Memórias do subsolo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Memórias do Subsolo

Mariza Matheus 09/04/2024

Denso e cansativo
Leitura densa, chegando a ser cansativa na primeira parte.
Como psiquiatra, achei interessante tentar desvendar o possível transtorno de personalidade dele.
Mas, por outro lado, no final foi interessante e a leitura fluiu.
Não recomendo como primeira leitura de Dostoiéviski.

Denão 08/04/2024

Achei a narrativa bem peculiar. Temos a história de um sujeito corroído pela inveja e pele necessidade de se alienar, cada vez mais, da sociedade para que esse sentimento não lhe sufoque.

Tal necessidade o lança à beira da loucura, na medida em que flerta com o último degrau do desespero humano.

Carine.Milani 08/04/2024

Quem é você no subsolo
O que me ocorreu a todo momento durante a leitura do livro é que eu também possuo um subsolo. E é difícil encarar isso.

manupst 08/04/2024

Primeiro livro que leio do Dostoievski, livro curto mas da muito conteúdo para reflexão. Por diversas vezes me vi no narrador, outras sentir vergonha alheia, outras tive raiva dele. Bom livro.

carlosmanoelt 08/04/2024

?O que é melhor, felicidade barata ou sofrimento elevado??
?Memórias do Subsolo" de Fiódor Dostoiévski é uma obra da literatura russa que mergulha nas profundezas da psique humana, explorando temas como o isolamento, a alienação, a liberdade e a busca pelo significado da existência. Dostoiévski usa o protagonista, um homem alienado e amargurado, para criar uma narrativa densa e introspectiva, que desafia as convenções sociais e psicológicas. Através de monólogos interiores e uma linguagem intensa, o autor expõe as contradições e complexidades da condição humana, deixando o leitor imerso em reflexões sobre a natureza do homem e sua relação com o mundo. É válido apontar que a estrutura fragmentada da obra e o pessimismo latente podem tornar a leitura desafiadora para alguns leitores menos familiarizados com a densidade da prosa de Dostoiévski. No entanto, é inegável que "Memórias do Subsolo" continua a ser uma obra influente e provocativa que convida à reflexão sobre as nuances da existência humana.

_izz.1d 07/04/2024

Uma felicidade barata ou um sofrimento elevado?
Achei incrível como o protagonista se expõe ao ridículo e tem diversos dilemas morais sobre isso. consigo perceber toda a humilhação dele quando fica bêbado, e mesmo assim, mesmo sendo ridículo, algumas partes são inevitavelmente identificaveis. definitivamente te faz pensar por um tempo
porém, foi meu primeiro do dostoievski e acho que simplesmente nao tava acostumada direito a escrita dele. demorei metade do livro pra perceber mesmo o que tava acontecendo e isso ferrou minha experiência. deixei mt coisa passar batido
pretendo reler????

Miireexs 06/04/2024

Eu sou um homem doente... Sou um homem mau
Uma leitura bastante difícil de se entender, mas os pensamentos do personagem fazem com que nos identifiquemos em alguns trechos e nos faz pensar e refletir. Pretendo reler em algum outro momento, pois não entendi de fato tudo.

gioob0 06/04/2024

Memórias do subsolo
Que livro incrível, eu aproveitei do início ao fim a leitura, a escrita e avassaladora e impecável em meu ver. O livro é profundo e devastador, conseguindo representar o subsolo em que o protagonista se encontra, e transmitindo todo sentimento na escrita.

Foi o primeiro livro do Dostoieviski que li, e simplesmente fiquei impressionada.

julydaily 05/04/2024

Inferno que existe tão só em sua alma desnaturada
Que livro!!! Me surpreendeu, ele mergulhou fundo nas complexidades da mente humana e é engraçado como nenhuma experiência é única né kkk Eu ri, me espantei, fiquei triste enfim um mix de emoções lendo esse livro.
É um livro curto mas eu precisei por vezes parar um pouquinho pra assimilar oq estava escrito, não achei a leitura densa mas tem que ler com atenção, consciente pra se conectar de certa forma.
Pretendo reler em algum momento pq optei por não fazer marcações dessa vez então na próxima quero marcar algumas coisas.

Ray..0 04/04/2024

Memórias do subsolo
Li esse livro pra conhecer mais dos livros do doltoiveiski pq gostei muito de como foi contado o primeiro que eu li (noites brancas)
A história toma caminhos diversos que eu nunca ia esperar e é bem construídinha. Mas o que mais me deu um baque mesmo foi como ele entra na alma humana (só que leva ao extremo), focando nessas complexidades e problemas humanos. Como eu nunca consumi uma literatura desse tipo, foi um choque bom pq eu sempre quis conhecer livros com esses dilemas (pretendo ler mais parecidos). Recomendo muito, é até facinho de ler em questão de escrita, o que complica um pouco é o raciocínio de maluco do narrador mas a gente q é humano entende a loucura dos mesmos KK.

F.andré 04/04/2024

?para nós é opressivo até ser gente?
Foi a primeira vez que li uma obra do grande dostoiévski e agora quero ler tudo o que esse homem escreveu.

Amanda2557 04/04/2024

O Subsolo
É a primeira obra que leio do autor e senti que essa leitura foi, sem outro adjetivo em mente, esclarecedora.
Mostra-se um protagonista (como ele próprio declara) que exagera nos pontos que tentamos esconder e disfarçar, e que esfrega essas imperfeições e pensamentos íntimos para o leitor.

Válida leitura e me despertou curiosidade em ler mais do autor.

Obs: o início é um pouco lento e subjetivo, mas na segunda parte a leitura se tornou mais fluída.

Gabi 04/04/2024

Amei
Foi meu primeiro livro do Dostoiévski. Amei muito (principalmente a parte de ter entendido ?) não vejo a hora de ler os outros na minha lista

teka. 03/04/2024

"o que é melhor, uma felicidade barata ou um sofrimento elevado?"

primeiro contato que eu tive com um livro do dostoievski e posso afirmar que essa leitura me arrancou diversos sentimentos distintos.
acredito que a primeira parte seja muito mais reflexiva, porém, isso não torna a continuidade do livro inferior. pelo contrário, acredito que na segunda parte podemos realmente observar os ideais, pensamentos e o caráter do narrador em ação.
é uma leitura extremamente complexa, mas não pela linguagem, e sim, pelo conteúdo abordado pelo autor. dostoievski conseguiu representar o ser humano muito bem e é como um tapa na cara perceber como essa relação de anti-herói e de superioridade é tão realista na nossa sociedade. no fundo, todos nós somos habitantes do subsolo.