A Janela de Overton

A Janela de Overton Glenn Beck

Resenhas - A Janela de Overton

Ôcaravéio 30/08/2011

sem fôlego
Esta é a primeira “resenha” que faça na minha vida.
Porque a faço agora aos 57 anos de idade, quando já li inúmeros livros e só coloquei estrelinhas neles?
É um bom questionamento.
Mas a resposta é simples: Minha mulher me inscreveu numa rede social muito inteligente. Uma rede de gente que lê livros. Jovens em sua maioria como pude perceber. E me instigou a fazê-lo. Achei algo de fato útil. Considerando que moramos num País que é conhecido como de poucos leitores. Fiquei feliz em perceber que esse “paradigma” está mudando como de resto estão mudando muitos outros em nosso tempo. Que bom. Minha resenha de estréia é sobre o livro de GLENN BECK A JANELA DE OVERTON.
Puxa, é um livro para ser lido de um fôlego só. O tema que bate a nossa porta, entra pelos nossos olhos e ouvidos todo dia, mas somos ‘hipnotizados” para não dar importância: é o da própria mídia. O que ela faz conosco, o que ela nos força a pensar, como ela quer que agente aja, como somos obrigados a comprar as idéias que “eles” querem. Não se trata de mais uma teoria da conspiração, até porque o autor nos remete a muitos sites para que pesquisemos nós mesmos seus fundamentos que são postos nas vozes de Noah filho de um magnata das relações públicas, de Molly filha de uma ativista oriunda de woodstock. O livro de fato é uma “bomba”, no sentido de que faz de imediato o leitor “mediano” fazer um parâmetro com o que está acontecendo com seu próprio País. Aqui o certo está errado e o “errado” está ficando cada vez mais aceito como “certo”. Estou falando em generalogias, pois acredito que o leitor que trafega por este site é informado. O Brasil está assistindo de camarote, os bancos falirem, a previdência dizer que só aposenta o contribuinte aos “noventa anos” os presidiários ganharem dinheiro da previdência, os desocupados ganharem “bolsa”, enfim o livro de GLENN BECK é um retrato do que acontece em toda parte. Uma minoria “silenciosa” e “desconhecida” comandando as ações de marionetes que acreditam estarem agindo pelos seus ideais, e no fim, tudo é o desejo de um grupo poderoso por trás de um plim, plim !!!! Eu recomendo a leitura deste livro e sua releitura, porque precisamos deixar de ouvir o som da flauta do flautista de Hamelim, até porque precisamos urgentemente deixar de sermos ratos.
Até outra resenha.
Ôcaravéio
Lavinia 15/10/2011minha estante
Adorei sua resenha! Muito bem escrita! Sua esposa deve ser muito sábia! PArabéns! Vou ler este livro graças a sua resenha...

Roseli Camargo 16/11/2011minha estante
Muito boa sua resenha.

P.S Ôcaravéio foi fantástico rs

Marie.ebooks 29/11/2011minha estante
Tenho uns dias de folga e resolvi escolher um livro pra ler. Estou com A Janela de Overton desde Setembro e, por ser mt grande, nunca começava a leitura. Ainda bem. Comecei ontem depois do almoço, e se realmente não tivesse esse tempo de folga ia ficar desesperada pra terminá-lo de ler, o q aconteceu foi q li até as 4h da madrugada, sim, 4h am e acabei pegando no sono de cansaço.. acordei costumeiramente as 7h e podia voltar a dormir, mas faltavam cerca de 25% do livro e voltei a ler até as 11h desta manhã, mais ou menos. Mandei mail pra vários amigos indicando-o. Não é um livro fácil de se engolir; te chamarem de massa ignorante entre outras coisas horríveis e verdadeiras. Mas é tão coeso e tão didático...você entende o panorama geral e vibra pelo desfecho. Ufa! Bom, logicamente foi usado um teor fictício à lá holliwood (o q eu espero q realmente venha acontecer pq alcançaria ainda mais a 'massa') que me impressionaria se o autor negasse que queria alcançar pessoas como eu. /
Impressionante e surpreendente! Não perdi a noite de sono, ganhei conhecimento. :)
"Por que todos um dia estarão perante Deus, e Ele, O Justo Juiz, os julgará."

Silvia 01/04/2012minha estante
Parabéns pela resenha, foi ótima, e dá para perceber que foi de coração :-)

Lídia Karla 25/05/2012minha estante
Gostei muito da sua resenha! comprei o livro e ele já está na fila para ler. Agora depois da forma como você falou sobre ele, mal posso esperar para começar a leitura!

maria_angelica 29/05/2012minha estante
Parabéns pela resenha. Comprei o livro por causa dela. Noa leitura.

Michelle 13/08/2012minha estante
Me recomendaram este livro na Bienal do Livro SP e eu acabei não comprando, mas graças a sua bela resenha vou comprar e devorá-lo...

PAULA 30/09/2012minha estante
Bom, meus parabéns pela resenha. Demorou muito tempo para se expressar, mas, com certeza marcou.
Concordo com você sobre o livro, ele realmente mostra o retrato da sociedade contemporãnea que vive a mêrce de propagandas e mídias que nos ludibriam e ao mesmo tempo enriquecem uma pequena parcela da população. Também faço a recomendação da leitura deste livro, pois no mundo que vivemos hoje, com tantas informações, fica mais fácil de eximar coisas que nos são bastante nocivas e a informação é o passo inicial para que isso aconteça... Um grande abraço! Fica com Deus!

Aline 15/10/2012minha estante
Que resenha ótima, parabéns. Esse livro me parece ser bem politizado!!!!! Interessante!!!!

Roberta Fortes 09/12/2013minha estante
Ótima resenha, continue compartilhando que nós adoramos...

Marcia 26/07/2014minha estante
Parabens pela resenha, me motivou a ler esse livro, parabens e continue, precisamos aprender a compartilhar informaçoes sobre livros para motivara a moçada]!

Jossi 07/04/2015minha estante
Perfeita sua resenha: O livro parece mais uma antevisão do futuro (no caso, o nosso presente, 2015). Uma espécie de profecia... Bem, o autor é jornalista, sabem de muita coisa que nós, simples leitores, desconhecemos. Esse livro devia ser lido por todos. É um alerta contra um governo mundial, que está alinhadíssimo com o governo brasileiro atual.

Parabéns pela resenha!

Kelli ( kell_msa) 09/08/2015minha estante
Resenha feita em 2011, mas acabei de ler em 2015 e que excelente resenha. adorei

Talita 10/04/2016minha estante
Sua resenha foi maravilhosa! Parabéns!

Aryane Marques 01/10/2016minha estante
uau! ótima resenha, meus parabéns! :)))

Nubia 17/10/2019minha estante
Simplesmente genial! Adorei a resenha.

Ana Luiza 20/03/2015

Abandonei
Eu tinha boas expectativas para A Janela de Overton, era um livro que tinha há tempos na estante, mas do qual sempre me esquecia, mas que graças ao desafio TBR Book Jar me propus a ler. Entretanto, após 104 páginas e onze capítulos, eu não conseguia mais ler nem um parágrafo sem interromper a leitura e ficar pensando porque estava lendo aquilo.

Eu não sou de abandonar livros, muito, muito raramente o faço, e acho que mesmo as histórias que não gostamos tem algo a dizer. Entretanto, A Janela de Overton estava extremamente entediante e eu simplesmente não conseguia ler mais uma palavra. Eu não conseguia me concentrar na obra e ficava o tempo todo pensando: “há tantos livros no mundo e tão pouco tempo para ler, por que ficar insistindo em algo que estou odiando?”.

Simplesmente nada dava para continuar, por isso abandonei A Janela de Overton. A premissa da obra até que era interessante. Entretanto, gosto de histórias de conspiração quando a conspiração realmente está acontecendo! Nas 104 páginas que li, encontrei basicamente discursos longos, muito longos, de personagens, falando que os EUA é isso, que é aquilo, que vai acontecer isso e aquilo e nada realmente estava acontecendo. Apesar de o livro trazer certas verdades, ele as trouxe repetidamente e de forma muito entediante. Sabe aquelas teorias malucas de internet ou aquelas pessoas obcecadas com conspirações que querem de convencer a qualquer custo? A Janela de Overton me soou mais ou menos assim. Não entendi o que o autor desejava passar, se ele estava criticando os pró-conspiração ou os contra.

O personagem principal, Noah, é super sem graça, clichê e sem personalidade. A narrativa do autor até que é boa, mas se perde nos monólogos intermináveis dos personagens. Eu não consegui pegar o espírito da história ou menos ver onda a trama ia dar, muito menos ficar curiosa pelo que viria a seguir. A Janela de Overton realmente não me conquistou, então não consegui levar a leitura para frente. Uma pena...

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2015/03/abandonei-janela-de-overton-glenn-beck.html
Claudia Cordeiro 20/03/2015minha estante
Achei esse livro doido e chato. Tb abandonei.

Ana Luiza 21/03/2015minha estante
Ele é mesmo bem chatinho... Bom saber que não fui a única que não gostei.

Claudio 23/04/2015minha estante
Eu cheguei a terminar, mas concordo com as reclamações. Me perguntei várias vezes o porquê de continuar a ler.

Silvia 05/04/2012

A Janela de Overton
Estamos perdidos! Realmente somos meras pedras de um tabuleiro, que é descartado ao bel prazer pelos Lideres deste Mundo. Sim existe uma conspiração, e quando acordarmos será tarde de mais.
O livro a Janela de Overton, seria queimado, e nós que o lemos também, se estivéssemos na Idade Média, sim por que naquele tempo, o único livro permitido era a Bíblia, e mesmo assim era escrita em latim. A história nos mostra que um povo ignorante, que tem preguiça de aprender ou de ler é mais fácil de ser manipulado; não fico nem um pouco admirada que a educação em nosso País é deixada em terceiro plano, pois cada povo tem o governo que merece.
E não se iludam, achando que o Governo é "bonzinho", por dar o Bolsa Familia, sim por que fica mais fácil controlar um povo refém de migalhas, que se contentam com míseros trocados, e que dizem amem a qualquer coisa. Criando um povo medicante hoje, se acaso a ditadura retornar ja estaremos amanssados. Triste!
Gente, leiam mais, saiam da frente da TV que hipnotiza. Só não escrevo a minha opinião verdadeira a respeito do 11 de setembro, por que sei que o meu computador pode estar sendo sondado, por que li a Janela de Overton, e porque não tirarão este livro das prateleiras e não deram fim ao escritor? Por que se fizessem isso o povo ia ter certeza que este livro não é apenas ficção.
Espero ter aguçado seu interesse por este livro, pois aqui só expressei o que senti a despeito dele; agora se ficaram curiosos, leiam...
Eli Coelho 12/08/2012minha estante
Li diversas resenhas suas. Muito boas por sinal. Esse aqui eu tenho mas estava com preguiça de ler. Repensei isso após ler sua resenha.

Rodrigo 30/09/2017minha estante
Será meu próximo livro!

Luan 30/10/2018minha estante
Curioso para ler essa obra!

Carlos Wilker 22/08/2011

O melhor do livro é a capa. Muito marketing pra pouco livro. Não recomendo.
Cris Flessak 10/09/2011minha estante
Concordo!

Louie 19/05/2012minha estante
Também achei!

jadermariano 19/08/2012minha estante
Concordo. Apesar dos conceitos interessantes, sobre como as grandes corporações e o próprio governo nos influencia e manipula todos os dias, achei a narrativa um pouco fraca.

CooltureNews 05/07/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
O mundo está prestes a passar por uma grande mudança, muitas pessoas podem desaparecer, o sistema financeiro atual está falido e uma nova ordem mundial irá surgir. Definitivamente um livro que teria tudo para me prender do início ao fim, infelizmente não foi isso o que aconteceu.

Sempre achei exagerado e forçado a presença de simbolos patrióticos na cultura norte-americana, mas como eles aparecem quantidades dosadas entre o insuportável e o tolerável isso não me incomodava muito, entretanto em A Janela de Overton praticamente somos forçados a respirar esse mal. A trama do livro e seus personagens até que são interessantes, mas acabam sendo ofuscados. O autor decidiu focar mais na questão politica e no pano de fundo da história do que na construção dos personagens, o que tornou a leitura um tanto massante.

Apesar de tudo, o autor soube como trabalhar esse foco no pano de fundo, você realmente consegue se colocar no cenário e vivenciar as mudanças no decorrer da trama, em nenhum momento, durante a leitura, pensei "isso é um pouco forçado, o governo não faria algo assim". Muitas teorias de conspirações acabam apelando para argumentos facilmente descartados, o autor foi feliz ao não utilizá-las.

