Yelena Zaltana é TUDO sério, foi um dos meus primeiros livros do gênero é mesmo depois de ter lido vários, ele ainda é um dos favs


Cris 11/06/2021minha estante
Lu,

Lu,
Lu, acho que o terceiro achei no Lê livros, algo assim. Não lembro.


Sofia.Geaquinto 23/12/2022minha estante
algm me ajuda a ler livros aq no skoob? MANO EU NAO CONSIGO


lollaaaaa 04/01/2023minha estante
a melhor resenha desse livro APENAS




Adriana 22/08/2011

Ainda estou deslumbrada com este livro. Sinceramente, um dos melhores do ano, que com certeza vai para o Top Ten do final do ano!!! Esta é uma obra mágica, cheia de ação, aventura, romance e sobrenatural. Eu amo romances históricos, e apesar deste livro não se encaixar exatamente no padrão deste gênero, é um dos melhores livros que já li.

Confesso que não sei nem como escrever algo que lhes dê uma noção de como me encantei com o livro. Esta é uma daquelas histórias que te prende do início ao fim, que te leva para dentro daquele mundo mágico que a autora está criando, que te transporta a um lugar de fantasia onde tudo é possível e você vai querer mais e mais a cada momento.

A trama narra a história de Yelena. Ela é uma jovem órfã que está presa no calabouço, a prisão local, aguardando a execução de sua sentença: a morte na forca. Ela foi condenada pelo assassinato do filho de seu mentor, o General Brazell, Reyad Brazell.

Antes de continuar a história, uma rápida explicação. A sociedade em Ixia, onde se passa a história, é governada pelo Comandante num tipo de ditadura militar. Lá a lei é clara, olho por olho, dente por dente. Se você mata, você tem que morrer. O território foi dividido em 8 distritos militares, chamados DM, e o distrito central, o DM-6, é onde fica o castelo do regente. Cada DM tem um general que o governa, e todos eles estão sobre as ordens do Comandante. As leis de lá são rígidas, mas logo percebemos que o modo de vida anterior àquela situação era bem pior.

Voltando a trama, Yelena é a próxima na lista para a execução, após passar mais de um ano presa. Porém, o provador de comida do Comandante acaba de morrer e, segundo a lei, deve ser dado ao próximo na lista de enforcamento a oportunidade de trabalhar. Naquela época era comum que as pessoas mais importantes tivessem um provador de comida que fosse dispensável. Isso porque ele provava tudo antes do seu superior e, se morresse ou passasse mal, saberiam que a comida ou bebida estava envenenada. Vamos concordar que não é o melhor trabalho do mundo não é mesmo? Mas é melhor do que morrer na forca. E assim a moça acaba indo morar no castelo, começando seu treinamento com o chefe da segurança, Valek.

É ele quem dá a oportunidade a Yelena, a ensina a diferenciar os venenos e a se comportar na sua nova função. Não é um treinamento fácil, ela quase morre algumas vezes provando venenos, e outras vezes sua vida é ameaçada por soldados do General Brazell que não ficou nada satisfeito com o cancelamento da sentença da moça. Mas aí você deve estar se perguntando por que ela não foge. E eu responderei: ela não foge porque antes de começar a função, Valek a envenenou com Pó de Borboleta, uma substância rara que a mataria em dois dias no máximo. Para viver, ela deve tomar um antídoto toda manhã, artigo este que só se encontra em posse do chefe da guarda.

Sendo assim, ela não seria burra o bastante para se distanciar dele. Porém sua vida corre risco constantemente, principalmente porque ela começa a perceber os motivos que levaram Reyad e seu pai a fazer o que fizeram com ela. Ao longo da trama vamos conhecendo diversos personagens pra lá de interessantes, característica marcante da obra. A descrição e caracterização de cenários e situações é excelente, sem ser maçante ou enjoativa e arrastada.

Eu me via cada vez mais presa ao livro com o virar das páginas, simplesmente tinha que saber o final! O romance é fantasticamente abordado e o que eu mais gostei é que não foi aquela coisa forçada de amor a primeira vista louco e desenfreado. A autora foi amadurecendo os sentimentos até um clímax em uma hora perfeita.

Não sei mais como dizer que amei o livro, que recomendo demais e que se você ler, não vai se arrepender. Esta é uma obra para se ter em um local sempre por perto, para ler e reler muitas vezes! Mais que recomendado, devorem este livro assim como eu! Esta série é um trilogia, denominada As Lendas de Yelena Zaltana e eu estou, tipo assim, desesperada pelo próximo volume, Estudos sobre Magia, cuja capa também é linda e do qual necessito urgentemente!

Resenha em http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/08/22/maria-v-snyder-%E2%80%93-estudos-sobre-veneno/
comentários(0)comente



Luh 19/08/2011

Muito bom!!!
Bom, este livro me prendeu do começo ao fim,todo tempinho que tinha corria para lê - lo, para quem gosta de ficção sobrenatural este é o livro, ele só não levou cinco estrelas porque eu esperava um pouco mais de romance e envolvimento que só foi acontecer no finalzinho, mas tudo bem, vamos ver o que acontece no próximo volume. Mas vale a pena ler:)
comentários(0)comente



168 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 11 | 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR