Memórias do subsolo

Memórias do subsolo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Memórias do Subsolo

pslover_ 18/03/2024

??????????+??
A experiência de ler Dostoiévski é uma jornada emocional e intelectual que desafia e enriquece a alma. Eu particularmente tenho muita facilidade com a escrita e compreensão do autor, o que resulta em muitas anotações e pausas reflexivas. Memórias do Subsolo mexeu muito comigo de uma forma tão intensa e profunda que fica difícil mensurar.
Todos nós temos um pouco do homem do subsolo em nós.

skuser02844 17/03/2024

Eu não teria nem um pingo de culhão para fazer uma crítica sobre isso.
Apenas me recolho a minha insignificância e aplaudo de pé esse leitor da alma humana.

Aline Medeiros 17/03/2024

Vejam bem: a razão, no fim das contas, é uma coisa boa, isso nem se discute, mas a razão é só a razão e satisfaz apenas a capacidade humana de raciocinar, ao passo que a vontade é a manifestação de toda a vida, ou seja, a vida humana em seu todo, com a razão e também com todas as comichões que existem. E mesmo que nossa vida, nessa sua manifestação, acabe sendo, não raro, uma bela porcaria, ainda assim é a vida, e não a mera extração da raiz quadrada.

Nathcds 17/03/2024

Que livro!
Dostoiévski é insano, que livro maravilhoso!
Cada palavra desse livro é incrível, não sei explicar, mas o autor sabe como expressar as coisas que eu penso mas que não sei colocar em palavras tão bem como ele (tirando algumas loucuras). O personagem principal é daquele tipo em que ao mesmo tempo que vc se identifica com muitas coisas, você odeia, pelo menos comigo foi assim. Enfim, é uma leitura excepcional.

paula1033 16/03/2024

Viajem demais
Sabe aquelas coisas sobre você que você não tem coragem de admitir para si proprio? Parece que o autor não teve essa vergonha que a gente tem, e criou um personagem com uma essência extremamente humana.
Memorias do subsolo é um livro sobre uma pessoa que é mais culta que os outros em sua sociedade, no entanto, até quando esse indivíduo é "superior" e não acaba se submetendo a natureza humana? O livro aborda que, como seres humanos, tendemos a vingança, a mesquice, e que nem o homem mais inteligente está livre dessas paixões.
A obra ainda vai mais além, o personagem é tão concentrado em seus próprios sentimentos, seus próprios ideias que ele esquece como viver em sociedade, ele se torna insensível perante ao outro, uma vez que, vive em um "subsolo" de emoções dentro de si. Ele acaba, por não verbalizar suas intenções criando paradoxos dentro de si mesmo, assim ele não vive no mundo real, mas sim em uma projecão do turbilhão de pensamentos que existem dentro dele.

di angelo 15/03/2024

Amo que todos os protagonistas do Dostoiévski têm muitas camadas, isso torna eles muito reais. Sempre consigo me identificar com algum pensamento.

julhiasz 15/03/2024

MEU DEUS DO CÉU COMO PODE UM LIVRO DESSE TER TIRADO MINHAS NOITES DE SONO, VIVER É UMA LOUCURA

Essa era eu nos momentos mais normais do livro, simplesmente tira o sono ver a perspectiva de vida de um dos maiores escritores russos.

Lian.Cazzarotti 15/03/2024

Asco?
É uma montanha-russa emocional que desperta uma mistura intrigante de repulsa e fascínio. Impossível não se ver mergulhado na mente do protagonista, lutando consigo mesmo em uma dança caótica de paradoxos e cinismos. O asco que surge é tão palpável quanto a curiosidade que nos impulsiona a continuar virando as páginas. Talvez seja a nostalgia de um sentimento antigo, ou quem sabe uma identificação profunda com a angústia do personagem. A verdade é que, mesmo diante de tanto desconforto, há algo catártico em testemunhar alguém explorar os abismos da alma humana de forma tão visceral.

Isa 14/03/2024

Foi o primeiro livro que eu li Dostoiévski e agora dá pra entender toda a gama do escritor. É uma literatura bem densa e te apresenta um personagem com muitas camadas, nada superficial. Tem toda uma ideia de que precisa ser mais ?culto? pra ler as obras do autor, mas o que precisa mesmo é apenas prestar bem atenção no que está lendo. Recomendo muito a leitura! Pretendo ler outras obras dele.

saturnzxs 13/03/2024

O livro é dividido em duas partes. Na primeira parte, é um livro incrível, já na segunda, confesso que me deixou desconfortável, mas não desconfortável de um jeito bom, que nos deixa intrigada, eu só queria que acabasse logo. Talvez não tive sensibilidade suficiente pra compreende-lo por inteiro neste momento. Porém no geral, nos coloca frente a frente com muitas questões da vivência humana que as vezes, é difícil admitir que existem, e que acredito ser, de certa forma, universais.

Pamela566 12/03/2024

O que falar desse livro narrativa boa muito existencialismo nos mostra detalhadamente
A vida como ela e nos faz uma viajem ao nosso consiente e nos faz refletir sobre como a Vingança tem suas consequências e muitas vezes somos mal por Pura vantagem propia somos egoistas e irracionais pensando apenas por bem propio e bem estar propio e que muitas das vezes nosso propio julgador e nada mas que nos mesmos e que temos dos caminhos a seguir o da bondade que e Doloroso e o das nossas propias vontades que e pior ainda emfim amei o livro top demais??

Mi_ 12/03/2024

Todo leitor de Dostoiévski ou aquele que está começando a ter contato com o autor, já sabe o quanto ele adentra nas complexidades da alma humana.
Memórias do subsolo, é antes de tudo, a história de um homem que se auto intitula anti-herói e que até mesmo as suas memórias não servem para nada, pois só demonstram rancor, pobreza e depravação.
A leitura da obra é fácil, fluida e cheia de reflexões, pois, além de tudo nos deixa a pergunta : ? o que é melhor, uma felicidade rasteira ou sofrimentos sublimes?

Davitorress 10/03/2024

A leitura que vai se lendo e escorregando no sofá.
Um livro considerados por muitos, um percurso do existencialismo, uma corrente filosófica. Podemos considerar esse livro uma novela, aonde carrega uma mensagem importante, cuidado com o nosso "subsolo", não diria inconscientemente, mas sim que fazemos de forma consciente. A obra de Dostoiévski consiste, em grande parte, em um sutil manifesto contra essas ideias, e o desfecho trágico do personagem serve como um sutil alerta para que o leitor não cometa os mesmos erros. Livro pesado, não é uma leitura que indicaria a todos, mas de certa forma é uma leitura com muito aprendizado.
Matheus_Lago 12/03/2024minha estante
O que me espanto com Dostoiévski é a habilidade dele de narrar algo que parece ser muito íntimo do pensamento.

tris 10/03/2024

Saudações do personagem mais covarde de toda a literatura, memórias do subsolo é de longe uma das melhores obras que já li

mmoarasousa 09/03/2024

Infelizmente ou normalmente, não sei, em vários momentos pensamos e agimos igual o homem do subsolo. Ele consegue ser uma figura petulante, arrogante, contraditória, cômica e digna de pena ao mesmo tempo. Tenho duas dicas: Se conseguirem, leiam a primeira parte sem pausas e assistam o vídeo do canal Quadro em Branco - ?Dostoiévski e Scorsese num táxi para o subsolo?.