Outro fator a favor do livro é a presença de fatos históricos e atuais, mesmo que em alguns momentos foi utilizado explicações a la Dan Brown para eles o autor soube como interligá-los instigando minha curiosidade para pesquisar um pouco mais sobre esses temas. Apesar da história se passar nos Estados Unidos e serem relatados a forma como a grande massa da população se comporta foi incrível encontrar algumas similaridades com nosso país, afinal a grande mídia não faz o favor de informar sobre isso, fazendo com que muitos idolatrem e sonhem em viver em tal país, assim como o oposto, despertando o sentimento antiamericanismo. Finalizando a resenha, o livro conta com um casal, entretanto só o que pode fazer jus a ele é essa simples menção no final deste texto.
joaotextor 14/06/2013minha estante
Ótima resenha.
Comecei ontem pela manhã, hoje já passei da metade.
Livro de ficção, mas ficção baseada integralmente em nossa realidade.

Maria.Carolina 05/03/2017

Li, li, terminei e não entendo nada! Final estranho! O começo prometeu tanto!
Érico 03/02/2018minha estante
Que bom saber que não fui o único que ficou sem entender nada haha.
Só li até o fim porque me foi dado de presente!

Anelly 09/01/2014

Minha opnião sobre o livro
Achei o livro realmente muito chato e apático! Esperava mais história e menos política. Não há como se identificar com os personagens pois são muito monótonos e a história precisava de um toque a mais de sensualidade. O autor deveria ter mergulhado mais na história de cada um. Às vezes parecia que os personagens não tinham vida própria.
Diálogos longos e cansativos, com uma linguagem bastante difícil de entender. No entanto um ótimo livro pra quem quer saber qual a visão do autor quanto à política norte-americana. O que, acredito eu, ninguém queira.
Érico 03/02/2018minha estante
Os personagens desse livro entraram para categoria totalmente esquecíveis.

Tomaz 23/06/2011

Como um final pode acabar com um livro
Este foi um dos livros que me deu mais vontade de ir até o fim. Muita informação real sobre manipulação da mídia, controle do poder, dominação global. No final tem as referências sobre matérias reais que realmente monstram os escândalos das grandes corporações mundiais, seus empresários e membros do governo envolvidos, como Al Gore, o "bonzinho" que ficou rico por ser sócio de uma das maiores empresas de venda de certificados de energia.
Ia tudo bem até a resolução final. Irreal, inconclusivo, ridículo. Parece que o autor finalizou de qualquer forma para entregar para o editor e ganhar logo dinheiro.
Jossi 07/04/2015minha estante
Discordo. O final foi muito enfático, aliás, muito em acordo com toda a trama do livro. O autor foi realista! Se o final não agrada aos leitores que preferem Dan Brown (e o seu amor fatal pela maçonaria, seus enredos cinematográficos, etc.), ele agradará sem dúvida, aos leitores REALISTAS. Sim, porque o livro é um retrato vivo do quem acontecendo hoje no Brasil... liberdades sendo postas em xeque. O perigo de um governo global, de ideologia nitidamente esquerdistas (não que o livro fale isso, esse é apenas o meu parecer) e genocidas (vide Venezuela...).

Então, o final é pura e simplesmente realista. E bastante assustador. Um alerta. ;)

Will 22/04/2022

Promete, mas não entrega.
O prólogo é extremamente intrigante e faz uma conexão imensa com a sinopse. Para quem gosta de teoria da conspiração é um prato é cheio. Um homem é assassinado pouco antes de revelar um plano de conspiração que irá modificar a vida do americano. Tu quer ler, tu quer seguir a história, tu quer saber onde o autor vai te levar, porém?Começam os problemas.
Capítulos longos, cheios de nadas que levam a lugar nenhum.

Quando somos apresentados a Arthur Gardner parece que as coisas vão engrenar, mas logo percebemos que ele é apenas um megalomaníaco egocêntrico com frases de impacto. Excelentes frases, diga-se de passagem, mas não passa disso.

A trama fica por conta de Noah e Molly. Ele um milionário bem sucedido que trabalha pra empresa de relações públicas do pai, ela uma revolucionária que quer evitar que os planos do pai de Noah deem certo. Entretanto, não existiu construção do romance entre os dois, fica difícil compreender/engolir uma relação que começou como se fosse um filme adolescente. E mais difícil ainda é engolir que um homem, supostamente, rico, inteligente e bem sucedido, depois de ser enganado por essa mulher ainda volte para ajudá-la. É simplesmente impossível que alguém faça tudo que ele fez por ela tendo a conhecido dois dias antes.

O final foi aberto e extremamente decepcionante, talvez a ideia fosse a continuação em um próximo livro, mas, dificilmente quem leu esse, leria a continuação.

Aaaah e o mais frustrante: NUNCA FOI RETOMADO O QUE ACONTECEU NO PRÓLOGO. Ou seja, o livro terminou sem sabermos quem foi o assassino, ou o mandante, ou quem era a vítima, já que ela não fez diferença nenhuma para o desenrolar do livro.
Ruan260 18/03/2024minha estante
Que livro ruim . Kkkkkkk concordo com tudo que você " falou " .

RUDY 06/10/2011

RESUMO SINÓPTICO e ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR
RESUMO SINÓPTICO: NOAH GARDNER é o filho do poderoso Arthur Gardner, presidente de uma empresa de Relações Públicas. Noah é um dos executivos da empresa que tem como princípio a técnica chamada Overton Window. A técnica consiste em projetar as extremidades de uma situação, mesmo que esdrúxulas, tanto para o que poderá acontecer(hipoteticamente), como a inércia, de nada acontecer. Através dessa análise pode-se fazer a manipulação do público para o objetivo que se quer alcançar, mudando leis, vidas e até o futuro.
Solteiro, inteligente, equilibrado financeiramente, bonito, porém solitário e bitolado nessa visão profissional imposta pelo pai, Noah é isolado do mundo e dos seus problemas, preocupa-se mais com seu status e vida social.
O encontro com Molly Ross abalada as estruturas de sua vida e o faz questionar se todas as convicções que possui são verdadeiras. Molly crê que uma conspiração contra os EUA vem sendo preparada há cem anos, e agora está prestes a ser colocada em prática. Pede auxílio a Noah, para que use suas habilidades na ajuda do grupo que faz parte e tenta interferir na execução de tal ardil.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: Glenn Beck é autor consagrado, com mais de 1 milhão de livros vendidos, o que o gabarita na arte de escrever, entretanto, A Janela de Overton, mesmo com idéia principal e enredo fantásticos, deixou a desejar...
Não há ficção policial alguma no livro, embora mistério haja por demais. O melhor é o aprendizado sobre as técnicas de Relações Públicas, o conflito psicológico vivenciado por Noah e a atemporalidade retratada. Há também os questionamentos sobre o exposto e a necessidade de pesquisa complementar para que o entendimento seja pleno; ainda assim, a dúvida permanece com o final da história, trazendo mais dúvidas e colocando a imaginação e o pensamento para funcionarem. E por conta de tudo isso, o livro não é de todo ruim.
Pensamentos iniciais em cada um dos 46 capítulos, nota do autor, prólogo, epílogo e posfácio, além de notas de rodapé (tantas que poderia se escrever um novo livro apenas com elas), lista de livros enfadonha (embora os livros relacionados sejam interessantes), capítulos e discursos longos, cansativos e relação de documentos colocados de forma administrativa e extensa, faz o livro se arrastar e torna a leitura dispersa, fatigante e monótona.
Michelle 23/03/2023minha estante
bem interessante

Dani Fuller 25/06/2011

"A verdade é um artigo de luxo que não está em exposição."
Este livro causou muitos questionamentos e emoções em mim. E ele conseguiu fazer isso antes (de eu tê-lo e ler), durante e depois da leitura. Minha impressão era que ele seguiria para dar as alfinetadas necessárias a quem a 'carapuça' servisse, mas para minha supresa.. ele realmente faz isso, mas usando um romance.

"A ignorância é uma benção...", pois assim a verdade não irá te atingir e deprimir (aos realmente se importam). E eu a vejo e continuo sem fazer nada. E acho que você também. Quantas vezes já escutou que "uma pessoa sozinha não vai mudar o mundo" etc.. agora reflita bem. Se realmente não fosse fazer a diferença.. não existiria tanta gente te forçando e lembrando que não vale a pena, né? ~ Ninguém vai perder tempo com coisas insignificantes.
No livro destaca muito isso e farei o mesmo aqui. A cada 4 anos temos a chance de mudar. E a cada 4 anos seguimos tomando as decisões estúpidas. E passamos isso aos filhos.. e depois passaremos aos netos... e ainda achamos que temos o direito de reclamar.

O livro foi feito para os americanos.. mas para mim ele também se encaixa a outros países.. e muito com o Brasil...... A Janela de Overton é uma realidade.. e a mudança do mundo também... e todos nós sofreremos (e sofremos) as consequências disso. Deu tempo de acontecer esse alerta.. mas na próxima vez talvez não. Ou pior..... talvez tudo aconteça e nem chegaremos a sentir o que foi que nos atingiu.

Ela completa ==>

Isabella Pina 07/06/2012

Já parou pra pensar se o que você faz, é realmente porque VOCÊ quer?
A janela de Overton é um thriller instigante, com uma ideia geral muito boa, mas que infelizmente peca no final. Já começo a resenha assim porque isso foi justamente um dos pontos baixos do livro, já que o final é uma coisa fundamental no livro - num thriller, pelo menos.
Noah Gardner é um executivo, filho de Arthur Gardner, um poderoso e muito influente dono de uma empresa de relações públicas. Noah tenta ao máximo não pensar nos trabalhos sujos que faz para o pai, ficando sempre na "área cinza entre o preto e o branco", ou seja: não sendo totalmente, nem totalmente bom. Porque, cada vez que pára pra pensar no que ele está mexendo, ele nota o quanto está errado e o quanto deveria impedir. Mas não faz nada, até que conhece Molly Ross, uma mulher com ideias fortes, independentes e bem diferentes das suas. E se apaixona.
Mas nem tudo é o que parece e após ler coisas que jamais acharia que seriam verdades, ver algumas verdades serem jogados no lixo e se ver lutando contra o próprio pai e suas ideias duvidosas de um futuro melhor, Noah é submetido a altas provas... como ter o coração quebrado.

Bem, o livro é thriller, ok, mas também tem pitadas (bem grandes) de romance, como dá para notar pelo resumo da história. Eu procurei contar o mínimo de coisas porque quando comecei a ler, sabia somente o "geral" e isso foi bom, pois fui descobrindo algumas coisas por mim mesma e algumas informações podem parecer óbvias se eu ficar contando demais.
Glenn Beck criou personagens bons, num ambiente em está muito próximo do nosso - na verdade, ele é o nosso, tirando um ou outra modificação... e essas modificações, o autor espera que nunca se cheguem a realizar na nossa sociedade. A janela de Overton é, num geral, quando pessoas poderosas mexem seus pauzinhos e sugerem ideias extremas: coisas que jamais aceitaríamos, mas acabamos aceitando por causa de ouvi-los que isso é necessário, que precisamos daquilo... E com isso - e o tempo -, ideias que há 10 anos pareciam completamente sem cabeça acabam acontecendo. É a janela de Overton se movendo para o objetivo final.

Com isso, você entende um pouco o conceito do livro: Arthur Gardner e sua empresa são um peça fundamental na movimentação dessa janela, com suas propagandas e slogans. É bem fácil um exemplo: quando vemos um produto à venda, e na propaganda, todos estão felizes e algo desperta no nosso íntimo: "preciso disso". Será mesmo? Esse é mais ou menos o contexto da janela.

Eu não consigo fazer essa resenha muito bem, porque o livro acabou como um ponto de interrogação para mim; sem dúvida, gostei de tê-lo lido, mas, como citei no começo, o final peca. Quando as coisas parecem que realmente vão começar a rolar, chega o Epílogo! Mas eu gostei muito da ideia de Beck, muitos poderiam dizer que é apenas um "romance conspiratório", mas não é isso. Ele joga algumas coisas na nossa cara, nos mostra como as coisas funcionam de verdade por baixo dos panos. E o que vemos, não é nada bonito.

É um livro que você lê aproveitando, saboreando os textos, a escrita do autor... marquei tantos quotes, tantas frases marcantes que eu simplesmente não poderia continuar sem fazer uma pausa (merecida) à eles. É bom, é diferente do que vemos por aí... mas não crie grandes expectativas com o final :)

Nathy Bells 14/07/2011

A Janela de Overton - INCRIVEL
Hoje vai ser difícil de resenhar não porque o livro seja ruim, na verdade “A Janela e Overton” é incrível, espero conseguir escrever da melhor maneira possível, então vamos ao que interessa:

Noah está completando 28 anos, trabalha com o pai, Arthur Gardner, o imponente dono da empresa de relações publicas Doyle & Merchant. Ele tem uma vida cômoda nunca bate de frente com as decisões de tomadas pelo pai na empresa, mesmo muitas vezes achando errado.

Em um dia normal de trabalho Noah acaba conhecendo Molly, uma garota que trabalha com as correspondências na empresa.

“Era uma experiência inteiramente nova para Noah. Embora ele só estivesse na presença dela havia menos de um minuto, a alma daquela mulher – mais do que seu corpo – tinha se insinuado dentro dos sentidos dele.” (pág. 26)

Depois desse encontro sua vida não será a mesma; Molly desperta todos os questionamentos que Noah tem guardado para não criar conflitos com o pai e mostra a ele que quando se conhece a verdade você não pode ir na direção contrária a ela. Em menos de uma semana os dois ficam tão próximos e íntimos que Noah se vê envolvido em um movimento contra o governo muito maior do que ele esperava e descobre quem ele realmente é.

“Na vida de Noah haviam ocorrido momentos decisivos que ele tinha previsto com meses de antecedência, mas aquele apareceu em um átimo, em um piscar de olhos. Um segundo antes ele estava do lado seguro, são e salvo, simplesmente sendo a pessoa que ele achava que sempre tinha sido, e aí ele piscou e de repente se viu do outro lado, acordando para descobrir quem ele seria.” (pág. 323)

Um livro cheio de mistério, romance e aventura, Glenn Beck nos mostra e nos dá a chance de refletir sobre acontecimentos que muitas vezes deixamos passar abatido.

“Este livro é um simulador. É improvável que tenhamos de enfrentar coisas minimamente parecidas com os perigos contra os quais Molly e Noah estão lutando. Contudo, depois de ter conhecido a conjuntura dos protagonistas nesse ambiente ficcional, talvez fique um pouco mais fácil ter conversas mais profundas sobre as importantes forças que desempenham papel crucial no mundo atual.” (pág. 352)

No final Glenn deixa uma lista de referências usadas por ele para escrever este livro e incentiva o leitor a procurar mais detalhes sobre tudo o que foi citado. Deixo mais que recomendada a leitura desse super livro, e agradeço mais uma vez a Editora Novo Conceito por trazer mais esse SUPER livro para o Brasil.

Ruan260 18/03/2024

Não vale o esforço.
Demorei mais para ler as 10 últimas páginas que o restante do livro .
A cada página ele ficava pior

naniedias 09/07/2011

A Janela de Overton, de Glenn Beck
Noah trabalha com seu pai. Aos 28 anos, nunca se apaixonou por ninguém - ficou com muitas mulheres, mas tudo por diversão. Até que ele conhece Molly.
Ela não é apenas mais uma garota qualquer. Ele vai descobrir, com a ajuda dela, que nada é o que ele pensava. Os EUA escondem muito mais segredos do que ele poderia pensar.
"Sei que este livro será polêmico; qualquer coisa que faça as pessoas pensarem geralmente causa controvérsia. Nesse aso, espero que você seja obrigado não apenas a pensar, mas também a pesquisar, ler livros de história e fazer perguntas fora da sua zona de conforto. Em última análise, no fim das contas caberá a cada um de nós procurarmos nossas próprias verdades."

O que eu achei do livro:
Glenn Beck escreve muito bem! E é possível ver o quanto ele estudou para criar essa história. No final do livro, ele coloca alguns sites, textos, vídeos, que o leitor pode consultar para estudar um pouquinho mais sobre os assuntos que ele aborda.
É um livro polêmico, principalmente pelo caráter conspiracionista que ele prega. Vários tópicos do livro são baseados em teorias conspiracionistas (aliás, o autor é conhecido por isso).
Apesar de tudo, eu não consegui me envolver com o livro. A leitura foi super lenta, morna e nem um pouco empolgante (como eu achei que seria). O livro é bastante recheado com fatos, mas senti falta de mais ação. Além disso, o tempo todo o autor utiliza-se de fatos e personagens da história americana - o que não é um problema, mas acaba atrapalhando um pouco a leitura para nós brasileiros, porque não são conhecidos por nós. São eventos, políticos, acordos, presidentes, enfim, pedaços da história dos Estados Unidos que não são bem conhecidos por brasileiros. E isso torna a leitura um pouco menos interessante do que poderia ser.
Outro ponto que me desagradou foi os personagens. Não consegui me envolver com nenhum deles. Eu não sei por que, mas eles me pareceram muito mecânicos - como atores ruins representando uma peça bem escrita.
Enfim, A Janela de Overton não é um livro ruim, mas definitivamente não conseguiu me empolgar. Eu esperava bem mais de um livro de conspirações americanas.

Note: 6
Dificuldade de Leitura: 8

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

matheussr92 27/07/2011minha estante
Concordo com tudo que você disse. Porém não tenho coragem de terminar o livro =/